Anda di halaman 1dari 41

Fundao Universidade Federal de Rondnia - UNIR Ncleo de Cincia e Tecnologia Departamento de Cincias Biolgicas Disciplina: Biologia Celular Docente:

Patrcia Medeiros

Citoesqueleto.

Discentes:
Ana Paula Ramos Bruno Umbelino Bruna Viana Melissa Barbosa Ksid Rafael

Objetivo :
Compreender o que , e os elementos que constituem o Citoesqueleto;

Compreender de que forma o citoesqueleto participa de diversos processos celulares, e consequentemente sua importncia para a clula.

Imagina seu esqueleto, estrutura rgida, conectadas entre si por meio de articulaes. Esse esqueleto ocupa o interior do corpo e tem como funes determinar o formato das suas partes e dar sustentaes a elas, dentre outras. Voc pode pensar da mesma forma para entender sobre o que o citoesqueleto e suas funes para a clula.

Citoesqueleto:
O Citoesqueleto responsvel por manter a forma da clula e suas junes, auxiliando nos movimentos celulares e no transporte de organelas e
outras estruturas citoplasmticas.

constitudo pelos filamentos de actina, filamentos intermedirios, microtbulos e inmeras


protenas acessrias, classificadas como reguladoras, ligadoras e motoras.

Tipos de Citoesqueleto:
Filamentos de actina: Filamentos Intermedirios:

Nestas clulas os filamentos de actina aparecem a roxo claro, os microtbulos a amarelo e os ncleos a azul esverdeado. Esta imagem, que foi colorida digitalmente, ganhou o primeiro lugar no Nikon Small World Competition, 2003.

Funes do Citoesqueleto:
O citoesqueleto contribui na organizao do espao interior da clula. Atua em praticamente todos os eventos intracelulares, como o deslocamento de vesculas e organelas, na manuteno da morfologia (forma) da clula e a alterao da mesma, participa dos eventos na diviso citoplasmtica e nuclear, e naqueles onde a clula interage com o meio extracelular, como a endocitose e exocitose, e no deslocamento celular sobre o substrato.

Componentes do Citoesqueleto:

Observa-se a forma que o citoesqueleto se distribui nas clulas ocupando todo interior do citoplasma.

Protenas Acessrias
Protenas ligadoras: conectam os filamentos entre si
ou com outros componentes da clula. Protenas motoras: Servem para transladar macro molculas e organelas de um ponto para outro do citoplasma. Protenas reguladoras: Controlam o nascimento, o alongamento, o encurtamento e o desaparecimento dos trs filamentos principais do citoesqueleto.

Filamentos de actina ou Microfilamentos:


A actina a protena intracelular mais abundante de uma clula eucaritica, So filamentos finos e flexveis, sendo formada por subunidades globulares chamadas de actina G, que se polimerizam de forma helicoidal formando um filamento chamado de actina F.

Apresentam de 7 a 9 nm de dimetro; uma dupla fita helicoidal da protena actina, formando feixes lineares. Sustentam a membrana plasmtica e junto com protenas motoras, faz a locomoo celular.

Um monmero de Actina G

Microfilamentos de Actina F

O citoesqueleto de actina dinmico, sendo capaz de crescer e de encolher rapidamente. Primeiro ocorre a nucleao, que a formao de um trmero estvel, em seguida as subunidades so adicionadas em ambas extremidades do filamento, crescendo mais rapidamente na extremidade (+) e despolarizando na extremidade (-). A estabilizao controlada por protenas especializadas de ligao da actina que esto no citosol, como a tropomodulina e a gelsolina.

Ou seja, as fibras do citoesqueleto crescem atravs da polarizao da extremidade (+), adio de monmeros (unidades), que fazem crescer o polmero (a protena). Por outro lado, elas decrescem pela remoo dos monmeros na extremidade (-), isto chamado despolarizao.

Os filamentos de actina so divididos em dois grupos:


Transcelulares: cruzam o citoplasma em todas as
direes, formando feixes e redes, interligados por protenas de feixe (fimbrina e a-actinina), que proporcionam sustentao e determinando a forma da clula. Corticais: rede de filamentos situados abaixo da membrana plasmtica (crtex), conectada a ela por protenas de ligao (fodrina).

Microtbulos
So filamentos com dimetro de aproximadamente, 24 nm e comprimentos variados, nos axnios das clulas nervosas. So caracterizados por seu aspecto tubular e por que so normalmente retilneos e uniformes. Microtbulos so formados pela polimerizao de inmeras molculas de uma protena denominada tubulina.

Existem 2 tipos de Tubulinas que se associam formando dmeros, a (alfa) e a (beta); estes se polimerizam formando protofilamentos. So necessrios 13 protofilamentos para se formar o microtbulo. Essas molculas podem se desassociar desfazendo o microtbulo e, em seguida, se reorganizar para formar novamente o microtbulo. Essa constante reoganizao ocorre em razo da polimerizao e despolimerizao.

Os microtbulos crescem nas duas extremidades, que so designadas como (+) (a que se polimeriza mais rapidamente) e (-) (a que se polimeriza mais vagarosamente). O microtbulo tem que se polimerizar e despolimerizar para a clula se dividir. Cada microtbulo possue uma extremidade mais com -tubulina na ponta, onde o filamento cresce mais rapidamente, e uma extremidade menos, com -tubulina na ponta, onde que cresce mais lentamente.

Funes dos Microtbulos


Formam rodovias para o deslocamento dos elementos citoplasmticos e ncleo, entre o centro e a margem da clula, permitindo as trocas de vesculas e contedo entre as organelas e com o meio extracelular. Conferem resistncia mecnica quando formam feixes. Organizam-se em arranjos complexos, denominados axonema, que do sustentao membrana plasmtica na formao dos clios e flagelos e so os formadores dos centrolos.

Trasporte substncias atravs da Clula:


Certas substncias so trasportadas dentro das clulas empactadas em vesculas, as quais deslizam sobre os microtbulos com o auxlio das protenas motoras dinena e cinesina.

Centrolos: Cada clula possui um par de centrolos,


que se localizam prximos ao ncleo, numa regio denominada centrossomo ou centro celular. So responsveis pela formao dos clios e flagelos e pela organizao do fuso acromtico durante a diviso celular. Alm disso, so estruturas capazes de se autoduplicar, orientando a formao de novos centrolos a partir dos microtbulos presentes no citoplasma.

Clios e Flagelos: Os clios e flagelos so flexveis


prolongamentos da membrana celular, que variam de comprimento, sendo responsveis pelo movimento de fluidos na superfcie das clulas (clios) ou propulso das clulas em meio lquido (espermatozide).

Clios e flagelos apresentam um feixe central chamado axonema, constitudo de nove duplas de microtbulos dispostos circularmente e dois microtbulos centrais. Molculas de dinena ciliar formam pontes entre os pares de microtbulos.

Filamentos Intermedirios:
So chamados dessa forma pelo seu dimetro ser intermedirio entre os filamentos de actina e os microtbulos. E tambm por que no podem aumentar ou diminuir o tamanho, quando se formam adquirem um tamanho e desse tamanho que permanecero;

Tem dimetro 8-10nm. So polmeros proticos em forma de corda abundantes em clulas que sofrem estresses mecnicos, proporcionando resistncia fsica a clulas e tecidos; So encontrados tanto no citoplasma quanto no ncleo celular; So extremidades insolveis que formam uma rede estrutural que conecta as membranas celulares, organelas citoplasmtica e o ncleo; A sua principal funo dar rigidez a clula. A funo depende da composio e localizao dos filamentos.

Ao contrrio dos microtbulos e os filamentos de actina, que so constitudos por protenas globulares, os filamentos intermerdirios so formados por protenas fibrosas: queratina, vimentina, desmina, lamina e protenas dos neurofilamentos.

Os diferentes tipos de filamentos intermedirios:


Laminofilamentos : Em todas as clulas, apoiada sobre a face interna do envoltrio nuclear, existe uma malha delgada de filamentos intermedirios conhecida como lmina nuclear que e responsvel pela forma e resistncia do envoltrio nuclear, composta por filamentos intermedirios chamados laminofilamentos, que so os nicos que no se encontram no citosol .

Filamentos de queratina ou Tonofilamentos: So encontrados exclusivamente em clulas epiteliais e estruturas derivadas como plos e unhas. Dando sustentao e garantindo as propriedades mecnicas desta estrutura. Divididos em dois tipos de quertina: Tipo 1 acido e Tipo 2 neutras bsicas.

Filamentos de vimentina: apresentam um aspecto ondulado. So muitos comuns na clulas embrionrias. No organismo desenvolvido localizam-se nas clulas de origem mesodrmica, como os fibroblastos, clulas endoteliais, clulas do sangue, etc.

Neurofilamentos: Junto com os microtbulos so os principais elementos estruturais dos neurnios, incluindo dendritos e axnios. So os mais abundantes, estendendo-se ao longo do comprimento dos axonios. Trs tipos de protenas: NF-L, NF-M e NF-H.

Esta uma imagem de um corte transversal de um axnio, mostrando os neurofilamentos.

Doenas relacionadas ao Citoesqueleto:


As deformaes do citoesqueleto podem causar algumas doenas: Distrofia muscular de Duchenne: a forma mais comum,
severa e rpida evoluo de distrofia muscular, podendo evoluir para bito dentro da 2 ou 3 dcada de vida, ligada ao cromossomo X, Devido forma em que a doena herdada, os homens tm maior probabilidade de desenvolver os sintomas do que as mulheres. Cada filho homem de mulheres portadoras da doena (mulheres com um gene defeituoso) tem 50% de chances de ter a doena. Cada filha tem 50% de chances de ser portadora.

caracterizada pela progressiva e irreversvel degenerao da musculatura esqueltica, resultando e uma fraqueza muscular generalizada, em consequncia da falta da protena distrofina na membrana das clulas musculares. A grande esperana de tratamento para os portadores da distrofia de Duchenne est no potencial das clulas-tronco embrionrias para formar os tecidos necessrios para substituir o msculo que est se degenerando. Enquanto isso no possvel, pode-se recorrer: Ao tratamento precoce com corticoides que ajudam a diminuir os processo inflamatrio do msculo; fisioterapia e hidroterapia, recursos importantes para controlar a progresso da doena; Ao uso de aparelhos BiPAP de ventilao assistida para proporcionar maior conforto para esses pacientes.

Esclerose lateral amiotrfica (ELA): uma doena


neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degenerao dos neurnios motores, as clulas do sistema nervos central que controlam os movimentos voluntrios dos msculos, e com a sensibilidade preservada. A pessoa sente dificuldades de se locomover, comer, falar; perde habilidade dos movimentos, inclusive das prprias mos, no consegue ficar de p por muito tempo pois a doena acaba por afetar toda a musculatura. Geralmente atinge pessoas mais idosas, mas h casos de pessoas que apresentaram a doena na faixa dos 20 anos de idade. medida que a doena progride, geralmente depois da perda das habilidades de locomoo, fala e deglutio, o doente acaba por falecer, se no for submetido a tratamento, de incapacidade respiratria quando os msculos associados respirao so afetados.

preciso que o paciente a partir de um determinado estgio da doena, seja acompanhado de perto por outra pessoa em funo da incapacidade de executar as suas tarefas rotineiras. Como a doena no afeta as suas capacidades intelectuais, o paciente percebe tudo que acontece a sua volta, vivencia, por isso, lucidamente a doena e a sua progresso, havendo porm dificuldades de comunicao com outras pessoas, caso j exista comprometimento dos msculos da fala. Ainda no existe tratamento eficaz ou cura. Porm, o riluzol (nome comercial: Rilutek), um medicamento de alto custo, pode retardar a evoluo da doena e aumentar a sobrevida em alguns meses.
Stephen Hawking Fsico terico, uma das vtimas da esclerose lateral amiotrfica ou doena de Charcot.

Referncias Bibliogrficas
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8 ed. Cap. I. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2005;

DE ROBERTIS, E.D.P.; DE ROBERTIS, E.M.F.JR. Bases da biologia celular e molecular. 3 ed. Rio de janeiro: Guanabara, 2001. http://pt.scribd.com/doc/58085360/Aula-Citoesqueleto http://pt.scribd.com/doc/60987796/Act-in-A http://imagem.casadasciencias.org/online/34721044/capitulo1.html http://www.slideshare.net/danilo160190/citoesqueleto-2 http://www.infoescola.com/citologia/centriolo/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Distrofia_muscular_de_Duchenne http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking http://pt.wikipedia.org/wiki/Esclerose_lateral_amiotr%C3%B3fica

Obrigada Galerinha pela Ateno.

Anda mungkin juga menyukai