Anda di halaman 1dari 13

Cidade Moderna

Introduo cidade moderna

Grupo IV

Docente: Srgio Lisboa

ndice
Introduo A questo do alojamento Funcionalismo e Zoneamento A questo fundiria O Fascnio pelos Edifcios Isolados Ruptura com a histria Os novos materiais e Tecnologias Concluso

1Situao Ante/ps colonizao: A rede urbana angolana, era um todo harmonioso que respondia bem as necessidades do territrio e aos seus rtm

Introduo
A urbanstica moderna surge como uma nova forma de se fazer cidade totalmente diferente da cidade tradicional. Rompendo desta forma com os princpios e ideais da cidade tradicional, sua morfologia, organizao, esttica e funcionamento. o aspecto mais importante na urbanstica moderna a habitao, devido a importncia de alojamento como principal problema urbanstico do perodo ps-guerra.
Cidade Moderna

Cidade Tradicional

De acordo com Benvolo h 3 vectores fundamentais sobre a cidade moderna:


O vector que estuda as reas standards do fogo. O vertor que aborda essencialmente os aspectos quantitativos e distributivos. O vector de investigao sobre a cidade.

Na cidade moderna o alojamento e as tipologias da sua agregao que determinam as formas urbanas e deixa-se de se tratar de desenho urbano que o objecto em estudo. Os resultados mostram-nos que um grande erro a nvel de morfologia do terreno e conceito.

Unidade Habitacional Prenda,Lunda

Unidade Habitacional (Panta) Prenda,Lunda

na cidade de lunda Hoje em dia a cidade de Luanda em contar-se com os mesmo problemas j amas de 50 anos atras por no se ter levado encontra os trs vector que Benvolo menciona

Unidade Habitacional Zango

Unidade Habitacional Kilamba Kiaxi

Funcionalismo e Zoneamento

Funcionalismo e Zoneamento A simplificao dos problemas Devidos os problemas gerados nas cidades oitocentistas e novecentistas, a urbanstica moderna preocupa-se pela boa arrumao e distribuio do uso de solo. Baseando num vector fundamental de planeamento a carta de Atenas, a partir dela as cidades modernas eram organizadas mediante a sua funo sendo elas: Habitao, Trabalho, Lazer, criando o caracter de zonamento.

Unidade Habitacional Zango

plan voisin de le corbusier.

vista panoramica cidade do kilamba kiaxe

A questo fundiria
Parcelamento e solo pblico A diviso do solo e caracterizado do privado ao pblico. O estado ou as municipalidades so os rgos que tem o poder do solo, por compra ou por expropriao. Notamos na nossa cidade o mesmo sistema implementado, em que o governo o responsvel da distribuio de parcelas de terra para a implantao de projectos quer pblico ou privado.

As conferncias de CIAM (isto depois da segunda guerra mundial) foi o melhor mtodo que os governos e os arquitectos e urbanistas encontraram para fazer as correes e a implementao de novas tcnicas, passando urbanizao formal para urbanizao moderna, j que na urbanizao formal dava-se mais primazia nos projectos privados, em quanto que na urbanizao moderna d-se a primazia em Projecto com espaos livres e pblico com o propsito de uma vivncia coletivas.

Luanda-Viana e Zango l

Diviso de parcelas

Ocupao de solo

Anda mungkin juga menyukai