Anda di halaman 1dari 26

ELEMENTOS

CONSTITUINTES DA CIDADANIA

Prof.: Vnia Franco

A cidadania moderna refere-se ao conjunto de direitos e deveres dos cidados que pertencem a uma nao, ou seja, o povo de um pas. O ncleo dessa cidadania compe-se basicamente de trs elementos: o civil, o poltico e o social.

O aparecimento e a extenso dos direitos de cidadania ocorreram de forma lenta e gradual, variando bastante conforme a regio.

O surgimento dos direitos civis assinalou uma mudana substancial nas relaes dos homens em sociedade. Foram rompidos os laos de dominao baseados nas relaes comunitrias tradicionais, caractersticos do perodo medieval e do sistema feudal.

Os direitos civis impuseram um nivelamento jurdico entre os cidados, que passaram a ser considerados iguais perante a lei. As distines de origem e classe social continuam a existir, mas no devem interferir na igualdade jurdica dos cidados. Esse o princpio bsico de tais direitos.

O CONTRATO SOCIAL
O surgimento dos direitos civis est vinculado s revolues burguesas na Europa do sculo 18. Elas tiraram a fora das monarquias absolutistas e romperam com a sociedade hierarquizada do perodo pr-moderno. No absolutismo monrquico, a autoridade poltica (o rei) detinha o poder com base em privilgios sociais (nobreza hereditria).

Os filsofos do liberalismo poltico foram os autores das doutrinas contratualistas. Tambm denominadas "contrato social", elas fundamentaram no plano ideolgico a nascente igualdade formal nas relaes entre os cidados. Os mais influentes filsofos contratualistas foram o ingls John Locke e o francs Jean-Jacques Rousseau.

No Brasil, o primeiro avano registrado na rea dos direitos civis foi a abolio da escravido(1888). A primeira Constituio republicana (1891) assegurou a igualdade legal entre os cidados brasileiros. Garantiu as liberdades de crena, de associao e reunio, alm do habeas corpus, para remediar qualquer violncia ou coao por ilegalidade ou abuso de poder.

DIREITOS POLTICOS
Nos pases ocidentais dos continentes europeu e americano, a cidadania moderna se constituiu por etapas: depois dos direitos civis, no sculo 18, vieram os direitos polticos, no sculo 19. Os direitos sociais so conquistas do sculo 20, assim como a quarta gerao de direitos de cidadania, nascida no fim desse perodo.

O DIREITOS DE ELEGER E SER ELEITO


So os direitos polticos, de voto e de acesso ao cargo poltico. As instituies pblicas relacionadas aos direitos polticos so os rgos legislativos representativos e executivos.

Inicialmente, a atividade poltica era uma funo de poucos, restrita participao das elites dominantes. O surgimento dos direitos polticos foi obra dos movimentos populares dos trabalhadores. Ao se organizar e defender seus interesses eles perceberam que a poltica influencia a vida da sociedade.

As camadas populares comearam a se conscientizar de que a participao no exerccio do poder poltico era condio fundamental para assegurar seus direitos. Essa participao podia ser como membro de um organismo investido de autoridade poltica, ou como eleitor dos integrantes de tal organismo.

VOTO RESTRITO
Inicialmente, inmeras restries limitavam a participao poltica de todos os cidados. O direito de eleger e ser eleito manteve-se restrito aos homens adultos. O voto censitrio impunha padres de renda e de escolaridade. Com isso, exclua grande parte da populao do direito de ser eleito e de eleger representantes polticos.

Esses impedimentos perduraram por dcadas. As mulheres adultas e os analfabetos conquistaram direitos polticos muito tardiamente, somente no sculo 20.

NO BRASIL, FIM DO VOTO


CENSITRIO POR RENDA

No caso do Brasil, a proclamao da Repblica provocou mudanas na participao poltica. Foi abolido o voto censitrio pecunirio que, para ser exercido, exigia uma certa renda do cidado (100 mil ris). Foi estabelecida a idade mnima de 21 anos para participar do processo eleitoral

Os analfabetos e as mulheres permaneceram excludos da participao poltica. As mulheres s conquistaram o direito de voto em 1934. Os analfabetos conquistaram o direito de voto em 1985, mas esto impossibilitados de se candidatar a cargos eletivos.

DIREITOS SOCIAIS
Os direitos sociais demarcam uma importante mudana na evoluo da cidadania moderna. Sua funo garantir certas prerrogativas relacionadas com condies mnimas de bem-estar social e econmico que possibilitem aos cidados usufruir plenamente do exerccio dos direitos civis e polticos

O princpio norteador dos direitos sociais o argumento de que as desigualdades de provimentos (condies sociais e econmicas) no podem se traduzir em desigualdades de prerrogativas (direitos civis e polticos). Desse modo, adquiriu-se a noo de que determinado grau de pobreza priva os cidados de participao cvica.

FINALIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS


Os direitos sociais no tm por objetivo eliminar por completo as desigualdades sociais e econmicas e as diferenas de classe social. Sua finalidade assegurar que elas no interfiram no pleno exerccio da cidadania.

As instituies pblicas representativas dos direitos sociais so os sistemas de seguridade e previdncia social e educacional.

CONSTITUIO VARGUISTA
No Brasil, o marco da instituio dos direitos sociais ocorreu na poca do regime do Estado Novo, com Getlio Vargas (19301937).

A Constituio de 1934 instituiu uma minuciosa regulamentao das condies de trabalho ao estabelecer o salrio mnimo, a jornada de trabalho de 8 horas, o repouso semanal, as frias remuneradas, a indenizao por dispensa sem justa causa, a assistncia mdica ao trabalhador e gestante.

Foi proibido pela nova Carta o trabalho de menores. Estabeleceuse, ainda, a submisso do direito de propriedade ao interesse social ou coletivo.

A QUARTA GERAO DE DIREITOS


Desde o final do sculo 20 surgiram inmeros movimentos sociais que atualmente lutam para ampliar a cidadania atravs da defesa de novos direitos.

A quarta gerao de direitos de cidadania agrega demandas provenientes de novos tipos de movimento social, como o das minorias tnicas e culturais, dos homossexuais, dos movimentos ecolgicos e feministas.

No contexto dos novos padres de sociabilidade e da globalizao, esses movimentos sociais possuem novas prticas participativas e de mobilizao coletiva. Isso reflete o carter dinmico da cidadania.

Anda mungkin juga menyukai