Anda di halaman 1dari 42

Clulas Sangunea

SANGUE

O sistema circulatrio e seu componente fludo, o sangue, ligam o meio interno do corpo ao meio externo. O sangue transporta materiais entre estes dois meios e entre as diferentes clulas e tecidos do corpo.

SANGUE

O volume de sangue em homens e mulheres magros varia quase que diretamente com o peso corpreo e em mdia de aproximadamente 79 ml de sangue por quilograma de peso

SANGUE

Em funo da diferena entre a composio corporal masculina e feminina, bem como no tamanho do corpo, a variao geral de volume total de sangue de 4 a 5 litros em mulheres e de 5 a 6 litros nos homens.

FUNES DO SANGUE

Transporte de gases respiratrios: o sangue carrega oxignio dos pulmes para as clulas do corpo e dixido de carbono das clulas para aos pulmes. Transporte de materiais nutritivos: dos rgos digestivos para as clulas. Transporte de excretas: das clulas do corpo para os rins Transporte de produtos celulares: transporte de hormnios para as clulas.

FUNES DO SANGUE

Manuteno da homeostase: atravs da regulao do pH nos tecidos. Auxiliar na regulao da temperatura do corpo: proporciona meios para dissipar o calor Proteo dos tecidos contra substncias txicas estranhas ao corpo: atravs de clulas fagocticas e anticorpos no sangue. Preveno de perda excessiva de lquidos: atravs do mecanismo da coagulao. Auxiliar na regulao do volume de fludo nos tecidos e seu contedo

Clulas Sanguneas

Glbulos Vermelhos A principal funo dos glbulos vermelhos a de transportar a hemoglobina que, por sua vez, carreia o oxignio desde os pulmes at os tecidos

Caracterstica Gerais

Homem de mais ou menos 70kg = Aproximadamente 5,5 litros de sangue. Glbulos sanguneos Eritrcitos ou Hemcias (44%) Plaquetas Leuccitos (1%) Plasma (Fase lquida) 55%

Plasma

Translcido e amarelado Soluo aquosa = Protinas, Sais , Aminocidos , vitaminas, hormnios lipoprotenas, etc.

Plasma

Eritrcitos ou Hemcias

4,5 (mulher) 5,5 (homem)milhes/mm3 Flexibilidade para passar em capilares Formao na medula ssea vermelha Durao de 120 dias (destruio no bao)

Hemcias

Desprovidas de ncleo, mitocndria, complexo golgiense, e lisossomos. No so clulas com funo metablica intensa. Biconvoca So constitudas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 molculas proticas de estrutura terciria e 4 grupamentos heme que contm o ferro

Leuccitos ou glbulos brancos


6.000 a 10.000/mm3 Incolores Movimentos amebides Defesa celular e imunocelar

Tipos de Glbulos Brancos

Neutrfilos

Infeco com bactrias e fungos Pequenos processos inflamatrios

Formadores de pus Ncleo multilobado Glanulao fina Inflamao aguda

Eusinfilos

Infeco parasitrias Reaes alrgicas Ncleo bilobado Citoplasma com glanulos grandes

Basfilo

Resposta alrgica antgnica. Liberao de histamina (vasodilatadora) Ncleo bilobado ou trilobado difciu de observar.

Linfcitos

Comuns no sistema linftico Ncleo grande Tipos: B: Produo de anticorpos e apresntao de antgenos s clulas T. T: combate clulas cancerosas e infico viral

Moncitos

Fagocitose Apresentao de fragmentos de patgenos aos lifcitos T. For da corrente sangune podem tornar-se macrfagos.

Glbulos Brancos

Funo: a de destruir os organismo invasores e outros agentes que sejam lesivos ao corpo.

Plaquetas

Funo So responsveis pela coagulao , ou seja evitam sangramentos.

Hemoglobina

Oxignio combina com a hemoglobina Principal constituinte o ferro. Est em concentrao muito baixa nos alimentos. Excesso de ferro armazenado no figado.

Quando ocorre uma Infeco

Os granulcitos e moncitos migram, por movimento amebide, para fora dos capilares sanguneos at a rea infectada. Isso causado por substncias quimiotxicas, liberadas pelos tecidos lesados. Os granulcitos fazem a primeira defesa e os moncitos aumentam de tamanho e passam a ser chamados de macrfagos, e formam a segunda linha de defesa.

Macrfagos

Esto presentes em muitos tecidos do corpo, mesmo nas condies normais, especialmente nas regies onde existe maior tendncia invaso do corpo por agentes estranhos, como na parede dos alvolos pulmonares, gnglios linfticos, sistema heptico, no bao, abaixo da pele.

Anemia

O que significa falta do nmero suficiente de glbulos vermelhos. As diversas causas incluem: Deficincia de ferro Deficincia de vitamina B12 Perda de sangue Destruio da medula ssea.

Coagulao do Sangue

A coagulao sangunea no ocorre na circulao normal. Contudo, quando um vaso rompido e h sangramento, forma-se um cogulo.

Coagulao Sangunea

Etapas do mecanismo de coagulao: 1 A primeira etapa a formao do ativador de protrombina. Isso pode ocorrer como resultado de dois mecanismo qumicos distintos. Mecanismos intrnseco e extrnseco.

2 Uma vez que o ativador de protrombina tenha sido formado, transforma a protrombina em trombina.
3 A trombina age como enzima, para transformar o fibrinognio em filamentos de fibrina, que enredam os glbulos vermelhos e o plasma, para formar o cogulo propriamente dito.

Trombina

A qualquer tempo, sempre formada pequena quantidade de trombina no sangue circulante. Entretanto, um outra substncia, a heparina, exerce seus potentes efeitos, afim de impedir a coagulao provocada por essa trombina.

Heparina

Um potente anticoagulante Esta presente normalmente no sangue. Impede a coagulao do sangue

HEMOSTASIA

Perda de sangue Sempre que um vaso rompido ou cortado ocorre hemostasia: 1- o espasmo vascular 2 formao do tampo de plaquetas 3 coagulao do sangue 4 crescimento de tecido fibroso na regio do cogulo a fim de fechar o vaso de modo permanente.

Tempo de Sangramento

Quando um objeto pontiagudo usado para produzir pequena picada na ponta de um dedo ou no lbulo da orelha, o sangramento perdura, normalmente, por 3 a 6 minutos.

Tempo de Coagulao

Um mtodo coletar sangue em um tubo de ensaio quimicamente limpo. Por esse mtodo, o tempo normal de coagulao fica compreendido entre 5 a 8 minutos.

Tempo de Protrombina

Um teste que visa determinar a quantidade de protrombina no sangue realizado a partir de sangue que foi tornado incoagulvel.

Grupos Sanguneos

Antgenos A e B Aglutinognios Fator Rh Rh Negativo doa para Rh Negativo e Positivo.

Eritroblastose Fetal

uma doena do feto e do recmnascido, caracterizada pela destruio progressiva de seu sangue. Mes Rh Negativo e o pai Rh positivo. Me pode ficar imunizada contra o sangue do filhos Rh positivos. gamaglobulina anti-Rh

Anda mungkin juga menyukai