Anda di halaman 1dari 42

Eletroterapia

Evangileno leal
Fisioterapeuta Crefito-42944F

Eletroterapia
Definio: o emprego da corrente eltrica como agente teraputico.

Eletroestimulao: 1. Efeito Motor, 2. Efeito sobre nervos sensveis, 3. Eletroestimulao Transcutnea.

4-Eletroestimulao eltrica Nervosa Transcutnea,

5-Estimulao eltrica Neuromuscular,

6-Estimulo eltrica Muscular,

7-Estimulao eltrica Funcional.

Histrico da Eletroterapia
1. 2750 a.C: descargas de peixes eltricos,

2. Galen(130 a.C): peixes com descargas de tenso de 50-80V e com F de 200Hz,


3. Scribonius Largus(46 a.C): estimulao eltrica para tratamento da gota, 4. Thales de Mileto(7 a.C): comea a se usar o termo eletricidade.

5-1745 Pivatti:tenta administrar medicamentos com ajuda de uma mquina, 6-Luigi Galvani: provoca contrao muscular na pata de uma r, 7-1800 Alessandro: acredita na possibilidade de produzir eletricidade por meio qumico. corrente galvnica, 8-1865 Duchene: publica a obra eletrofisiologia dos movimentos mostrando pontos motores para aplicao da eletroestimulao transcutnea.

9-1892 Darsonval: mostra a aplicao da energia eletromagntica com fins medicinais, 10-1908 Zeyneek e Naelschidt: criaram o termo diatermia que significa... 11-Emile Du Bois Reymond: aparece como fundador da moderna eletrofisiologia com a lei geral da excitao eltrica:
A excitao funo derivada na densidade da corrente em relao ao tempo

11-1848: estabelece o conceito de aneletrotono e cateletrotono,


12-Bernard anos 50: com a ajuda da iontoforese revitalizou as correntes galvano-fardicas sob nova forma de variao hoje conhecidas como Correntes diadinmicas de Bernard. 13-Implantao de eletrodos na regio do crebro e medula espinhal e novas teorias sobre o mecanismo da dor por Melzack e Wall.

Carga eltrica: a diferena entre o nmero de prtons e de eltrons contidos em um corpo. Corrente eltrica: Fluxo de eltrons entre os extremos de um condutor, de forma ordenada, quando submetidos a uma ddp.

Consideraes fsicas da eletricidade

Consideraes fsicas da eletricidade


Diferena de potencial(ddp),tenso eltrica ou voltagem: a fora impulsora que induz os eltrons a deslocarem-se de uma zona com excesso a outra com dficit.(V0lt=J/C)
Intensidade: o fluxo de eltrons que atravessa o condutor num espao de tempo.(Ampere=Q/t) Resistncia: a oposio passagem de corrente eltrica. Quanto maior a resistncia, menor a corrente que passa. medida em ohms

Consideraes fsicas da eletricidade


Potncia:A potncia eltrica numa parte de um circuito igual tenso dessa parte multiplicada pela corrente que passa por ela (W=J/seg). Frequncia: Refere-se frequncia com que os eltrons passam na corrente ou ao nmero de pulsos existentes durante um segundo(Hz).

Tipos de corrente
1. Corrente Contnua: em eletroterapia se considera contnua a que no muda sua polaridade, mesmo com a ddp varivel.(Ex:Corrente galvnica).

2. Corrente Alternada:quando a polaridade dos eltrons muda de forma peridica no tempo e, por conseguinte,tambm o sentido de circulao dos eltrons.
3. Corrente Varivel:quando sua intensidade varia com o tempo(Ex:VIF).

Ondas
Definio-Onda: toda perturbao que se propaga no espao, afastando-se do ponto de origem.

Principais componentes para eletroterapia


Ciclo: a menor parte no repetida de uma onda,ou seja, a cadncia completa de uma onda.
Meio ciclo positivo:A parte mais elevada chama-se crista Meio ciclo negativo:A parte mais baixa chama-se vale.

Comprimento de Onda- a distncia percorrida pela onda(pulso) durante um perodo. Perodo(t)-Tempo gasto para efetuar um ciclo completo.Por ser tempo sua unidade o seg.

Frequncia(f)- o nmero de ciclos ou pulsos por segundo. o nmero de vezes que se repete uma cadncia em 1 segundo. Obs: a f e o t so inversamente proporcionais.
Amplitude-Magnitude do distrbio causado pela onda.Serve para expressar a intensidade da corrente(mA).

ROTINA DE MANUTENO E CUIDADOS COM OS EQUIPAMENTOS


Checar a integridade dos equipamentos na prpria clnica (sadas, plugs, conexes, controles de potncia, de amplitude de corrente ou voltagem, de freqncia, luzes piloto, medidores de corrente e outros dispositivos de monitorao). Um osciloscpio pode ser usado para verificar as caractersticas de estmulo dos equipamentos. Mandar consertar os assessrios ou controles que no estejam funcionando ou que apresentem falhas intermitentes.

ROTINA DE MANUTENO(Cont.)
Testar periodicamente os aparelhos com um tcnico de sua confiana, para verificar a existncia de correntes de fuga, integridade dos cabos, filtros, sadas do painel do equipamento e transformadores dos aparelhos. Fazer manuteno peridica preventiva dos equipamentos a cada seis meses com tcnico especializado ou na prpria fbrica. Use equipamentos tecnicamente adequados. Note que, com o tempo e com o uso do equipamento, podem ocorrer mudanas nessas caractersticas.

Princpios da Eletroestimulao
Prof Evangileno Leal Fisioterapeuta Crefito 42944F

Pulso ou Impulso
Um impulso eltrico uma descarga de corrente durante um tempo determinado.seus parmetros so: durao,intensidade,forma e frequncia.

Caractersticas do impulso Eltrico


Amplitude de Corrente Tempo de Durao do Pulso Freqncia dos Pulsos Forma de Onda

Amplitude + Durao do Pulso = Intensidade da Corrente


Amplitude de Corrente: Smbolo = i Grandeza = mili-ampres (mA)
Tempo de Durao do Pulso: Smbolo = T Grandeza = micro (s) ou mili (ms) segundos

Amplitude de Corrente ( i - mA )
a medida da magnitude da corrente ou da voltagem. o que chamamos de dose ou intensidade da corrente nos aparelhos. Amplitude mxima normalmente de 80 100 mA, dependendo do tamanho do pulso

Nveis Clnicos de Resposta E.E. Transcutnea de Nervos e Msculos


1-SENSORIAL 2-MOTOR 3-DOLOROSO
Num sistema nervoso ntegro: Amplitude Baixa = Estimulao Sensorial Amplitude Aumenta = Estimulao Motora Amplitude + Alta = Estimulao Dolorosa

Os diferentes tipos de fibras nervosas vo sendo recrutadas em funo da amplitude do estmulo.

Tempo de Durao do Pulso (T ms)


Determina por quanto tempo as cargas eltricas vo passar.
Pode variar de 0.01 ms a 1000 ms

Durao da Fase - Durao do Pulso

Amplitude + Durao Do Pulso = Intensidade da Corrente

Na figura: (E): a amplitude alta, mas o pulso estreito e com grande intervalo entre eles; (D): o contrrio. Nesse ltimo h mais cargas passando, a mdia de corrente maior [a corrente mais forte]

Resumindo
a carga do pulso Amplitude + Durao do Pulso determinam

n e tipo de fibras nervosas recrutadas

Amplitude x Durao do Pulso

Curvas de amplitude x durao do pulso para limiares de excitao das fibras sensoriais, motoras, dolorosas e para msculos com leso nervosa perifrica.

Fases
O termo fase refere-se ao fluxo de corrente unidirecional em um diagrama corrente/tempo.

Um pulso que se afasta da linha de constante zero em apenas uma direo chamado de monofsico

Um pulso que se afasta da linha base em uma direo e depois na direo oposta chamado bifsico.

Formas de pulso
Os mais utilizados so: Quadrados ou retangulares- So considerados impulsos tradicionais,com ascenso brusca respeitando o perodo refratrio da clula,sendo indicado para recrutamento muscular idneo. Senoidais- Diadinmicas unidirecionais e interferencial. Exponenciais de subida progressiva- Usados para estimulao de msculos denervados

Caractersticas descritivas das Formas de Ondas


Caracterstica Designaes comuns

N de fases
Simetria de fases Equilbrio da Carga de fase Forma de onda ou Fase

Monofsica,Bifsica
Simtrica,Assimtrica Equilibrada,Desequilibra da Retangular,quadrada,dent e de serra,triangular,sinusoidal exponencial

Observaes Importantes
Nos pulsos simtricos a alternao negativa igual positiva Nos pulsos balanceados assimtricos os pulsos so diferentes, entretanto as alternaes apresentam valores iguais Nos assimtricos desbalanceados a alternao negativa 50% menor em relao ao valor da positiva..

Eletrodos

a interface entre o estimulador e o tecido humano condutivo

Material e agente acoplador


Eletrodos podem ser de metal ou borracha de silicone. Agente acoplador (esponja + H2O, gis) = diminui a impedncia da pele. Tipo de Eletrodo e de Agente Acoplador: Qual usar? Correntes Bifsicas, T < que 1 ms = eletrodos de borracha de silicone condutiva, acoplados pele atravs de pastas eletrolticas, geis, ou cremes. Correntes Monofsicas, T > que 1 ms = eletrodos metlicos (ligas metlicas, folhas de papel alumnio) ou de borracha, recobertos por esponjas, feltros, tecidos ou algodo molhados em gua corrente ou soluo eletroltica a 10 % de NaCl.

Material e agente acoplador

Os cabos de conexo

Fixao dos Eletrodos


faixas de borracha no condutoras, velcros fitas adesivas (crepe, esparadrapo) saquinhos de areia no muito pesados; geis condutores autoadesivos; as prprias mos do terapeuta.

Tamanho dos Eletrodos


O tamanho dos eletrodos de superfcie relaciona-se com: A impedncia da pele; A densidade total de corrente; A discriminao perceptual das respostas excitatrias; A especificidade da estimulao.

Eletrodos e Impedncia da Pele


Quanto > o eletrodo < a impedncia.
Na prtica clnica: o terapeuta deve primeiro decidir qual a rea alvo de pele que deve ser estimulada para depois decidir qual o tamanho do eletrodo que deve ser usado. Castro 2006

Eletrodos e Densidade de Corrente


Quanto < o eletrodo > a densidade de corrente.
Implicaes Clnicas: - A densidade no deve exceder os limites do desconforto; no usar eletrodos pequenos se a corrente total for alta. - Mesmo com eletrodos do mesmo tamanho o paciente pode referir EE mais sob um dos eletrodos: Aumente o tamanho de um dos eletrodos ou a amplitude. - Se a liberao de corrente do estimulador limitada, reduzir o tamanho dos eletrodos

Eletrodos e Discriminao Perceptual


Eletrodos Grandes produzem uma forte resposta motora sem dor: - minimizam a estimulao dolorosa mas dispersam o fluxo de corrente (estimulao menos especfica). Eletrodos Pequenos eliciam estimulao dolorosa logo aps a excitao motora: - se necessria estimulao dolorosa de pontos gatilhos, usar eletrodos pequenos para minimizar estimulao motora.

Eletrodos e Especificidade da Estimulao


Eletrodos Pequenos = altas impedncias de pele e densidades de corrente. As fibras sensoriais e as de dor so excitadas antes das motoras. Isolam um msculo individual mas a estimulao pode ser dolorosa No eletrodiagnstico: so usados eletrodos puntiformes nos pontos motores para produzir contrao especfica e seletiva de um determinado msculo.

Tcnicas de Colocao dos Eletrodos


Duas tcnicas bsicas: Monopolar e Bipolar. Os termos monopolar e bipolar indicam: - (monopolar) um dos eletrodos colocado sobre a rea alvo e outro maior longe dela; - (bipolar) os dois cabos e seus eletrodos so colocados sobre a rea alvo.

configurao quadripolar de eletrodos: dois eletrodos de 2 circuitos diferentes so posicionados para que as correntes induzidas faam uma interseco geomtrica (IFC endgena).

Classificao da eletroterapia segundo as diferentes frequncias


Eletroterapia de baixa frequncia(at 1000Hz)-onde encontramos as correntes galvnica, fardica, diadinmicas,TENS e FES
Eletroterapia de mdia frequncia (de 1000Hz a 100KHz;ou a 300KHz ou a 500KHz)-entretanto na fisioterapia as frequncias empregadas esto na faixa de 200o at 10000Hz Alta frequncia (>300KHz ou 500KHz)-OC, US, MO.Ondas eletromagnticas obtidas pela transformao da CA de bx frequncia,que produzem calor por converso. Agnes;2005

Bibliografia:
Agnes,Jones E. Eletrotermoterapia teoria e prtica.RS,Ed.orium.2005 Kitchen,Sheila B.Eletroterapia.Prtica baseada em evidncias.SP, Ed. manole.2005 Starkey, Chad.Recursos teraputicos em fisioterapia.SP,Ed manole.2005

Anda mungkin juga menyukai