Anda di halaman 1dari 17

A GUERRA FRIA

A definio para a expresso GUERRA FRIA de um conflito que aconteceu apenas no campo ideolgico, no ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. At mesmo porque, estes dois pases estavam armados com centenas de msseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois pases e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porm ambos acabaram alimentando conflitos em outros pases como, por exemplo, na Coria e no Vietn

CORRIDA ARMAMENTISTA
ESTADOS UNIDOS x URSS BOMBA ATMICA BOMBA DE HIDROGNIO MSSEIS DE LONGO ALCANCE POTENCIAL APOCALPTICO

OS EUA ENTRARAM NA CORRIDA ARMAMENTISTA JOGANDO BOMBAS ATMCAS SOBRE O JAPO.

OTAN
ORGANIZAO DO TRATADO DO ATLNTICO NORTE

ALIANA MILITAR ENTRE NAES EUROPIAS SOB LIDERANA DOS ESTADOS UNIDOS NORTE

BLOCOS MILITARES
Nesta poca, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos pases membros. A OTAN - Organizao do Tratado do Atlntico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos pases membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsvia era comandado pela Unio Sovitica e defendia militarmente os pases socialistas. Alguns pases membros da OTAN : Estados Unidos, Canad, Itlia, Inglaterra, Alemanha Ocidental, Frana, Sucia, Espanha, Blgica, Holanda, Dinamarca, ustria e Grcia.

O PACTO DE VARSVIA (1955)


Constituiu-se na mais importante organizao militar de defesa mtua do antigo Bloco Socialista , tendo sido desfeito em 1991 em razo das recentes transformaes do mundo Socialista. Sua sede ficava em Moscou ,seus antigos membros passaram para a OTAN. Foras convencionais do Pacto de Varsvia e OTAN FORAS PACTO DE VARSVIA E OTAN msseis de longo alcance 400.000 500.000

Plano Marshall e COMECON As duas potncias desenvolveram planos para desenvolver economicamente os pases membros. No final da dcada de 1940, os EUA colocaram em prtica o Plano Marshall, oferecendo ajuda econmica, principalmente atravs de emprstimos, para reconstruir os pases capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. J o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxlio mtuo entre os pases socialistas.

Envolvimentos Indiretos Guerra da Coria : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coria foi palco de um conflito armado de grandes propores. Aps a Revoluo Maosta ocorrida na China, a Coria sofre presses para adotar o sistema socialista em todo seu territrio. A regio sul da Coria resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a diviso da Coria no paralelo 38. A Coria do Norte ficou sob influncia sovitica e com um sistema socialista, enquanto a Coria do Sul manteve o sistema capitalista.

Anda mungkin juga menyukai