Anda di halaman 1dari 22

ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO

Objetivos
Entender os principais aspectos relacionados a sistemas de informao; Reviso de conceitos adquiridos anteriormente;

Sistemas de informao

Dado: a expresso em estado bruto e no interpretada de um fato. Como exemplo de dado em uma Empresa citam-se quantidade de produo, custo de matria-prima, nmero de empregados, etc.

Informao
o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decises. Como exemplo de informao em uma Empresa seria o resultado da anlise dos dados, ou seja, capacidade de produo, custo de venda de produto, produtividade do funcionrio etc.

Caractersticas da boa informao:


Precisa (ELSL) - entra lixo, sai lixo Completa - contm todos os fatos importantes Econmico - valor da informao x custo de sua produo Flexvel - pode ser usada para diversas finalidades Confivel - depende da coleta dos dados e das fontes de informao Relevante - Importante para tomada de decises (mais relevante para uns e menos para outros) Simples - Informaes em excesso podem no demonstrar o que realmente importante Em tempo - A informao deve ser enviada a tempo para a tomada de deciso Verificvel - pode ser checada, talvez em vrias fontes

Conhecimento

o corpo ou as regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular os dados, para torn-los teis para uma tarefa especfica. O ato de seleo ou rejeio dos fatos, baseados na sua relevncia em relao s tarefas particulares tambm um tipo de conhecimento usado no processo de converso de dados em informao. O conjunto de dados, regras, procedimentos e relaes que devem ser seguidos para se atingir o valor informacional ou o resultado adequado do processo est contido na base do conhecimento. A organizao ou o processamento dos dados pode ser feito mentalmente, manualmente ou atravs de um computador. A importncia deve ser dada para que os resultados sejam teis e de valor para tomar decises.

Sistema de Informao
Um SI pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informao com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenao, a anlise e o processo decisrio em empresas e outras organizaes. Os sistemas de informao contm informao sobre pessoas, lugares e coisas de interesse no ambiente ao redor da organizao e dentro da prpria organizao. Os sistemas de informao essencialmente transformam a informao em uma forma utilizvel para a coordenao de gerentes a tomar decises, analisar e visualizar assuntos complexos resolver outros tipos de problemas. Os sistemas de informao fazem isso atravs de um ciclo de trs atividades bsicas: entrada, processamento e sada. (LAUDON)

Caractersticas dos Sistemas de Informao

1. Produzir informaes realmente necessrias, confiveis, em tempo hbil e com custo condizente, atendendo aos requisitos operacionais e gerenciais de tomada de deciso. 2. Ter por base diretrizes capazes de assegurar a realizao dos objetivos, de maneira direta, simples e eficiente. 3. Integrar-se estrutura da organizao e auxiliar na coordenao das diferentes unidades organizacionais (departamentos, divises, diretorias, etc.) por ele interligado. 4. Ter um fluxo de procedimentos (internos e externos ao processamento) racional, integrado, rpido e de menor custo possvel. 5. Contar com dispositivos de controle interno que garantam a confiabilidade das informaes de sada e adequada proteo aos dados controlados pelo sistema. 6. Ser simples, seguro e rpido em sua operao.

Sistemas informatizados
Sistemas informatizados so sistemas de informao (SI) nos quais existe o uso de um computador. Assim, um caixa de supermercado, que um SI, pode ser informatizado se fizer uso de um computador ou no ser informatizado - se usar somente uma caixa registradora manual. Diversos sistemas, informatizados ou no, so utilizados por uma empresa tpica, por exemplo: folha de pagamento; contas a pagar contas a receber controle de estoque sistema de divulgao, comunicao empresaria e marketing cadastro de clientes, etc...

Sistema de Informaes Gerenciais (SIG) o processo de transformao de dados em Informaes que so utilizadas na estrutura decisria da empresa, bem como proporcionam a sustentao administrativa para otimizar os resultados esperados. O sistema de informao de maior utilidade para ns o das empresa: todas as empresas possuem funcionrios que tratam e ligam dados e informaes.

VDEO

Os sistemas classificam-se em: - sistemas de apoio s operaes: so sistemas processadores de transaes, ou seja, so redes de procedimentos rotineiros que servem para o processamento de transaes recorrentes, como folha de pagamento,processamento de pedidos, faturamento, contas a pagar e receber; - sistemas de apoio deciso ou gesto: existem para auxiliar processos decisrios e podem ter uma assistemtica freqncia de processamento.

Componentes de um SI :

Aplicaes-Chaves na Organizao:
Sistemas Nvel-Operacional - suporte aos gerentes organizacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organizao. - TPS ou SPT (Sistemas de Processamento de Transaes Transaction Processing Systems)

Sistemas Nvel-Gerenciamento suporte ao monitoramento, controle, tomada de decises e atividades administrativas de gerentes middle. - DSS ou SAD (Sistemas de Suporte a Deciso - Decision Support Systems) - MIS ou SIG (Sistemas de Informaes Gerenciais Management Information Systems)

Sistemas Nvel-Estratgico - auxiliam gerentes seniores a manipular e situar questes estratgicas e tendncias de longo-prazo, ambas na organizao e no ambiente externo. - ESS (Sistemas de Suporte Executivo - Executive Support Systems). Sistemas Nvel-Conhecimento - suporte ao negcios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organizao controlar o fluxo de papis. - KWA (Sistemas de Conhecimento do Trabalho - Knowledge Work Systems) OAS (Sistemas de Automao de Escritrio - Office Automation Systems) - Data Warehouse (organizar dados corporativos) - Data Mining - Minerao de dados - Workflow definido como uma coleo de tarefas organizadas

A empresa como sistema:

PROBLEMAS NA UTILIZAO DOS SISTEMAS DE INFORMAO

1. A tecnologia de hardware est mudando muito rapidamente, muito mas rpido do que o software ou as pessoas.
2. A produtividade ainda no respondeu aos enormes investimentos feitos em tecnologia da informao. 3. As organizaes no mudam facilmente, embora devessem, para fazer um uso otimizado da nova tecnologia.

4. E as pessoas muitas vezes devem trabalhar com sistemas pouco prticos, sob presso, em situaes que no haviam sido previstas ou testadas pelos projetistas do sistema, ou precisam de orientaes mais claras do ponto de vista tico.

Anda mungkin juga menyukai