Anda di halaman 1dari 39

Farmacotcnica II

Formas Farmacuticas Semi-slidas


GIS

Profs Leda Robusti/Simone Lapena


1

Gis

DEFINIO

Gis so sistemas coloidais constitudos por uma fase dispersora lquida e uma fase dispersa slida (resina, polmeros) e que apresenta propriedades macroscpicas parecidas com as dos slidos (ex.: elasticidade, viscosidade). (Ansel,2000)
Gis so sistemas semi-slidos que consistem de suspenses de pequenas partculas inorgnicas ou de grandes molculas orgnicas interpenetradas por um lquido. (USP Pharmacists Pharmacopeia, 2005) 2

Gis

DEFINIO

Os Gis so considerados disperses coloidais porque contm partculas de dimenso coloidal. Diz-se que uma substncia coloidal quando suas partculas tm entre 1 a 100 nm.
As partculas coloidais costumam ser maiores que tomos, ons ou molculas, e geralmente, so constitudas por agregados de muitas molculas, embora em certas protenas e em certos polmeros orgnicos, molculas nicas e grandes possam ter dimenso coloidal e formar disperses coloidais.
Gel: uma disperso coloidal na qual o dispersante o slido e o disperso 3 o lquido.

Gis

DEFINIO

Os colides apresentam dois tipos de fases:


*Sol: Disperso slido e dispersante lquido, adquirindo aspecto de soluo na forma lquida. Ex: Cola. *Gel: Disperso slido e dispersante lquido, adquirindo aspecto slido. Ex: Gelia de frutas.

Gis

Efeito TYNDALL
Numa disperso coloidal, ao jogar um feixe de luz, observaremos um fundo escuro, uma turvao, por causa da disperso dos raios luminosos nas partculas dispersas pois as partculas dispersas tm tamanhos semelhantes ao comprimento de onda da luz visvel. O efeito Tyndall permite distinguir as solues verdadeiras dos colides, pois as solues verdadeiras so transparentes, ou seja, no dispersam a luz. 5

Gis

DEFINIO O tamanho da partcula no o nico critrio importante para se afirmar um estado coloidal. A natureza da fase dispersante no que diz respeito fase dispersa tambm muito importante.

A existncia ou no de ATRAO entre a fase dispersa e o meio dispersante influencia a facilidade de preparao da disperso coloidal e o seu carter. H uma terminologia prpria para caracterizar os graus de atrao entre as fases das disperses coloidais.
6

Gis

AFINIDADE ENTRE O DISPERSO E O DISPERSANTE

Colides lifilos/OLEOGEL (lyo=solver ou dissolver, philo=amigo), ou colides reversveis, so sistemas coloidais que possuem grande afinidade entre o disperso e o dispersante. Se o dispersante for a gua, o sistema coloidal denominado Colides hidrfilos/HIDROGEL.

Devido a essa afinidade, as partculas do disperso adsorvem, isto , fixam na sua superfcie molculas do dispersante, ficando assim envolvidas por uma pelcula que denominada camada de solvatao.
7

Gis

AFINIDADE ENTRE O DISPERSO E O DISPERSANTE

Colides lifobos (lyo=solver ou dissolver, phbos=averso), ou colides irreversveis, so sistemas coloidais onde praticamente no existe afinidade entre o disperso e o dispersante. Se a fase dispersante for a gua, o sistema denominado Colides hidrfobos. A formao de um colide lifobo no espontnea e a passagem de gel a sol muito difcil. A estabilidade de um sistema coloidal lifobo pode ser aumentada pela adio de uma pequena quantidade de um colide lifilo adequado, que ento passa a ser denominado 8 colide protetor.

Gis

AFINIDADE ENTRE O DISPERSO E O DISPERSANTE: CONCLUSES

A camada de solvatao permite que as partculas do disperso fiquem isoladas umas das outras e, com isso, possvel transformar o sistema coloidal em sol ou em gel, conforme se adicione ou se retire dispersante. Por isso esses colides so ditos reversveis.
9

Gis

AFINIDADE ENTRE O DISPERSO E O DISPERSANTE: CONCLUSES

Os colides lioflicos geralmente so molculas orgnicas grandes, capazes de formar solvato ou associar-se com as molculas da fase dispersora. Essas substancias se dispersam logo que acrescentadas ao meio prprio, formando disperses coloidais.

Os colides lifobos costumam ser compostos de partculas inorgnicas. Quando estas so adicionadas fase dirpersora, h pouca ou nenhuma interao entre as duas fases. Ao contrrio dos colides lioflicos, os materiais lifobos no se dispersam espontaneamente, mas preciso favorecer a disperso por mtodos 10 especiais e especficos.

Gis

PROPRIEDADE ELTRICA DOS SISTEMAS COLOIDAIS:

Carga eltrica

Como normalmente todas as partculas do disperso de um sistema coloidal apresentam a mesma carga eltrica, elas ficam em suspenso, uma vez que sofrem repulso eltrica contnua. A carga eltrica das partculas do disperso depende diretamente da quantidade de ctions ou de nions no sistema. Se houver excesso de ction, as partculas do disperso iro adsorver esses ctions, adquirindo carga eltrica positiva. Isto o que ocorre, por exemplo, quando se prepara um 11 colide em meio cido (excesso de ctions).

Gis

PROPRIEDADE ELTRICA DOS SISTEMAS COLOIDAIS:

Carga eltrica

Se houver excesso de nions, as partculas do disperso iro adsorver esses nions, adquirindo carga eltrica negativa. Isto o que ocorre, por exemplo, quando se prepara um colide em meio bsico (excesso de nions). Como a carga eltrica de um colide depende da quantidade de ons presentes no sistema, possvel transformar um colide positivo em um colide negativo e vice-versa, alterando a quantidade de ctions ou de nions desse sistema.
importante observar, no entanto, que haver um momento durante essa transformao em que as micelas sero neutras e o colide, descarregado; 12 dizemos ento que o colide atingiu o seu ponto isoeltrico.

Gis

PROPRIEDADE ELTRICA DOS SISTEMAS COLOIDAIS:

ELETROFORESE

Quando um colide submetido a um campo eltrico, todas as partculas do disperso migram para um mesmo plo. Se o colide for positivo, as partculas do disperso iro migrar para o plo negativo, que denominado ctodo (plo para onde vo os ctions). O processo denominado cataforese. Se o colide for negativo, as partculas do disperso iro migrar para o plo positivo, que denominado nodo (plo para onde vo os nions). O processo denominado anaforese. Quando o colide se encontra no seu ponto isoeltrico, as partculas do disperso no migram para nenhum dos plos, pois esto descarregadas.

13

Gis

PROPRIEDADE ELTRICA DOS SISTEMAS COLOIDAIS:

ELETROFORESE

14

Gis

CARACTERSTICAS DOS GIS Veculo transparente ou translcido; Aspecto gelatinoso e estrutura contnua; Excipientes: polmeros naturais ou sintticos; Ausncia de substncias graxas ou pequena quantidade; Reticulao dos polmeros: viscosidade; Presena de agentes geleificantes.
15

Gis

APLICAES Uso externo: tpico peles acnicas e oleosas; Ativos: anestsicos locais, antiinflamatrios, antiacnicos, anticoagulantes, anti-histamnicos; Formulaes cosmticas: mscaras faciais, hidratantes, protetores solares e ps-solares, agentes de peeling; Bases para pomadas; Gis dentais, Auxiliares para ultrassons, Uso veterinrio.
16

Gis

CLASSIFICAO DOS GIS


Critrio de Classificao Tipo de gel
Hidrogel Natureza da fase lquida

Descrio
Subst. hidroflicas Subst. lipoflicas

Exemplo
Gel de slica, bentonita, pectina, MC, alumina, CMC Na Plastibase, vaselina, gel de parafina lq., estearato de Al3+

Oleogel

Natureza da fase Coloidal

Orgnico
Inorgnico Monofsica Bifsica

Monofsico*
Bifsico* 1 fase 2 fases

Carbopol e goma adraganta


Magma de bentonita, Veegun Gel de alginato sdico Gel de triidrxido de alumnio 17

Nmero de fases
*geralmente

Gis

HIDROGIS
Vantagens: Emolincia e refrescncia; Facilidade de aplicao e remoo; Boa aparncia; No formam pelcula oclusiva. Livre de leo ou oil free

Desvantagens:
Tendncia desidratao; Elevado contedo de gua contaminao microbiana.
18

Gis

OLEOGIS

Pouco usuais na Cosmetologia;

Via transdrmica: palmitato de isopropila e lecitina-Pluronic

Lecitina e parafina lquida: AINES AGENTES GELEIFICANTES Conferem aumento de viscosidade; Cadeias macromoleculares: solvatao, hidratao e acomodao de molculas.

19

Gis

AGENTES GELEIFICANTES (GELIFICANTES)


a substncia que confere textura atravs da formao de um gel.
Pertencem ao grupo dos espessantes;

Conferem aumento de viscosidade;


Conferem a gelificao ao sistema, isto , passagem do estado lquido (sol) para gel.

A propriedade do agente gelificante de elevar a viscosidade das


preparaes deve-se ao seu elevado grau de solvatao (quando o solvente lipoflico) e hidratao (quando o solvente hidroflico) e sua capacidade de reter molculas dos lquidos nas suas cadeias macromoleculares (acomodao de molculas).
20

Gis

CARACTERSTICAS DOS AGENTES GELEIFICANTES


Geleificar em baixas concentraes;

Propiciar boa aplicao e remoo do produto;


Viscosidade apropriada durante preparo e armazenamento;

Ser inerte, incuo, compatvel com a FF e recipientes de armazenagem;


Concentrao dependente da FF, envase e estabilidade; Controle de temperatura e agitao.
21

Gis

EXEMPLOS DE AGENTES GELEIFICANTES


Vegetais: goma arbica, goma adraganta, amido, pectina, goma guar; Animais: gelatina, casena; Minerais: bentonita, silicato de alumnio; Sintticos e Semi-sintticos: *Derivado de celulose: HEC, HPMC, MC, CMC-Na; *Polmeros vinlicos: PVP, lcool polivinlico; *Polmeros carboxivinlicos: cido acrlico; Dentre outros.
22

Gis

ALGUNS DERIVADOS DE CELULOSE

**HIDROXIETILCELULOSE
ter de celulose, no inico, hidrossolvel; P branco, higroscpico, inodoro e inspido; Forma filme no oclusivo, fcil remoo;

Solvel em gua quente ou fria: soluo homognea e clara;

Incorporao de ativos cidos;


Comercialmente: Natrosol. Preparao: *Disperso em gua fria e aquecimento posterior.
23

Gis

ALGUNS DERIVADOS DE CELULOSE

**METILCELULOSE Insolvel em solventes orgnicos;


Gel intumesce em presena de gua; Concentrao usual: 2%; Preparao: *Os gis so obtidos por processo a frio; **Estvel em pH entre 2 e 10; *Incompatvel com eletrlitos, taninos e fenis.
24

Gis

ALGUNS DERIVADOS DE CELULOSE **CARBOXIMETILCELULOSE

Polmero aninico;
Devido sua afinidade por gua, utilizado para aumentar a viscosidade da fase aquosa. Preparao: *suspende-se a substncia em gua fria; **agitao vigorosa.
Observaes: *a viscosidade destes gis diminui com o aumento da temperatura; **pH de estabilidade: entre 6 e 9.

25

Gis

PRINCIPAL PROBLEMA
Formao de grumos.

*Possveis correes:
1-tamisar o(s) p(s) e acrescentar aos poucos;

2-utilizar agitao;
3-pr-umedecer o p em um lquido miscvel em gua, como: PPG ou lcool.
26

Gis

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A FORMAO DE GRUMOS pH *CMC-Na: viscosidade ideal em pH entre 7 e 9; **MC, HPC, HEC e HPMC: no h influncia. Temperatura *MC, HPC e HPMC: gua fria quente: precipitao. Presena de sais *CMC-Na: suporta de 10 a 50% de sais monovalentes; 27 Reduzem hidratao preparar gel.

Gis

POLMEROS DERIVADOS DO C. ACRLICO (GIS ANINICOS)


R1 C COR2

CH2
Nome Qumico c. Acrlico c. Metacrlico Metilacrilato Metilmetacrilato Butilcianocrilato Butilmetacrilato R1 H CH3 H CH3 CN CH3 R2 OH OH O-CH3 O-CH3 O-C4H9 O-C4H9
28

Gis

CARBOPOL P seco, ligeiramente cido, branco e carter aninico;

Resinas higroscpicas;
Conservantes catinicos: eficcia reduzida;

Intumesce em gua: pH da disperso de 2,7 a 3,5 a 1%; Capacidade espessante reduzida;


Adio de NaOH ou trietanolamina: neutralizao de grupos carboxila livre; pH 7,0: viscosidade e transparncia mxima.
29

Gis

CARBOPOL Como dispersar os polmeros derivados do cido acrlico?

*Adio em gua, sob agitao;


**Pr-disperso em solvente orgnico; *Repouso em gua, com agitaes peridicas.

30

Gis

CARBOPOL Carbopol 934: viscosidade elevada, turvo, tolerncia inica fraca. Carbopol 940: gel cristalino, brilhante. Gel aquoso ou alcolico. Tolerncia inica fraca. Maior efeito espessante. Carbopol 2020: disperso fcil. Usado p/ xampus. Incompatvel com: cidos fortes, eletrlitos, fenol e traos de metal. 31

Gis

Carbmero 910 934 934P* 940 941 1342

[ ] na disperso aquosa (neutralizada) 1,0% 0,5% 0,5% 0,5% 0,5% 1,0%

Viscosidade aproximada (cps) 3.000-7.000 30.500-39.400 29.400-39.400 40.000-60.000 4.000-11.000 9.500-26.500

Observaes Boa tolerncia inica Excelente estabilidade em alta viscosidade Excelente estabilidade em alta viscosidade Excelente espessamento Emulses e suspenses altamente estveis Adequado a suspenses aquosas inicas

32 *P designa o grau farmacutico do carbmero que contm 0,1% de benzeno, enquanto os outros, 0,5% .

Gis

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NA FORMAO DO GEL

pH *Carbopol: viscosidade ideal em pH alcalino;


**Adio de trietanolamina ou NaOH para ionizao dos grupos COOH. Porm, NaOH neutraliza ativo cido; Presena de sais *Qualquer sal pode reduzir a viscosidade.
33

Gis

FORMULAES
GEL CARBOPOL
COMPONENTE Carbopol 940 PPG EDTA Metilparabeno Trietanolamina gua q.s.p. QUANTIDADE 0,5-1,5g 2,0g 0,1g 0,1g 0,5-1,5g 80,0g

GEL BASE HIDROXIETILCELULOSE


COMPONENTE HEC PPG QUANTIDADE 2,0g 4,0g

EDTA
Metilparabeno gua q.s.p.

0,1g
0,1g 80,0g
34

Gis

FORMULAES
GEL ALCOLICO
COMPONENTE
BHT HPMC* PPG gua

QUANTIDADE (%)
0,05 3,0 5,0 20,0

lcool q.s.p.

100,0

*solvel em solventes orgnicos de cadeia curta

35

Gis

INCORPORAO DE FRMACOS EM GIS *Pesar ou medir os ingredientes;


*Frmaco slido solubilidade em co-solvente ou pulverizado com agente levigante; *Incorporao no gel base mais adequado, aos poucos, sob constante agitao.

36

Gis

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS DOS GIS


* Embebio: captura de certa quantidade de lquido sem que ocorra, contudo, um aumento no volume do gel. * Intumescimento: captura de lquido pelo gel que sofre aumento no volume. Somente aqueles lquidos capazes de solvatar o gel podem provocar este fenmeno. * Tixotropia: propriedade do gel reassumir o seu estado slido ou semi-slido, depois de algum tempo em repouso, depois de ter sofrido fluidificao pela agitao. * Sineresia: ocorre quando a interao entre as partculas da fase dispersa aumente at um ponto mximo, a partir do qual ocorre agregao das partculas e o gel se desfaz. A sinerese 37 ocorre destacadamente em pHs baixos.

Gis

A ESTABILIDADE E A DESTRUIO DE UM COLIDE * As cargas eltricas

O fato de as partculas do disperso possurem a mesma carga eltrica e, portanto, sofrerem repulso, evita que elas formem aglomerados e sofram precipitao.As cargas eltricas iguais mantm o colide estvel.
Se, de algum modo, eliminarmos a carga eltrica das partculas do colide, o que pode ser feito facilmente pela adio de um eletrlito, por eletroforese ou pela adio de um colide de carga oposta, a partculas do disperso iro se precipitar e o colide ser destrudo.
38

Gis

A ESTABILIDADE E A DESTRUIO DE UM COLIDE * A camada de solvatao

A absoro de molculas do dispersante pelas partculas do disperso, formando a denominada camada de solvatao, evita o contato direto entre as partculas do disperso e, portanto, a sua aglomerao e precipitao.
Se essa camada de solvatao for eliminada, o colide ser destrudo.

Normalmente elimina-se a camada de solvatao adicionado-se ao colide substncias dessolvatantes. Se o disperso for a gua, por exemplo, adiciona-se um 39 desidratante.

Anda mungkin juga menyukai