Anda di halaman 1dari 13

Adotam-se no Brasil, obrigatria e exclusivamente as unidades de medida baseadas no Sistema Internacional de Unidades (SI), aprovadas nas Conferncias Gerais

de Pesos e Medidas (CGPM).


As unidades bases so: O metro (m); O quilograma (Kg); O segundo (s); O ampre (A); O Kelvin (K); A Candela(cd).

Atuam na rea de metrologia: INMETRO rgos Estaduais e Municipais Os rgos e entidades da administrao federal, estadual e municipal, e tambm entidades particulares.

Cabe ao INMETRO: Expedir ou propor a expedio de atos normativos; Propor a fixao de preos e multas dos servios efetuados na verificao de medidas e instrumentos de medio; Fiscalizar; Adquirir e conservar os padres nacionais; Especificar as condies mnimas a que devero obedecer os modelos de medidas materializadas e instrumentos de medir; Ministrar cursos de formao e aperfeioamento em metrologia; Indicar Representante nas Conferencias Gerais de Pesos e Medidas

Os instrumentos de medir e as medidas materializadas devero, obrigatoriamente: a) Corresponder ao modelo aprovado pelo INMETRO; b) Ser aprovados em verificao inicial; c) Ser verificados periodicamente.

INMETRO emitir certificado que indique a finalidade e os limites dos instrumentos ou medidas materializadas. fabricantes e Oficinas de medidas materializadas e instrumentos de medir devero registrar seus estabelecimentos no INMETRO, e especificar as condies tcnicas na qual estes devero operar.

Os

Toda e qualquer transao de compra ou venda, de modo geral, de transmisso de propriedade efetuada no Pas, dever ser baseada em unidades legais de medida.

As mercadorias devero trazer, de modo bem visvel e inequvoco, a indicao da quantidade lquida ou da quantidade mnima expressa em unidades legais, ou nos casos definidos pelo INMETRO, o nmero de unidades contidas no acondicionamento.
Nenhuma mercadoria pr-medida poder ser comercializada sem que a sua quantidade seja expressa em unidades legais grafadas por extenso, ou com os smbolos de uso obrigatrio para represent-las.

O rgo metrolgico promover a retirada de amostras onde sero feitas as medies necessrias. Verificado que um produto exposto venda no satisfaz s exigncias desta resoluo e da legislao pertinente, ficar ele sujeito a apreenso. As medies podero ser acompanhadas, pelos interessados, aos quais se comunicar, por escrito, a hora e o local em que sero realizadas; a ausncia do interessado s medies no descaracterizar a f pblica dos laudos emitidos.

As penalidades por infraes sero aplicadas de maneira gradativa, levando-se em conta:


1.

2.

o valor do prejuzo resultante da infrao para o consumidor ser o infrator primrio ou reincidente

O INMETRO estabelecer: a) a maneira como devem ser executadas as medies; b) as tolerncias permitidas para as diferenas encontradas nessas medies; c) exigncias metrolgicas para as mercadorias pr-medidas, acondicionadas ou no, inclusive padronizao quantitativa; d) regras gerais sobre a fiscalizao das medidas materializadas e dos instrumentos de medir.

Anda mungkin juga menyukai