Anda di halaman 1dari 21

Carta aos Romanos

Contexto
Os cristos de Roma, convertidos do judasmo e do paganismo, corriam o perigo de se desentender quanto s questes referentes necessidade dos ritos e do culto judaicos, como aconteceu com os Glatas.

Paulo viu a necessidade de expor, agora com mais moderao e maturidade do que na carta dirigida aos cristos da Galcia, a soluo do problema judasmo-cristianismo. Quis retomar as idias de Glatas, de modo mais ordenado e matizado.

O Apstolo, que no conheceu pessoalmente os cristos de Roma, quis, por esta carta, comear tambm a relacionar-se com esta comunidade, de cuja colaborao precisaria para a evangelizao da Espanha, que ele intencionava realizar. Foi por esse motivo que ele quis apresentar-se aos cristos de Roma, dizer-lhes quem era e o que pregava, tendo assim oportunidade de explanar verdades fundamentais do cristianismo.

A autenticidade de Romanos 1-15 como epstola paulina no problema. O captulo 16, entretanto, apresenta dificuldades importantes crtico-textuais. A destinatria certamente a comunidade de Roma, cujos incios teriam sido na dcada de 40. Com a expulso dos judeus de Roma pelo Imperador Cludio em 49 d.C., a proporo de gentio-cristos aumentou muito, podendo-se ter como certo que eram a maioria no final da dcada de 50.

Na poca em que Paulo escreveu sua carta, parece, portanto, haver um nmero maior de cristos gentios na capital. De qualquer forma, so os gentios, de modo particular, os destinatrios das palavras do apstolo, conforme se pde verificar em Rm 1,57.13-15; 11,13.1 15,15-18.

Esta carta foi escrita pouco depois da carta aos Glatas. Paulo estava em Corinto, onde permaneceu trs meses (At 20,3), no inverno de 57-58. A carta foi muito provavelmente levada por Febe, diaconisa da Igreja de Cencria (Rm 16,1).

A Bblia TEB (Traduo Ecumnica da Bblia) considera esta carta inegavelmente como a mais importante das epstolas paulinas. No s por ser a mais extensa, mas sobretudo por ser das mais ricas do ponto de vista doutrinal e a mais notavelmente estruturada.

Contedo

W. G. Kmmel (cf. Introduo ao Novo Testamento, pargrafo 19. Epstola aos Romanos, pp. 395-415) diz que embora a Epstola aos Romanos tenha surgido de uma necessidade concreta que, uma vez atendida, iria favorecer sua obra missionria, ela constitui a confisso teolgica de Paulo, que foi, com grande propriedade, caracterizada como o testamento teolgico de Paulo, citando Bornkamm. Podemos estudar em seis tpicos esta carta:

1 - Todos, judeus e gentios, so salvos gratuitamente pela f Depois de apresentar-se e saudar os destinatrios, Paulo d aes de graas por sua f, celebrada em todo o mundo e pede a Deus que possa visit-los e compartilhar com eles a f (1,1-15). Comea enunciando o tema central da carta: o Evangelho de Deus para a salvao de todo aquele que cr, tanto judeu como gentio (1,16-17). A condio dos pagos a de quem, pelas luzes naturais da razo, poderia ter chegado ao conhecimento de Deus, mas que, pelo contrrio, trocou a verdade de Deus pela mentira e se entregou idolatria e s paixes vergonhosas (1,18- 32).

A condio dos judeus no melhor, pois agem como os pagos. No escaparo ao julgamento de Deus. Nem a Lei nem a circunciso podem salvlos. Os pagos, que no receberam a Lei, espontaneamente a seguem, porque est escrita em seus coraes. Os judeus, que se apiam na Lei, ensinam aos outros, mas no praticam (Rm 2). Paulo interroga-se sobre a vantagem dos judeus em relao aos pagos e conclui que eles tm o privilgio e a responsabilidade de terem recebido a revelao de Deus. No h, entretanto, superioridade de uns sobre outros, pois todos esto sob o pecado (3,1-20). Todos, entretanto, sem distino, so gratuitamente justificados pela f em Jesus Cristo (3,2 1-31), como o foi Abrao, do qual somos herdeiros (Rm 4).

2 - A nova humanidade Justificados pela f, temos paz com Deus por meio de Jesus Cristo. O amor de Deus se manifestou em Jesus Cristo, que morreu por ns, e se derramou em nossos coraes pelo Esprito Santo, que nos foi dado (5,1-11). Paulo contrape a Ado e Jesus Cristo. Solidrios com Ado no pecado e na morte (5,12-14), tornamo-nos agora uma nova humanidade, solidria com Cristo, que foi o segundo Ado (5,15-21).

Pelo batismo, morremos para o pecado, para levarmos uma vida de ressuscitados, orientada unicamente para Deus em Jesus Cristo (Rm 6).

3-A Lei e o Esprito O cristo pelo batismo fica livre da Lei, da mesma maneira que uma mulher casada fica livre dos vnculos que a uniam a seu marido, quando este morre. Pelo batismo tambm ns morremos para a Lei, para pertencermos a Cristo, que ressuscitou dos mortos. O homem, escravo da Lei, est dividido interiormente e se desintegra (Rm 7), enquanto aquele que vive do Esprito se reunifica interiormente pelo Esprito que nele habita e se torna filho e herdeiro de Deus.

Caminha para a ressurreio, para um mundo novo de glria e de felicidade. Nada e ningum poder separ-lo do amor de Cristo que nele habita (Rm 8). belssimo o hino ao amor, que encerra este tpico (Rm 8,3 1-39) e vale a pena rezlo, medit-lo profundamente!

4 - A histria do povo de Israel Paulo torna-se agora historiador, analisando a situao do povo de Israel, sobre o qual Deus tinha desgnio muito elevado. Era o povo escolhido, adotado por Deus, e dele nasceu o Cristo segundo a condio humana. Povo muito amado por Deus, ao procurar a salvao na Lei, no foi capaz de observ-la, nem de compreender que ela se realizava em Jesus Cristo (9,1-10,4).

O Filho de Deus veio para que nele acreditando de corao e confessando-o com a boca, obtivssemos a justia e a salvao, mas Israel no entendeu seu Evangelho (10,5-21). Deus, entretanto, no rejeitou Israel. Conservou para si um resto fiel, apesar da obstinao do povo (11,110). A queda de Israel foi temporria e permitiu a salvao dos pagos. Israel ser de novo enxertado na prpria oliveira, como os pagos, cortados de uma oliveira brava e contra a natureza foram enxertados na boa oliveira. Tanto os judeus como os pagos sero salvos dentro dos impenetrveis caminhos de Deus (11,11-36).

5 - Normas de vida crist Paulo trata de problemas da nova vida em Cristo: - deveres gerais da vida crist: culto autntico, unio dos membros em um s corpo, caridade sincera (Rm 12); - respeito s autoridades. Pede subordinao, que era para ele o espao real que se oferecia na poca e dentro da situao dada, para que o amor pudesse ser vivenciado tambm numa situao que excedesse os limites estreitos do relacionamento pessoal ou comunitrio (13,1-7);

- o amor, como sntese da Lei, de modo especial o amor pelos fracos, o colocar-se a servio do outro, o acolher- se mutuamente (13,815,13). Lies bebidas no exemplo do Cristo em toda a sua vida e que Paulo quis nos transmitir!

6 - Concluso e saudaes Paulo fala sobre seu ministrio e seus planos de viagem (15,14-33). O captulo 16 contm as recomendaes e saudaes, que normalmente encerram as cartas paulinas. de se notar que, entre as pessoas saudadas, figuram oito mulheres, algumas com muitos elogios. Leia para verificar Montagem: Pe. Renato,SJ

Anda mungkin juga menyukai