Anda di halaman 1dari 12

Conceitos e Definies

Criao de valores estticos (beleza, equilbrio, revolta) que sintetizam suas emoes, sua histria, seus sentimentos, sua cultura

o conjunto de procedimentos utilizados pra realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.
a atividade humana que busca no somente o assim chamado belo, mas o prazer esttico, esse desejo humanssimo de coisas e sensaes que nos suscitam assentimento, acordo com o nosso pensamento, grato momento de simpatia, comoo, desejo de bem, vida feliz e racionalizaao de finalidades. Pietro Maria Bardi

Segundo Benedito Croce a arte fica perfeitamente definida como o produto de uma intuio.
Herbet Head acrescenta que a arte tem como princpio a vontade de formar (numa definio mais prtica do que terica) a partir da intuio sendo declarado a produo e ate mesmo o julgamento da arte como processo da intuio.

A arte d-se da interao do homem com: FORMAS, SUPERFCIES E MASSAS tendo como resultado a sensao do agradvel BELEZA - a unidade de relaes formais entre nossas percepes sensoriais.

Algo pode ser medido com belo a partir: - de um momento histrico - da sociologia (cultura) - e da idealizao humana (renascena) a beleza est intimamente ligada a harmonia observao de propores. (Seco urea)

A BUSCA PELA BELEZA a distoro da realidade

Afrodite de Melos

A flagelao de Jesus

A BUSCA PELA BELEZA a distoro da realidade


ORIGINALIDADE

VISAO DO MUNDO PERCEPTIVO DO ARTISTA


SENSIBILIDADE

Alegria de Viver Matisse

Se apresenta sob variadas formas: a plstica, o cinema, o teatro, a dana, a msica e a arquitetura., etc. Pode ser percebida de trs maneiras:
Escultura

ARTE DA VISTA

Pintura Arquitetura Poesia

ARTE DO OUVIDO

Msica

Dana

ARTE MISTA

Audio -visual

Fazer repensar o nosso posicionamento scio- cultural e artstico.


Referendar marcas de um dado tempo atravs dos artefatos deixados pelos antepassados, incitando dessa forma uma anlise crtica da evoluo da sociedade em que est inserida.

Estud -la significa entender as principais correntes histricas da crtica da arte, o estudo dos objetos artsticos, buscando a arte na relao homem x mundo, pensando e analisando os movimentos cultural-artsticos e estticos de diversos tempos e sociedades, criando desta forma um conhecimento significativo sobre a humanidade.

O artista aquele que cria objetos para: - satisfazer as suas necessidades prticas - arte utilitria. - subsidiar o pensamento da humanidade.

- esteriotipar smbolos (crenas, cultura, e linguagem visual). - estimular e distrair a si e aos outros
- explorar novas formas e de interpretar ou reinventar o cotidiano atravs de objetos e cenas.

Web site: www.historiadaarte.com.br


READ, Herbert. O Sentido da Arte -Esboo da Histria da arte, principalmente da pintura e da escultura, e das bases dos julgamentos estticos.trad. E. Jacy Monteiro. 4. ed, IBRASA, So Paulo, 1978.

Anda mungkin juga menyukai