Anda di halaman 1dari 11

Segundo Brunner & Suddarth, a prenhez ectpica ocorre quando um vulo fertilizado se implanta em qualquer tecido diferente do revestimento

uterino.

Exemplos:
Tuba de Falpio Ovrio Abdome Colo ou tecido cicatricial

FATORES DE RISCO
FATORES MECNICOS
Impedem ou atrasam a passagem do zigoto para a cavidade uterina.
Salpingite Aderncias tubrias Anormalidades do desenvolvimento das tubas uterinas (divertculos; stio acessrio; hipoplasia) Gestao ectpica prvia Histria de cirurgia(s) tubria(s) Tumores que modificam a anatomia tubria Dispositivo Intra-Uterino (DIU)

FATORES FUNCIONAIS

Reduzem a motilidade das trompas.


Migrao externa do zigoto Refluxo menstrual Tabagismo Reproduo assistida - Infertilidade

TIPOS DE GRAVIDEZ ECTPICA


GRAVIDEZ TUBRIA (95%)

Implantao na trompa de Fallopio, a maior parte na ampola

GRAVIDEZ TUBRIA INTERSTICIAL (3%)

Implantao na poro intersticial da trompa de Fallopio

TIPOS DE GRAVIDEZ ECTPICA


GRAVIDEZ ABDOMINAL

Primria: implantao inicial no peritoneu. Secundria:implantao inicial na trompa seguida de abortamento e reimplantao no peritoneu.

GRAVIDEZ CERVICAL

Implantao no canal cervical

TIPOS DE GRAVIDEZ ECTPICA


GRAVIDEZ OVRICA (2 mais frequente)

Implantao no cortx ovariano

GRAVIDEZ HETEROTPICA
(mais frequente na induo da ovulao)

Coexistncia de uma gravidez intrauterina e uma gravidez ectpica. (incidncia:1:30.000

MANIFESTAES CLNICAS
Manifestao clnica Amenorria Sangramento vaginal Observao geralmente precede os outros sinais. irregular e varivel, podendo ser confundido com menstruao. Geralmente de pequena intensidade em "borra de caf". pode ser localizada ou difusa. Nos casos severos e agudos a hemorragia intra-abdominal produz sensao de dor lancinante e dilacerante que se reflete nos rgos vizinhos. Pode se projetar para epigastro e alcanar o diafragma, causando dor no hipocndrio direito e irritao do nervo frnico, o que produz dor subescapular caracterstica do sinal de Laffont. Essa dor no ombro pode ser de intensidade variada, mas do ponto de vista semitico parece estar bastante relacionada ao momento da rotura tubria. no toque vaginal encontra-se tero aumentado, amolecido e doloroso mobilizao com tumorao plvica. variam desde vertigens hipotenso e choque hipovolmico.

Dor abdominal

Dor mobilizao uterina Distrbios vasomotores

Abaulamento de fundo de saco posterior


Hematocele e colpocele

acmulo do sangue intra-cavitrio, que ao toque vaginal produz dor intensa, geralmente acompanhada de um grito da paciente denominado "Grito de Douglas". podem infectar e originar abscessos.

DIAGNSTICO
EXAME FSICO Histrico da Paciente: avalia-se a histria menstrual da paciente (alteraes do ltimo ciclo, atraso, modificaes no fluxo, perodo frtil); Exame Fsico: o abdome encontra-se hipersensvel palpao. Ao toque bimanual, poder ser notado o tero discretamente aumentado ou normal. EXAMES COMPLEMENTARES Dosagem de -hCG: O tecido trofoblstico da gravidez ectpica pode apresentar nveis mais baixos de hCG em relao gravidez tpica. Ultra-Sonografia: Achados anormais ultra-sonografia incluem: massa anexial, lquido livre na cavidade peritoneal e saco gestacional com BCF. Doppler: o estudo do Doppler colorido transvaginal tem uma sensibilidade de 96% e uma especificidade de 93% no diagnstico da gravidez ectpica. Laparoscopia: s vezes, somente a laparoscopia possibilita o diagnstico definitivo da gravidez abdominal, permitindo o diagnstico de 90% dos casos

TRATAMENTO
ATITUDE TERAPUTICA Relativamente atitude teraputica ser a remoo do produto da concepo do seu local, visto a inviabilidade do desenvolvimento da gravidez. Essa remoo poder ser feita atravs do mtodo cirrgico ou mdico. Tratamento Cirrgico (realizada por laparotomia ou celioscopia):
Salpingectomia; Salpingotomia; Microcirurgia da trompa; Aspirao do produto da concepo; Histerectomia.

Tratamento Mdico:
Metotrexato e consequente monitorizao da resposta ao tratamento.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Avaliao de Enfermagem Monitorar alteraes no estado da paciente, quando h ruptura ou hemorragia. Verificar Sinais vitais maternos Presena de quantidade de sangue vaginal Presena de teste de gravidez positivo Data da ultima menstruao Presena de hipersensibilidade abdominal na palpao/ dor no ombro Quantidade e tipo da dor Intervenes de Enfermagem Manter o volume hdrico promover conforto e repouso Observao constante: aparecimento do choque; Preparo pr-operatrio; Aps cirurgia: cuidados ps-operatrios comuns para cirurgia abdominal;

Prognstico
Condutas para que se diminua a ocorrncia de gestaes ectpicas esto relacionadas com a reduo dos fatores de risco para a doena, a exemplo do correto e precoce tratamento das infeces plvicas; O futuro reprodutivo das pacientes submetidas ao tratamento cirrgico conservador da prenhez ectpica depende do estado da trompa oposta; A teraputica com metotrexado no tem repercusses em gestao futura, quer sobre a possibilidade materna de nova gravidez, quer sobre a incidncia de malformaes estruturais do concetpto.

Anda mungkin juga menyukai