Anda di halaman 1dari 17

GNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA

BASES TERICAS TEORIA DA LINGUAGEM


TEORIA SOCIOINTERACIONISTA DE VYGOTSKY Livros: A formao social da mente; Pensamento e linguagem Mediao simblica; Zonas de desenvolvimento atual, proximal e potencial.

BASES TERICAS TEORIA DA LINGUAGEM

TEORIA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE BAKHTIN Livros: Marxismo e filosofia da linguagem, Esttica da criao verbal Interao verbal, realizada atravs de enunciados; Enunciao dialgica, vozes, polifonia; Tipos relativamente estveis de enunciados gneros; Discurso organizado em gneros, criados socialmente e preexistem ao sujeito.

GNERO
GNERO homem / mulher GNERO masculino / feminino

GNERO discursivo / textual

GNEROS DISCURSIVOS / GNEROS TEXTUAIS

GNERO DISCURSIVO
Tema: contedos que se tornam comunicveis atravs do gnero Forma composicional: elementos das estruturas comunicativas e semiticas compartilhadas pelos textos pertencentes ao gnero Estilo: marcas lingusticoenunciativas

GNERO DISCURSIVO
Parmetros da situao de produo dos enunciados; Apreciao valorativa do locutor a respeito do tema e dos interlocutores; Lugares sociais dos interlocutores: esferas comunicativas (esfera do cotidiano e esfera dos sistemas ideolgicos constitudos); Relaes de textualidade (gneros primrios e secundrios).

GNEROS NA ESCOLA
O ensino de produo de texto pela perspectiva dos gneros compreende que o resultado mais satisfatrio quando se pe o aluno, desde cedo, em contato com uma verdadeira diversidade textual, ou seja, com os diferentes gneros que circulam socialmente. Alm disso, compreende tambm que a aprendizagem deva se dar em espiral, isto , que os gneros devam ser periodicamente retomados, aprofundados e ampliados, de acordo com a srie, com o grau de maturidade dos alunos, com suas habilidades lingusticas e com a rea temtica de seu interesse.

O CONCEITO DE ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA

Esfera da atividade humana: da comunicao discursiva, da criatividade ideolgica, da comunicao social, da utilizao da lngua, da ideologia. Conceito presente ao longo de toda a obra de Bakhtin e de seu Crculo. Termo esfera: conceito weberiano de esferas de atividades (PEIXOTO, 2001). Todas as esferas da atividade humana [...] esto sempre relacionadas com a utilizao da lngua, a riqueza e a variedade dos gneros (BAKHTIN, 1997, p. 279).

AS DIFERENTES (INFINITAS) ESFERAS DAS PRTICAS DE LINGUAGEM

Religio sa

Criao literria Escolar

Publicitria

Jornalstica

Cientfica

Cotidiano

O CONCEITO DE ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA

Relao: conceito de esfera, por Bakhtin, e conceito de campo, por Bourdieu. Relao com a diviso entre gneros primrios e secundrios. A transformao e o surgimento de novos gneros discursivos devem-se ao desenvolvimento e complexificao das esferas de atividade humana, por novas motivaes sociais decorrentes dessa complexificao e pelo embate entre foras centrpetas e centrfugas (PEIXOTO, 2001, p. 36).

AS ESFERAS E SUAS (OUTRAS) INTERPRETAES/DENOMINAES

Conceito modificado/ampliado ou denominao alterada. Domnio social de comunicao:


Grupo de Genebra (2004); Agrupamento de gneros trs critrios: domnio social de comunicao, capacidades de linguagem e tipologia geral. Classificao em cinco domnios: 1) cultura literria ficcional; 2) documentao e memorizao das aes humanas; 3) discusso de problemas sociais controversos; 4) transmisso e construo de saberes; e 5) instrues e prescries. Conceito de sentido mais amplo.

AS ESFERAS E SUAS (OUTRAS) INTERPRETAES/DENOMINAES

Domnio discursivo:

Marcuschi (2005; 2008); Entendemos como domnio discursivo uma esfera da vida social ou institucional [...] na qual se do prticas que organizam formas de comunicao e respectivas estratgias de compreenso. Assim, os domnios discursivos produzem modelos de ao comunicativa que se estabilizam e se transmitem de gerao para gerao com propsitos e efeitos definidos e claros. Alm disso, acarretam formas de ao, reflexo e avaliao social que determinam formatos textuais que em ltima instncia desembocam na estabilizao dos gneros textuais. (2008, p. 194)

AS ESFERAS E SUAS (OUTRAS) INTERPRETAES/DENOMINAES

Domnio discursivo:

Distribuio em 12 domnios discursivos: 1) instrucional (cientfico, acadmico e educacional); 2) jornalstico; 3) religioso; 4) sade; 5) comercial; 6) industrial; 7) jurdico; 8) publicitrio; 9) lazer; 10) interpessoal; 11) militar; e 12) ficcional. Gneros emergentes: domnio da mdia virtual, do discurso eletrnico (o autor consagra um subcaptulo ao tema, mas no o enquadra na listagem dos domnios discursivos). Trata-se de um campo aberto ao debate e investigao e que seria mais relevante e de interesse tratar a questo de modo mais sistemtico e menos intuitivo (2008, p. 159).

AS ESFERAS NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

Parmetros Curriculares Nacionais: PCN - Lngua Portuguesa para o Ensino Fundamental 1998. Apresentam, pela primeira vez, em nvel institucional nacional, o trabalho com gneros. Opo por quatro esferas: 1) literria; 2) de imprensa; 3) de divulgao cientfica; e 4) publicitria. Sugesto: gneros para escuta e leitura, produo de textos, na linguagem oral e escrita, conforme as especificidades.

AS ESFERAS NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Estado do Paran: DCE - Lngua Portuguesa 2008. o trnsito pelas diferentes esferas de comunicao possibilitar ao educando uma insero social mais produtiva no sentido de poder formular seu prprio discurso e interferir na sociedade em que est inserido (2008, p. 57). Tabela de gneros, conforme as esferas de circulao adaptao do modelo apresentado por Peixoto (2001). Diviso em nove esferas: 1) cotidiana; 2) literria/artstica; 3) escolar; 4) imprensa; 5) publicitria; 6) poltica; 7) jurdica; 8) produo e consumo; e 9) miditica.

Anda mungkin juga menyukai