Anda di halaman 1dari 20

A necessidade da presente 2.

edio do Manual ITED tem por base vrios pressupostos, de onde se destacam os seguintes: - Novas Normas Europeias e actualizao das existentes; - Preparao dos edifcios para a introduo das Redes de Nova Gerao RNG; - Ampla disponibilizao de redes de fibra ptica, com introduo de novos servios; - Reviso de conceitos e procedimentos, baseada na aplicao prtica da 1. edio do Manual ITED, em vigor desde 1 de Julho de 2004; A aproximao da 2. edio do Manual ITED s Normas Europeias de importncia fundamental. Adequa-se agora o regime ITED a um contexto de modernizao crescente das infra-estruturas de telecomunicaes em edifcios, aproximando-o ainda mais do cliente final e dos operadores que pretendam fornecer servios de comunicaes electrnicas avanados, nomeadamente atravs das RNG.

PAR DE COBRE A tabela seguinte caracteriza as Classes de Ligao e as Categorias dos materiais para sistemas em Par de Cobre (PC):
NOTA IMPORTANTE: As Classes de Ligao A, B, C e D no so permitidas nas ITED (esto associadas ao valor da frequncia limite de utilizao Ex: classe A - aplicaes voz em baixa frequncia at 100 kHz ) .

TCD-PC: Tecnologias de Comunicao por Difuso, em cabo de par de cobre. Deriva de BCT-B (balanced).

DVSS: Domtica, Videoporteiro e Sistemas de Segurana. Deriva de CCCB (Commands, Controls and Communications in Buildings).

Na tabela seguinte indicam-se as distncias mximas das TCD em funo da Classe (L, M ou H)

Nas ITED sero admitidos apenas cabos de Categoria 6 e 7, cumprindo a Normalizao Europeia aplicvel a este tipo de materiais. As caractersticas Elctricas e Mecnicas so assinaladas na tabela seguinte, consoante sejam compostos por: Condutor unifilar Cabo Slido; Condutor multifilar Cabo Flexvel.

Estes dois tipos de cabos Slido e Flexvel obrigam a distintos e diferenciados tipos de aplicaes.

Os cabos do tipo Slido sero utilizados em ligaes permanentes e longas. No est aconselhada a utilizao de cabos deste tipo em Cordes, onde se exige flexibilidade e frequncia no manuseamento, e onde no se devem atingir comprimentos superiores a 5 metros.

Dependo da sua construo, e relacionada com o grau de blindagem que se pretende, os cabos par de
cobre podero ser classificados em: UTP (Unshielded Twisted Pair) Nenhum tipo de blindagem metlica envolve os condutores ou grupo de condutores;

FTP (Foiled Twisted Pair) O cabo possui uma lmina de alumnio+polyester a envolver o conjunto
dos pares que o compem; SFTP (Screened Foiled Twisted Pair) O cabo caracteriza-se por possuir duas camadas de blindagem. Uma primeira de alumnio+polyester envolve o conjunto dos pares que compem o cabo. A segunda,

constituda por malha de alumnio, envolve a primeira;


STP (Shielded Twisted Pair) Os pares de cobre so envolvidos de uma forma individualizada, com uma camada de alumnio + polyester. SSTP (Screened Shielded Twisted Pair) - Uma primeira camada de alumnio+polyester envolve os

pares de uma forma individualizada. A segunda camada constituda por malha de alumnio e envolve
o conjunto dos pares que compem o cabo.

CCORDO (PATCH CORD) Este dispositivo estabelece ligaes num painel, sendo constitudo por um cabo com conectores macho em ambos os extremos.

CONECTORIZAO Existem dois mtodos de ligao dos 4 pares aos respectivos conectores, A e B, tal como se indica na figura seguinte:

Para alm das recomendaes do fabricante, que devem ser tomadas em considerao, o instalador deve tomar todas as precaues de forma a nunca destorcer os pares mais do que o necessrio, de forma a compatibilizar o cabo com o conector. Destorcer os pares mais do que o necessrio, mesmo que de seguida se proceda a um entranar do par, no uma aco correcta. O procedimento a seguir deve ser o efectuar um corte no cabo e proceder de novo preparao dos condutores para a cravao.

CABO COAXIAL A Classe TCD-C caracteriza-se da seguinte forma:

As Classes TCD-C-L e TCD-C-M no so permitidas.

Considera-se que os cabos coaxiais a utilizar nas ITED devem ser, no mnimo, da categoria TCD-C-H.

TOMADA COAXIAL DE TELECOMUNICAES Acessrio passivo a ser instalado como ponto terminal da rede coaxial. Caso se trate de uma tomada dupla, poder possuir dois pontos de ligao coaxial, normalmente IEC, devidamente assinalados como: Terminal TV (terminal IEC macho) gama de frequncias 5 - 862MHz; Terminal SAT (terminal IEC fmea) gama de frequncias 950 2400MHz. Caractersticas tcnicas da tomada dupla: Passagem DC, mnimo 350mA, na sada SAT; Impedncia caracterstica 75 Blindagem Classe A; Perdas de Retorno (Return Loss) de acordo com as especificadas; Isolamento RF entre sadas 20dB; Sendo uma tomada tripla poder possuir trs pontos de ligao coaxial, normalmente dois IEC, e um tipo F, devidamente assinalados como: Terminal TV (terminal IEC macho) gama de frequncias 47 - 862MHz; Terminal SAT (terminal F fmea) gama de frequncias 950 2400MHz; Terminal Rdio (terminal IEC fmea, FM + DAB) gama de frequncias 88 - 230MHz.

Conector Compresso O conector fica solidrio com o cabo coaxial atravs de um movimento rectilneo de progresso ao longo da extremidade do cabo. Atingido o limite da progresso, o conector sofre uma compresso longitudinal, que encurta o seu comprimento e ao mesmo tempo aperta a bainha do cabo coaxial, por aco de uma parte cnica interior, que este conector possui. Este ltimo tipo de aco Compresso a nica permitida nas ligaes a cabos coaxiais, quando se utiliza o conector tipo F recto.

Para ligaes tipo F que requeiram alguma alterao ou manuseio pontual (nos ATE e nos ATI, por exemplo), possibilita-se a utilizao da conexo F macho rpido. Trata-se de um conector angular,

normalmente a 90, cuja cpsula da extremidade possui um


sistema de mola em vez da tpica rosca do F, tornando assim o acto de ligao mais prtico de desenvolver.

FIBRA PTICA Classes de fibra ptica, tal como especificadas na EN50173: As fibras recebem um revestimento secundrio de nylon ou polyester que extrudida directamente sobre a fibra (aramid yarn). As fibras, aps receberem este revestimento, so agrupadas com um elemento de traco que ir dar-lhes resistncia mecnica. Sobre este conjunto aplicado uma bainha externa que ir proteger o cabo contra danos fsicos (outer jacket).
As categorias multimodo no so permitidas. As Classes OF-25, OF-50, OF-100 e OF-200 no so permitidas.

Cabos de fibra ptica para interior (indoor): Desenvolvidos para interior; Apropriados interligao de equipamentos; Elevada flexibilidade; Totalmente dielctricos; Pouca resistncia mecnica compresso; Alguns cabos so revestidos com material termoplstico retardante chama, sem halogneos e com reduzida opacidade de fumos.

TUBAGEM Tero de obedecer aos seguintes requisitos mnimos, consoante a respectiva funo: Passagem Area de Topo (PAT): tubos de material isolante, no propagador de chama, rgidos ou maleveis, com paredes interiores lisas e classificao 3332. Os tubos devem estar protegidos relativamente penetrao de corpos slidos inferiores a 1mm e insero de lquidos limitada a projeco de gua. Entrada subterrnea: tubos de material no-metlico, no propagador de chama, rgidos ou maleveis, com paredes interiores lisas, com proteco relativamente penetrao de corpos slidos e lquidos correspondentes ao grau IP55 e classificao 4432. Tambm podero ser constitudos por metal rgido, resistente corroso, com igual ndice de penetrao.

Nas Redes Colectivas e Individuais de Tubagem, os requisitos mnimos so:

Tubos de material isolante e no propagador de chama, rgidos ou maleveis, com paredes interiores
lisas para instalaes embebidas, com classificao 3321, e tubos rgidos para instalaes vista com classificao 4332. Considera-se a classificao 4421 para cofragens, placas de beto e paredes cheias com betonagem.

Em zonas ocas, nomeadamente paredes ou tectos, podem utilizar-se tubos de interior no liso, vulgo
anelado, desde que cumpram as EN50086-2-2 ou EN50086-2-4. Devem estar devidamente estendidos e fixados, evitando obstrues de novos enfiamentos.

Na tabela seguinte so especificados os tipos de tubos e a respectiva adaptao ao local de instalao:

ARQUITECTURA FUNCIONAL

O elemento bsico de qualquer rede de telecomunicaes o Ponto de Distribuio (PD).


O PD caracteriza-se como sendo um local de unies ou derivaes entre redes de cablagem. Permite o estabelecimento das ligaes, facilitando alteraes ao encaminhamento dos sinais. Existem dois Pontos de Distribuio tpicos num edifcio, o ATE e o ATI. Neles se alojam os dispositivos e equipamentos que

permitem a flexibilizao das ligaes, permitindo a interligao das redes do edifcio com as redes
provenientes do exterior, no caso do ATE, ou permitindo a escolha do sinal que se quer transmitir para cada Tomada de Telecomunicaes (TT), no caso do ATI. No caso das ITUR privadas (Infra-estruturas de Telecomunicaes em Urbanizaes), considerar-se- a existncia de um outro PD, neste caso o ATU

(Armrio de Telecomunicaes de Urbanizao).


Os esquemas seguintes caracterizam, de uma forma genrica, a lgica dos Pontos de Distribuio:

A moradia unifamiliar possui dois pontos de ligao com as redes de operador ou de urbanizao: a CEMU, onde se ligam os pares de cobre, e o ATI, onde ligam as redes de cabo coaxial e de fibra ptica.

Constituio de um ATI Repartidores de cliente:RC-PC 2 painis de ligao: o primrio, onde termina o cabo que chega de montante e o secundrio, onde terminam os cabos provenientes das TT RC-CC Constitudo por repartidores, um para CATV e outro para MATV/SMATV. RC-FO O primrio constitudo por dois adaptadores SC/APC, que terminam as duas fibras, provenientes de montante. O secundrio constitudo por 2 adaptadores, que terminam os dois cordes provenientes das tomadas pticas (ZAP). CATI Caixa de apoio ao ATI (reserva de espao, para alojar no mnimo 2 equipamentos activos)

Constituio de uma ZAP A existncia de duas tomadas por tecnologia permite, por exemplo, utilizar uma como ponto de recepo de sinal, e outra de envio para o ponto de distribuio - ATI.

ATI - Armrio de Telecomunicaes Individual CEMU - Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar I3 - Caixa individual do tipo I3 I1 - Caixa de aparelhagem do tipo I1 TM - Caixa de aparelhagem para tomadas mistas, RJ45 e TV QE - Ligao ao quadro elctrico PAT - Passagem Area de Topo, para ligao s antenas TS - Tubagem subterrnea, para ligao fsica CEMU ES - Entrada subterrnea, para os cabos provenientes das redes pblicas

Anda mungkin juga menyukai