Anda di halaman 1dari 18

Gesto da Marca

Componentes: Amanda Camila Maraluana Roseli Brulio

Introduo
A construo de uma marca em um ambiente competitivo depende da mobilizao de todos os colaboradores de uma empresa. Alm disso, necessrio que sejam identificados as principais alternativas para o fortalecimento das marcas da empresa.

Para empresas que atuam em mercados competitivos, com linha de produtos diversificada ou com vrias marcas, o sistema de gerncia de produtos e marcas uma das alternativas organizacionais mais bem sucedidas.

O que marca ?
A marca o sinal distintivo, visualmente perceptvel, que distingue e identifica produtos industriais, comerciais ou servios, e cuja finalidade diferenci-los de outros idnticos ou semelhantes.

Marca um meio de se distinguir perante o consumidor e concorrcia.

Produto e qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para aquisio, consumo, uso ou ateno com o intuito de satisfazer a um a necessidade ou desejo. O produto algo feito na fbrica; a marca algo que comprado pelo consumidor. O produto pode ser copiado pelo concorrente; a marca nica. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente; a marca bem sucedida eterna. A marca tambm a denominao, forma ou desenho que auxilia na identificao de um produto ou empresa.

A construo de uma marca forte passa necessariamente pela definio de um posicionamento claro e diferenciado, que dever orientar todo o processo de construo da marca.

Criao de marcas fortes


Marcas sustentveis que geram um maior valor a longo prazo, tanto para a companhia, quanto para o consumidor e a sociedade. Criar associaes de marcas capazes de: Definir posies de mercado , De persistir durante longos perodos de tempo , De resistir a concorrncia agressiva , De gerar interesses a um consumidor cada vez mais saturado, incrdulo e critico .

Os desafios da marca
Antes : Satisfao = qualidade funcional , preenchimento emocional . Hoje: Satisfao = auto- realizao resultante do processo de compra; rentabilizao do custo dispendido/risco tomado.

A gesto da marca
A Marca da sua Empresa tem como funo apresentar uma srie de informaes que o seu pblico ir identificar como necessrio para a vida. a sua marca que gera fidelidade por parte dos seus clientes.

Para que uma empresa possa ter uma gesto voltada para o mercado, fundamental que todos os seus colaboradores tenham viso de marketing.

Alm do necessrio conhecimento dos conceitos de marketing importante que os executivos responsveis pela gesto da empresa estejam efetivamente mobilizados e comprometidos para a aplicao dos princpios de marketing.

Quando se tem uma marca no mercado de grande importancia analisar alguns pontos importantes para que essa marca tenha sucesso no mercado, podendo intao desenvolver o seguinte raciocnio mercadolgico para concepo: a leitura dos atributos da marca; os benefcios traduzidos por esses atributos; os valores que a empresa traz consigo; a cultura da empresa; a personalidade que a empresa quer projetar; a identificao com o seu publico- alvo.

Funo da marca e valor para os consumidores e a empresa


Funo da marca e valor para os consumidores: Sinal de qualidade Qualidade pr-concebida: antes da compra Qualidade pela experincia: aps a compra Qualidades aceitas de boa-f: depende da palavra do fabricante

Funo da Marca e valor para a empresa: Diferenciao com Proteo legal ; Maior atrao e reteno de consumidores ; Maior eficincia e eficcia dos programas de marketing; Custos de marketing reduzidos: aes focadas e reteno de usurios; Barreira concorrncia; Maiores preos e margens ; Plataforma para crescimento via extenses ; Alavancagem comercial: Impulso ao canal de distribuio; Fonte de vantagem competitiva e de Sustentabilidade: Potencial de vendas futuras.

Concluso
Podemos assim concluir que os objetivos so transmitidos aos participantes a metodologia para posicionamento de marcas, estabelecendo uma viso de marketing, sempre estimulando aes gerenciais consistentes, assim nivelando o conhecimento do grupo responsvel pela gesto das marcas da empresa, fazendo com que as marcas sejam realmente tratadas como um diferencial competitivo, bem como as principais tcnicas para o seu fortalecimento na empresa.

Anda mungkin juga menyukai