Anda di halaman 1dari 26

Auditoria

Prof. Ana Cristina Pereira

1 AULA Auditoria Introduo

Auditoria: Objetivo e Programa da Disciplina


Objetivo: apresentar os sistemas e processos de auditoria e, especificamente, a auditoria em uma organizao e seus processos.
Programa Resumido: 1. Introduo Auditoria e Reviso da Contabilidade: Relatrios Contbeis. 2. Diferenas entre Auditoria Interna e Externa 3. Etapas da Auditoria, Direo dos Testes, Procedimentos de Auditoria 4. Etapas da avaliao do Controle Interno. Princpios Fundamentais dos Controles Contbeis, Desfalques Temporrios e Permanentes. 5. Planejamento da Auditoria. 6. Auditoria de Caixa e Bancos. 7. Auditoria de Contas a Receber e Estoques 8. Auditoria de Despesas Antecipadas e Investimentos. 9. Auditoria do Imobilizado, Obrigaes e Emprstimos. 10. Auditoria do Patrimnio Lquido. 11. Auditoria de Receitas, Despesas e Custos. 12. Emisso de Parecer.
Profa. Ana Cristina Pereira 2

Auditoria: Avaliao da disciplina


Avaliao Processual: resoluo exerccio/estudo de caso em grupo, valendo 2,0 pontos cada: AP 01 13/09/11 AP 02 18/10/11 prova individual com consulta, valendo 5,0 pontos: AP 03 08/11/11 Entrega dia 22/11/11 - Atividade Extra em grupo (mximo 4 alunos): realizar pesquisa na Biblioteca sobre um artigo publicado em peridicos sobre o tema de Auditoria e apresentar um resumo contendo obrigatoriamente: objetivo, metodologia utilizada e resultados encontrados. No inicio do trabalho indicar: autor, ttulo e peridico utilizado. Valor 1,0 ponto. Avaliao Final: 07/06/11 Avaliao Final Sub: 21/06/11
3

Profa. Ana Cristina Pereira

Auditoria: Bibliografia da disciplina


Bibliografia:

ALMEIDA, M. C. Auditoria: um curso moderno e completo. 6 ed. So Paulo : Atlas, 2009.


ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicaes. 3 ed. So Paulo : Atlas, 1998.

MOTTA, A. L. C.; LEO, E.; ZAGATTO, J. R. Auditoria Mdica no Sistema Privado. Abordagem Prtica para Organizaes de Sade. So Paulo : Itria, 2005.
LOVERDOS, A . Auditoria e Anlise de Contas Mdico-Hospitalares. So Paulo : STS, 1999.

Profa. Ana Cristina Pereira

Conceito de Auditoria
De acordo com Attie (2009): O termo auditoria tem sido empregado para diferentes tipos de atividades, mas com a mesma finalidade, qual seja, a de um especialista em sua rea de atuao com vistas emisso de uma opinio. Essa opinio tem de estar abalizada e ser concreta, no se permitindo a emisso de uma opinio sem que tenham sido obtidos os elementos comprobatrios que atestem a veracidade de certa afirmao. Em sentido estrito, a auditoria restringe-se ao universo contbil ou financeiro.
Profa. Ana Cristina Pereira 5

Conceito de Auditoria
O conceito de auditoria contbil pressupe uma tcnica que visa, aps aplicao de procedimentos especficos, com base em normas profissionais e de forma independente, emisso de opinio sobre a adequao das demonstraes contbeis ou financeiras, em conformidade com os Princpios Fundamentais de Contabilidade (PFCs), as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) e a legislao pertinente aplicvel. Vamos ento, rever as Demonstraes Contbeis.

Profa. Ana Cristina Pereira

Reviso das Demonstraes Financeiras (ou Contbeis)


Algumas mudanas ocorridas por fora da Lei n. 11.638/2007, que alterou, revogou e introduziu dispositivos da Lei n. 6.404/76. A Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (Doar) foi substituda pela Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC).
Se a companhia publicar a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL) estar dispensada de elaborar a Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA).

Profa. Ana Cristina Pereira

Reviso das Demonstraes Financeiras


Demonstraes financeiras exigidas pela Lei n. 6.404/76 a partir de 1. de janeiro de 2008 Balano Patrimonial (BP) Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA) Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL) Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC) Demonstrao do Valor Adicionado (DVA)

Profa. Ana Cristina Pereira

Reviso das Demonstraes Financeiras


A Lei n. 6.404/1976 determina que: as demonstraes contbeis ou financeiras das companhias abertas sejam auditadas por auditores registrados na CVM (Comisso de Valores Mobilirios rgo de fiscalizao das empresas que negociam aes na Bolsa de Valores); as demonstraes contbeis devem ser elaboradas observandose os princpios fundamentais de contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade;

as demonstraes contbeis devem especificar a natureza, o perodo e a entidade a que se referem.

Profa. Ana Cristina Pereira 9

Balano Patrimonial (BP)

Demonstrao financeira destinada a evidenciar a posio patrimonial e financeira da entidade.


Deve compreender todos os bens e direitos, as obrigaes e o patrimnio lquido da entidade, levantados a partir dos resultados contbeis no livro Razo.

Profa. Ana Cristina Pereira

10

BP de acordo com Lei 11.638/07 e 11.941/09


que alterou Lei 6.404/76
ATIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE

ATIVO NO CIRCULANTE Ativo Realizvel a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangvel

PASSIVO NO CIRCULANTE Passivo Exigvel a Longo Prazo

PATRIMNIO LQUIDO Capital Social Reservas de Capital (+ ou - ) Ajustes de Avaliao Patrimonial Reservas de Lucros (-) Aes em Tesouraria (-) Prejuzos Acumulados
Profa. Ana Cristina Pereira 11

Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE)


Relatrio contbil destinado a evidenciar a composio do resultado formado em determinado perodo de operaes. Essa demonstrao evidencia o resultado econmico, isto , o lucro ou o prejuzo apurado no desenvolvimento das atividades da empresa, durante determinado perodo (geralmente um ano).

Profa. Ana Cristina Pereira

12

13

Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA)

Relatrio Contbil que tem por finalidade evidenciar a destinao do lucro lquido apurado no final de cada exerccio social. Essa demonstrao deve continuar sendo elaborada para evidenciar o saldo inicial da conta Prejuzos Acumulados, os ajustes de exerccios anteriores, as reverses de reservas, o lucro lquido apurado e sua destinao.

Profa. Ana Cristina Pereira

14

Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA)

Profa. Ana Cristina Pereira

15

Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL)

Relatrio contbil que visa evidenciar as variaes ocorridas em todas as contas que compem o Patrimnio Lquido em determinado perodo. Quando a empresa elaborar e publicar a DMPL, estar dispensada da elaborao da DLPA.

Profa. Ana Cristina Pereira

16

Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL)

Profa. Ana Cristina Pereira

17

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC)


A Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC) uma das inovaes trazidas pela Lei n. 11.638/2007. Substituiu a Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (Doar). Relatrio contbil que tem por finalidade evidenciar as transaes ocorridas em determinado perodo e que provocaram modificaes no saldo da conta Caixa. Demonstrao sintetizada dos fatos administrativos que envolvem os fluxos de dinheiro ocorridos durante determinado perodo.
Profa. Ana Cristina Pereira 18

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC)


Estrutura da DFC Deve indicar as alteraes ocorridas, durante o exerccio, no saldo de Caixa e Equivalentes de Caixa. Essas alteraes devem ser segregadas em trs fluxos:

das operaes; dos financiamentos; dos investimentos.

Profa. Ana Cristina Pereira

19

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC)


Caixa Disponibilidades da empresa existentes nas contas:

Caixa; Bancos conta Movimentos; Aplicaes Financeiras de Liquidez Imediata.

Essas trs contas integram o grupo das Disponibilidades no Ativo Circulante do Balano Patrimonial.

Profa. Ana Cristina Pereira

20

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC)


Equivalentes de Caixa

Contas representativas de aplicaes financeiras que possuem as mesmas caractersticas de liquidez e disponibilidade imediata.

Abrangem todos os investimentos efetuados pela empresa, resgatveis em at trs meses e que tenham altssima liquidez.

Sobras de Caixa aplicadas no mercado financeiro, cujas operaes se caracterizam pela finalidade no-especulativa e pela possibilidade de resgate imediato

Profa. Ana Cristina Pereira

21

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC)


Objetivos da DFC

ajudar os usurios a avaliar a gerao de Fluxos de Caixa para o pagamento de obrigaes, lucros e dividendos;

identificar as necessidades de financiamento, as razes para as diferenas entre o resultado para o Fluxo de Caixa lquido das operaes;

revelar o efeito financiamentos.

das

transaes

de

investimentos

Profa. Ana Cristina Pereira

22

23

Demonstrao do Valor Adicionado (DVA)


Mais uma das inovaes trazidas pela Lei n. 11.638/2007. Tem sido cada vez mais adotada pelos pases por recomendao expressa da ONU. Por influenciar diretamente na formao do PIB, tem sido fator decisivo na implantao de empresas em pases emergentes. Relatrio contbil que evidencia o quanto de riqueza uma empresa produziu. Portanto, o objetivo demonstrar a origem da riqueza gerada pela entidade e como ela foi distribuda entre os setores que contriburam para a sua gerao.

uma demonstrao financeira com informaes de natureza social, diferente, portanto, das demais demonstraes financeiras.

Profa. Ana Cristina Pereira 24

Demonstrao do Valor Adicionado (DVA)


O valor adicionado gerado em cada empresa representa o quanto ela contribuiu para a formao do PIB do pas em determinado perodo.

Os indicadores e as informaes que ela oferece atingem um universo maior de usurios ao evidenciar a riqueza gerada pela empresa e a forma como essa riqueza foi distribuda.

obrigatria apenas para as companhias negociadas em Bolsas de Valores).

abertas

(aes

Profa. Ana Cristina Pereira

25

26

Anda mungkin juga menyukai