Anda di halaman 1dari 20

Aula - 01

TECNOLOGIA DA INFORMAO E ADMINISTRAO


Criando a Infra-Estrutura da Empresa
Capitulo 12 PLT

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Objetivos de aprendizagem
Mostrar a profunda influncia da tecnologia na moderna Administrao. Descrever os conceitos da Ciberntica que aportaram na Administrao. Definir os conceitos dos sistemas, sua classificao, propriedades e representao. Identificar as contribuies da Informtica Administrao.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Tecnologia
A Tecnologia influncia na maior parte das organizaes principalmente na parte da Informatizao. A Tecnologia criou uma expanso e a descentralizao de vrias organizaes, criando novos dispositivos para o mercado de trabalho, precedendo nos negcios mundiais. A Tecnologia impulsionou o desenvolvimento das organizaes, e permitiu consolidao da globalizao. O principal fator para os atuais progressos das organizaes foi a inveno do computador, que permitiu as atuais caractersticas de automatizao e automao. Possibilitando custo baixo e rapidez e melhor Administrao.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Ciberntica

Principais Conceitos Proporcionados pela Ciberntica:


Sistemas Retroao Homeostasia Comunicao Autocontrole

A Ciberntica a marca do incio da era da eletrnica nas organizaes.

So amplamente utilizados na teoria da Administrao


TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Sistemas
Conceitos de sistemas: Conceito de Entrada Conceito de Sada Conceito de Caixa Negra Conceito de Retroao Conceito de Homeostasia Conceito de Informao Conceito de Redundncia Conceito de Entropia, Negentropia e Sinergia Conceito de Informtica

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Conceito de Entrada
O sistema recebe entradas ou insumos para poder operar. A entrada de um sistema tudo o que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior. Pode ser constituda de informao, energia e materiais.

Entradas
Dados Energia Matria

Sadas

Informao Energia Matria

Conceito de Sada
Sada o resultado final da operao de um sistema. Todo sistema produz uma ou vrias sadas. Atravs da sada, o sistema exporta o resultado de suas operaes para o meio ambiente.

Sadas
Informao Energia Matria

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Conceito de Caixa Negra


Refere-se a um sistema cujo interior no pode ser desvendado, cujos elementos internos so desconhecidos e que s pode ser conhecido por fora, atravs de manipulao externas ou observao externa. O conceito mais usado para circunstncias: quando o sistema impenetrvel ou inacessvel por alguma razo.

Entradas Aes Estmulos Causas

CAIXA NEGRA

Sadas Reaes Respostas Efeitos

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Conceito de Retroao
A retroao um mecanismo segundo o qual parte da energia de sada retorna entrada, um subsistema de comunicao de retorno proporcionado pela sada do sistema sua entrada no sentido de alter-la de alguma maneira.

Entradas

Sadas

SISTEMA

Retroao

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Conceito de Retroao
A retroao serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relao ao padro estabelecido para ele funcionar. Quando ocorre alguma diferena (desvio ou discrepncia) entre ambos, a retroao incumbe-se de regular a entrada para a sada se aproxime do padro estabelecido.

Entradas

Sistema Regulador

Sadas

Padro ou objetivo

Figura: Retroao em um sistema

Retroao
A Retroao uma ao pela qual o efeito (sada) reflui sobre a causa (entrada), seja incentivando-a ou inibindo-a. Existem dois tipos de Retroao. Retroao Positiva: a ao estimuladora da sada que atua sobre a entrada do sistema. o caso em que as vendas aumentam e os estoques saem com mais rapidez. Aumenta a produo e aumenta a quantidade de entrada de produtos no estoque. Retroao Negativa: a ao frenadora e inibidora da sada que atua sobre a entrada do sistema. o caso em que as vendas diminuem e os estoques saem com menor rapidez. Diminui a produo e reduz a entrada de produtos no estoque.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Conceito de Homeostasia
A Homeostasia o equilbrio dinmico obtido atravs da autoregulao, ou seja atravs do autocontrole. Tem a capacidade de manter certas variveis dentro do limite, mesmo quando os estmulos do meio externo foram essas variveis a assumir valores que ultrapassam os limites da normalidade. A Homeostasia funciona atravs de retroao, chamados de servomecanismos. A base do equilbrio a comunicao e a conseqente retroao positiva ou negativa.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Conceito de Informao
Tanto no ponto de vista popular quanto no cientfico, envolve um processo de reduo de incerteza ou seja obter conhecimento (no qualquer conhecimento). Na sociedade moderna, a disponibilidade da informao ampla e variada cresce em funo do aumento da complexidade da prpria sociedade.

TEORIA DA INFORMAO
Fonte Transmissor Canal Receptor
Destino

Rudo ou Interferncia

O SISTEMA DE COMUNICAO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Conceito de Redundncia
a repetio da mensagem para que sua recepo correta seja garantida. No sistema de comunicao ela tem certa capacidade de eliminar rudos e prevenir distores e enganos na recepo da mensagem.

Conceito de Entropia, Negentropia e Sinergia


Entropia: refere-se a perda de energia em sistemas isolados levando-os a degradao e ao desaparecimento, ou seja partes do sistema perdem sua integrao e comunicao entre si causando a perda de energia e informao. Negentropia: o inverso da Entropia, ou seja , o suprimento de informao adicional capaz no apenas de repor as perdas como proporcionar integrao e organizao no sistema. Sinergia: Trabalho Conjunto, existe sinergia quando duas ou mais causas produzem atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziram individualmente. Exemplo; o caso da aspirina que um febrfugo, e da cafena tambm. Ambas as substncias atuam simultaneamente e produzem efeito febrfugo multiplicado.

Conceito de Informtica
a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemtico da informao por meios automticos. Embora no se deva confundir informtica com computadores, na verdade ela existe porque existem computadores. A Informtica a parte Ciberntica que trata das relaes entre as coisas e suas caractersticas de maneira a representa-las atravs de suportes de informao.

Conseqncias da Informtica na Administrao


O aparato da tecnologia se resumia aos conceitos de Automao. Com a mecanizao que se iniciou na Revoluo Industrial transferiu esforos muscular do homem para as mquinas. Com a Automao provocada pela Ciberntica e depois pela Informtica, as tarefas j eram passadas para o computador. A segunda Revoluo Industrial provocada pela Ciberntica e pela Informtica esta substituindo o crebro humano por softwares cada vez mais complexos. O computador substitui o ser humano em diversas atividades, com enorme vantagens.

Automao
uma sntese de ultra-mecanizao, super-racionalizao (melhor combinao dos meios), processamento contnuo e controle automtico (pela retroao que alimenta a mquina com o seu prprio produto). A Automao abrange trs setores bem distintos:
1. Integrao em cadeia contnua de vrias operaes realizadas em separado, como processo de fabricao, automao bancria, automao no comrcio. 2. Utilizao de dispositivos de retroao e regulagem automtica (robotizao). 3. Utilizao de computadores para acumular volume de dados (rapidez em processos lgicos e complexos).
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

As trs eras da Administrao no sculo XX.


Era Industrial Clssica (1900 1950)
Inicio da industrializao Estabilidade Pouca mudana Previsibilidade Regularidade e certeza
Desenvolvimento Industrial Aumento da mudana Fim da previsibilidade Necessidade de inovao Tecnologia da informao Globalizao nfase no servios Acelerao da mudana Imprevisibilidade Instabilidade e incerteza

Administrao Cientfica Teoria Clssica Relaes Humanas Teoria da Burocracia


Teoria Neoclssica Teoria Estruturalista Teoria comportamental Teoria de Sistema Teoria de Contingncia nfase em: Produtividade Qualidade Competitividade Cliente Globalizao

Era Industrial Neoclssica (1950 1990)

Era da Informao (aps 1990)

Uma nova Era da Economia E-Business


E nada mais do que negcios virtuais feitos atravs de mdia eletrnica que recebe o nome de WEB.

O poder da Informao
Hoje o capital no se acumula mais no dinheiro, mas sim na informao. Quem tem informao tem poder. A informtica a responsvel pela reestruturao do capitalismo. ela que dinamiza os processos de produtividade, competitividade, circulao de mercadorias, administrao das organizaes, e responde pelo fenmeno globalizao do mercado.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

As solues da Era da Digital para o E-Business e o E-Commerce


Entradas Fornecedores e Parceiros do Negcio Organizao Interna Sadas Clientes e Consumidores

Business Irformation Management (BIS)

Supply Chain

Enterprise Resource Management

Customer Relationship Management

E-Business

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Administrao e Tecnologia
A Tecnologia uma grande influncia na Administrao, embora seja uma cincia recente, a Ciberntica trouxe um impacto na Administrao, no apenas em termos de conceitos e idias, mas principalmente pelos seus produtos e mquinas inteligentes e computadores. Assim a Ciberntica trouxe uma srie de conseqncias e influncias muito poderosa sobre a Administrao, como a automao e a Informtica.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Anda mungkin juga menyukai