Anda di halaman 1dari 18

MQUINAS TRMICAS

HISTRICO DAS MQUINAS TRMICAS


No sculo passado, os cientistas estabeleceram de forma definitiva que o calor uma forma de energia No entanto, na Antiguidade j se sabia que o calor pode ser utilizado para produzir vapor e que este, por sua vez, poderia ser utilizado para realizar trabalho mecnico As primeiras mquinas do sculo XVIII tinham rendimentos muito baixos, ou seja, consumiam grandes quantidades de combustvel e pequenos trabalhos. realizavam

DEFINIO
Mquinas trmicas so mquinas que realizam trabalho e lidam com a variao de temperatura. Normalmente, as mquinas trmicas retiram calor da fonte quente e transferemno para a fonte fria, o que define sua eficincia. Uma mquina trmica tem maior eficincia se transforma mais calor em trabalho, transferindo, portanto, menos calor na fonte fria.

Foi por volta de 1770 que o inventor escocs James Watt apresentou um modelo de mquina que substituiu as mquinas que at ento existiam, pois era mais eficiente e apresentava enormes vantagens.

JAMES WATT

MQUINA DE JAMES WATT

HISTRIA DOS MOTORES


A teoria fundamental do motor de dois tempos foi estabelecida por Nicolas Diogo Lonard Sadi Carnot (Frana, 1824), enquanto a patente pelo primeiro motor combusto interna foi desenvolvida por Samuel Morey (Estados Unidos, 1826).

Nicolas Diogo Lonard Sadi Carnot 1796 - 1832

Samuel Morey 1762 - 1843

CICLO DE CARNOT
O rendimento de uma mquina trmica dado pelo quociente do trabalho pela energia til, onde o trabalho definido pela diferena entre a energia til e a energia dissipada.

Exemplo: Em uma locomotiva a vapor, a caldeira representa a fonte quente, de onde retirada uma certa quantidade de calor. Parte dessa energia trmica, denominada energia til, convertida em trabalho mecnico. A outra parte dessa energia, chamada energia dissipada, jogada para a atmosfera, que, nesse caso, possui o papel de fonte fria.

RENDIMENTO DE UMA MQUINA TRMICA


Rendimento da Maquina (r)
r = W / Q1

Rendimento da Maquina em % (r)


r = (1 - Q2 / Q1) x 100%

Trabalho (W)
T = Q1 Q2

Onde: r rendimento Q1 Energia til T Trabalho Q2 Energia dissipada

No Ciclo de Carnot, o quociente da energia dissipada pela temperatura da fonte fria igual ao quociente da energia til pela temperatura da fonte quente. Ou seja, os calores trocados pelas fontes quente e fria so proporcionais s temperaturas das fontes quente e fria. Q2 / Q1 = T2 / T1 Onde: Q1 Energia til Q2 Energia Dissipada T1 - Temperatura da Fonte quente T2 Temperatura da Fonte Fria

EFICINCIA DE MQUINAS TRMICAS


A eficincia de um motor trmico definida como a razo entre o trabalho por ele realizado e o calor por ele recebido durante um ciclo completo de seu funcionamento

e
e Eficincia t Trabalho Realizado Q1 Energia til

Q1

onde;

EXEMPLO 1
Qual o rendimento mximo terico de uma mquina vapor, cujo fluido entra a 560C e abandona o ciclo a 200C?

EXEMPLO 2
O esquema a seguir representa trocas de calor e realizao de trabalho em uma mquina trmica. Os valores de T1 e Q2 no foram indicados, mas devero ser calculados durante a soluo desta questo. Considerando os dados indicados no esquema, se essa mquina operasse segundo um ciclo de Carnot, determine a temperatura T1 da fonte quente,em Kelvins.

EXEMPLO 3
Considere um motor que recebe 440 J de calor por ciclo, que tem uma eficincia de 30% e que completa um ciclo de funcionamento a cada 0,02 segundos. Determine a potncia fornecida por esse motor.

EXEMPLO 4
(Petrobras Br ) Um sistema termodinmico realiza o
ciclo ABCA representado a seguir. Determine o trabalho realizado pelo sistema no ciclo, em Joules.

Em 1867, Nikolaus Otto desenvolveu o primeiro motor atmosfrico. Logo aps, unindo esforos com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, desenvolveram o primeiro motor quatro tempos.

Nikolaus Otto 1832 - 1891

Anda mungkin juga menyukai