Anda di halaman 1dari 12

Episdio lrico d Os Lusadas. Baseia-se na histria verdica do romance de Ins de Castro e do infante D. Pedro, filho de D. Afonso IV.

Lngua Portuguesa Prof. Antnio Alves

Este episdio lrico tem caractersticas trgicas que o aproximam da tragdia clssica. Est dividido em trs partes: Exposio: breve introduo (Canto III, est. 118, 119) Conflito: peripcias, momentos-chave (Canto III, est. 120-132) Desenlace: desfecho da ao dramtica (Canto III, est. 133-137)

Introduo:

Vasco da Gama anuncia que vai narrar um caso trgico, que aconteceu depois de D. Afonso IV ter regressado, vitorioso, da Batalha do Salado (Canto III, est. 118).
Deste caso triste e dino da memria s o amor puro e fero responsvel (Canto III, est. 119).

Ins apresentada num ambiente de tranquilidade, felicidade, saudade dos tempos felizes passados com o Prncipe. Vive-se um tempo de amor correspondido entre Ins e Pedro (Canto III, est. 120, 121).

So apresentadas as causas da oposio do rei D. Afonso IV e condenao de Ins: Acalmar a ira do povo (Canto III, est. 122); Acabar com aquela relao amorosa, que no era do agrado de muitos portugueses (Canto III, est. 123)

No dia fatal, D. Ins trazida presena do rei que por ela sente piedade (Canto III, est. 124), mas o povo e os algozes persistem nos seus intentos. D. Ins, rodeada pelos

seus filhos, pede splica ao rei (Canto


III, est. 125), invocando os seguintes argumentos:

At os animais ferozes e as aves de rapina tm piedade para com as crianas (Canto IIII, est. 126);

No humano matar uma donzela fraca e sem fora s por amar a quem a conquistou (Canto III, est. 127, vv. 1-4);
Devia ter respeito por aquelas crianas (filhos de Ins)

(Canto III, est. 127, vv. 5-8);


Devia

saber dar a vida, tal como soube dar a morte na guerra contra os Mouros (Canto III, est. 128); Se, apesar da sua inocncia, a quiser castigar, que a desterre para uma regio gelada ou trrida ou para junto das feras, onde possa criar os filhos de Pedro (Canto III, est. 129).

Face aos argumentos de splica e de defesa de Ins, o rei hesita (Canto III, est. 130, vv. 1, 2), mas face insistncia do povo e dos algozes (Canto III, est. 130, vv. 3,4), perpetrado o brbaro assassnio de Ins de Castro pelos algozes, (Canto III, est. 130, vv. 5-8, est. 131, 132), comparando esta cruel ao com a brbara morte da linda moa Policena.

* No incio, toma a deciso de mandar matar Ins, devido ao murmurar do povo; * Quando os horrficos algozes trazem Ins sua presena, j est inclinado a perdoar (j movido a piedade (Canto III, est. 124, v.2); * mas o povo incita-o a mat-la (Canto III, est. 124, vv. 3-4); * No fim do discurso de Ins, comovido pelas suas palavras Queria perdoar-lhe o rei benigno (Canto III, est. 130, v.1), mas o povo e o destino no deixaram (Canto III, est. 130, vv. 3-4).

* O narrador (Vasco da Gama) faz consideraes finais sobre este triste caso, que reprova emocionalmente (Canto III, est. 133-135);
* Ins de Castro comparada depois de morta a uma flor silvestre que, colhida e maltratada por uma criana, perde a cor e o perfume (Canto III, est. 134); * A histria trgica da morte de Ins imortalizada em Coimbra, local onde aconteceu. Durante muito tempo, as ninfas do Mondego recordaram Ins com lgrimas que se transformaram numa fonte a que chamaram dos amores de Ins (Canto III, est. 135).

A vingana de Pedro Mal subiu ao trono, D. Pedro fez um acordo com outro Pedro crudelssimo (o rei de Castela), tendo conseguido que os homicidas de Ins lhe fossem entregues (Canto III, est. 136); Durante o seu reinado, foi implacvel com os criminosos, defendeu as cidades com a opresso dos poderosos e mandou matar muitos ladres (Canto III, est. 137).

* A ao trgica, atingindo o seu ponto culminante com a morte da protagonista (Ins de Castro); * Personagens da classe nobre: depois de ser morta foi rainha (Canto III, est. 118, v.8)
* Ao longo da ao, surgem os sentimentos fundamentais da

tragdia: o horror e a piedade; * Respeito pela lei das trs unidades: ao, espao, tempo; * Interveno do Destino, da Fatalidade;

* A funo do coro pode ver-se nas intervenes emocionais


do poeta, que vai comentando apaixonadamente o desenrolar da ao (Canto III, est. 119, vv. 5-8; e toda a parte final, desde os dois ltimos versos da estrofe 130 at ao fim).

Anda mungkin juga menyukai