Anda di halaman 1dari 72

I.

HISTRIA DOS PRINCPIOS HERMENUTICOS ENTRE OS JUDEUS

A. Definio de histria da Hermenutica


Uma histria de princpios hermenuticos tenta responder a trs perguntas: 1) Qual a viso predominante com respeito Escritura? 2) Qual foi o conceito de mtodo de interpretao prevalecente? 3) Quais foram as qualidades consideradas essenciais ao intrprete da Bblia?

B. Princpios de interpretao entre os judeus

1. Os judeus palestinos
Respeitavam a Bblia como a Palavra infalvel de Deus. At as letras eram sagradas e seus copistas as contavam. Estimavam muito mais a Lei do que os Profetas e os Escritos Sagrados. Diferenciavam o sentido literal da Bblia (Peshat) e sua exposio exegtica (midrash). Esta se dividia em duas categorias: 1) interpretaes de carter legal (Halakhah) e 2) interpretaes de uma tendncia mais edificante e livre (Haggadah).

A fraqueza dos escribas: exaltar a Lei Oral. Esta serviu como meio para deixar de lado a Lei Escrita. Rf. Mc 7.13.

2. Os judeus alexandrinos
Sua interpretao era determinada mais ou menos pela filosofia de Alexandria (Berkhof, p.16). Adotavam o princpio fundamental de Plato de que no se deveria acreditar em nada que fosse indigno de Deus. E sempre que encontravam coisas no AT que no estavam de acordo com a sua filosofia e que ofendiam seu senso de adequao, se valiam das interpretaes alegricas (Berkhof, p.16.

O grande mestre Filo (10 a.C-50 d.C) no rejeitou completamente o sentido literal das Escrituras, mas o considerou como uma concesso aos fracos. O significado escondido era o que tinha grande importncia.

Filo nos deixou alguns princpios de interpretao:


Negativamente, ele diz que o sentido literal deve ser excludo sem alterao: se alguma coisa dita for indigna de Deus ento uma contradio estaria envolvida e a prpria Escritura alegoriza.

Positivamente, o texto deve ser alegorizado quando:


as expresses forem dbias: palavras suprfluas forem usadas; houver uma repetio de fatos j conhecidos; uma expresso for variada; houver o emprego de sinnimos; um jogo de palavras for possvel em qualquer uma de suas variedades; as palavras admitirem uma pequena alterao; a expresso for rara; e houver qualquer coisa anormal no nmero ou tempo do verbo.

3. Os caratas
Essa seita, fundada por Anan ben David por volta de 800 d.C, foi denominada de protestantismo do judasmo. Representavam um protesto contra o rabinismo influenciado pelo maometismo. Seu princpio fundamental era considerar a Escritura como uma autoridade nica em matria de f. Ou seja, exigiam uma desconsiderao da tradio oral e da interpretao rabnica, e requeriam um estudo novo e cuidadoso do texto da Escritura. A fim de refut-los, os rabinos empreenderam um estudo semelhante e o resultado desse conflito literrio foi o texto Massortico.

4. Os cabalistas
O movimento cabalista do sculo 12 procedia na suposio de que todo o Massorah, at mesmo os versos, palavras, letras, sinais de vogais e acentos, tinham sido dados a Moiss no Monte Sinai; e que os nmeros das letras, cada uma delas, a transposio, a substituio, tinham um poder especial e at mesmo sobrenatural.

II. HISTRIA DOS PRINCPIOS HERMENUTICOS NA IGREJA CRIST

A. O perodo patrstico
Na patrstica, o desenvolvimento dos princpios hermenuticos est associado a trs diferentes centros da vida da igreja.

1. A escola de Alexandria
No incio do sculo terceiro d.C., de modo especial, a escola de Alexandria influenciou a interpretao bblica. Essa cidade foi um importante local de aprendizado, onde religio judaica e filosofia grega (Neoplatonismo e Gnosticismo) se encontraram e exerceram influncia uma sobre a outra. A interpretao alegrica foi o mtodo natural para harmoniz-las.

Clemente de Alexandria (150-215)


Foi o primeiro a aplicar o mtodo alegrico interpretao do NT assim como do AT. Para ele, o sentido literal s poderia fornecer uma f elementar, enquanto o sentido alegrico conduziria a um conhecimento real.

Orgenes (185-253)
Superou seu mestre, Clemente, em erudio e influncia. Foi o maior telogo de seu tempo. Mas seu mrito permanente est mais na sua obra de crtica textual do que de interpretao bblica.

Em uma de suas obras, forneceu uma teoria detalhada de interpretao. O princpio fundamental dessa obra que o significado do Esprito Santo sempre simples e claro e digno de Deus. Tudo que parece obscuro e imoral e inconveniente na Bblia serve simplesmente como incentivo para transcender ou passar alm do sentido literal. Orgenes considerava a Bblia como um meio para a salvao do homem; porque, de acordo com Plato, o homem consiste de trs partes corpo, alma e esprito ele aceitava um sentido trplice, a saber, o literal, o moral e o mstico ou alegrico. Na sua prxis exegtica, preferia desconsiderar o sentido literal da Escritura, referia-se raramente ao sentido moral e usava constantemente a alegoria uma vez que s ela produziria o conhecimento real.

2. A escola de Antioquia
Foi fundada provavelmente por Doroteu e Lcio prximo do fim do sculo terceiro, embora alguns considerem Diodoro como seu fundador. Este escreveu um tratado sobre os princpios de interpretao, porm seu maior feito consiste de dois ilustres discpulos, Teodoro de Mopsustia e Joo Crisstomo.

Esses dois homens diferiam grandemente em todos os aspectos. Teodoro mantinha concepes um tanto liberais a respeito da Bblia, enquanto Joo tratava a Bblia como a infalvel Palavra de Deus. A exegese do primeiro era intelectual e dogmtica; a do ltimo, espiritual e prtica. Um era famoso como crtico e intrprete; o outro, embora fosse hbil exegeta, ofuscou todos os seus contemporneos como um orador de plpito. Por essa razo, Teodoro foi intitulado o Exegeta, enquanto Joo chamado de Crisstomo (boca de ouro). Eles chegaram perto de desenvolver a exegese verdadeiramente cientfica, ao reconhecerem, como o fizeram, a necessidade de determinar o sentido original da Bblia. Eles no somente davam grande valor ao sentido literal da Bblia, mas, rejeitavam o mtodo alegrico.

3. O tipo de exegese ocidental


Um tipo intermedirio de exegese surgiu no Ocidente. Ele abrigava alguns elementos da escola alegrica de Alexandria, mas tambm reconhecia alguns dos princpios da escola Siraca. Seu aspecto mais caracterstico foi a promoo da autoridade da tradio e da Igreja na interpretao da Bblia. Era atribudo ao ensino da Igreja no campo da exegese um valor normativo. Esse tipo de exegese foi representado por Hilrio e Ambrsio, mas especialmente por Jernimo e Agostinho.

Jernimo (345-420)
Famoso pela traduo da Vulgata. Era familiarizado com as lnguas bblicas. Sua obra no campo exegtico consiste de um grande nmero de notas lingsticas, histricas e arqueolgicas.

Agostinho (354-431)
No foi um exegeta e teve deficincias lingsticas. Ele foi grande em sistematizar as verdades da Bblia, mas no na interpretao da Escritura (p.ex., iustificare). Seus princpios hermenuticos, em De Doctrina Christiana, eram melhores que sua exegese.

Agostinho advogava que um intrprete deveria ser filolgica, crtica e historicamente equipado para sua tarefa e, acima de tudo, que tivesse amor pelo seu autor (Berkhof, p.21). Enfatizou a necessidade de se ter considerao pelo sentido literal e de basear o alegrico sobre ele; mas, ao mesmo tempo, entregou-se livremente interpretao alegrica (Berkhof, p.21). Nos casos em que o sentido da Escritura era duvidoso, opinava decididamente pela regula fidei, a qual ele considerava uma declarao de f sucinta da Igreja.

Infelizmente, Agostinho adotou um sentido qudruplo da Escritura: histrico, etiolgico, analgico e alegrico. E foi particularmente nesse aspecto que ele influenciou a interpretao da Idade Mdia.

B. O perodo da Idade Mdia

Nesse perodo, muitos, at mesmo do clero, viviam em profunda ignorncia bblica. A Bblia era considerada um livro de mistrios, os quais s poderiam ser entendidos de maneira mstica.

O sentido qudruplo da Escritura (literal, tropolgico, alegrico e analgico) era geralmente aceito, e o princpio de que a interpretao da Bblia tinha de se adaptar tradio e doutrina da Igreja tornou-se estabelecido.

Reproduzir os ensinos dos Pais e descobrir os ensinos da Igreja na Bblia eram considerados o pice da sabedoria.

Hugo de So Vtor disse: Aprenda primeiro as coisas em que voc deve crer e, ento, v Bblia para encontr-las l (apud Berkof, p.22).
Nem um nico princpio hermenutico foi desenvolvido nessa poca, e a exegese estava de mos e ps atados pela tradio oral e pela autoridade da igreja (apud Berkof, p.22).

C. O perodo da Reforma

O que Leonardo da Vinci e a sua Mona Lisa, Miguel de Cervantes e o seu Dom Quixote de La Mancha e William Shakespeare e os seus Romeu e Julieta tm em comum?

Todos eles pertencem a um perodo entre os sculos XV e XVI, onde a produo artstica e literria foi to intensa e variada que recebeu o nome de Renascimento.

A Renascena foi de grande importncia para o desenvolvimento dos princpios sadios da hermenutica.

A Renascena chamou a ateno para a necessidade de se voltar ao original.


Reuchlin e Erasmo, os dois olhos da Europa, insistiram em que os intrpretes da Bblia tinham o dever de estudar a Escritura nas lnguas em que haviam sido escritas. Alm disso facilitaram grandemente esse estudo: o primeiro pela publicao de uma Gramtica Hebraica e um Lexicon Hebraico; o ltimo pela publicao da primeira edio crtica do NT em grego.

Os reformadores criam na Bblia como sendo a Palavra inspirada de Deus. Mas, por mais estrita que fosse sua concepo de inspirao, concebiam-na como orgnica ao invs de mecnica.
Eles consideravam a Bblia como a autoridade suprema e como corte final de apelo em disputas teolgicas.

Em oposio infalibilidade da Igreja, colocaram a infalibilidade da Palavra. A igreja no determina o que a Escritura ensina, mas a Escritura determina o que a Igreja deve ensinar.

O carter essencial de sua exegese era o resultado de dois princpios fundamentais:

1) Scriptura Scripturae interpres, isto , a Escritura a interprete da Escritura;


2) omnis intellectus ac expositio Scripturae sit analogia fidei, isto , todo o entendimento e exposio da Escritura deve estar em conformidade com a analogia da f. Para eles, a analogia fidei igual analogia Scripturae, isto , o ensino uniforme da Escritura.

1. Martinho Lutero
Traduziu a Bblia para o vernculo alemo. Tambm se empenhou no trabalho da exposio, embora somente em uma extenso limitada. Suas regras de hermenutica eram muito melhores do que a sua exegese.

Embora no desejasse reconhecer nada alm do sentido literal e falasse desdenhosamente da interpretao alegrica, no se afastou inteiramente do mtodo desprezado.

Alguns de seus princpios hermenuticos:


Defendeu o direito do julgamento particular; Enfatizou a necessidade de se levar em considerao o contexto e as circunstncias histricas; Exigia f e discernimento espiritual do intrprete;

Desejava encontrar Cristo em todas as partes da Escritura.

2. Felipe Melanchthon
Foi a mo direita de Lutero. Seu grande talento e conhecimento extensivo de grego e hebraico, estavam bem adaptados para transform-lo num intrprete admirvel.

Melanchton procedia segundo os princpios sadios de que...


(a) a Escritura deve ser entendida gramaticalmente antes de ser entendida teologicamente;
(b) a Escritura tem apenas um sentido claro e simples.

3. Joo Calvino
Por consenso, o maior exegeta da Reforma. Suas exposies cobrem quase todos os livros da Bblia. Os princpios fundamentais de Lutero e Melanchton tambm foram os seus, e ele os superou ao conciliar sua prtica com sua teoria.

Para Calvino, o mtodo alegrico era um artifcio de Satans para obscurecer o sentido da Escritura. Ele acreditava firmemente no significado simblico de muito do que se encontra no AT, mas no compartilhava da mesma opinio de Lutero de que Cristo deveria ser encontrado em todas as partes da Escritura. Ele reduziu o nmero de Salmos que poderiam ser reconhecidos como messinicos.

Calvino insistiu no fato de que os profetas deveriam ser interpretados luz das circunstncias histricas. Para ele, a excelncia primeira de um expositor consistia de uma brevidade lcida. Ele considerava que a primeira funo de um intrprete deixar o autor dizer o que ele diz, ao invs de atribuir a ele o que pensamos que ele deveria dizer.

4. Os catlicos romanos
Esses no fizeram nenhum progresso exegtico durante o perodo da Reforma. No admitiam o direito do julgamento particular e defendiam a posio de que a Bblia deve ser interpretada em harmonia com a tradio.

O Conclio de Trento enfatizou:


Toda a autoridade da tradio eclesistica deve ser mantida; Toda a autoridade suprema tinha de ser atribuda Vulgata; Era preciso harmonizar a prpria interpretao com a autoridade da igreja e do consenso unnime dos Pais da igreja.

D. O perodo do confessionalismo

Aps a Reforma, tornou-se evidente que os Protestantes no tinham removido o velho fermento. Teoricamente, retiveram o princpio sadio: Scriptura Scripturae interpres. Mas, embora recusassem sujeitar sua exegese ao domnio da tradio e da doutrina da igreja como formulada pelos conclios e papas, corriam o perigo de escraviz-los aos Padres Confessionais da igreja.

A exegese se tornou a serva do dogmatismo e degenerou em mera pesquisa de textosprova (Berkhof, p.26).

Algumas reaes ao confessionalismo:

1. Os socinianos
No promoveram nenhum princpio hermenutico, mas toda sua exposio partia do pressuposto de que a Bblia devia ser interpretada de um modo racional. A Bblia no podia conter nada que estivesse em contraposio razo, ou seja, no pudesse ser compreendida racionalmente.

Consequentemente, rejeitaram as doutrinas da Trindade, da Providncia e das duas naturezas de Cristo.

2. Coccejus
Esse telogo holands estava insatisfeito com o mtodo vigente de interpretao. Sentia que os que consideravam a Bblia como uma coleo de textos-prova falhavam em fazer justia Escritura como um organismo, do qual diferentes partes eram tipicamente relacionadas entre si.

O princpio fundamental de Coccejus era o de que as palavras da Escritura expressavam tudo o que podiam expressar em todo o discurso; ou, como ele diz: O sentido das palavras na Bblia to amplo que contm mais do que um pensamento e, alm disso, algumas vezes at mesmo uma multiplicidade de pensamentos, passveis de deduo por um intrprete experiente da Escritura.

3. Os pietistas
Insistiam no estudo da Bblia em suas lnguas originais e sob influncia esclarecedora do Esprito Santo. Por buscarem apenas a edificao em suas exposies, isso os levou a um desprezo pela cincia.

Na viso pietista:
O estudo gramatical, histrico e analtico da Palavra de Deus simplesmente favorecia o conhecimento do invlucro externo dos pensamentos divinos, enquanto o estudo porismtico (aquele que tira concluses para repreenso) e prtico (que consiste em orar e lamentar) penetravam no cerne da verdade.

Rambach e Francke foram, dois dos mais eminentes representantes dessa escola, foram os primeiros a insistir na necessidade da interpretao psicolgica, no sentido de que os sentimentos do intrprete deveriam estar em harmonia com os do escritor que ele queria entender. As tendncias msticas desses intrpretes os levavam a descobrir uma nfase especial onde nada existia.

E. O perodo crtico-histrico

Algumas caractersticas:
Se o perodo precedente j tinha testemunhado alguma oposio interpretao dogmtica da Bblia, nesse perodo o esprito de reao ganhou lugar de proeminncia no campo da Hermenutica e da Exegese. Vises amplamente divergentes foram expressas a respeito da inspirao da Bblia, mas todas elas negavam a inspirao verbal e a infalibilidade da Escritura.

O elemento humano na Bblia foi enfatizado muito mais do que havia sido anteriormente e encontrou reconhecimento geral; aqueles que acreditavam no fator divino refletiram sobre a relao mtua do humano e divino.
Foi exposto como uma conditio sine qua non o fato de que o exegeta deveria ser sem pressupostos e inteiramente livre do dogmatismo confessional.

Tornou-se princpio estabelecido o fato que a Bblia deveria ser interpretada como qualquer outro livro. O elemento especial divino da Bblia foi desacreditado de forma geral e o intrprete se limitava discusso das questes histricas e crticas.

O fruto permanente desse perodo foi a percepo clara da necessidade da interpretao gramtico-histrica da Bblia. O incio desse perodo foi marcado pelo aparecimento de duas escolas opostas, a Gramatical e a Histrica.

1. A escola Gramatical
Essa escola foi fundada por Ernesti, que escreveu uma obra importante sobre a interpretao do NT, na qual formulou quatro princpios:

1)Sentido mltiplo da Escritura deve ser rejeitado e mantido s o sentido literal. 2)As interpretaes alegricas e tipolgicas devem ser desaprovadas, exceto em casos onde o autor indica que ele pretendia associar outro sentido ao literal. 3)Desde que a Bblia tem o sentido gramatical em comum com outros livros, esse deveria ser apurado de modo semelhante em ambos os casos. 4)O sentido literal no dever ser determinado por um suposto sentido dogmtico.

2. A escola Histrica
Essa escola originou-se com Semler. Filho de pais pietistas, tornou-se o pai do racionalismo.

Semler salientou o fato de que vrios livros da Bblia e do Cnon, como um todo, originaram-se de uma forma histrica e, consequentemente, eram historicamente condicionados. A partir do fato de que os livros separados foram escritos para diferentes classes de indivduos, ele concluiu que eles continham muita coisa que era meramente local e efmera, e que no pretendia ter valor normativo para todos os homens e em todos os tempos.

Alm disso, Semler viu nos livros bblicos uma mistura de erros, uma vez que Jesus e os apstolos se adaptavam, em alguns assuntos, s pessoas a quem se dirigiam.

Em resposta questo de qual seria o elemento de verdade permanente na Bblia, ele indicou o que serve para aperfeioar o carter moral do homem.

Trs tendncias resultantes:

1. Ala racionalista
Strauss, que props a interpretao mstica do NT. Sob influncia de Hegel, ponderou que a idia messinica, com todos os seus acrscimos do miraculoso, foi desenvolvida gradualmente na histria da humanidade.

Baruch Spinoza (sc.XVII). Judeu de profundo conhecimento lingstico do hebraico e do AT: Espinosa foi um leitor cuidadoso e um escritor ainda mais cuidadoso. Dedicou um captulo inteiro de seu Tratado questo de como ler a Bblia, que lera e relera com o maior cuidado. Interpretou a Bblia nos moldes discursivo-histricos.

Baur, que fundou a escola de Tbingen. Baur ridicularizou a interpretao de Strauss, porm ensinou que o NT se originou de acordo com o princpio Hegeliano de tese, anttese e sntese. Ele defendia que a hostilidade entre os partidos Petrino e Paulino levou produo da literatura rival e, finalmente, tambm a composio de livros que almejavam a reconciliao dos partidos opostos.

2. Reao ao racionalismo
A Escola Mediadora. Se no foi Schleiermacher seu fundador, ele certamente deu origem a ela. Essa escola ignorou a doutrina da inspirao; negou a validade permanente do AT e tratou a Bblia como qualquer outro livro. Embora no duvidasse da autenticidade substancial da Escritura, fazia uma distino entre o essencial e o no-essencial, e sentia-se seguro de que a cincia crtica podia estabelecer um limite seguro entre os dois.

Baur, que fundou a escola de Tbingen. Baur ridicularizou a interpretao de Strauss, porm ensinou que o NT se originou de acordo com o princpio Hegeliano de tese, anttese e sntese. Ele defendia que a hostilidade entre os partidos Petrino e Paulino levou produo da literatura rival e, finalmente, tambm a composio de livros que almejavam a reconciliao dos partidos opostos.

3. Tentativas de ir alm do gramtico-histrico


Kant sustentava que s a interpretao moral da Bblia tinha significado religioso. De acordo com o seu pensamento, o progresso tico do homem deve ser o princpio controlador na exposio da Palavra de Deus. Tudo o que no atender a esse propsito deve ser rejeitado.

Nova hermenutica (sc.XX). Tendo por patrocinadores Ernest Fuchs, Gerhard Ebeling e Hans-Georg Gadamer, o texto bblico pode ter o sentido que o leitor desejar. A verdade existe no campo existencial, ou seja, uma experincia, no uma proposio escrita. Dessa forma, a hermenutica o processo de entender a si mesmo.

Neo-ortodoxia (sc.XX). Karl Barth condenou o liberalismo que considerava a Bblia como um documento meramente humano. Props que h revelao e a Bblia transforma-se na Palavra de Deus. Para os neoortodoxos, a Bblia d testemunho da revelao, no a . Eles negam a inerrncia e a infalibilidade da Bblia.

Anda mungkin juga menyukai