Anda di halaman 1dari 21

Transtorno de Personalidade Anti-Social

Airana Moura, Ana Ramos e Diana Wertheimer

Histrico

Pinel (Sc. XIX):


Psicopata no era necessariamente criminoso; Caractersticas: irresponsabilidade, falta de discernimento moral e crueldade; Violao das normas de conduta da sociedade;

Insanidade Moral:

Inferioridade Psicoptica; Kraepelin (1913):

7 categorias de psicopatas;

Histrico

Partridge (1930):

Sociopata como substituto de psicopata; Adoo oficial do termo Sociopata ou Distrbio de Personalidade Psicoptica; Transtorno de Personalidade Anti-Social; Transtorno de Personalidade Amoral; Transtorno de Personalidade Dissocial; Transtorno de Personalidade Associal; Transtorno de Personalidade Psicoptica; Transtorno de Personalidade Socioptica;

1952:

Atualmente:

Histrico

Monomania Homicida (1838):

Necessidade mais social do que mdica;

Teoria da Degenerescncia (1857):

Desenvolvimento de outras teorias;

Lombroso:

Determinismo biolgico; Sub-humanos; 5 tipos de criminosos;

Histrico

Garofalo:

Anomalia moral e psquica; Predisposio psquica; Periculosidade; Determinismo social

Colajanni:

Outros autores:

Biologia Moral De Greeff:

Psquica

Ambiente

Delinqente no difere das outras pessoas;

Critrios Diagnsticos (DSM- IV)


Transtorno da Personalidade Anti-Social um padro de desconsiderao e violao dos direitos dos outros . Inicia na infncia ou comeo da adolescncia e continua na idade adulta. Tambm conhecido como psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade dissocial. Diagnstico: o indivduo deve ter pelo menos 18 anos e ter tido uma histria de alguns sintomas de Transtorno da Conduta antes dos 15 anos. Os indivduos portadores deste transtorno no se conformam s normas pertinentes a um comportamento dentro de parmetros normais.

Freqentemente enganam ou manipulam os outros a fim de obter vantagem pessoais ou prazer. Um padro de impulsividade pode ser manifestado por um fracasso em planejar o futuro. Tendem a ser irritveis ou agressivos e entrar em lutas corporais ou cometer atos de agresso fsica. Exibem um desrespeito imprudente pela segurana prpria ou alheia. Tendem a ser extremamente irresponsveis. Demonstram pouco remorso pelas conseqncias de seus atos. O comportamento anti-social no deve ocorrer exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou de um Episdio Manaco.

CID- 10

Incapacidade de manter relacionamentos,embora no haja dificuldade em estabelec-los. Propenso marcante para culpar os outros ou oferecer racionalizaes plausveis para o comportamento que levou o paciente a conflito com a sociedade.

Caractersticas Gerais

No possuem empatia, tendem a ser insensveis, cnicos, desprezar os sentimentos, direitos e sofrimentos alheios. Podem ter auto-estima enfatuada e arrogante. Podem ser excessivamente opiniticos, auto-suficientes ou vaidosos. Podem exibir um encanto superficial e no-sincero, ser bastante volveis, ter facilidade com as palavras e falta de empatia. Podem ser exploradores em seus relacionamentos sexuais, ter uma histria de mltiplos parceiros sexuais.

Esto mais propensos a morrer prematuramente por meios violentos. Embora possa parecer que as conseqncias de suas aes no os incomodam, os pacientes com Transtorno de Personalidade Anti-Social podem ficar bastante desesperados com relao a perdas, relacionamentos fracassados, ou serem, eles prprios, explorados.

Caractersticas Especficas Cultura, Idade e ao Gnero


Parece estar associado a baixa situao scioeconmica. muito mais comum em homens (3%) do que em mulheres (1%). Taxa de prevalncia maiores esto associadas aos contextos de tratamento de substncias, forenses ou penitencirios. mais comum entre os parentes biolgicos em primeiro grau de indivduos com transtorno do que na populao em geral. O risco dos parentes biolgicos de mulheres maior do que para os parentes biolgicos de homens. Estudos indicam que fatores genticos e ambientais contribuem para o risco deste transtorno.

Pode estar relacionado com abuso, negligncia, perdas na infncia tais como morte, divrcio, separao conjugal ou entre os pais e o filho , abandono, afetividade desorganizada, lar desestruturado, ilegitimidade, transferncia de lares e conseqente institucionalizao.

Tratamentos e recuperao

Os tratamentos so variados: psicoterapia, modificao comportamental e medicao. A reeducao consiste em: mudana comportamental atravs da implementao do trabalho, instruo, religio, lazer, e adequao ao convvio social. (Albergaria, 1999) H grande melhora psicolgica no tratamento grupal em que se encontra apoio mtuo. (Guanaes & Japur, 2001)

Intervenes Teraputicas

Terapia cognitiva Discusso completa da histria de vida do paciente Incremento do funcionamento cognitivo Enquadrar como transtorno Exerccio de reviso de escolhas Propsito da terapia: revisar eficcia pessoal e ensinar estratgia cognitiva para obteno de sucesso.

improvvel que o portador de transtorno procure orientao ou conselhos. A motivao para buscar tratamento usualmente resulta da presso exercida por outras pessoas para que ele mude. Tal indivduo v seus problemas como uma incapacidade dos outros de aceit-lo, ou como um desejo de restringir a sua liberdade

Os pacientes anti-sociais podem jamais conformar-se s regras da sociedade. Eles podem, entretanto, aprender a conhecer algumas vantagens de revisar seu comportamento e considerar os sentimentos dos outros. A psicoterapia analtica no recomendada, pois no consegue avanos no tratamento de tal desordem. A mais pensada para tal fim a terapia cognitiva.

Tipos
Hare:

Psicopata primrio: o descrito nos DSM, mais sociabilizado. Psicopata comunitrio, psicopata corporativo ou do colarinho branco; Psicopata secundrio ou neurtico; Psicopata criminoso: psicopata primrio que apresenta comportamento criminoso ou atos anti-sociais repetidamente.

Instrumentos
- Psychopathy Checklist (PCL), de Hare (1980): 22 itens (Utilizado pelo FBI para diagnosticar serial killers) - PCL-R (revisado), de Hare (1991): - PCL-SV (1993, 1995): Screening Version - PCL-YV: Youth Version - P-scan: Research Version

Fatores que predispem


ambiental/familiar

biolgico: 65% dos psicopatas agressivos apresentam EEG anormal, contra 15% dos controles. - julgamentos morais (arrependimento, culpa, pena) Pena/culpa capacidade de cooperao humana Razo X emoo As ondas cerebrais representam o sincronismo de bilhes de neurnios.

Transtorno de Personalidade Anti-Social e criminalidade


Imputabilidade Punio Reabilitao Reincidncia

Referncias
Albergaria, J. (1999). Noes de criminologia. Belo Horizonte, MG: Mandamentos. Bartol, C. R. (1980/2002). Criminal behavior: a psychosocial approach. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. Baumeister, R. F. (1997/2000). Evil: inside human cruelty and violence. New York, NY: Freeman. Jozef, F., Silva, J. A. R. da, & Greenhalgh, S. (2000). Comportamento violento e disfuno cerebral: estudo de homicidas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22, 124-129. Retirado em 14/08/2002, do SciELO (Scientific Eletronic Library Online) no World Wide Web: http://www.scielo.br

Anda mungkin juga menyukai