Anda di halaman 1dari 33

Antibiticos e Sntese Proteica

Ana Sales Ana Nunes Petra Gouveia Rita Gonalves

O que so antibiticos
Substncia produzida por um organismo ou obtida sinteticamente que, em solues diludas, destri as bactrias e outros microrganismos ou inibe o seu desenvolvimento. [1] Um antibitico ...apresenta boa capacidade antimicrobiana em baixa concentrao (para ser vivel) alm de apresentar uma boa toxidade selectiva (sendo txico para bactrias e no para as clulas do corpo)... [2]

A histria dos antibiticos [3]


Em 1889, Vuillemin prope o termo antibiose antagonismo dos seres vivos em geral. O termo antibitico surge em 1942 por Waksman. A histria dos antibiticos pode dividir-se em 3 eras:
Era dos alcalides Era dos compostos sintticos Era moderna dos antibiticos

Era dos alcalides


Tem incio em 1619 com o sucesso no tratamento da malria e disenteria amebiana. Em 1860 Joseph Lister estudou a inibio provocada por produtos qumicos sobre as bactrias. Lister usou fenol para esterilizar instrumentos com que praticava cirurgia (marcando o incio da era antimicrobiana).

Era dos compostos sintticos


Em 1909 descoberta do salvarsan por Paul Ehrlich tratamento de tripanossomas e outros protozorios. Klarer e Meitzsch sintetizaram o prontosil (sulfonamida) em 1932. Os efeitos e resultados organizados por Gerhard Domagk garantiramlhe o Prmio Nobel da Medicina em 1938. Em 1929 Alexander Fleming sintetiza a penicilina. O seu efeito curativo demonstrado em ratos cedo possibilitou o estudo em pacientes com erisipela e outras infeces.

Verificou-se que o prontosil no tinha actividade antibacteriana in vitro, da que muitos qumicos tentaram melhorar a molcula, dando origem, em 1938, sulfapiridina, a primeira droga efectiva no tratamento das pneumonias pneumoccicas. Surgiram depois a sulfatiazolina e a sulfadiazina melhoram cianose e vmitos provocados pelas sulfas antigas.

Era moderna dos antibiticos


Controlo das infeces por estreptococos e pneumococos com utilizao clnica das sulfonamidas. No final dos anos 40, verificou-se resistncia ao antibitico. A resistncia bacteriana leva busca de novas substncias. O uso clnico da penicilina deu origem mais variada e utilizada classe de antibiticos: blactmicos. Em 1944 Waksman e Schatz isolaram a estreptomicina, primeira droga efectiva contra a tuberculose.

Actualmente sabe-se que os agentes teraputicos de sucesso tinham propriedades em comum:


Actividade microbiana letal ou inibitria em altas diluies No influenciar a funo do rgo, tecido No causar danos Ser estveis, solveis, com baixa excreo e ptima difuso

Mesmo aps sculos de estudos, a resistncia bacteriana continua a ser o principal desafio

Classificao dos antibiticos [2]

Com base na origem:


Naturais (penicilina G) Semi-sintticos (aminopenicilinas) Sintticos (cloranfenicol)

Com base na aco biolgica


Bactericidas: destri as bactrias Bacteriostticos: paralisam o crescimento das bactrias

Quanto ao espectro de aco


Pequeno espectro: atinge um grupo de bactrias Grande especto: atinge mais do que um grupo de bactrias

Com base no mecanismos de aco


Parede bacteriana: inibio da sntese da parede Membrana celular: alterao da permeabilidade selectiva Ribossomas: alterao na sntese ou interrupo da sntese proteica DNA e RNA: inibio da sntese do material gentico Metabolitos essenciais: inibio dos mesmos

Forma correcta de utilizao


Tomar antibitico apenas sob indicao mdica. No tomar nem ceder a terceiros o antibitico que possa ter em casa, visto que pode no ser o indicado para a infeco. Tom-lo sempre mesma hora, todos os dias e at ao fim do tratamento. Se aps 3 dias no se verificarem melhorias contactar o mdico.

Antibiticos e sntese proteica


Antibitico
Estreptomicina

Clulas-alvo
Procaritica

Efeito
- Inibe a iniciao - Provoca erro na leitura do RNAm - Inibe a ligao do aminoacilRNAt ao stio A do ribossoma - Inibe a actividade da peptidil transferase - Liga-se subunidade 50S do ribossoma e inibe a translocao - Provoca a terminao prematura da cadeia, actuando como um anlogo do aminoacilRNAt - Inibe a actividade da peptidil transferase

Tetraciclina Cloranfenicol Eritromicina Puromicina

Procaritica Procaritica Procaritica Procaritica e Eucaritica

Cicloheximida

Eucaritica

Sntese Proteica

A sequncia de nucleotdeos no DNA transcrita em RNAm e a sequncia de nucleotdeos do RNAm traduzida numa sequncia de aminocidos que formam a protena.

Transcrio

Transcrio
Consiste na sntese de RNA a partir de uma cadeia de DNA. Esta sntese faz-se na presena da enzima RNA polimerase e na direco 5 3. A sequncia de DNA na qual a RNA polimerase se liga para iniciar a transcrio designada promotor. Aps ligao ao promotor, a polimerase abre uma regio do DNA, expondo os nucleotdeos de uma pequena zona de ambas as cadeias. Uma das duas sequncias expostas funciona como molde para o emparelhamento de bases complementares. medida que se move, a polimerase vai desenrolando o DNA molde sua frente, e enrola-o novamente aps a sua passagem. A sntese de RNA prossegue at que a polimerase encontre um sinal de terminao. Neste ponto a transcrio pra, o RNA libertado da polimerase e a enzima dissocia-se do molde de DNA.

Splicing do RNAm
O produto primrio da transcrio sofre ainda uma srie de transformaes no ncleo maturao do RNAm. necessrio este processamento do RNAm de modo a que as sequncias no codificvies, intres, sejam retiradas e ocorra posterior unio das sequncias codificvies, exes, formando-se assim um RNAm activo ou funcional. Numa primeira etapa, o pr-RNAm clivado na extremidade 5 do intro, que ento unida a um nucleotdeo de adenina dentro do intro (perto da sua extremidade 3). O intermedirio resultante tem uma estrutura em forma de lao. Depois, ocorre clivagem na extremidade 3 do intro e a ligao entre os dois exes. Aps splicing, as molculas de RNAm so exportadas para o citoplasma, onde iro codificar protenas.

Traduo
Consiste na transformao da mensagem contida no RNAm, via RNAt, na sequncia de aminocidos que constituem a protena. Intervenientes:
RNAm RNAt Ribossomas (RNAr) Aminocidos Sistemas enzimticos

RNAt
Apresenta uma estrutura tridimensional em folha de trevo. o intermedirio entre os a.a. e o RNAm. Selecciona e transporta o a.a. apropriado e reconhece o codo correspondente do RNAm. Tem a sequncia CCA no seu terminal 3, onde os a.a. so covalentemente ligados ribose da adenosina terminal. Na outra extremidade, possui uma regio constituda por 3 nucleotdeos chamada anticodo, que complementar de um codo do RNAm.

Activao dos aminocidos sntese de aminoacil-RNAt


A ligao dos a.a. a RNAt especficos catalisada pela sintetase de aminoacil-RNAt. Numa primeira reaco, o a.a. activado pela reaco com ATP. O a.a., ento activado, unido ao terminal 3 do RNAt, formando o aminoacil-RNAt.

Ribossomas
Constituem a maquinaria molecular responsvel pela traduo do RNAm a protenas. Complexos constitudos por mais de 50 tipos de protenas associadas a molculas de RNAr (que tem um papel central na actividade cataltica do ribossoma). Compostos por 2 subunidades:
A pequena subunidade estabelece a correspondncia entre o RNAt e os codes do RNAm. A grande subunidade catalisa a formao das cadeias polipeptdicas.

Cada ribossoma possui 3 stios de ligao ao RNAt: stios A (aminoacil-RNAt), P (peptidil-RNAt) e E (sada), e um stio de ligao ao RNAm.

Cdigo gentico
Corresponde relao entre a sequncia de bases no DNA e a sequncia de a.a. numa protena. Uma sequncia de 3 nucleotdeos (tripleto) especifica um a.a.. O cdigo gentico basicamente o mesmo em todos os organismos. O cdigo gentico degenerado (os a.a. so especificados por mais que um codo) e no ambguo (cada codo s especifica um a.a.).

Etapas da traduo
A sntese proteica ocorre em 3 etapas sucessivas:
1. Iniciao

2. Alongamento
3. Finalizao

1. Iniciao
1 Estreptomicina
3

1. Iniciao
A traduo inicia-se com um codo de iniciao AUG que corresponde a um RNAt iniciador que transporta sempre a metionina. Este RNAt iniciador liga-se pequena subunidade ribossomal. H tambm a ligao de factores de iniciao. A pequena subnidade ribossomal liga-se ao terminal 5 do RNAm e percorre-o at encontrar o primeiro AUG. A grande subunidade ribossmica liga-se pequena subunidade, formando um ribossoma funcional. O RNAt iniciador encontra-se no local P deixando o local A vazio, pronto para que outra molcula de aminoacilRNAt o ocupe, iniciando a sntese proteica.

2. Alongamento
Puromicina

Eritromicina Tetraciclina

2. Alongamento
Aps o complexo de iniciao ter sido formado, a traduo continua pelo alongamento da cadeia polipeptdica. O stio A, at ento vazio, ocupado por um aminoacil-RNAt correspondente ao segundo codo do RNAm. A metionina solta-se do RNAt iniciador e liga-se por ligao peptdica ao a.a. recm-chegado no local A, formando um peptidilRNAt. De seguida, ocorre a translocao, em que o ribossoma se move 3 nucleotdeos ao longo do RNAm, posicionando o prximo codo num stio A vazio. Assim, o peptidil-RNAt translocado do stio A para o P e o RNAt iniciador do stio P para o E. A ligao de um novo aminoacil-RNAt ao stio A, induz a libertao do RNAt iniciador do stio E, deixando o ribossoma pronto para a insero do prximo a.a. na cadeia polipeptdica em formao. O alongamento da cadeia polipeptdica prossegue at que um codo de STOP seja translocado no stio A do ribossoma.

Formao de ligaes peptdicas


O terminal COOH da cadeia polipeptdica ligada ao RNAt no stio P desligado (pelo rompimento da ligao) e ligado ao grupo amina livre do a.a. ligado ao RNAt no stio A. Esta reaco catalisada pela enzima peptidil transferase.
Cloranfenicol Cicloheximida

3. Finalizao

3. Finalizao
Aps vrios ciclos de alongamento surge um codo STOP (UAA, UAG, UGA) no local A. Estes codes no so reconhecidos por nenhum RNAt. Liga-se um factor de terminao ao codo STOP. Esta ligao altera a actividade da peptidil transferase, que catalisa a adio de H2O (em vez de um a.a.) ao peptidil-RNAt. D-se a hidrlise da ligao entre o peptdeo e o RNAt, com consequente libertao do peptdeo e do RNAt do ribossoma. O ribossoma liberta o RNAm e dissocia-se nas suas 2 subunidades.

Sntese proteica: eucariontes vs procariontes

Sntese proteica: eucariontes vs procariontes


Etapa Transcrio Eucariontes Tm 3 RNA polimerases que sintetizam diferentes RNAs: Polimerase I: sintetiza RNAr de grandes dimenses. Polimerase II: sintetiza o RNAnh (que origina o RNAm) e o RNAsn. Polimerase III: sintetiza RNAr de pequena dimenso e RNAt. As RNA polimerases requerem factores de transcrio para se ligarem s sequncias promotoras. Os transcritos primrios de RNAm sofrem processamento por splicing, antes de serem usados como moldes para a sntese proteica. A sntese proteica iniciada com metioninas no-modificadas. Factores de iniciao: eIF-1, eIF-1A, eIF-2, eIF-2B, eIF-3, eIF-4A, eIF-4B, eIF-4E, eIF-4G, eIF-5. Factores de alongamento: eEF-1, eEF-1, eEF-2. Factores de terminao: eRF-1, eRF-3. Procariontes Os genes so transcritos por uma nica RNA polimerase. A RNA polimerase liga-se directamente s sequncias promotoras.

Processamento do RNAm Traduo Iniciao

Os ribossomas tm acesso imediato ao RNAm e a traduo iniciada enquanto a transcrio ainda est em progresso. A sntese proteica iniciada com um resduo de metionina modificada: N-formilmetionina. Factores de iniciao: IF-1, IF-2, IF-3. Factores de alongamento: EF-Ta, EF-Ts, EF-G. Factores de terminao: RF-1, RF-2, RF-3.

Alongamento Finalizao

Agradecimentos
Mestre Clara Monteiro Instituto de Biologia Celular e Molecular

Referncias bibliogrficas
[1]Dicionrio Enciclopdico da Lngua Portuguesa [2]http://farmacologia.kit.net/antibioticos.htm [3]http://www.medstudents.com.br/historia/fleming/ fleming.htm Cooper,Geoffrey M.; A clula: Uma abordagem molecular; trad. Itabajara da Silva Vaz Junior et al; 2 edio, Porto Alegre; Armed Editora; 2002 Alberts, Bruce; Johnson, Alexander; Lewis, Julian; Raff, Martin; Roberts, Keith; Walter Peter; Molecular Biology of the Cell; 4th ed.; Garland Science; 2002

Anda mungkin juga menyukai