Anda di halaman 1dari 24

As causas da pobreza Pobreza e/ou desigualdade

Ipea em 2000 reconhece o Brasil como campeo da desigualdade mundial, produto de uma injusta herana social, que vem excluindo parte significativa da populao brasileira do acesso a condies mnimas de dignidade e cidadania, encarada com naturalidade.

Existe acordo social que no reconhece a cidadania para todos cidadania dos includos da cidadania dos excludos, assim como os direitos, as oportunidades e os horizontes. DESAFIO aos 500 anos: POBREZA o + agudo problema econmico do pas e DESIGUALDADE o maior problema estrutural do pas.

Binmio complexo que sustenta o projeto de uma nova sociedade: erradicar a pobreza e combater a desigualdade. Proposta econmica da diviso do bolo no resiste a nossa realidade. Combater a desigualdade = ordem moral, alm de caminho estratgico para erradicao da pobreza. Tradio da poltica econmica brasileira = via nica sem gerar resultados satisfatrios reduo da pobreza

Desigualdade resistindo as mudanas: regime militar, governos democrticos, crises... Para Sen, o desenvolvimento refere-se melhoria da qualidade de vida que levamos e s liberdades que desfrutamos. Assim, redistribuir a renda e a riqueza no Brasil emerge como elemento central para erradicar a pobreza e criar bases slidas para o desenvolvimento sustentvel e solidrio. Isso revela avanos analticos, mas no rompe com a viso economicista da pobreza como carncia de renda, mesmo

preciso questionar a separao til entre pobreza e desigualdade. Conceituar pobreza relativo, no se reduz a parmetro fixos, sobretudo material. H problema reproduzindo, cultivando, sendo mantido. A noo de que se erradica pobreza por simples transferncia de recursos supe que a disponibilidade de recursos implicaria sua natural distribuio, bastando querer ou simplesmente distribuir. Alm de irreal, equivocado.

O binmio distinto: Na prxis histrica, a carncia material tambm forma de destituio, porque os acessos no so dados, mas disputados. A falta de chuva seria mera carncia. Mas da logo decorre que a gua ser disputada. No conceito de pobreza jamais se inclui apenas carncia material, porque sobretudo indicador e parte da desigualdade.

Maior argumento: Brasil no carente de recursos, no pas pobre, mas injusto com muitos pobres. Outro argumento que a desigualdade est na raiz da pobreza, porque os recursos no chegam aos pobres. Fixava-se, como soluo, focalizando os gastos, defendendo programas compensatrios e outros estruturais redistribuio de ativos (educao/renda). Viso sonsa erradicar a pobreza no capitalismo.

Discusso conceitual entre pobreza relativa e pobreza absoluta: pobreza relativa = Comparao entre pobres e ricos; pobreza absoluta = Comparao entre os pobres apenas. A reduo da pobreza, portanto, depende diretamente do crescimento econmico e da diminuio do grau de desigualdade.

O reducionismo na definio de pobreza continuava, porm, proverbial: na medida em que nos atemos noo da pobreza enquanto insuficincia de renda, reconhecemos que h pobreza apenas quando existem famlias vivendo com renda familiar per capta inferior linha de pobreza, isto , ao nvel mnimo necessrio para satisfazer suas necessidades.

Causas da Pobreza
Edsio Fernandes Voluntrias Direito Administrativo Involuntrias Cincias Sociais Estruturais

Thomas Malthus

Culpa dos pobres / Educ-los Deus (riqueza/virtude e pobreza/condenao) Recursos finitos e vida dura. Classificar as pessoas

Protestantismo

Michael Katz

Katz mostra como na Inglaterra, atravs das poor laws do sculo XIX, assim como nos EUA, na mesma poca, dois tipos de classificao foram tentados. Classificaes: Critrio de proximidade; Pobreza Involuntria (digna) e Pobreza Voluntria (indigna); Havia diferena estabelecida por autores americanos e ingleses entre pobreza e mendicncia.

ENTENDIMENTO ANTIGO
Pobreza
Era entendida como uma condio natural das pessoas, que, em situaes especiais, ficavam desvalidas e merecedoras de amparo.

Mendicncia
Era uma deformao de carter e, por isso, indigna de apoio e ajuda.

Havia ideia de que as causas da pobreza e os caminhos para sua soluo no dependiam da vontade ou do carter dos indivduos, mas das relaes entre as pessoas; dependia ainda de uma regenerao moral, no mais dos pobres, mas dos ricos, cujo egosmo e avarcia deveriam ser transformados em verdadeira caridade e sentimento de justia.

Para os marxistas crena no poder transformador das convices e da fora moral que caracterizava o socialismo utpico, que deveria ceder lugar ao socialismo cientfico, que entendesse a verdadeira natureza dos conflitos sociais e os levasse a sua condio natural - luta de classes soluo para pobreza.

homens livres e escravos, patrcios e plebeus, lordes e servos, mestres e empregados = opressores e oprimidos.

O problema consistia nos que ficavam fora, margem das classes em conflito. Os proletrios, no capitalismo, so pobres, mas nem todos os pobres tem o lugar de honra de parteiros do futuro que Marx atribua ao proletariado (classe revolucionria), atravs da diviso social do trabalho pobres virtuosos. Os marginais, vtimas da dissoluo das antigas classes sociais em decadncia classe perigosa.

Por que Marx traz de volta, pela porta dos fundos, a distino entre a pobreza digna, revolucionria, do proletariado, e a pobreza indigna, reacionria, corrompida e corruptvel, a escria do lumpemproletariado, os marginais?

Ao longo do sculo XX, o Manifesto passou por transformaes inesperadas, com os camponeses e soldados da Rssia e da China tomando a bandeira do proletariado industrial, enquanto o proletariado nos pases industrializados se aburguesava.

Na Europa, a social democracia suplantou, em quase toda parte, os antigos partidos comunistas, e os conflitos e negociaes entre o capital e o trabalho redundaram na criao de uma nova ordem social que garantia uma melhor distribuio da riqueza entre burgueses e proletrios. Era o Welfare State, ou o Estado do Bem Estar social.

Esta nova forma de organizao social, que parecia reunir o melhor dos mundos, reduzindo a pobreza sem afetar a riqueza dos burgueses e capitalistas, passou a ser copiada em outras partes, inclusive no Brasil, onde, no entanto, os proletrios e burgueses eram poucos, e os pobres, indignos vivendo s margens e ao lado da sociedade criada pelo imprio comercial portugus, eram a maioria.

Fora a igreja catlica, ningum parece ter pensado, no Brasil do sculo XIX, em criar leis e instituies para ajudar os pobres, como se tentou fazer na Inglaterra e nos EUA. Enquanto naqueles pases, ao longo do sculo XIX, crescia a noo de que todas as pessoas tinham direitos iguais, a sociedade e a economia brasileiras mantinham a escravido como um componente central, onde a pobreza e a misria humanas eram consideradas naturais e inevitveis.

Escravido brasileira teria sido mais ou menos cruel e opressiva do que a existente nos EUA. expectativa de vida e procriao. Marxistas Se os escravos teriam ou no sido, de algum modo similar ao proletariado europeu, uma classe virtuosa e digna, quando o pas evolusse para as formas mais modernas de explorao econmica.

Referncias utilizadas
Discutido: A pobreza da pobreza (Pedro Demo). SCHWARTZMAN, Simon. As causas da pobreza. Rio de Janeiro. Editora FGV. 2004.

Prxima aula: Resumo manuscrito


Pobreza e educao: o avesso da cidadania Jos Willigton Germano. NOGUEIRA, Maria Veralucia Leite. Uma representao conceitual da pobreza. In Servio Social e Sociedade, n 36. So Paulo. Cortez, 1991.

Prxima aula:
Dia

03.03 s 9:30h

Anda mungkin juga menyukai