Anda di halaman 1dari 13

TECNLOGO EM RADIOLOGIA = BLOCO 2 DISCIPLICA TICA E LEGISLAO EM RADIOLOGIA PROF : DANIELLE

GRUPO 2 ROBERTO, HENRIQUE, ROSE, KAEFLE

INTRODUO
O

nosso objetivo discutir sobre a tica e suas implicaes nas questes tnicas. Para conduzir nossa discusso, pretendemos utilizar como base a polmica e os debates quanto adoo das cotas raciais nas universidades brasileiras.

UM POUCO DE HISTRIA:
Polticas afirmativas ou compensatrias so

sempre emergenciais e aparecem como possibilidade de soluo, quando as polticas universais tornam-se estreitas, em relao s necessidades da sociedade em um dado momento histrico. A poltica de aes afirmativas, operacionalizada atravs do sistema de cotas, tem uma longa histria, tendo aparecido, pela primeira vez, na Constituio da ndia liberada em 1948, quando foram asseguradas cotas para os dalits (intocveis) e para os grupos tribais, nas instituies de ensino e no servio pblico (Pinto et. al. 2007).

LINHA DO TEMPO NO BRASIL


A primeira

foi a UERJ, em 2003. Em seguida, a UnB, em 2004. A opo, parte do Plano de Metas para Integrao Social, tnica e Racial da UnB, seria aplicada por um perodo de 10 anos. Aps esse perodo o sistema ser reavaliado.

FUNDAMENTAO TERICA

Racismo brasileira: Discriminaes no espao escolar As explicaes tradicionais sobre as desigualdades raciais nos indicadores de escolaridade tendem a apontar que, por serem mais pobres, as pessoas negras tenderiam a apresentar dados piores que os das pessoas brancas. Esse aspecto deve ser levado em considerao, mas cabe salientar a influncia da prpria dinmica de aprendizado, estabelecida no interior do espao escolar.

(VALDNIA GERALDA DE CARVALHO Graduada em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC/MG). Ps-Graduada em Cincias Penais pela Fundao Escola Superior do Ministrio Pblico)

OS NMEROS DA EDUCAO
Os percentuais da representao negra nas universidades brasileiras so alarmantes: 96% dos atuais universitrios so brancos; 3% so negros 1% so amarelos.

OS NMEROS DA POPULAO
Destes 96%, uma porcentagem tambm considervel constituda de descendentes de imigrantes, o mesmo contingente que uma vez viveu em condies de precariedade similares s dos negros que viveram na virada do sculo XIX. As diferenas entre brancos e negros no esto presentes apenas nesses percentuais, cabe lembrar que o Brasil a segunda nao com maior populao de descendncia negra do mundo 47% (84,6 milhes, sendo 7% de pretos e 40% de pardos) e dos 25 milhes de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, 70% so negros e 58 milhes de brasileiros vivam na pobreza

OS NUMEROS DO IBGE
A cor do Brasil No censo de 2010 o IBGE fez a seguinte pergunta: A SUA COR DE RAA : branca, preta, amarela, parda ou indgena

ARGUMENTAES A FAVOR

Com a reserva de vagas, tambm se pde ver como o racismo arraigado na sociedade, como mostram os setores contrrios s cotas, que no querem dividir seu espao na universidade com outros.
(Maria Cludia C. Ferreira, pesquisadora do PROAFRO)

A Igreja Catlica est h mais de 500 anos no Brasil, evangelizando. Mas, s tem mil padres negros para 12 mil padres brasileiros. (Prof. Luiz Felipe de
Alencastro Titular de Histria do Brasil na Sorbonne Paris Folha de SP )

ARGUMENTAES A FAVOR

Sou a favor de qualquer medida que altere a ausncia de afro-descendentes nas universidades. As polticas tradicionais no vo desarmar o racismo da sociedade brasileira. (Paulo S.
Pinheiro, secretrio nacional dos Direitos Humanos)

O rendimento acadmico dos cotistas , em geral, igual ou superior ao dos alunos que entraram pelo sistema universal. [...] A prtica de cotas tem contribudo para combater o clima de impunidade diante da discriminao racial no meio universitrio. (Manifesto em favor da Lei de Cotas e do Estatuto da
Igualdade Racial, assinado por mais de 300 pensadores)

ARGUMENTAES CONTRA
Polticas dirigidas a grupos raciais isoladas, em nome da justia social no eliminam o racismo e podem at mesmo produzir o efeito contrrio, dando respaldo legal ao conceito de raa e possibilitando o acirramento do conflito e da intolerncia. [...] O principal caminho para o combate excluso social a construo de servios pblicos universais de qualidade nos setores de educao, sade e Previdncia, em especial a criao de empregos. (Ministra da Promoo da Igualdade Racial,
Matilde Ribeiro, na abertura da Conferncia Regional das Amricas sobre os Avanos do Plano de Ao contra o Racismo, a Discriminao Racial, a Xenofobia e Intolerncias)

ARGUMENTAES CONTRA

Qual a diferena entre um negro pobre e um nordestino igualmente desprovido? (...) Por que no reconhecer que a causa real do problema a m distribuio de renda? Por que no reforar o Ensino Fundamental e Mdio de forma democrtica? Essa a soluo real, ainda que mais difcil (Helena Rumanjek) A cota para negros discrimina o branco mais pobre. Querer superar uma injustia produzindo outra no parece ser o melhor caminho.
Hlio de A. Evangelista

Anda mungkin juga menyukai