Anda di halaman 1dari 31

INCLUSO E DIVERSIDADE

II Semana Acadmico-Cultural Fundao Livre Araatuba, 15 de setembro de 2005

As muitas faces da diversidade

Por diversidade se entende o conjunto de particularidades, a multiplicidade de formas de ser e existir. A diversidade o resultado natural, em termos biolgicos, da evoluo dos seres vivos em busca de sua sobrevivncia.

Diversidade Humana

A diversidade humana tambm um fenmeno natural.

Os aspectos biolgicos diferenciais do ser humano so, majoritariamente, fenotpicos. Aspectos fenotpicos so a cor do cabelo e da pele, formato do nariz e dos lbios, traos dos olhos, dentre outros.

H diversidade, tambm, quanto a aspectos genticos, mas tambm isso natural.


Diversidade quanto ao sexo. Algumas habilidades / capacidades / aptides...

Diversidade Cultural

Cultura, de um modo geral, toda produo do gnio humano. aquilo que assume um significado especfico simblico para um grupo: isso envolve elementos concretos e abstratos.

A diversidade cultural significa as mltiplas expresses humanas da cultura; as culturas especficas de cada grupo, com os sentidos prprios que cada um confere aos elementos que compem seu mundo.

Multiculturalismo
Postura que pretende superar uma viso monoculturalista, a qual tem por base um padro de pessoa e de comportamento. Em no poucas sociedades, o padro normal desejado o designado WASP (White Anglo

Saxon Protestant), ou o homem (do sexo masculino, mesmo, e adulto), rico e branco. O multiculturalismo prope o reconhecimento da diversidade, ao menos cultural.

Multiculturalismo crtico

Multiculturalismo conservador: busca a conciliao das diferenas com base no mito da harmonia. Esta construo ideolgica nega que as relaes entre as comunidades ps-modernas so marcadas por antagonismos e conflitos Multiculturalismo crtico: tendo por base a poltica cultural da diferena, questiona o monoculturalismo, evidencia as contradies socioculturais fazendo vir tona as diferenas e as ausncias de muitas vozes que foram caladas pelas metanarrativas da modernidade; baseia-se no respeito ao ponto de vista, s interpretaes e atitudes do Outro, constituindo-se numa fonte de possibilidades de transformao e de criao cultural

Diversidade e incluso (es)


A diversidade reconhecer que existe um Outro que pode...: No ser fisicamente perfeito; No ser mentalmente desenvolvido; No ter a mesma cor de pele, ou cabelo, ou olhos

Diversidades...

Criana / adolescente

Populao de 58 milhes (35,9%) 2,9 milhes (4,7%) tm alguma deficincia Maior causa de bito de meninos entre 5 e 14 anos (de 1999 a 2003): agresso

Adolescente / jovem em 2000, 2/3 (70,3%) do total dos jovens falecidos no Brasil morreram por causas externas (que dizem respeito a homicdio, acidentes automobilsticos e suicdios), contra apenas 12,2% dos demais falecidos na populao (tambm por causa externa). A maioria das mortes decorrentes de homicdio: 39,2% (contra 4,7% do restante da populao); em seguida, 14,2% de mortes em decorrncia de acidentes em meios de transportes e 3% devidas a suicdio a cada 100 mil jovens, 98,8 so vtimas de homicdio, tendo como momento crtico a idade de 20 anos

Mulher
Segundo o Censo IBGE 2000, as mulheres brasileiras, com 15 anos ou mais de idade representam 61,5 milhes da populao, 57% so casadas (com ou sem registro), 75% tm filho/a(s), 57% integram a populao economicamente ativa (PEA), mas apenas 17% no mercado formal (12% desempregadas). Em termos de renda, 42% moram em domiclios com renda familiar de at 2 salrios mnimos.

Pesquisa desenvolvida pela Fundao Perseu Abramo indica que 59% das mulheres no passaram do ensino fundamental e que 7% nunca freqentaram a escola. A formao superior uma conquista de apenas 6% desse universo, ainda que apenas 2% tenham concludo a graduao e 1% alcanado a ps-graduao.

Negro
Descrever a situao do negro, na conjuntura nacional brasileira contempornea um trabalho espinhoso por aquilo que envolve de preconceito contra o preconceito de ter preconceito, o que termina por ocultar o preconceito de fato

De qualquer forma, o Brasil o pas com a maior populao negra do mundo, atrs apenas da Nigria, com os negros ou afrodescendentes representando cerca de 46% dos brasileiros. De acordo com o IBGE/PNAD, do total de 173.966.052 brasileiros, 10.282.049 so pretos e 72.013.673 so pardos (os brancos alando os 90.573.832), sendo que a populao brasileira do zero aos 17 anos, dividida por cor/raa, composta por 29.382.476 de pessoas brancas, 2.775.077 de pessoas pretas, 25.940.859 de pessoas pardas e 205.680 de pessoas amarelas ou indgenas.

Ao ser considerado apenas o IDH dos brancos, o Brasil se colocaria em 46 lugar, ao passo que cairia para o 105 lugar se a considerao fosse apenas do IDH dos negros. Isso porque, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), dos 53 milhes de pobres do Brasil, 63% so negros; e dos 22 milhes de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza extrema, misria ou indigncia, 70% so negros.

Idoso
A populao daqueles com mais de 60 anos alcanar, em 2025, o patamar de 32 milhes de pessoas. A isso some-se o fato de que constante a reduo da taxa de fecundidade/natalidade e a taxa de mortalidade, aliadas a um aumento da expectativa de vida. Estima-se (conf. OMS) que at 2025 haver um aumento de 3,5 anos de expectativa de vida, que hoje de 68,5 anos. A mdio prazo esse quadro far com que a idosa cresa, at o incio do prximo sculo, 8 vezes mais que a populao jovem e 2 vezes mais que a populao total do pas.

Indgena
Apesar de no haver um censo oficial sobre as populaes indgenas no Brasil, a Fundao Nacional do ndio Funai estima que hoje, no Brasil, vivam cerca de 345 mil ndios, distribudos entre 215 sociedades indgenas, falando em torno de 180 lnguas, que perfazem cerca de 0,2% da populao brasileira.

Pessoa Portadora de Deficincia (PPD)


Apenas a partir de 2002 o IBGE passou a incluir em suas pesquisas um inqurito sobre pessoas portadoras de deficincias (PPDs), e ento o Brasil comeou a perceber uma outra realidade at ento no reconhecida: so 24,5 milhes de portadores de alguma deficincia, sendo 6,59 milhes (ou 3,91% da populao) portadores apenas de deficincia motora e fsica. Expressando de outro modo, 14 em cada 100 brasileiros so portadores de alguma deficincia. O menor ndice relativo de portadores de deficincia encontra-se na Regio Sudeste 13,1%.

Os portadores de deficincias so, predominantemente, do sexo feminino: 13.179.712 mulheres frente a 1.420.544 homens. E as deficincias mais presentes, proporcionalmente falando, seriam: visual (48,1%); motora (22,9%); auditiva (16,7%); mental (8,3%); fsica (4,1%). Mesmo assim, dos 24,5 milhes de portadores de deficincia, 9 milhes trabalham, sendo que mais da metade (4,9 milhes) ganha at 2 S.M.

Diversidade x Desigualdade
Diversidade: fenmeno natural Desigualdade: produo humana e cultural

DESIGUALDADE SOCIOECONMICA

Desigualdade social no Brasil


Economia: 10 do mundo (era a 8) Desigualdade: 8 do mundo ( frente apenas de 6 pases africanos e da Guatemala) IDH: 63 no mundo (entre 177 pases) Distribuio de renda: dentre as piores do mundo (177 ??)

Sem considerar o PIB (apenas a renda dos 20% mais pobres), o Brasil cairia no ranking do IDH do 63 para o 115. Atualmente, a renda per capita de US$ 7.790,00 (R$ 1.720,00 / ms). Os 10% mais ricos detm 46,9% de toda a riqueza. Os 10% mais pobres detm 0,7% de toda a riqueza. 1 bilionrio equivale a 820.000 pobres.

Diversidade X Desigualdade (2)

Superar a desigualdade, respeitando as diferenas.

Buscar a igualdade sem igualitarismo = tratar os diferentes diferentemente para que sejam tratados com eqidade.

Diversidade, excluso e intolerncia

Preconceito e discriminao

Preconceito: disposio interna Discriminao: atitude, prtica, ao Excluso e segregao Superao da diversidade pela eliminao do Outro.

Intolerncia e violncia

Tolerncia: o caminho para a incluso


Tolerncia passiva: o suportamento! Tolerncia ativa: aceitao, respeito e incluso!! Ao afirmativa

Posies tericas

Ricouer

O Si-Mesmo como um Outro e o Outro como um Si-Mesmo

Habermas

O Agir comunicativo

Para alm da tolerncia

Superar as fidelidades pessoais e grupais A orientao por princpios ticos universais

A tica da Urgncia fator primordial para que as atuais distores sociais e violaes dos direitos humanos possam ser minimizadas no pas. (Paiva
&Fontes)

O mundo pode ser um lugar melhor para se viver, porque voc passou por ele!!

OBRIGADO!!

Leonides da Silva Justiniano leojusto@uol.com.br

Anda mungkin juga menyukai