Anda di halaman 1dari 14

Gerncia de Riscos

Curso de Ps Graduao Lato Sensu em Engenharia de Segurana do Trabalho

Cristina Corrent Cobalchini


Prof.: Fernando Wypyszynsky
UNIJU Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Com mais Eficincia

Empresas devem investir na engenharia de fatores humanos para diminuio dos erros.

Revista Proteo n 229 Janeiro/2011

Engenharia de Fatores Humanos


uma disciplina que aborda a compreenso da interao entre o ser humano e os diversos elementos de um sistema, onde o usurio tenha menos chance de cometer erros que possam resultar em incidente e/ou acidente.

Engenharia de Fatores Humanos


Assim, a EFH, aborda o projeto de mquinas, operaes e ambientes de trabalho, de modo que possam ser compatveis com as capacidades e limitaes humanas, como meio de reduzir erros e de prevenir incidentes.

Engenharia de Fatores Humanos


Partindo da idia que as pessoas no podem ser reprojetadas, para se adaptarem s mquinas que elas operam, suas ferramentas e seu ambiente de trabalho devem ser projetados para reduzir erros e acidentes. O propsito da EFH aumentar a eficincia, a qualidade, o conforto, a segurana, a sade e o bem-estar dos trabalhadores reduzindo o estresse e aumentando a motivao.

Interao
A nfase em mudar os sistemas de trabalho tornou-se um objetivo desafiador, pois os operadores variam em tamanho, habilidade fsica e limitaes naturais. A EFH se preocupa com alguns aspectos como: Acessibilidade a mquina; Espao de trabalho; Postura; Visibilidade; Controle, mostradores; Ambiente de trabalho; Manuteno de mquinas.

Interao
Incorporar a engenharia de fatores humanos no projeto de mquinas, equipamentos, sistemos e/ou processos, em todo o seu ciclo de vida colocar em prtica a chamada segurana em projetos, que elimina condies perigosas na origem sempre que possvel.

Limitaes
O projeto de salas de controle, plantas e equipamentos pode ter um impacto significativo no desempenho humano. Uma barreira que a maioria dos projetistas ainda v a EFH como sendo menos significativa do que os prprios desafios tcnicos.

Limitaes
Pensar somente em desafio tcnicos leva ao esquecimento de itens simples, como acessos, que podem resultar em danos msculosesquelticos. Embora os seres humanos sejam extremamente flexveis e estejam aptos a enfrentar condies de trabalho adversas, existe um preo a ser pago em termos de SEGURANA E SADE OCUPACIONAL.

Limitaes
Algumas limitaes humanas a serem levadas em conta pelos projetistas: rgos sensoriais; Interpretao; Postura; Layout; Conforto; Fadiga; Estresse.

Controles
Um aspecto que faz parte da EFH a questo dos controles, seu layout e displays, que podem influenciar na segurana de um sistema. Em casos onde o problema foi uma leitura incorreta de um display ocasionado um acidente e/ou incidente, classificado como ato inseguro quando na verdade tem-se um erro de projeto que induziu a um erro humano.

Controles
Queimador Queimador Queimador Queimador Queimador

Queimador Queimador

Queimador

Acendedor

Acendedor

Acendedor

Acendedor

Arranjo sem lgica

Arranjo lgico

Exemplo do arranjo de acendedores em relao aos queimadores e um fogo industrial.

Estudo de Caso
De 2004 a 2006, algumas empresas multinacionais de minerao iniciaram um discusso para desenvolver uma abordagem conjunta a fim de melhorar a EFH das mquinas de grande porte. Essa iniciativa resultou num grupo chamado EMESRT (Mesa Redonda de Segurana sobre Mquinas de Movimentao de Terra).

Finalizao
Falhas na aplicao da EFH podem trazer srias conseqncias para uma organizao. Assim, a aplicao desses princpios conduz a melhoria da eficincia e da produtividade, com significativa reduo das condies perigosas no local de trabalho.

Anda mungkin juga menyukai