Anda di halaman 1dari 13

A Implantao da Repblica

Um novo partido, que surge ainda no sculo XIX, vai aproveitar o descontentamento dos diferentes grupos sociais e, atravs de uma revolta, instaurar a Repblica em 1910. Os Portugueses passaram a ser governados de outra forma.

Prof. Carlos Antunes

Razes da Queda da Monarquia

A maior parte da populao vivia mal

Atraso do desenvolvimento agrcola e industrial

Humilhao sentida pela cedncia ao Ultimato

O Pas tinha grandes dvidas

Promessas do Partido Republicano

Grande agitao e falta de liberdade

O Mapa Cor-de-Rosa
A Conferncia de Berlim decidiu que os territrios africanos pertenceriam aos pases que os ocupassem efectivamente. Portugal exigia o seu direito em ocupar os territrios compreendidos entre Angola e Moambique mapa cor-de-rosa

O Ultimato Ingls
Em 11 de Janeiro de 1890, a Inglaterra enviou ao rei D. Carlos um Ultimato: ou os Portugueses desocupavam os territrios situados entre Angola e Moambique ou o governo ingls declarava guerra a Portugal.

O Governo viu-se obrigado a aceitar o Ultimato, o que provocou manifestaes de descontentamento. Em 14 de Janeiro de 1890, o Partido Republicano Portugus organizou uma grande manifestao em Lisboa, acusando o rei D. Carlos e o Governo de terem trado os interesses dos Portugueses em frica.

O Partido Republicano

Os republicanos achavam que frente do Pas no devia estar um rei, o qual nem sempre tinha as capacidades necessrias para o cargo, mas sim um presidente eleito pelos Portugueses e que governasse s durante alguns anos. Consideravam, portanto, que a forma de governo do Pas tinha de ser alterada. A monarquia devia ser substituda por uma repblica.

A aco do Partido Republicano


O 31 de Janeiro de 1891
Em 31 de Janeiro de 1891 deu-se, no Porto, a primeira revolta armada contra a monarquia. A guarda municipal, fiel monarquia, venceu os revoltosos. O nmero de mortos foi grande

O Regicdio
No dia 1 de fevereiro de 1908, em Lisboa, d-se um atentado contra a famlia real. So mortos o rei D. Carlos e o prncipe herdeiro, D. Lus Filipe.

Com a morte de D. Carlos e do prncipe herdeiro, Lus Filipe, foi aclamado rei D. Manuel II, que tinha apenas 18 anos

A Revoluo Republicana

Bombardeamento do Palcio
Real pelos republicanos.

Fuga do rei D. Manuel II para


Inglaterra.

Priso dos padres jesutas


pelos republicanos.

Barricadas republicanas na Rotunda. Desembarque da marinha no Terreiro do Pao. Proclamao da Repblica na Cmara Municipal.

Visita do Governo Provisrio aos revolucionrios acampados na Rotunda.

Na manh de 5 de Outubro de 1910, Jos Relvas e outros membros do directrio do Partido Republicano Portugus, varanda da Cmara Municipal de Lisboa e perante milhares de pessoas, proclamaram a Repblica.

Smbolos da Repblica: Hino Nacional

A Portuguesa

Smbolos da Repblica: Bandeira Nacional

O verde, que a cor da Natureza, simboliza a liberdade. O vermelho, que a cor do sangue, representa a vida. A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores Portugueses descobriram. Os sete castelos simbolizam a independncia de Portugal. O escudo com as cinco quinas representa o nascimento da Nao.

Diferenas entre Monarquia e Repblica

O chefe de estado era o Rei O rei governava at morte O Rei herdava o trono

O chefe de estado um Presidente O Presidente da Repblica eleito O seu mandato limitado no tempo

Fontes utilizadas
Impressas
Amorim, Ana, Histria e Geografia de Portugal 6 ano , Lisboa Editora Costa, Ftima, Histria e Geografia de Portugal 6 ano , Porto Editora

Digitais
http://cdrfanzeres.no.sapo.pt http://www.portugal.gov.pt http://www.arqnet.pt

Anda mungkin juga menyukai