Anda di halaman 1dari 53

Tecidos Vegetais

Rosngela de Oliveira Araujo Patrocnio 2006

Sistema Fundamental

Parnquima

1 - Introduo
O

parnquima o principal representante do sistema fundamental de tecidos, sendo encontrado em todos os rgos da planta, formando um contnuo por todo o corpo do vegetal, como por exemplo: no crtex da raiz, no crtex e na medula do caule, no mesofilo foliar e aparecendo ainda, como clulas isoladas ou em grupos como constituintes do xilema, do floema e da periderme.

origem dos diversificada.

parnquimas

Os parnquimas cortical, medular e

aqueles constituintes do mesfilo, se diferenciam a partir do meristema fundamental.

Os

parnquimas associados aos tecidos vasculares (xilema e floema) se diferenciam do procmbio ou cmbio, quer sejam primrios ou secundrios, respectivamente.

2 Caractersticas do tecido
As

clulas parenquimticas, geralmente, apresentam paredes primrias delgadas, cujos principais componentes so a celulose, hemicelulose e as substncias pcticas.

Nestas

paredes encontram-se os campos primrios de pontoaes atravessados por plasmodesmas, atravs dos quais se d a comunicao entre o protoplasma de clulas vizinhas.

Entretanto, as paredes das clulas

parenquimticas podem ser bastante espessadas, como se observa no parnquima de reserva de muitas sementes, como em Diospyros virginiana (caqui) e em Coffea arabica (caf), por exemplo.

Nestes

tecidos de reserva, a hemicelulose da parede a substncia de reserva que ser utilizada pelo vegetal durante a germinao da semente e desenvolvimento inicial da plntula.

As clulas parenquimticas possuem

protoplasma vivo e vacolos bem desenvolvidos.

contedo das clulas do parnquima apresenta-se especializado de acordo com as atividades funcionais desempenhadas pelo tecido.

Estas clulas parenquimticas podem

conter numerosos cloroplastos, amiloplastos e substncias fenlicas, entre outras.

Como so clulas nucleadas, podem

reassumir caractersticas meristemticas, voltando a apresentar divises celulares quando estimuladas.


Os

fenmenos de cicatrizao de leses, regenerao, formao de razes e caules adventcios e a unio de enxertos so possveis devido ao restabelecimento da atividade meristemtica das clulas do parnquima.

Assim,

as clulas parenquimticas podem ser consideradas simples em sua morfologia mas, devido a presena de protoplasma vivo, so bastante complexas fisiologicamente.

Quanto a forma, essas clulas so

geralmente descritas como isodiamtricas; entretanto, esta forma pode variar muito.

Quando

isoladas, as clulas parenquimticas so mais ou menos esfricas.

A presena de espaos intercelulares comum no parnquima, e o tamanho destes espaos variam de acordo com a funo do tecido.

Podem ser encontrados trs tipos de

espaos intercelulares:

1 Meatos: so pequenos espaos, bem menores do que uma clula. Possuem origem esquisognica por afastamento das clulas.

2 Lacunas: so espaos com tamanho aproximado de uma clula. So de origem lisognica ou esquisognica por destruio de clulas ou afastamento de clulas.

3 Cmaras: so grandes espaos, normalmente com tamanho de vrias clulas. Possuem origem esquisolisognica por afastamento e destruio de clulas.

3 Funes atribudas aos parnquimas


Os parnquimas so, de modo geral,

relativamente simples em sua morfologia (formato, arranjo, estrutura, etc.), mas imensamente complexos em termos de sua fisiologia, pois inmeras funes metablicas dos vegetais so realizadas (direta ou indiretamente) por algum tipo de clula parenquimtica.

Isto se deve ao fato das clulas

parenquimticas, de modo geral, serem relativamente pouco diferenciadas e possurem rodas as organelas, permitindo a realizao de diversos processos bioqumicos em seu interior. Sendo assim, muitas funes so atribudas aos parnquimas, como:

Fotossntese.
Respirao/trocas gasosas. Armazenagem (reserva). Secreo/excreo. Cicatrizao

e/ou regenerao de leses/ferimentos. Formao de meristemas secundrios. Formao de razes e caules adventcios. Unio de enxertos.

4 Tipos de parnquima

Dependendo

da posio e do contedo apresentado, os parnquimas podem ser classificados em:

4.1 Parnquima fundamental ou de preenchimento:


Encontrados no crtex e medula do

caule e no crtex da raiz. Apresenta clulas, aproximadamente isodiamtricas, com pequenos espaos intercelulares.

4.2 Parnquima clorofiliano:

Ocorre

nas partes verdes dos vegetais, principalmente nas folhas.

Este

parnquima apresenta numerosos cloroplastos, suas clulas so intensamente vacuoladas e est envolvido com a fotossntese, convertendo energia luminosa em energia qumica, armazenando-a sob a forma de carboidratos.

Nas

folhas os dois tipos de parnquima clorofiliano mais comuns so: o parnquima clorofiliano palidico cujas clulas cilndricas se apresentam dispostas perpendicularmente epiderme e o parnquima clorofiliano lacunoso cujas clulas, de formato irregular, se dispem de maneira a deixar numerosos espaos intercelulares.

4.3 Parnquima de

reserva:
O

parnquima pode se apresentar como tecido de reserva, armazenando diferentes tipos de substncias ergsticas, como por exemplo, amido, protenas, leos, etc., resultantes do metabolismo celular.

So

bons exemplos de parnquimas de reserva, o parnquima encontrado nos rgos tuberosos, o endosperma das sementes e o crtex e a medula de muitos caules e razes, etc.

As

plantas suculentas de regies ridas, como certas bromeliceas, cactceas e euforbiceas possuem clulas parenquimticas que acumulam grandes quantidades de gua parnquima aqfero.
caso, as clulas parenquimticas so grandes e apresentam um grande vacolo contendo gua, e seu citoplasma aparece como uma fina camada prxima membrana plasmtica.

Neste

4.4 Aernquima:

Muitas vezes as clulas em si, no

caracterizam o tecido e sim, a presena de grandes espaos intercelulares ao redor delas.

As angiospermas aquticas e aquelas

que vivem em solos encharcados, desenvolvem em tipo de parnquima com grandes espaos intercelulares, o aernquima, que encontrado, principalmente, no mesfilo, pecolo, caule e nas razes destas espcies.
O aernquima promove a aerao

nas plantas aquticas, alm de conferir-lhes leveza para a sua flutuao.

4.5 Parnquima lenhoso:


Geralmente, o parnquima apresenta

apenas paredes primrias, mas as clulas parenquimticas do xilema secundrio e ocasionalmente, o parnquima medular do caule e da raiz podem desenvolver paredes secundrias, formando o chamado parnquima lenhoso.

4.6 Clulas de transferncia:


Em

muitas partes da planta, o material transferido rapidamente, em grande quantidade, curtas distncias atravs de tipos especiais de clulas parenquimticas, denominadas clulas de transferncia.

As

clulas de transferncia apresentam modifices nas suas paredes, formando inmeras invaginaes voltadas para a face interna.

Estas invaginaes consistem numa

forma especializada de parede secundria no lignificada, depositada sobre a parede primria.

A membrana plasmtica acompanha

a parede, e com isso aumenta a superfcie, facilitando absoro ou secreo de substncias pelo protoplasma destas clulas.
As

clulas de transferncia, geralmente, aparecem associadas aos elementos de conduo do xilema e do floema, e estruturas secretoras entre outras, sempre relacionadas com o transporte de nutrientes curta distncia.

Anda mungkin juga menyukai