Anda di halaman 1dari 18

N Os Lusadas, Lus de Cames conta a histria gloriosa do povo portugus.

Ambos, autor e obra, representam ao mais alto nvel a literatura portuguesa e marcaram, decididamente a literatura universal.

Cames viveu durante o sculo XVI, um perodo da histria marcado por grandes alteraes socioculturais.
Hoje a sua obra mundialmente conhecida. No se sabe muito acerca da sua vida; sabemos que nasceu por volta de 1524 e que morreu em 1580. Pensa-se que ter sido em Moambique que terminou a sua epopeia Os Lusadas publicada em 1572, com o apoio do rei D. Sebastio.

CONTEXTUALIZAO DA POCA

Para melhor estudar Os Lusadas temos de compreender melhor a poca em que Cames viveu. No sculo XVI aconteceram descobertas extraordinrias.
Brunelleschi No campo das artes, Brunelleschi (sculo XV) foi talvez o mais importante arquiteto e um artista extraordinariamente completo, pois tambm era pintor, escultor, dominava conhecimentos matemticos complexos e conhecia a poesia de Dante.

Dante

A pintura renascentista inova com a introduo da perspetiva, o uso do claroescuro, da tela e da tinta a leo.

Botticelli, Leonardo Da Vinci, Michelngelo e Rafael so alguns dos mais importantes nomes desta altura.

Botticelli

Michelngelo
Da Vinci

Nesta poca assistimos a um grande movimento cultural, cientfico e de ideias, que se costuma sintetizar em trs conceitos: Renascentismo, Humanismo e Classicismo.

O nascimento de Vnus, Botticelli

Na Idade Mdia (at meados do sc. XV em Portugal), a sociedade era regulada por ideias teocntricas. O Humanismo vem recolocar o Homem no centro das atenes. No se trata de uma rejeio de Deus, mas de uma valorizao do prprio Homem. Cames exemplo de um humanista, um homem de honesto estudo e longa experincia. Na tentativa de dignificar o Homem, foi necessrio desenvolver valores diferentes dos defendidos na Idade Mdia. assim que surge o movimento denominado Renascimento: renascem os ideais das culturas greco-latinas (Antiguidade Clssica).

A este sentimento de admirao pela Antiguidade Clssica e a este desejo de imitar e superar os seus valores chamamos Classicismo.

Humanismo:
Chamou-se humanismo ao movimento cultural iniciado em Itlia e que se espalhou pela Europa, no perodo que corresponde transio da Idade Mdia Idade Moderna. No Humanismo, o Homem encontra-se no centro das atenes, dando lugar ao antropocentrismo (antropos significa Homem), que se ope ao teocentrismo medieval (Deus no centro). Trata-se de um movimento intelectual europeu que procurou vigorosamente descobrir e reabilitar a literatura e o pensamento da Antiguidade Clssica e que tem como interesse central o Homem, no pleno desenvolvimento das suas virtualidades e empenhado na ao.

O termo Humanismo literrio usado comumente para designar o estudo das letras humanas em oposio Teologia.
Na Idade Mdia, predomina a conceo teocntrica, em que tudo gira em torno dos valores religiosos. A partir do Humanismo desenvolve-se uma nova conceo de vida: - os eruditos defendem a reforma total do homem;

- acentuam-se o valor do homem na terra, tudo o que possa tornar conhecido o ser humano;
- preocupam-se com o desenvolvimento da personalidade humana, das suas faculdades criadoras; -tm como objetivo atualizar, dinamizar e dar uma nova vida aos estudos tradicionais; - empenham-se em fazer a reforma educacional.

RENASCIMENTO O Renascimento desenvolveu-se em pases da Europa Central e Ocidental, como a Itlia, passando por Florena, Siena e posteriormente Roma e alastrando a toda a pennsula italiana. Nos scs. XIV a XVI veio a difundir-se e a ter ecos em praticamente todos os pases do continente europeu. As figuras de proa deste movimento, gostavam de se apresentar como crticos do obscurantismo medieval, numa atitude de contestao tradicional influncia da religio na cultura, no pensamento e na vida quotidiana ocidental. O termo Renascimento est ligado ao facto de, neste perodo, os eruditos europeus terem voltado a sua ateno para as grandes obras da antiguidade clssica, que consideravam terem sido esquecidas durante a Idade Mdia.

CLASSICISMO

O classicismo toma por modelos as formas, regras e temas da arte da antiguidade grecoromana (arte como imitao da natureza; cnones de proporo e medida, simetria, equilbrio; importncia da mitologia). A sua linguagem formal, desenvolvida ao longo do sculo XVI e at finais do sculo XVIII, encontra paralelismos na pintura, na arquitetura e na literatura, sem, no entanto, corresponder a um movimento unitrio ou concertado no tempo ou no espao.

David, Miguel ngelo

RENASCIMENTO

Onde?
- Nas cidades italianas, espalhando-se, depois, pela Europa Central e Ocidental

Quando?
- Sculos XV/XVI

Caractersticas: -utilizao da cultura greco-latina como modelo artstico e literrio;

-Naturalismo: valorizao da natureza, utilizada como modelo de inspirao;


-antropocentrismo e humanismo valorizao do Homem como imagem de perfeio e centro do conhecimento; - esprito crtico e valorizao da observao e da experincia.

RENASCIMENTO

Artes plsticas Escultura


-Representao realista do corpo humano; -esttuas equestres; -rigor anatmico.

Cincia Arquitetura
-Elementos grecoromanos: -arcos de volta perfeita; -cpulas

Pintura
-Perspetiva e tcnica do sfumato; - composio em pirmide (volume); -representao de temas mitolgicos, religiosos e paisagens; - retrato; - rigor anatmico.

- Miguel ngelo - Donatello

-Bramante -Miguel ngelo - Da Vinci

-Esprito crtico; -valorizao da experincia; -novos contributos cientficos: - Geografia; - Astronomia; - Cartografia; - Botnica; - Anatomia; - Medicina.

-Rafael -Boticelli -Leonardo Da Vinci Miguel ngelo.

-Da vinci

1. Exaltao do ser humano;

Movimento de renovao cultural que surge em Itlia, no sc. XV.

2. Inspirao na cultura greco-latina; 3. Interesse pela cincia e pelo progresso tcnico;

Caractersticas

4. Utilizao das lnguas vernculas.

HUMANISMO

Grande representante

Erasmo de Roterdo

Expanso

1. A inveno da imprensa facilitou a sua difuso;

2. As Universidades impulsionaram o pensamento Humanista; 3. Nas Universidades transmitem-se novos conhecimentos;

HOMEM MEDIEVAL

HOMEM RENASCENTISTA

Ser inferior,
dependente

Toda a sua vida


comandada

da vontade de Deus

pela Igreja

Tudo obra de Deus

Criao divina, smbolo mximo da perfeio

Interesse pela cultura grecoromana; valorizao do Homem

Tudo pode conhecer e explicar

TEOCENTRISMO

ANTROPOCENTRISMO

Piet, Miguel ngelo

Gioconda, Leonardo Da Vinci

nesta atmosfera que surgem Os Lusadas. Devemos ter em conta que a epopeia constitui o mais elevado gnero literrio cultivado pelos gregos e pelos romanos (Antiguidade Clssica).

Anda mungkin juga menyukai