Anda di halaman 1dari 11

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE SERVIO SOCIAL DISCIPLINA DE SERVIO SOCIAL E SADE II ACADMICOS: BIANCA KUHN DBORA

BARBOSA LEANDRO BORGES LUCIMAR XAVIER ROSANA DUARTE

Introduo
Atravs desta atividade iremos proporcionar aos acadmicos de Servio Social algumas contribuies sobre o trabalho de assessoria do Assistente Social em 6 Unidades Bsicas de Sade de um determinado municpio. Abordaremos a temtica em forma de teatro onde os atores representaro uma reunio onde o Assistente Social assessora os 6 representantes das Unidades Bsicas de Sade.

A finalidade do encontro divulgar as demandas de cada UBS constatadas nos relatrios internos e reunies anteriores . Identificando as especificidades, possibilidades e potencialidades para realizar aes que promovam a promoo, preveno e recuperao da sade pblica nos territrios de abrangncia de cada UBS.

Aes de Assessoria do Assistente Social na Sade

- Assessorar os conselhos em todos os nveis na perspectiva de fortalecimento do controle democrtico; -Garantir assessoria aos assistentes sociais na busca de qualificao do seu de trabalho; -Organizar e coordenar seminrios e eventos para debater e formular estratgias coletivas para a poltica de sade tanto nas instituies como nas outras esferas;

- Supervisionar diretamente estagirios de servio social e estabelecer articulao com as unidades acadmicas;
- Participar ativamente dos programas de residncia, desenvolvendo aes de preceptoria, coordenao, assessoria ou tutoria, contribuindo para qualificao profissional da equipe de sade e dos assistentes sociais, em particular;

- Garantir a educao permanente da equipe de servio social na instituio e demais trabalhadores, bem como participar dos seus fruns; -Participar de cursos, congressos, seminrios, encontros de pesquisas, objetivando apresentar estudos e pesquisas realizadas e troca de informaes entre os diversos trabalhadores da sade; -Participar e motivar os assistentes sociais e demais trabalhadores da sade para a implantao / implementao da NOB RH / SUS, nas esferas municipal, estadual e nacional; - Assessorar entidades e movimentos sociais, na perspectiva do fortalecimento das lutas em defesa da sade pblica e de qualidade.

A capacidade propositiva dos profissionais, investigao da realidade, nas aes socioeducativas, nas demandas reais e potenciais e na participao social, tendo por referncia o projeto tico-poltico, terico-metodolgico e tcnico operativo do profissional do Servio Social. Como objetivo principal efetivar os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade

O Servio Social na Sade vem, ao longo dos ltimos anos, buscando a superao do seu trabalho profissional, que historicamente foi centrado nas aes focalizadas, burocrticas e subordinadas prtica hegemnica da medicina.

As aes ao nvel do planejamento das polticas de sade, ou mesmo asssessoria, caractarizam se enquanto demanda potencial e institucional colocada aos assistentes sociais, fazendo com que o profissional deixe de atuar apenas como executor terminal da poltica social, nos termos de Netto (1996)

DIMENSES

ASSISTENCIAL O assistente social aciona, articula e otimiza o uso dos recursos comunitrios e institucionais disponveis, visando o enfrentamento das expresses da questo social. EDUCATIVA: O assistente social o agente de socializao de conhecimentos e propulsor de prticas educativas. POLTICA: O assistente social viabiliza a garantia dos direitos sociais viabiliza a garantia dos direitos sociais acionando e criando fluxos de informao e participao contnuos.

Foi apresentado um conjunto de atribuies e competncias a serem realizadas pelo profissional de Servio Social na sade que podem contribuir para a defesa das polticas pblicas de sade, para a garantia dos direitos sociais, para o fortalecimento da participao social e das lutas dos sujeitos sociais, bem como para a viabilizao do Sistema nico de Sade, inscrito na Constituio de 1988 e nas Leis 8080 e 8142 ambas datadas de 1990.

A formao profissional do assistente social permite, ainda, que este seja interlocutor das necessidades e demandas de sade da populao, no momento da formulao de programas, aes e servios de sade. um profissional capaz de realizar a articulao da poltica de sade com as demais polticas setoriais como, por exemplo, assistncia social, educao, habitao, tendo em vista a preocupao com o desenvolvimento de aes comprometidas com a garantia dos direitos sociais e do direito sade e mediadas pelas necessidades dos usurios. (DAL PRA,2003)

Concluso
O assistente social enquanto profissional que assessora seis UBS tem como foco a melhoria da qualidade dos servios prestados aos usurios da sade. preciso compreender que a assessoria de um assistente social 6 UBS envolve o reconhecimento da realidade de cada territrio de abrangncia onde localiza-se a unidade de sade. Identificando os limites e potencialidades de a cada UBS partir de diagnsticos, pesquisas, relatrios e reunies multidisciplinares com as equipes e propor aes junto com as equipes das UBS para melhorar as condies de sade da regio referenciada.

Referncias
CFESS, Parmetros para a atuao de Assistentes Sociais na rea da Sade, Brasil, Brasilia, 2009. NETTO, J.P. Ditadura e Servio Social uma anlise do Servio Social no Brasil ps-64. So Paulo, Cortez, 3 edio,1996

DAL PRA, Kelly Regina. As aes profissionais do Servio Social no Centro de Sade do Saco Grande e a consolidao do Sistema nico de Sade. Florianpolis, Revista Virtual Textos & Contextos. N 2, 2003

Anda mungkin juga menyukai