Anda di halaman 1dari 16

ENERGIAS RENOVVEIS

INTRODUO

O que so energias renovveis; Tipos de recursos energticos renovveis; Vantagens das energias renovveis; Desvantagens das energias renovveis; Um agora e um futuro.

O Homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas a aquelas que so esgotveis para suprimir as suas necessidades e eliminar os problemas ambientais. Como a Energia Elica, energia Solar, energia Geotrmica, energia das mars, energia Hidrolgica e a energia da Biomassa.
MAS O QUE SO ENERGIAS RENOVVEIS?

As energias renovveis so fontes inesgotveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia. Caracterizam-se pela capacidade que tm de se regenerar e, como tal, serem virtualmente inesgotveis e ainda por respeitarem o ambiente.

Tipos de recursos energticos renovveis


Energia Elica; Energia Solar; Energia Geotrmica; Energia de Biomassa; Energia hidrulica; Energia das Mars; Biogs; Biodisel.

Energia Elica
a energia que provm do vento
A energia elica utiliza-se para mover aerogeradores(que so grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento, Essas turbinas tm a forma de um catavento ou de um moinho)

produo de energia

uma energia renovvel e limpa

Energia Solar
A energia libertada pelo Sol Fotovoltaica (elctrica) e termoeltrica(trmica)
Atravs de painis fotovoltaicos Aquecimento de gua atravs de paneis solares

Energia Geotrmica
produzida atravs do calor do interior da terra fontes termais e as fumarolas produzir energia.

Energia de Biomassa
o aproveitamento energtico da matria orgnica A energia de biomassa reveste-se de formas variadas, sendo as mais frequentes o etanol produzido atravs de produtos agrcolas e o biodiesel produzido a partir da planta da oliveira.

Energia hidrulica
obtida atravs da gua Fora das ondas ou da mar As centrais hidroelctricas so a aplicao mais usada na transformao da gua em energia elctrica.

Energia das mars


atravs do movimento de subida e descida do nvel da agua do mar

Portugal tens duas centrais de aproveitamento desta energia

Vantagens
Podem ser consideradas inesgotveis comparadas com os combustveis fsseis; O seu impacto ambiental menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs), uma vez que no produzem dixido de carbono ou outros gases com efeito de estufa; Permitem reduzir as emisses de CO2, melhor a qualidade de vida.

Desvantagens
o Custos elevados apropriadas; de investimento e infra-estruturas

o Impactos visuais negativos no meio ambiente;


o Pode gerar-se algum rudo, no caso da explorao de alguns recursos energticos renovveis.

medida que os recursos no renovveis, se forem tornando menos disponveis e mais caros, o homem ter de optar cada vez mais pelos recursos energticos alternativos e renovveis, como a gua, o vento, as ondas do mar, a energia solar, recursos estes inesgotveis. Ou ento REDUZIR os consumos.

Concluso

Bibliografia
http://www.energiasrenovaveis.com/ http://www.edp.pt/ http://www.junkers.com/pt http://www.eq.uc.pt/inovar/curso18..htmml http://www.ageneal.pt/default.asp

Anda mungkin juga menyukai