Anda di halaman 1dari 37

LICENCIATURA DE ENFERMAGEM 4ANO-1SEMESTRE TURMA 2 ENSINO CLNICO V: Interveno na Comunidade

Sesso de formao para a equipa de Enfermagem Diabetes Mellitus e Hipertenso: A aco de Enfermagem

Discentes: Ana Isabel Ferreira Pais Mamede N.198907015 Diana Lorete N.198907027

Lisboa 2010

Professora Tutora: Simes Figueiredo

OBJECTIVOS

Facilitar a integrao de novos elementos na realizao da consulta de Enfermagem de Diabetes e Hipertenso.

Edificar uma abordagem holstica ao utente com Diabetes e Pr-Diabetes inscrito na USF da Torre, favorecendo a autonomia e o autocuidado.

DIABETES MELLITUS

Em que consiste a Diabetes Mellitus (DM)? Como se manifesta? Quem tem maior probabilidade de desenvolver esta patologia? Que tratamento? Quais as aces de Enfermagem na Consulta de Diabetes e Hipertenso?

DIABETES MELLITUS EM PORTUGAL:

A hipertenso, a obesidade e a diabetes continuam a aumentar na populao portuguesa, factores de risco da doena cardiovascular, aquela que continua a ser a principal causa de morte em Portugal. A concluso decorre do Valsim, estudo epidemiolgico de prevalncia da sndrome metablica na populao portuguesa.

DIABETES MELLITUS EM PORTUGAL:

A principal concluso do estudo reside no aumento das prevalncias da sndrome metablica (27,5 por cento), hipertenso (42,6%), obesidade (24,7%) e diabetes mellitus (13 por cento). Na opinio da coordenadora, so os resultados mais bombsticos nestes trs factores de risco, extremamente prevalentes na populao portuguesa.

DM PROJECO FUTURA

DIABETES MELLITUS EM QUE CONSISTE?


A diabetes uma doena crnica que tem como caracterstica o aumento dos nveis de glucose no sangue. A insulina produzida nas clulas beta dos ilhus de Langerhans do pncreas e a sua falta ou insuficiente aco leva a alteraes no aproveitamento dos acares levando ao aparecimento da diabetes.

FISIOPATOLOGIA:

FACTORES DE RISCO?

Pessoas com: *Obesidade ou Excesso de Peso; *Alimentao Desequilibrada; *Estilo de Vida Sedentrio; *Familiares com Antecedentes de DM; *Doenas Cardiovasculares; *Idade; *Gnero Sexual; *Factores Ambientais/Sociais;

TIPOS DE DIABETES MELLITUS

Diabetes Mellitus Tipo I


Ocorre na sequncia da destruio das clulas produtoras de insulina no pncreas, o que conduz a um dfice absoluto da produo de insulina. Normalmente afecta os jovens, apesar de poder surgir em qualquer idade. Uma pessoa que padea desta patologia, necessitar de auto-administrar insulina de forma a reverter os dfices que o seu pncreas possui. I

TIPOS DE DIABETES MELLITUS

Diabetes Mellitus Tipo II Ocorre quando as clulas do organismo se tornam resistentes aco da insulina ou quando o pncreas no produz insulina suficiente. Surge habitualmente em adultos de meiaidade ou idosos. Habitualmente tratado com teraputica de anti-diabticos orais, dieta e exerccio fsico.

TIPOS DE DIABETES MELLITUS

Diabetes Mellitus Gestacional: caracterizada por qualquer grau de intolerncia glicose, com comeo ou que reconhecida pela primeira vez, durante a gravidez.

SINTOMATOLOGIA:

Polidipsi a

Poliria

Fadiga

Viso Turva

Polifagia
Xerostomia

Perda ou Amento de Peso

Naseas, Cefaleias
Prurido

DIAGNSTICO:
De formas distintas: I Duas glicemias de jejum 126 mg/dl. II Sintomas associados a glicemia ocasional 200 mg/dl. III Anlise sangunea de Pesquisa de HbA1c de valor 6. IV - Teste de tolerncia glicose (TTG 75g): glicemia em jejum, ingerir 75g de glicose e medir a glicemia aps 2 horas DM 200mg/dl aps 2 horas de ingesto de glicose.

COMPLICAES AGUDAS:

Hipoglicmia:

Hiperglicmia:

COMPLICAES AGUDAS:

Cetoacidose Diabtica:

COMPLICAES CRNICAS:

As complicaes crnicas da DM surgem, habitualmente, ao fim de 20 a 30 anos, principalmente nos doentes que no controlam correctamente a DM, de acordo com a APDP.

P DIABTICO:

Diminuio da circulao Diminuio da funo leucocitria Perda de gordura subcutnea Perda de glicognio e protenas

*Retarda a cicatrizao *Pode impedir a resposta inflamatria *Infeco

Se ocorrer: Isqumia, Spsis ou Neuropatia existe um maior risco de Amputao.

TRATAMENTO?

A DM pode ser tratada de 3 formas distintas ou em associao: * Alimentao Saudvel e Equilibrada; * Actividade Fsica Regular; * Teraputica Farmacolgica (Insulina ou ADO);

DM ALIMENTAO

A educao alimentar deve constar no programa de educao do utente com Diabetes, dado que constitui um dos trs componentes da teraputica da Diabetes (a alimentao, o exerccio fsico e a medicao oral ou insulina), sendo muitas das vezes a base de todo o programa teraputico.

Objectivos da teraputica nutricional na Diabetes Mellitus: - Garantir uma ingesto nutricional equilibrada e adaptada; - Evitar ou minimizar as flutuaes glicmicas; - Manter um peso corporal ptimo; - Contribuir para o controlo dos factores de risco vascular, incluindo a tenso arterial; - Auxiliar na reduo de complicaes microvasculares, principalmente as renais.

DM EXERCCIO FSICO

A actividade fsica e os desportos saudveis so essenciais para a nossa sade e bemestar. Actividade fsica adequada e desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudvel, a par de alimentao saudvel, vida sem tabaco e o evitar de outras substncias prejudiciais sade.

A actividade fsica :

Para o indivduo: um forte meio de preveno de doenas; Para os governos: um dos mtodos com melhor custo-efectividade na promoo da sade de uma populao.

AUTO-VIGILNCIA:

A auto-vigilncia no diabtico muito importante, prevenindo muitas vezes complicaes imediatas que acontecem com algumas pessoas. A glicemia capilar mede o valor de acar no sangue com preciso. Desta forma permite detectar valores normais, altos ou baixos de acar em circulao na corrente sangunea.

HIPERTENSO ARTERIAL (HTA):

A hipertenso arterial consiste na elevao da presso arterial em valores superiores aos considerados normais (140/90mHg). Esta elevao anormal pode causar leses em diferentes rgos do corpo humano, tais como crebro, corao, rins e olhos. A hipertenso (tenso arterial alta) existe quando uma das duas leituras sempre superior ou igual aos valores normais. Os valores normais so os que so inferiores a 140/90 mmHg (se a medio for efectuada no consultrio mdico) ou inferior a 135/85 mmHg (para medies efectuadas em casa). (OMS, 2007)

FACTORES RELACIONADOS COM A HTA:


Antecedentes Pessoais; Idade; Gnero; Alimentao; Peso; Sedentarismo; Abuso de lcool e Tabaco; Dislipidmia; Diabetes Mellitus;

TRATAMENTO?
Alimentao Saudvel; Exerccio Fsico; Teraputica Anti-hipertensora; Diminuir o consumo de lcool; Deixar de fumar; Controlar periodicamente a tenso arterial; Diminuir a ingesto de sal; Diminuir a exposio a situaes de grande tenso ou stress;

CONSULTA DE ENFERMAGEM DE DM E HTA

ACES DE ENFERMAGEM:

Aconselhamento Pessoa com DM e HTA assim como ao prestador de cuidados informais (devem ser de forma a no sobrecarregar o doente, respeitando o seu ritmo de aprendizagem) Autocontrolo e auto vigilncia - Ensinos: - Medicao (promover o cumprimento do regime teraputico) Plano Alimentar (personalizado, ensino, etc.)/Peso ajustado Exerccio fsico - Incentivar para deixar de fumar Apoio Psicolgico Actuao aos trs nveis de preveno Consultas frequentes Registos de Enfermagem

ORIENTAES SOBRE O EXERCCIO FSICO


No realizar exerccio fsico se a glicemia capilar for superior a 240 mg/dl; Optar por roupas confortveis, sapatos e meias apropriados ao exerccio a praticar; Evitar que a prtica coincida com os picos de aco da insulina; Ingerir hidratos de carbono, 1h antes da prtica de exerccio fsico. Caso o exerccio fsico seja prolongado, ingerir suplementos de hidratos de carbono de 30 em 30 minutos; Interromper de imediato o exerccio fsico, se verificar a ocorrncia de sintomas de hipoglicemia; Ter sempre consigo um pacote de acar ou bolachas ou fcil acesso aos mesmos, em situao de hipoglicemia; Se se sentir cansado parar; No caso de se sentir mal, dever parar e solicitar ajuda; Durante o exerccio fsico ingerir gua; Aumentar a quantidade de hidratos de carbono nas refeies seguintes, de acordo com o esforo efectuado;

CUIDADOS COM O P DIABTICO?


funo de Enfermagem realizar e ensinar relativamente avaliao do p diabtico

RASTREIO DE P DIABTICO:

ENSINOS SOBRE A ALIMENTAO


Realizar entre 6 a 7 refeies dirias com intervalos de 2h e meia a 3h entre cada uma delas durante o dia e de cerca de 8h durante a noite; Incluir a sopa de legumes nas refeies principais; Preferir as carnes magras (como: frango, peru, coelho e carne de porco magra) e peixes brancos (os quais devem ser consumidos pelo menos trs vezes por semana); Preferir ingerir alimentos cozidos, grelhados, assados ou estufados, privilegiando sempre o azeite para cozinhar ou temperar os mesmos; Desaconselhar o abuso de sal, sendo que o pode substituir pelo uso de coentros, salsa, cebola, alho ou ervas aromticas; Ingerir Hidratos de Carbono com alimentos que contm fibra, como: o po integral, cereais, feijo, vegetais secos, batatas, massa, arroz e fruta. Sendo os hidratos de carbono os nicos nutrientes hiperglicemiantes, devem ser repartidos ao longo do dia, de acordo com o tratamento e valores de glicemias observados; Informar de que pode variar a composio da sua refeio, substituindo os HC entre si, nas quantidades indicadas;

TABELA DE EQUIVALNCIAS ALIMENTARES:

ENSINOS SOBRE A ALIMENTAO

Realizar uma alimentao rica em fibras, sobretudo do tipo solvel, preferencialmente dos frutos, legumes verdes e leguminosas, que tornam mais lenta a absoro dos nutrientes; Aconselhar a ingesto de fruta, no mximo de 3 pores dirias e na quantidade que caiba na palma da mo do utente; Ingerir pelo menos 1,5l de gua por dia; A ingesto de qualquer bebida alcolica deve ser acompanhada de hidratos de carbono para reduzir o risco de hipoglicemia grave (apenas cerveja ou vinho tinto e apenas s refeies principais) na quantidade total diria de 250 ml; Chamar a ateno para a necessidade de dar preferncia a adoantes no calricos (ex: sacarina, ciclamato, aspartame, acesulfame de potssio e sucralose); Evite os alimentos e bebidas aucaradas podendo ingeri-los em dias de festa, mas em pequena quantidade e no final das refeies.

ENSINOS SOBRE A ALIMENTAO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

Apontamentos das Aulas de Enfermagem e Comportamento Humano, leccionadas pela Professora Cristina Marques. Ano Lectivo 2009/2010. 2ano 1Semestre. CASTRO, Jorge Manuel F.; PIMENTA, Vitor M. Matos O p diabtico: um p em risco. Revista Sinais Vitais. Coimbra. ISSN 0872-8844. n 44 (Setembro 2002), p. 49- 54. PHIPPS, Wilma J.; SANDS, Judith K.; MAREK, Jane F. Enfermagem mdico cirrgica: Conceitos e prtica clnica. 6 ed. Loures: Lusodidacta, 2003. ISBN 972- 8383-65-7. Vol. I, Tomo II. VALONGO, Amlia; Zniga, Arminda; PEREIRA, Edna; [et al]. Viver com a diabetes. 2 ed. Lisboa, Maro (2004) Climepsi Editores. p 240 ISBN 972-796-108-8 APDP - Viver com a Diabetes. 1 ed. Lisboa: Climepsi, 2001. ISBN 972-8449-76-3 Saldanha, Helena Nutrio Clnica. Lisboa: Lidel, 1999. ISBN 972757-103-4.

Anda mungkin juga menyukai