Anda di halaman 1dari 36

Disciplina: RH Tema: Reflexes sobre a(s) Psicologia(s) com enfoque Organizacional

Prof.Esp. Karine Paro

O Que P s i c o l o g i a ?

A psicologia usada no nosso cotidiano com vrios sentidos.

Ser essa a psicologia dos Psiclogos??

Cincia X Senso Comum


Cincia e realidade cotidiana;
O cotidiano e o conhecimento cientfico se

aproximam e se afastam constri o


conhecimento cientfico sobre o real;

Conhecimento Acumulado passado de


gerao para gerao; Teoria simplificada viso-demundo;

O que Senso Comum?


esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia.

O que Cincia?
A cincia compe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemtica e controlada, para que se permita a verificao de sua validade. Dessa forma o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido... Suas concluses devem ser passveis de verificao e isentas de emoo, para, assim, tornarem-se vlidas para todos.

Objeto de Estudo da Psicologia:


Num sentido geral o HOMEM.
Mais que homem este?

um homem bio-psico-social-espiritual, determinado pelas condies histricas e sociais que o cercam. o homem em todas as suas expresses, as visveis e as invisveis; as singulares e as genricas; o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ao.

Subjetividade

A Subjetividade a sntese singular e individual que cada um de ns vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experincias da vida social e cultural; ela nos identifica, de um lado, por se nica, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem so experienciados no campo comum da objetividade social. a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. o que constitui o nosso modo de ser.

diversos homens inseridos num contexto. estuda os fenmenos psquicos e do pensamento, conhece e estuda o comportamento humano e o que motiva o comportamento, a fim de buscar recursos no auxlio de seres humanos que necessitam de ajuda. Enfim, investiga tudo aquilo que permeia o cotidiano do ser humano

A Psicologia a cincia que estuda os

A Psicologia e o Misticismo
A Psicologia v o homem no s como autnomo, capaz de se responsabilizar pelo seu prprio desenvolvimento e pela sua vida que se constitui a partir de sua relao com o mundo social e cultural, mas tambm, um homem sem destino pronto, que constri seu futuro ao agir sobre o mundo. As prticas msticas no so construdas no campo da cincia, a partir do mtodo e princpios cientficos;

Cada homem pode participar na construo do seu destino e de sua coletividade.


Segundo Guimares Rosa: O importante e bonito do mundo isso: que as pessoas no esto sempre iguais, ainda no foram terminadas, mas que elas vo sempre mudando. Afinam e desafinam.

reas de Atuao do Psiclogo:


Clnica; Social Comunitria; Hospitalar; Escolar; Do Trnsito; Esportiva; Ambiental; Experimental; Forense (Jurdica) Organizacional e do Trabalho;

A Psicologia no Mundo do Trabalho


Colabora com a compreenso:
Do Indivduo;

Relaes Humanas Grupos, Equipes e Times; Reflexos no ambiente Organizacional.

O que Organizao?
Segundo Robins (1999) ... uma unidade social, coordenada conscientemente, composta de uma ou mais pessoas e que funciona numa base relativamente contnua para atingir objetivos.

RECURSOS DA ORGANIZAO

Os recursos so os meios que as

organizaes possuem para realizar suas


tarefas e atingir seus objetivos. Para Chiavenato (2003), uma organizao pode ser pequena e simples ou grande e extremamente complexa,

que existir dois tipos de elementos


comuns a todas elas: as pessoas e os recursos no-humanos.

Para Milcovich e Boudreau (2000), a organizao um tipo de empreendimento social do qual se renem recursos variados para atingir determinados objetivos, no entanto, os recursos humanos um dos meios mais eficazes atravs da combinao de suas capacidades e de seus recursos pessoais para realizar tarefas e atingir objetivos organizacionais e pessoais. So eles que trazem brilho para a empresa, uma vez que so as pessoas que planejam e produzem os produtos e servios, controlam a qualidade, vendem os produtos, alocam recursos financeiros e estabelecem as estratgias e objetivos para a organizao. Neste sentido, sem pessoas eficazes, impossvel para qualquer empresa atingir seus objetivos.

Sub-sistemas de Recursos humanos


SUPRIMENTO

CONTROLE

RH

DESENVOLVIMENTO

MANUTENO

APLICAO

SUB-SISTEMA SUPRIMENTO
PESQUISA DE MERCADO

RECRUTAMENTO
SELEO INTEGRAO

SUB-SISTEMA DESENVOLVIMENTO
TREINAMENTO;

DESENVOLVIMENTO;
DESENVOLVIMENTO

ORGANIZACIONAL.

SUB-SISTEMA APLICAO

ANLISE E DESCRIO DE CARGOS;

PLANO DE CARREIRA;

AVALIAO DE DESEMPENHO

SUB-SISTEMA MANUTENO
ADMINISTRAO DE SALRIOS;

PLANO DE BENEFCIOS SOCIAIS;


HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO; RELAES TRABALHISTAS.

SUB-SISTEMA CONTROLE

BANCO DE DADOS;

SISTEMA DE INFORMAO;

AUDITORIA.

Fatores Importantes para o SUCESSO da Organizao


Cultura Organizacional:
o conjunto de valores em vigor numa empresa, suas relaes e sua hierarquia, definindo os padres de comportamento e de atitude que governam as aes e decises mais importantes da administrao (Lacombe, 2005)

Importncia da Cultura Organizacional


Filtra o ambiente externo, provendo um foco sobre os itens relevantes e oferecendo solues pr-definidas; Controla a ansiedade dos indivduos no grupo em relao s ameaas exteriores; Orienta as pessoas em suas aes, decises e comportamentos e tambm facilitadora para o ajuste mtuo; Distingue a organizao das demais, criando sentimento de harmonia e pertencimento, com valores Compartilhados e compartilhamento com objetivos organizacionais;

Viso:
o que vislumbramos de como ser a empresa no futuro, para tanto necessrio definirmos onde queremos chegar, e uma vez determinado, ele deve ser divulgado a todos os nveis da empresa, contribuindo assim para o alcance do que foi proposto. Ex. "Ser a empresa de alimentos mais competitiva do setor no mundo em solues de agregao de valor (Sadia)

Misso:
Traduz todas as reais aspiraes, competncias e compromissos que temos perante nossos clientes internos e externos, fornecedores e comunidade em geral.
Ex. Refrescar o mundo - em corpo, mente e esprito;

Inspirar momentos de otimismo - atravs de nossas marcas e aes e Criar valor e fazer a diferena onde estivermos, em tudo o que fizermos (Coca-Cola)

Valores:
Refletem a viso de como a empresa ir operar e ser reconhecida, tornando-se um referencial na criao de um ambiente que favorea o enfrentamento s mudanas e aos desafios que a esto e os que viro. so apenas comportamentos especficos, prticos, e descritveis. As pessoas devem ser capazes de usa-los como instrumento.
Ex. Fazer com Amor, Transparncia, Lealdade, Justia, Inovao, tica e Humildade (Martins)

Para Chiavenato (2003), toda organizao precisa de alguma finalidade, de alguma noo sobre os porqus de sua existncia e do que ela deseja realizar. Suas metas, seus objetivos e a espcie de ambiente que quer criar para os participantes, dos quais depende para consecuo de seus fins precisam ser definidos. "Sem noes sobre sua finalidade e direo, ela flutuara ao sabor dos ventos" (p. 45)

As organizaes so compostas de pessoas que trazem para o ambiente de trabalho todo o seu jeito de ser, sentir e viver. So motivaes diferentes, habilidades e aptides diversas, competncias distintas que precisam conviver e produzir. Desconsiderar essas questes impede a viso acurada da organizao e impossibilita qualquer ao para a melhora dos modelos de gesto de pessoas. (Casado, 2002)

A empresa faliu ... e agora ??? O diretor da empresa, convocou uma reunio com todos os seus funcionrios e comunicou a seguinte notcia: A partir deste momento, esta empresa estar com as suas "portas fechadas". A empresa acabou de falir. O culpado desta falncia tambm acabou de falecer. Um funcionrio pergunta: - Mas ... quem morreu ???

O "defunto" que faliu a empresa ...

O Diretor responde: O velrio ser amanh, aqui na empresa. Quem quiser conhecer o "defunto", desde j esto convidados. Todos os funcionrios ficaram estarrecidos com a notcia ... No dia seguinte, havia uma enorme fila. Todos os funcionrios estavam ali, inclusive o pessoal de gerncia e superviso, para conhecer o infeliz "defunto".

Chegou a hora ... O primeiro olha o caixo ... olha novamente ... bota a mo no queixo e saiu pensativo. O segundo, arregala seus olhos e no consegue esconder seu espanto. O terceiro ... e assim todos sustentaram esse clima. Afinal ... quem estava no caixo ???

Um espelho !!! ... Moral da histria: Do faxineiro ao diretor, todos tm a cumplicidade com estado de sade de uma empresa

Atividade:
A proposta que vocs criem em grupo uma empresa!!! Esta empresa deve ter: Nome: nome fantasia Segmento: setor de atuao Slogan: Frase que anuncia a empresa Histrico: falar sobre o percurso da empresa at hoje (n de funcionrios, ano de fundao, outras unidades...) Viso: Futuro Misso: Compromisso Valores: Comportamentos
BOM TRABALHO!!!!

Com atuao de destaque no Pas desde 1942, a Diviso Brasil a terceira maior operao da Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil composto pela Coca-Cola Brasil e 17 grupos empresariais independentes, chamados de fabricantes autorizados, alm da Minute Maid Mais e da Leo Junior, que elaboram o produto final em suas 41 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Esta estrutura absorve cerca de 34 mil colaboradores diretos e gera mais de 310 mil empregos indiretos. Os fabricantes autorizados tm um contrato atravs do qual se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-Cola Brasil, observando o rigoroso padro de qualidade mundial, que marca registrada da empresa. As fbricas do Sistema Coca-Cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regies do Pas, garantindo o abastecimento de cerca de um milho de pontos de venda, para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas no-alcolicas, que inclui guas, sucos, refrigerantes, chs, achocolatado, energticos e isotnicos.

Coca-Cola

Anda mungkin juga menyukai