Anda di halaman 1dari 18

Teorias Biolgicas do Envelhecimento

Lei do uso e desuso

DEFINIES DO ENVELHECIMENTO
O Envelhecimento um conceito multidimensional envolvendo alteraes nos aspectos biolgicos, psicolgicos e sociolgicos, que aumentam a predisposio a situaes de incapacidade funcional, morbidade e vulnerabilidade. Alteraes essas bastantes diversificadas e individuais, fazendo do envelhecimento uma experincia heterognea e subjetiva. (SANTANNA, 2003) (TEIXEIRA, 2007) .

ASPECTO BIOLGICO SENESCNCIA


O envelhecimento biolgico compreende uma srie de alteraes nas funes orgnicas mentais devido exclusivamente aos efeitos da idade avanada sobre o organismo, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de manter o equilbrio homeosttico e as funes biolgicas comeam a declinar. (CANCELA, 2007) - o processo normal de envelhecimento.

ENVELHECIMENTO
O fentipo do envelhecimento, representado por caractersticas marcantes como: - perda de peso - reduo da musculatura, - cabelos branco, - rugas ... = Conjunto de alteraes somticas presentes em todos os idosos.

- Tais manifestaes no tem ainda seus mecanismos esclarecidos. Os Cientistas desenvolveram teorias tentando explicar a razo pela qual as pessoas envelhecem, embora nenhuma delas tenha sido comprovada todas contribuem para o esclarecimento da questo.

TEORIAS BIOLGICAS

TEORIAS BIOLGICAS
Definem o envelhecimento como um processo involuntrio que, com o tempo causa alteraes nas clulas e tecidos corporais;

Outras teorias biolgicas explicam o processo de envelhecimento como resultado de interaes com o ambiente; .

Mecanismos baseados em alteraes:


Metablicas
Teoria da Taxa de Vida Teoria dos Radicais Livres

Sistemas orgnicos (marca-passo)


Teoria do Sistema Neuroendocrinolgico Teoria do Sistema Imunolgico

Alteraes celulares e macromoleculares


Teoria do Erro Catastrfico Teoria da diminuio de prteinas Teoria da alterao ps-translacional Teoria do sistema leso/reparao (Uso e Desgaste) Teoria das modificaes somticas Teoria do Relgio Biolgico Teoria das ligaes cruzadas

TEORIA DO USO E DESUSO


A Lei Do Uso e Desuso : "Aquela, que quanto mais usa cresce E quanto menos usa encolhe"

TEORIA DO USO E DESUSO


Esta teoria afirma que o envelhecimento ocorre como resultado do uso normal do corpo e sistemas corporais; Com a idade os sistemas corporais exaurem-se e no agem com a totalidade da sua capacidade;

TEORIA DO USO E DESUSO


Segundo esta teoria, a idade cronolgica no determina se uma pessoa idosa;

A leso cumulativa devido ao uso e abuso contnuo leva morte dos tecidos, clulas e rgos;

TEORIA DO USO E DESUSO


Na teoria do uso e desgaste, cada pessoa possui uma energia adaptativa usada para o ajuste dos estressores pessoal e ambiental;

medida que tal energia declina ocorre o envelhecimento, e quando a energia no est mais disponvel o indivduo morre.

O GRANDE DESAFIO
Com o aumento do envelhecimento em todo o mundo, a Organizao Mundial da Sade adverte para o desafio de um fenmeno ao qual foi dedicada neste ano a comemorao do:

Dia Mundial da Sade (7 de abril)


Com o lema: "Uma boa sade acrescenta vida aos anos".

Objetivo OMS

O objetivo da OMS com esta campanha tambm "reinventar o envelhecimento", mudar as atitudes e percepes sociais para que a sociedade respeite melhor os idosos. Segundo esta organizao vinculada ONU, a sade precria no a nica preocupao das pessoas medida em que envelhecem h ainda os esteretipos em razo da idade, o que evita uma plena participao social.

BIBLIOGRFIAS
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias /0,,OI5700659-EI238,00OMS+alerta+sobre+desafio+de+um+mun do+com+mais+idosos+que+criancas.html http://markpowellartist.com/

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o s-idosos-nos-desenhos-de-mark-powell

O envelhecimento precoce de Lindsay Lohan

Fim.

Anda mungkin juga menyukai