Anda di halaman 1dari 11

Faculdade Leo Sampaio Curso de Graduao em Psicologia Prtica de Pesquisa I

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no Tribunal de justia


Autora: Lusa Bento de Oliveira Orientador: Joana Drc Esmeraldo Juazeiro do Norte- CE 2012

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

Introduo
O tema tem o objetivo de abordar de forma cientifica e prtica luz da teoria psicanaltica, como se constitui a identidade do sujeito criminoso a partir da cena do crime, fazendo uma anlise dos principais fatores que contribuem para formao de identidade. Tem como referencia crimes com requinte de psicopatia e perverso. A importncia dos profissionais de psicologia atuando nas reas criminolgica e judicial. A contribuio da pesquisa para a justia

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no Tribunal de justia

JUSTIFICATIVA
Quais as dificuldades enfrentadas pelo psiclogo forense na, avaliao de um perfil criminoso.

Na busca por esse campo de atuao o profissional psiclogo se depara com muitos entraves, onde acredita-se que as principais dificuldades em traar um perfil psicolgico do criminoso, esto vinculadas a falta de formao adequada do profissional de psicologia, especificamente na rea criminal e forense, assim como a escassez de cargos pblicos. Pretende-se com essa pesquisa despertar o interesse dos demais rgos pblicos e sociais, a fim de promover uma melhoria no quesito espao de atuao do psiclogo, bem como, contribuir com a justia social

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

REVISAO DE LITERATURA

Como se constitui um crime com requinte de perverso e psicopatia.


Crime pra psicologia jurdica Perverso

psicopatia

Perverso e psicopatia na psicanlise e os mecanismos de formao da identidade do sujeito.

Segundo Freud(1915), autor atribui a construo do psiquismo, como estando ligada diretamente sexualidade, e caracterizada pelas fases flica, libidinais pr-genitais, complexo de castrao e complexo de dipo, a pessoa internaliza as normas, valores, atitudes passando por castraes simblicas, sendo todos esses momentos decisivos para a formao do carter e desenvolvimento da personalidade.

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

Objetivo geral
Compreender a atuao do psiclogo frente construo da personalidade criminosa.

Objetivos especficos Perceber as principais dificuldades do psiclogo na avaliaao do perfil criminoso. Analisar em que consiste os mtodos e tcnicas investigativas do psiclogo forense e criminal. Entender a posio da psicologia jurdica frente a essa nova forma de atuao.

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

METODOLOGIA Pesquisa de campo, de carter qualitativo e exploratrio, que busca aprofundar-se no tema de maneira prtica, a fim de transmitir ao leitor, maiores informaes acerca do fenmeno em estudo. Entrevista semi-estrutura- elaborao de perguntas de carter discursivo. LOCAL A pesquisa ser realizada na regio do cariri- estado do cear, mais especificamente Crato e Juazeiro.
PERIODO DE COLETA DE DADOS A coleta de dados ser desenvolvida no perodo de Agosto dezembro de 20012, onde participaram profissionais especialistas em psicologia Jurdica da regio do cariri.

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

INSTRUMENTOS DE INTERVENO
Os dados sero coletados por meio de entrevista semi-estruturada, que segundo TRIVIOS (1987) comenta que esse tipo de entrevista favorece a descrio de fenmenos sociais, como tambm sua explicao e a compreenso de sua totalidade.

ORGANIZAAO DOS DADOS Os dados sero organizados em categorias rigorosamente determinada e analisada, com base nos conhecimentos e aplicabilidade comentada pelos profissionais, acerca das dificuldades que o psiclogo se depara na avaliao do perfil criminoso, bem como seus mtodos e tcnicas investigativas, posio da psicologia jurdica em referencia a essa nova atuao. ANLISES DOS DADOS A anlise dos dados ser feita seguindo a ordem cronolgica das perguntas, analisando as perguntas da entrevista aplicada, mantendo a fidedignidade das respostas apresentadas pelos participantes e relacionando-as a teoria.

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

APRESENTAO DOS DADOS Os dados coletados sero apresentados a partir de falas e resposta produzidas no ato da entrevista e brevemente transcrita.

ASPECTOS TICOS
A pesquisa ser feita mediante o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, garantindo o sigilo tico previsto na Lei. O projeto de regncia ser submetido ao Comit de tica em Pesquisa da Faculdade UFC.

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

CRONOGRAMA
ATIVIDADE REVISO BIBLIOGR FICA METODOLOGIA SUMISSO AO CEP COLETA DE DADOS ANLISE DOS DADOS AVALIAO CRITICA APRESENTAAO DOS RESULTADO S DISCURSSES E CONCLUS ES ANO 2012 2012 JAN FE X MA AB MA JU V R R I X X JU N AG SE L O OU T T NO V DE Z

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

Referncias
DALGALARRONDO, Paulo, Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2 Ed, 2008. 440p. SILVA, Ana Beatriz Barbosa, Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado. Rio de Janeiro: Objetiva, Ed. De bolso 2010. 239p. GARCIA ROSA, Luiz Alfredo, Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 23 Ed, 2008. 236p. ROUDINESCO, Elizabeth; PLON, Michel, Dicionrio de Psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1 Ed, 1998. 874p. BESSET, Vera Lopes; CARNEIRO, Enrique Figueiredo, A Soberania da Clinica na Psicopatologia do Cotidiano. Rio de Janeiro: Garamond, 1Ed, 2009. 296p. JORGE, Marco Antnio Coutinho, Fundamentos da Psicanlise de Freud e Lacan, Vol.1: as bases conceituais. Rio de Janeiro: 6 Ed, Zahar, 2011.192p. FREUD, Sigmund. Introduo ao narcisismo [1914]. Edio Standard das Obras Psicolgicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1972 v. 12. LACAN, Jaques. Seminrio 5 - a formao do inconsciente. Artigo, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. CALHAU, Llio Braga. Resumo de Criminologia, 4 edio, Rio de Janeiro, Impetus, 2009. PRADO, Luiz Rgis Prado. Curso de Direito Penal Brasileiro. So Paulo, RT. GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. RJ, Impetus. FERNANDES, Newton; FERNANDES Valter. Criminologia Integrada. 2 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. DOURADO, L. A. Razes Neurticas do Crime. Rio de Janeiro: Zahar, 1965. FRANA, Ftima. Reflexes Sobre Psicologia Jurdica e seu Panorama no Brasil. Psicologia: Teoria e Prtica. So Paulo: Vol. 6, 2004 MACEDO, G. de. Criminologia. 2 Ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1977. OLIVEIRA, F. A. de. Manual de Criminologia. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1992. SILVA, Denise Maria Perssini Da. Psicologia Jurdica, uma cincia em expanso. Psique especial cincia e vida. So Paulo: Ano 1, N 5, 2007. FREUD, S. (1925). Algumas conseqncias psquicas da distino entre o sexo. ESB, v.XIX. Rio de Janeiro:Imago, 1976. FREUD, S. (1927). Fetichismo. ESB, vXXI, Rio de Janeiro: Imago, 1974. FREUD, S. (1939). Esboo de psicanlise. ESB, v.XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

A personalidade criminosa na cena do crime: A atuao do psiclogo no

Tribunal de justia

O Funcionamento Psquico em Freud:http://rgirola.sites.uol.com.br/FreudTeoria.htm data: 08/04/12 s 16:54 Freud e Lacan: complexas diferenas entre gnios: http://giovanagcastro.wordpress.com/2011/03/11/freud-x-lacan-complexas-diferenas-entre-gnios-bem-complexas. Data: 07/04/12 s 14:30 Narcisismo: uma introduo: http://pt.scribd.com/doc/16372800/NARCISISMO-FREUD: Data: 10/06/2012 s 14:45. Introduo ao conceito de Narcisismo: http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicanalise/introducao-ao-conceito-denarcisismo: Data:10/05/20012 s 14:0 Revista Latino Americana de psicopatologia Fundamenta: Psicologia Jurdica - Psicologia Jurdica - Atuao - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-juridica/psicologia-juridica. Data: 10/04/12 s 15:45. Revista Latino America na de psicopatologia Fundamenta: http://www.scielo.br/scielo Data:21/05/2012 s 11:32

Anda mungkin juga menyukai