Anda di halaman 1dari 13

O processo legislativo pode ser conceituado, juridicamente, como o conjunto coordenado

de disposies que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos rgos competentes na produo das leis e atos normativos que derivam diretamente da Constituio (Alexandre de Moraes. Direito
Constitucional. So Paulo: Atlas, 2005, p. 568).

descumprimento de qualquer um dos requisitos do processo legislativo, em qualquer de suas fases, vicia a norma elaborada, acarretando sua inconstitucionalidade formal. De acordo com o artigo 59 da Constituio Federal, o processo legislativo compreende a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues.

FASES

DO PROCESSO LEGISLATIVO ORDINRIO Por ser um processo, a elaborao das leis desenvolve-se numa determinada sequncia, dando lugar s denominadas fases do processo legislativo. So elas:
Iniciativa
Deliberao

Parlamentar (discusso e votao) Emendas Parlamentares Sano ou Veto Promulgao e Publicao

Faculdade de apresentar um projeto de lei ao Congresso Nacional, atribuda pela Constituio a certas pessoas ou rgos. Pode ser concorrente (quando vrias pessoas ou rgos tm a iniciativa, podendo cada qual, independentemente da ao dos demais, exercer esse seu poder) ou exclusiva (quando conferida a uma nica pessoa ou rgo); parlamentar (membros do Congresso) ou extraparlamentar (atribuda a outras pessoas ou rgos que no parlamentares, por exemplo, o Presidente da Repblica).

A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados (art. 61). H leis cuja iniciativa privativa do Presidente da Repblica (art. 61, 1), ou de rgos do Judicirio (art. 169; 37, XI).

A iniciativa conferida aos cidados a iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles (art. 61, 2). Sempre que a iniciativa for de Senadores, Comisso ou Mesa do Senado, o projeto comear a tramitar no Senado e depois seguir para a Cmara dos Deputados. Sendo a iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e dos cidados, o incio da tramitao ser na Cmara dos Deputados (art. 61, 2 e 64).

Discusso

e Votao: Todo projeto de lei deve ser discutido e votado em ambas as Casas. Haver primeiramente uma anlise da constitucionalidade e posteriormente do mrito. Primeiramente o projeto passa pelas comisses e depois, se for o caso, ser votado pelo Plenrio. A Comisso de Constituio e Justia realiza o controle preventivo da constitucionalidade do projeto de lei.

De acordo com o artigo 47, salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Deste modo, para dar incio a uma votao necessrio primeiramente verificar se esto presentes, no mnimo, a maioria absoluta dos membros daquela Casa. Se estiverem, ento ser iniciada a votao, sendo aprovado o projeto se obtiver o voto da maioria dos ento presentes. Esse o qurum para aprovao da lei ordinria. Quanto se tratar de lei complementar o qurum de maioria absoluta dos membros (art. 69)

Depois de o projeto ser aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao (art. 65). A Casa revisora pode: aprovar ento envia apreciao do Presidente para sano ou veto rejeitar - ser arquivado emendar voltando o projeto Casa iniciadora

O Presidente da Repblica pode solicitar urgncia na apreciao de projeto de lei de sua iniciativa, desencadeando o processo sumrio. O projeto dever ser apreciado em 45 dias pela Cmara, a seguir em 45 dias pelo Senado, voltar para a Cmara para em 10 dias apreciar as emendas do Senado. Neste perodo ficaro sobrestadas as demais deliberaes, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado. Estes prazos no correm durante o recesso, nem se aplicam aos projetos de cdigo.

Emendas:

So modificaes feitas ao projeto de lei. Quando feitas pela Casa Revisora, o projeto retornar Casa iniciadora para discusso e deliberao da parte emendada. No se admite emenda quando um projeto for de iniciativa privativa.

Sano ou Veto: Concluda a votao a Casa envia o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que no prazo de 15 (quinze) dias teis, contados da data do recebimento, poder sancionar ou vetar. A sano pode ser expressa (quando h aquiescncia do Presidente) ou tcita (quando decorrido os 15 dias sem manifestao do Presidente, ou seja, em caso de silncio). O veto pode ser total (abrangendo toda a lei), ou parcial (veto a alguns dispositivos da lei) O veto parcial dever ser necessariamente de texto integral de artigo, pargrafo, inciso ou alnea, mas jamais de palavras. O veto denominado jurdico, quando fundado em inconstitucionalidade ( o controle preventivo da constitucionalidade do projeto de lei pelo Poder Executivo). Ser considerado poltico quando considerado o projeto contrrio ao interesse pblico.

Promulgao e publicao: O projeto torna-se lei com a sano ou com a derrubada do veto pelo Congresso. Promulga-se a lei, constatando, com isto, sua existncia. No promulgado a lei pelo Presidente da Repblica em 48 horas, o Presidente do Senado a promulgar e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. A publicao forma de comunicao aos destinatrios da lei de sua existncia. condio de eficcia da lei. Assim, o projeto sancionado e a lei promulgada e publicada.

Anda mungkin juga menyukai