Anda di halaman 1dari 69

Tudo o que todo mundo quer saber sobre os

DIREITOS DO TRABALHADOR

1. CONTRATO DE TRABALHO

O Contrato de Trabalho um contrato comum de prestao de servios feito entre duas partes: empregado e empregador. Este contrato requer descriminao dos direitos e deveres dos contratantes e deve ser respeitado por estes, devendo ser rompido to logo deixar de ser conveniente para uma ou ambas as partes. Os direitos e deveres das partes, esto relacionadas na: CLT- Consolidao das Leis do Trabalho; CF - Constituio Federal; e CCT - Conveno Coletiva do Trabalho.

Quanto tempo deve durar o contrato de trabalho?


O contrato pode ser por prazo indeterminado ou determinado. Geralmente, os contratos de trabalho, so por prazo indeterminado, pois, as empresas so criadas para funcionar indefinidamente. Entretanto a prpria legislao trabalhista admite, por exceo, que o contrato de trabalho tenha ocasio para se encerrar. So os chamados contratos por prazo determinado, que podem durar no mximo 2 anos.

Entre estes contratos, esto o de trabalho temporrio, que pode durar at trs meses e ser prorrogado por mais trs, o contrato de experincia, que pode ir at 90 dias, os contratos por obra certa, de safra etc. Vale salientar que os contratos a prazo, no podem ser prorrogados por mais de uma vez, sob pena de se transformarem em contratos por prazo indeterminado. O Contrato de Experincia feito para avaliar as aptides pessoais e o desempenho profissional do trabalhador, bem como demonstrar as vantagens e condies de trabalho oferecidas pela empresa. Se o empregado dispensado sem motivo justo antes do seu trmino, o empregador deve pagar indenizao de 50% dos salrios devidos como se o contrato fosse cumprido at o ltimo dia.

Quando o empregado demitido ou pede demisso, qual o prazo para o pagamento da resciso?
1) Quando o aviso prvio for trabalhado (no indenizado), o empregador tem at o primeiro dia til seguinte ao ultimo dia de trabalho.
2) Quando o aviso prvio indenizado (o empregado no trabalha no aviso) e outras situaes, o pagamento deve ser feito nos dez dias seguintes a demisso. 3) Quando o contrato for por tempo determinado no dia seguinte ao trmino do contrato.

Quando o empregado tem estabilidade no emprego?


Estabilidade no emprego o direito do empregado manuteno do emprego, s podendo ser dispensado por justa causa. Aplica-se a Estabilidade no Emprego, em casos de: Acidente de Trabalho: Tendo o empregado gozado auxlio acidente, tem estabilidade por 1 ano aps o retorno ao trabalho. Dirigente Sindical: Desde o registro da candidatura at 1 ano aps o trmino do mandato.

Membro da Comisso Interna de Preveno a Acidentes (CIPA): Desde o registro da candidatura at 1 ano aps o trmino do mandato. Gestante: Desde a confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto. H outras hipteses de estabilidade pactuadas em negociaes pelos Sindicatos, Ex: alguns meses aps a paralisao por greve; 1 ano antes da aposentadoria; etc. Se dispensado injustamente: o empregado estvel pode ser reintegrado no emprego por meio de ao judicial.

2. CTPS - CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDNCIA SOCIAL


A CARTEIRA DE TRABALHO - CTPS, o documento de identidade e histrico da vida profissional do trabalhador, pois a forma mais comum de se registrar um contrato de trabalho. nosso dever conserv-la sem rasura pois ela contribui para assegurar o futuro do trabalhador e seus dependentes. Alterar anotaes ou trocar a fotografia da carteira de trabalho crime.

Locais onde obter a CTPS:


Ministrio do Trabalho e rgos Conveniados a ele como Prefeituras, SINE, Postos de Atendimento. Documentos Necessrios: 1 foto 3x4, Certido de Nascimento ou Carteira de Identidade ou CPF ou Ttulo de Eleitor. Anotaes Obrigatrias: Dados do Empregador, data de admisso (quando o empregado contratado), data da sada (quando o empregado rompe o contrato por desinteresse em continuar prestando servios ao empregador pedindo demisso ou quando o empregador o despede), salrio inicial, alterao de salrio, pagamento do Seguro Desemprego, PIS, frias.

O empregado pode trabalhar sem carteira assinada?


No. O empregador tem que assinar a CTPS mesmo no contrato de experincia. IMPORTANTE: A assinatura da Carteira de Trabalho e Previdncia Social obrigatria para o exerccio de qualquer atividade profissional e deve ser apresentada ao empregador, mediante recibo, antes do empregado comear a trabalhar. O empregador tem 48 horas para fazer as anotaes e devolver a carteira ao empregado.

Se o patro no assinar imediatamente sua CTPS ou retiver o documento por mais de 48 horas, procure seu sindicato ou a Delegacia Regional do Trabalho DRT e denuncie.

3. REGISTRO NA EMPRESA
O empregado pode trabalhar sem registro como empregado, por quanto tempo?

Ningum pode comear trabalhar sem estar registrado.


IMPORTANTE: Para evitar que algum trabalhe sem um contrato de prestao de servios, o empregado deve ser registrado imediatamente ao ser admitido, em: 1. 2. 3. Livro de registro de empregado; Ficha de registro; ou Sistema Eletrnico.

Mesmo se o empregado estiver em experincia, o registro deve ser feito imediatamente.


Se o patro no fizer o registro, poder ser autuado e pagar uma multa por esta infrao e o empregado mesmo sem registro, tem todos os direitos trabalhistas garantidos

4. JORNADA DE TRABALHO
Jornada de Trabalho o perodo de tempo em que o empregado presta servios ou permanece disposio do empregador, em um espao de 24 horas.

Quantas horas o empregado deve trabalhar?


8 horas dirias e 44 semanais.
IMPORTANTE: Existe lei que determina limite diferente, como o caso dos ascensoristas, bancrios, telefonistas e dos que trabalham em turnos de revezamento, que tm jornadas de 6:00 horas. Nossa categoria trabalha 44 horas semanais. O empregador com mais de 10 empregados obrigado a ter carto-ponto, folha-ponto ou livro-ponto para controle do horrio de trabalho. O empregado obrigado a anotar o verdadeiro horrio de incio e trmino do trabalho dirio, inclusive intervalo.

O empregado pode trabalhar mais de 8 horas por dia?


Sim. At 2 horas a mais por dia mediante acordo de compensao ou prorrogao.

IMPORTANTE: A jornada pode ser aumentada mediante acordo para horas extras e nesse caso, recebe pelo menos 50% a mais por cada hora trabalhada.
A jornada tambm pode ser aumentada em at mais duas horas, sem acrscimo salarial, se houver a correspondente diminuio em outro dias, no espao de at um ano. o Chamado banco de horas.

Qual o horrio noturno? O trabalho noturno urbano comea s 22:00 horas e vai at 05:00 horas.

IMPORTANTE: Para o trabalho noturno urbano, deve ser pago um acrscimo de pelo menos 20%, a mais do valor da hora normal e a hora noturna tem a durao de 5230 (cinqenta e dois minutos e trinta segundos), isto 07:00 horas trabalhadas nesse horrio, correspondem a 08:00 horas.

5. FALTAS AO TRABALHO
Em que situaes o empregado pode faltar ao trabalho, sem desconto no seu salrio?

* Por motivo de sade;


* Por licena gestante (120 dias) ou adoo de filhos (120, 60 ou 30 dias); * Por Servio Militar; * Por at 02 dias em caso de falecimento de cnjuge, pai, me, filho, irmo ou pessoa que viva sob a dependncia do empregado; * At 03 dias em virtude de casamento; * At 05 dias em caso de nascimento de filho;

* 01 dia por ano para doar sangue;


* At 02 dias para alistamento militar; * No dias em que estiver prestando vestibular;

* Pelo tempo necessrio, quando tiver que comparecer em juzo. O que Licena Paternidade?
o direito do homem de afastar-se do trabalho por 5 dias, para acompanhamento da mulher e do filho recm nascido.

6. INTERVALOS PARA REPOUSO ALIMENTAO


O empregado tem direito a quantos perodos para descanso? 1) Se a jornada durar de 04:00 a 06:00 horas, tem 15 minutos de descanso.

2) Sendo mais de seis horas, tem de 01:00 a 02:00 horas de descanso.


3) 11:00 horas de descanso entre o trmino de uma jornada de trabalho em um dia e o comeo de outra. 4) 24:00 (1 dia) por semana, preferencialmente aos domingos.

IMPORTANTE: O intervalo de 1 a 2 horas, tanto pode ser reduzido, conforme as regras da Portaria Ministerial 3.116/89, como aumentado, mediante acordo entre patro e empregado conforme artigo 71 da Consolidao das Leis de Trabalho. Nenhum destes intervalos somado jornada de trabalho.
Quando a atividade exigir trabalho aos domingos e for permitida por lei, o trabalhador deve ter pelo menos uma folga dominical a cada sete semanas e se o trabalho for no comrcio varejista, pelo menos uma folga por ms, aos domingos.

O que acontece quando se trabalha em feriado?


O Trabalho em feriado s permitido em atividade de hospitais, restaurantes, cinemas, ou mediante autorizao do Delegado Regional do Trabalho. Nesse caso, o empregado recebe o pagamento em dobro ou folga outro dia. Feriados oficiais vlidos em todo o Estado de Minas Gerais:

FERIADOS FEDERAIS:
1.1 de janeiro 2.21 de abril 12 de outubro 15 de novembro

3.1 de maio
4.7 de setembro

25 de dezembro
Na data em que se realizam eleies gerais.

Feriados vlidos no municpio de Belo Horizonte:


Corpus Christi Sexta-Feira da Paixo

08 de dezembro
IMPORTANTE: Cada municpio tem os seus prprios feriados, includa, sempre a sexta-feira da paixo.

7. FRIAS
Chamamos de frias o perodo de 30 dias para descanso e lazer a que tem direito o empregado a cada 12 meses de trabalho. Ao sair em frias, o trabalhador recebe o salrio do ms acrescido de 1/3 (um tero) de abono. O que so Frias Coletivas? Existem as Frias Coletivas que o parcelamento das frias em 2 perodos, com prazo mnimo de 10 dias entre cada perodo. Porm probido o parcelamento aos menores de 18 anos e aos maiores de 50 anos.

O que Abono de Frias? um acrscimo de 1/3 de seu valor, que o trabalhador recebe junto com as frias. O que so Frias Proporcionais?

Se no momento da resciso do contrato de trabalho (demisso) no houver sido completado um perodo de 12 meses, o empregado tem direito de receber o valor proporcional aos meses trabalhados. Conta-se como ms inteiro para frias o perodo igual ou superior a 15 dias.
Quando o trabalhador tem direito a frias?

Desde quando ele comea a trabalhar, sendo 1/12 a cada ms de trabalho. Quando completa um ano de servio tem direito a 30 dias de frias. O Patro ento, tem os doze meses seguintes para conced-las.

As faltas do trabalhador influenciam nas frias?


O empregado com mais de 5 faltas injustificadas durante o perodo aquisitivo, ter reduzido o perodo de frias recebendo-a na seguinte ordem: * * At 05 faltas 30 dias de frias. De 06 a 14 faltas 24 dias de frias.

*
*

De 15 a 23 faltas 18 dias de frias.

De 24 a 32 faltas 12 dias de frias

O empregado pode vender as frias?


O empregado pode vender apenas 10 dias de frias. Os demais dias tm de ser usufrudos para descanso.

IMPORTANTE: O empregado deve ser avisado do seu perodo de gozo (sada do trabalho) de frias com 30 dias de antecedncia e o pagamento deve ser feito, mediante recibo, at 48 horas antes do incio de gozo. Se as frias no forem concedidas depois de 11 meses de seu vencimento, a empresa paga as mesmas em dobro, como multa. Se o empregado deixar vencer as 2 frias, perde o direito a uma multa. O empregado dispensado antes de completar um ano de trabalho, tem direito a frias? 1) Se for demitido sem justa causa ou trmino de contrato a prazo, tem direito a 1/12 avos por ms trabalhado (divide-se o salrio por 12 e multiplica o resultado pelo nmero de meses trabalhados) mais 1/3 de abono. 2) Se pedir demisso ou for demitido por justa causa, no tem direito.

8. SALRIO
A expresso salrio, compreende a importncia fixa, comisses e os adicionais: noturno, de insalubridade, de periculosidade, horas extras e etc, quando houver, e deve ser pago sempre, mediante recibo, devendo uma via ser entregue ao empregado. Qual a data correta para pagamento do salrio?

At o 5 dia til do ms seguinte ao trabalhado.


Algum pode receber salrio menor que o Salrio Mnimo? Se o empregado trabalhar menos de oito horas por dia pode receber proporcional s horas trabalhadas, pois o salrio mnimo mensal corresponde a 220 horas. Logo, se um empregado for contratado para trabalhar 4 horas por dia e receber a metade do mnimo, estar recebendo de acordo com a Lei.

9. SALRIO FAMLIA
o benefcio que a Previdncia Social oferece a todo o trabalhador que tem filhos de at 13 anos de idade e recebe salrio no superior a R$ 560,81 Qual o seu valor atual? R$ 13,48 por filho (a partir de 01.07.2003).

Como funciona?
O empregado deve entregar ao empregador cpia da certido de nascimento dos filhos.

O empregador deduz o valor do salrio-famlia das contribuies previdencirias que recolhe Previdncia Social.

10. 13 SALRIO
Chamamos de 13 Salrio, um salrio extra que todo trabalhador tem direito, no ms de dezembro de cada ano. Este pode ser pago em at 2 parcelas, sendo a 1 at 30 de novembro e a 2 at 20 de dezembro de cada ano. Se o empregado no trabalhou durante todos os meses do ano, recebe 13 salrio proporcional. Conta-se como ms inteiro o perodo igual ou superior a 15 dias. Quem tem direito ao 13 salrio? Todos os empregados, inclusive os trabalhadores domsticos, tm direito ao 13 salrio. Qual o valor do 13 salrio? O mesmo valor do seu salrio.

IMPORTANTE: Corresponde a 1/12 avos da remunerao do trabalhador, por ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias. O clculo simples, divide-se a remunerao por 12 e multiplica-se pelo nmero de meses trabalhados. Qual o prazo de pagamento do 13 salrio? 1) A 1 parcela at o dia 30 de novembro.

2) A 2 parcela at o dia 20 de dezembro.


IMPORTANTE: Em janeiro, o empregado pode solicitar, por escrito, ao empregador, que seu 13 Salrio seja pago junto com as frias. Dispensa por justa causa no d direito a 13 salrio

11. FGTS
O que FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servio)? um fundo constitudo pelos saldos das contas vinculadas do trabalhador e de outros recursos a ele incorporados. Qual o valor da contribuio que o patro deve recolher na conta do FGTS do empregado?

1) Mensalmente, a importncia de 8% da remunerao do empregado, sem desconto em seu salrio.


2) 40% quando despede o empregado sem justa causa.

IMPORTANTE: Alm de 8%, o patro tambm recolhe as contribuies sociais previstas na Lei Complementar n 110/2001 que no pertencem ao trabalhador.

Como se pode sacar o FGTS? 1) Para aquisio da casa prpria;


2) Aposentadoria/falecimento do trabalhador; 3) Dispensa sem justa causa; 4) Extino normal do contrato de trabalho; 5) Em certas hipteses de doena (Cncer, AIDS etc). O que fazer quando o empregador no recolhe o FGTS? O trabalhador deve procurar seu sindicato ou a DRT(Ministrio do Trabalho) e denunciar. IMPORTANTE: O trabalhador deve exigir da empresa, os extratos mensais do FGTS, para acompanhar os depsitos e questionar em caso de irregularidades.

12. SEGURO DESEMPREGO


Quando o trabalhador pode receber o Seguro Desemprego? 1) Quando for despedido sem justa causa; 2) Quando tiver trabalhado 6 meses nos ltimos 36 meses; 3) Quando no estiver recebendo benefcios da previdncia, exceto penso por morte ou auxilio acidente; 4) Quando no possuir renda prpria de qualquer natureza; 5) Se no estiver usufrudo benefcio do INSS (exceto penso por morte ou auxlio-acidente).

Qual o prazo para requerer o seguro desemprego? Do 7 dia at 120 dias contados da demisso ou da deciso judicial (no caso de quem reclamou na justia), no Ministrio do Trabalho ou no SINE.
IMPORTANTE: No caso do empregado domstico, o prazo de 7 a 90 dias. Quantas parcelas de Seguro Desemprego, o trabalhador pode receber? Depende do tempo de servio do trabalhador: Se o empregado trabalhou: * * * de 6 a 11 meses receber 3 parcelas; de 12 a 23 meses receber 4 parcelas;

de 24 a 36 meses receber 5 parcelas

Qual o valor de cada parcela?


Um salrio mnimo ou a mdia dos trs ltimos salrios at o limite determinado pelo governo, que atualmente de R$ 374,20. Qual deve ser o procedimento do trabalhador quanto ao Seguro?

dever do trabalhador ao requerer o Seguro Desemprego:


* Somente receber o Seguro Desemprego enquanto estiver desempregado * To logo conseguir novo emprego, comunicar Caixa Econmica Federal ou ao Ministrio do Trabalho para cancelar o recebimento do benefcio.

Quais os documentos necessrios para o trabalhador requerer o Seguro Desemprego?


O trabalhador, para requerer o Seguro Desemprego dever apresentar:

Carteira de Trabalho (CTPS );

Carteira de Identidade;

* Guias do Seguro Desemprego devidamente preenchida pelo patro: Comunicao de Dispensa (via marrom) e Requerimento do Seguro Desemprego (via verde); * Comprovante de inscrio no PIS ;
Termo de Resciso do Contrato de Trabalho (TRCT);

*
* *

Dois ltimos recibos de salrios; Comprovante de Saque do FGTS.

Onde o trabalhador ir para receber?


O Seguro Desemprego pode ser recebido em qualquer agncia da Caixa Econmica Federal.

13. MEDICINA, SEGURANA E SADE


O Brasil um dos pases recordistas em acidentes de trabalho. obrigao do empregador cuidar da segurana de seus empregados no ambiente de trabalho. E se ocorrer acidente no trabalho? Se ocorrer acidente por culpa do empregador, o empregado ou seus familiares recebero indenizao por danos materiais, fsicos e morais. Mesmo sem sua culpa, o empregador deve: * Preencher a Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) * Encaminhar o acidentado Previdncia Social, dando-lhe todo o atendimento mdico necessrio

E se a empresa no emitir a CAT? Neste caso, o prprio empregado pode procurar assistncia do INSS ou solicitar ao Sindicato que expea o documento. O que trabalho insalubre? Trabalho insalubre aquele executado permanentemente em meio a agentes nocivos sade (por exemplo: cola, tinner, querosene, cal, cimento, leos lubrificantes, graxas, alvex, detergentes, rudo, doenas infecciosas, etc), ou em locais com rudo/calor/frio excessivos, substancias qumicas e biolgicas etc (insalubridade) A insalubridade pode ser:

*
* *

mnima, pagando 10% do Salrio Mnimo


mdia, pagando 20% do Salrio Mnimo, ou

mxima, pagando 40% do Salrio Mnimo

O que trabalho perigoso?


O Trabalho Perigoso (com periculosidade) aquele executado em contato com explosivos, inflamveis, corrosivos e eletricidade. Garante um Adicional de Periculosidade de 30% do salrio Salrio Mnimo IMPORTANTE: Vrios juzes do trabalho entendem que para a Insalubridade e a Periculosidade, o trabalhador pode receber percentual do seu salrio.

Como a vida e sade do trabalhador podem e devem ser protegidas no local de trabalho?
1) Com a eliminao ou neutralizao dos agentes nocivos sade (rudo, calor, frio, substancias qumicas e biolgicas); 2) Com exames mdicos (admissional, peridicos e demissional); 3) Com fornecimento gratuito dos Equipamentos de Proteo Individual EPI (luvas, botinas, uniformes, capacete, mscara, etc), quando necessrio.

IMPORTANTE:
O uso do EPI obrigatrio. O trabalhador que no us-lo pode ser punido. Cabe CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes, fiscalizar suas condies e uso.

Existem vrios dispositivos legais que asseguram esses direitos, mas basicamente, o empregador obrigado a fazer e custear o exame mdico do empregado, antes dele entrar na empresa e periodicamente, eliminar/neutraliza os agente nocivos sade e ainda, conforme a situao, fornecer gratuitamente EPIs adequados ao risco, fornecer gua em condies higinicas, instalaes sanitrios e outros.
O uso do EPI no isenta a empresa de pagar o Adicional de Insalubridade e ou Periculosidade.

Quando o pagamento da insalubridade e periculosidade devido? Toda vez que uma percia, feita por mdico ou engenheiro do trabalho, caracterizar a existncia de ambientes insalubre e/ou perigoso IMPORTANTE: Quando ocorrerem as duas situaes, o trabalhador pode optar pelo adicional que lhe for mais favorvel. Quando o trabalhador estiver doente ou acidentado, seu contrato est suspenso e ele no pode ser despedido.

14. VALE TRANSPORTE


O Vale Transporte constitui um benefcio que o empregador antecipar ao trabalhador para utilizao efetiva em despesas de deslocamento residncia-trabalho e vice-versa Quem tem direito ao vale-transporte? Todo empregado, inclusive o domstico, que precisar utilizar transporte para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa e que manifestar por escrito interesse no beneficio. O vale-transporte pode ser pago em dinheiro? No, pois neste caso se integra ao salrio.

A quantos vales o empregado tem direito? Ao nmero necessrio ao seu efetivo deslocamento casa/trabalho/casa, e devem ser entregues ao empregado com antecedncia. Quanto pode ser descontado do salrio do empregado? 6% do seu salrio base, excludos os adicionais. O empregador pagar o valor que exceder aos 6%. Por exemplo: O Trabalhador que necessita pagar o nibus 4 vezes por dia, razo de 1,00 (um real) cada passagem e contando que faa isto 25 dias por ms, e receba um salrio de R$ 400,00 (quatrocentos reais). 4 x 1,00 = 4,00

4,00 x 25 dias = 100,00 despesa de transporte (mensal);


6% de 400,00 = 24,00 Parte do empregado 100,00 24,00 = 76,00 Parte da empresa (empregador).

15. TRABALHO DO MENOR


Com que idade o menor pode trabalhar? 1) A partir de 14 anos como aprendiz;

2) A partir de 16 anos como trabalhador comum.


O menor pode trabalhar em qualquer atividade?

No, pois para sua proteo, o menor:


* No pode trabalhar em atividade insalubres e ou perigosas (salvo quando autorizado por Autoridades do Trabalho); * No pode trabalhar em horrio noturno (22:00h s 05:00h); * No pode trabalhar em atividade prejudiciais sua formao moral.

Quanto o salrio do trabalhador menor?


o mesmo salrio do trabalhador adulto. O menor aprendiz recebe proporcionalmente s horas trabalhadas, com base no salrio mnimo (legal ou profissional). Que outras diferenas existem entre o trabalho do menor e do adulto?

As frias do menor devem coincidir com as frias escolares e o valor do FGTS do menor aprendiz de 2% da sua remunerao.

O que contrato de aprendizagem? o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programas de aprendizagem, formao tcnicoprofissional metdica, compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligencia, as tarefas necessrias a essa formao. IMPORTANTE: O menor de 18 anos no pode fazer horas extras (salvo algumas poucas excees). Todas as empresas que tenham trabalhadores em funes que precisem de formao profissional, so obrigadas a contratar de 5 a 15% de aprendizes destas funes e matricula-los no sistema S (Senai, Sesc, Senac e Senat) ou entidades autorizadas por lei.

16. TRABALHO DA MULHER A Constituio Federal de 1998 igualou os direitos e obrigaes de homens e mulheres. Porm alguns cuidados devemos ter para garantir o trabalho da mulher A mulher pode ter prorrogada sua Jornada de Trabalho? Aplica-se mulher a jornada normal de trabalho de 8 (oito) horas dirias, no mximo e 44 (quarenta e quatro) horas semanais como aos homens. permitida a mulher a compensao de horas mediante acordo coletivo ou conveno coletiva, firmada pelo sindicato.

Como rege a Segurana e Higiene do Trabalho da mulher? No poder o patro exigir da mulher a execuo de servios que demandem o emprego de fora muscular superior a 20 kg em trabalho contnuo, ou 25 kg em trabalho ocasional. Como a mulher poder amamentar seu filho? Nos estabelecimentos em que trabalharem, pelo menos, 30 mulheres com mais de 16 anos obrigatria a existncia de um local apropriado, sob vigilncia e assistncia, para a guarda dos filhos (creche) no perodo de amamentao ou at que os mesmos completem 6 anos de idade.

O que Salrio Maternidade?

O salrio maternidade um benefcio previdencirio que tem direito ao seu recebimento a mulher trabalhadora, independentemente do nmero de contribuies pagas, quando de seu afastamento para o nascimento de seu filho. O salrio maternidade somente ser devido pela Previdncia Social se a mulher estiver empregada. Neste perodo ela proibida de trabalhar, permanecendo em licena maternidade O que Licena Maternidade? A Licena Maternidade o direito da empregada, inclusive a domstica, de afastar-se do trabalho em virtude da gravidez, mantendo o recebimento do salrio, com durao de 120 dias, sendo seu incio determinado por atestado mdico fornecido pelo SUS ou pela percia mdica do INSS, quando o parto ocorrer sem acompanhamento.

A Licena Maternidade em caso de aborto? Em caso de aborto no-criminoso, comprovado mediante atestado mdico fornecido pelo SUS, a segurada ter direito ao salrio maternidade correspondente a 2 (duas) semanas. Existe Licena Maternidade em caso de Parto Antecipado ou Natimorto? O direito licena maternidade baseado na ocorrncia do parto, antecipado ou no. considerado como parto antecipado o evento ocorrido a partir do 6 ms de gestao, ou menos, se nascido com vida, cabendo ao mdico definir a ocorrncia, mediante atestado mdico. Desta forma, havendo parto, ainda que sem vida, devidamente atestado por mdico, faz jus a gestante ao descanso de 120 dias e respectivos salrios.

O que Prorrogao de Repouso na Licena Maternidade? Em casos excepcionais, o perodo de repouso poder ser aumentado por mais 2 semanas, devendo ser comprovada sua excepcionalidade atravs de atestado mdico Como o pagamento da Licena Maternidade? O salrio maternidade da empregada segurada consiste numa renda mensal, igual ao seu salrio integral e ser pago pela empresa, efetivando-se a compensao quando do recolhimento das contribuies sobre as folhas de salrio. a empresa quem paga o Salrio-Maternidade?

No. O desconto do salrio da empregada cria um fundo para este fim, pois a empresa ser reembolsada da importncia paga empregada.

Tem direito Licena Maternidade quem trabalha em Contrato por Prazo Determinado? Tendo a empregada sido contratada por prazo determinado, e afastando-se na vigncia deste contrato por motivo de maternidade esclarea-se que: a) o contrato continua vigorando normalmente, ficando o empregador na obrigao do pagamento do salrio mensalmente; b) por ocasio do trmino do prazo do contrato, este ser extinto normalmente, ou seja na data do trmino ser feito o acerto com a empregada, devendo ser pago o 13 salrio, frias, saldo de salrio e FGTS, sendo ainda fornecido o TRCT- Termo de Resciso de Contrato de Trabalho, para que a empregada movimente sua conta vinculada em relao aos depsitos efetuados.

Como a relao da Licena Maternidade e as Frias? Caso o patro no tenha concedido frias sua empregada, devido ao fato de, no curso do perodo concessivo encontrarse afastada, em gozo de licena-maternidade e, vindo este perodo encerrar-se, no devido o pagamento em dobro, contudo dever o empregador conceder empregada gestante, imediatamente aps o trmino de seu afastamento compulsrio, as frias cujo perodo concessivo haja vencido no transcorrer da ausncia ou que esteja prestes a vencer. Entretanto, importante observar que o perodo de afastamento compulsrio da empregada por motivo de licena maternidade ser computado para fins de contagem do perodo aquisitivo de frias, uma vez que considerado como tempo de servio efetivo para todos os efeitos legais.

IMPORTANTE: Se entre o trmino da licena de 120 dias e o primeiro atestado mdico concedendo prorrogao do benefcio, houver um perodo de gozo de frias, no h o que se falar em licena gestante, no podendo tal perodo ser considerado como extenso do salrio maternidade.

Neste caso, o perodo abrangido pelo atestado mdico ser caracterizado auxlio-doena, devendo, inclusive, ser o pagamento correspondente aos primeiros 15 dias de responsabilidade do empregador.
Pode haver acumulao de Benefcios Previdencirios ao Salrio Maternidade? O salrio maternidade no poder ser acumulado com benefcio por incapacidade. Assim, no receber o salriomaternidade a empregada que estiver recebendo benefcios por incapacidade da Previdncia Social, como por exemplo, o auxlio-doena.

Se a mulher trabalha em mais de um emprego, recebe mais de um Salrio Maternidade? Quando a segurada possuir mais de um emprego simultaneamente, receber salrio maternidade em relao a cada um deles, em valor idntico ao que deveria receber se trabalhando estivesse.
E quanto Estabilidade - Garantia de Emprego da gestante?

proibida a dispensa arbitrria (sem justa causa) da empregada gestante (exceto se domstica) desde o momento da confirmao da gravidez at 5 (cinco) meses aps o parto. Qual o prazo que a trabalhadora tem para a Amamentao de seu filho? Para amamentao, at que a criana complete 6 (seis) meses de idade, a mesma tem dois perodos de descanso de meia hora cada um, durante a jornada de trabalho.

17. RESCISO DE CONTRATO


A resciso de contrato de trabalho ocorre quando uma das duas ou as duas partes, (empregado ou empregador) decidem encerrar o contrato de trabalho. Toda resciso leva a um acerto final das verbas. No certo dizermos que fomos despedidos ou demitidos, ou ainda que pedimos conta ou saimos do trabalho. O certo dizermos que houve um rompimento do contrato de trabalho pelo empregador ou pelo empregado. No caso do contrato ter menos de um ano, a resciso contratual deve ser feita na prpria empresa. Com mais de um ano de contrato, a resciso deve ser homologada no sindicato, Ministrio do Trabalho, Promotor Pblioco ou Juiz de Paz.

O que Homologao?
Homologao o ato formal de comprovao do pagamento das verbas (parcelas) devidas ao trabalhador. A homologao necessria caso o contrato tenha mais de um ano e deve ser feita na presena do empregado e do empregador. O que Pedido de Demisso?

o rompimento do contrato de trabalho pelo empregado sem que o empregador, tenha dado motivo para isso. O Pedido de Demisso deve ser feito por escrito, com antecedncia de 30 dias, atravs do formulrio AVISO PRVIO AO EMPREGADOR e assinado pelo empregado.

O empregado trabalha durante o aviso ao empregador? Sim, pois o empregador (patro) no queria tal rompimento de contrato. Se o empregado no trabalhar neste aviso, o patro desconta um ms de salrio, no acerto das contas. Como se d o procedimento? O empregador preenche o Termo de Resciso do Contrato de Trabalho (TRCT) com a relao das parcelas devidas e marca a data do acerto rescisrio.

Quais so as verbas que o empregado que romper o contrato de trabalho recebe? a) O empregado com mais de 1ano de trabalho recebe saldo de salrio, salrio famlia, 13 salrio proporcional, frias proporcionais, frias vencidas e abono de frias (1/3). b) O empregado com menos de 1 ano de trabalho recebe saldo de salrio, salrio famlia, 13 salrio proporcional, frias proporcionais e abono de frias (1/3). Quando pede demisso o empregado no tem direito de sacar os depsitos de FGTS, nem pode requerer Seguro Desemprego, pois parou de trabalhar por seu prprio interesse.

O que Dispensa Sem Justa Causa


o rompimento do contrato de trabalho por iniciativa do empregador (patro), sem que o empregado tenha cometido falta grave. Se a iniciativa do empregador ocorre dispensa sem justa causa. errado dizer fui demitido. O certo fui dispensado ou despedido. Como se d o procedimento? O empregador preenche o termo de Resciso de Contrato de Trabalho (TRCT) com a relao das parcelas devidas. Todas as parcelas devero ser calculadas considerando a mdia das horas extras prestadas e includo o perodo do aviso prvio.

Qual anotao ser feita na CTPS? Na CTPS, deve constar data de sada e o dia do trmino do aviso-prvio, ainda que no trabalhado (indenizado). E quanto ao Aviso Prvio?
O empregador emite o AVISO PRVIO AO EMPREGADO (Muito cuidado ao assinar este aviso e no assinar o aviso AO EMPREGADOR. A diferena est na existncia de um erre no fim), 30 dias antes do fim do contrato de trabalho. A empresa decide se o aviso ser trabalhado ou indenizado. Ao receber o aviso prvio, o empregado, se for trabalhar durante o mesmo, pode optar por reduo da jornada em 2 horas dirias ou reduo de 7 dias no perodo do aviso.

Quais so as verbas que o empregado dispensado recebe?


O empregado dispensado recebe o aviso-prvio trabalhado ou indenizado, saldo de salrio, frias vencidas e proporcionais acrescida do abono de 1/3, 13 salrio proporcional, FGTS (do saldo de salrio, do 13 e frias rescisrias e do aviso) multa de 40% pela dispensa injusta (sobre os depsitos do FGTS). Pode, ainda, sacar, apresentando o TRTC, os depsitos do FGTS, na Caixa Econmica Federal e requerer o benefcio do Seguro desemprego.

O que mais necessrio no pedido de demisso e na dispensa sem justa causa? Ainda necessrio que o empregado e o empregador comparecam no Sindicato dos Trabalhadores, se o contrato tiver mais de um ano de trabalho, para homologao do rompimento do contrato de trabalho e pagamento das parcelas devidas. Caso o contrato tenha menos de um ano, o acerto pode ser feito na prpria empresa. Quem o responsvel pela conferncia das parcelas pagas ao trabalhador? O Sindicato responsvel pela conferncia de todas as parcelas e valores pagos ao trabalhador. Na falta do Sindicato, estas so conferidas por um Promotor Pblico, pelo Ministrio do Trabalho (DRT) ou por um Juiz de Paz.

O que ressalva? Ressalva uma observao que se faz a um documento. O sindicato deve ressalvar e registrar no verso do TRTC todos os direitos que observar no estarem sendo pagos. O que Dispensa Por Justa Causa? o rompimento do contrato de trabalho em virtude de faltas graves cometidas pelo empregador ou empregado. O que falta grave do empregador? Falta grave do patro ocorre quando este exige servios superiores s foras do empregado, tem tratamento agressivo ou com rigor excessivo: expe o empregado a perigo; no paga salrios ou outras obrigaes do contrato, comete ato lesivo honra do empregado ou de sua famlia; agride fsicamente o empregado; reduz os servios de forma que afeta o valor do salrio, e etc.

IMPORTANTE: O empregado no obrigado a concordar com a atitude do empregador, podendo discuti-la ao propor ao na Justia do Trabalho. O que acontece se a falta grave foi cometida pelo empregador? O empregado tem direito a todas as parcelas rescisrias como Dispensa Sem Justa Causa. O descumprimento do contrato pelo empregador (por exemplo, atraso de salrios): autoriza o empregado a no continuar a prestao de servios, desde que comunique Justia do Trabalho, expressamente o motivo.

O que falta grave do empregado? Falta grave do empregado ocorre em casos de desonestidade, mau procedimento no trabalho, comportamento irregular, concorrncia com o empregador, embriaguez no trabalho, violao de segredo empresarial, indisciplina, insubordinao, abandono de emprego, agresso algum colega ou ao patro em hora de trabalho.

IMPORTANTE:
O empregador obrigado a comunicar por escrito ao empregado da dispensa por justa causa, informando claramente o motivo. Cabe a um Juiz do Trabalho aprovar a existncia da Justa Causa, motivo pelo qual a resciso tem que ser feita nesta instncia.

Quais so as verbas que o empregado que for Dispensado Por Justa Causa recebe? Confirmada a Justa causa, o empregado recebe saldo de salrios, 13 salrio proporcional, frias vencidas (se houver) e frias proporcionais acrescidas de 1/3 de abono. O empregado no tem direito de sacar depsitos do FGTS nem de requerer o Seguro Desemprego.

IMPORTANTE:
proibido registrar na Carteira de Trabalho que o empregado foi dispensado por justa causa.

fraude preencher os documentos da resciso para levantamento do FGTS, sem que o trabalhador tenha sido dispensado sem justa causa.
A lei no autoriza empregado e empregador a fazerem acordo para dissoluo do contrato, reduzindo os valores a que o trabalhador tem direito. O trabalhador no deve assinar nenhum documento sem que esteja assistido pelo seu Sindicato, nem deve devolver quaisquer valores ou cheques ao empregador aps a homologao. Para maiores informaes, procure o SINDMAR ou o Ministrio do Trabalho.

Anda mungkin juga menyukai