Anda di halaman 1dari 35

ARTE MARCIAL

Segundo REID e CROUCHER (1983), arte marcial um termo ocidental, que deriva do nome latino Marte, o deus romano da guerra.

Geoffrey Chaucer foi quem escreveu pela primeira vez o termo, em lngua inglesa no ano de 1357, se referindo ao tourney marcial, da poca medieval.

ARTE MARCIAL
Para VELTE (1989), a arte marcial um termo que designa todas as artes de lutas utilizadas em guerra, numa aluso metafrica ao deus Marte, que era o deus da guerra entre os gregos.

ARTE MARCIAL
TABOADA (s/d) tem um conceito bem complexo sobre a arte marcial, sendo que essa e um conjunto (filosofia, religio, misticismos, ritual, natureza, movimento e outros tantos elementos) sendo assim se prestarmos ateno a um s coisa, se perde a natureza do conjunto.

O autor diz:

ARTE MARCIAL como querer descrever o vo de uma ave. o agitar das asas?; a velocidade de deslocamento? Ou talvez o momento da trajetria descrita pela ave em movimento? Definitivamente no, o vo tudo isso.(p.8)

ARTE MARCIAL
J TEGNER (1999, p. 9) entende pelo termo o seguinte:
O termo artes marciais, conforme usado atualmente, abrange uma ampla gama de atividades derivadas dos antigos estilos asiticos de combate corpoa-corpo. Seria lgico incluir os estilos europeus e americanos de boxe, luta livre, esgrima e arco e fecha entre as artes marciais. Afinal tambm derivam das antigas tcnicas de combate. Mas no uso corrente somente as formas de lutas asiticas esto includas nas artes marciais.

ARTE MARCIAL
Muitos sistemas de artes marciais so baseados na observao minuciosa das lutas realizadas entre os animais. Por no ter mente racional, o animal move-se livre e espontaneamente quando ataca e quando se defende, o que evidencia sua inteligncia natural. (PAYNE, 1997, p.72)

ARTE MARCIAL
Segundo TEGNER (1999, p.9), h uma considervel controvrsia a respeito das origens e histrias das artes marciais. H registros de mtodos de lutas similares sendo praticados em diversos pases pelo menos desde 2000 a.C.

ARTE MARCIAL
Como j afirmado anteriormente, a grande maioria dessas modalidades fruto da observao e aprendizagem de tcnicas de defesas dos animais, principalmente as orientais, como o Kung Fu, o Karat, o Taekwondo e diversas outras que se enquadram como arte marcial.

ARTE MARCIAL
Segundo os ensinamentos de Confcio, um verdadeiro mestre de Quan Fa deve ser versado em filosofia, conhecedor da medicina interna, ter disciplina, boa conduta, harmonizar-se com o meio em que vive e finalmente ser capaz de defender a si mesmo e aos outros contra alguma espcie de ataque fsico.

LUTA
Segundo FONTEYN (1981), o homem desde sua existncia j exercia papel de caador e de presa, devido a isso, para sobreviver, ele precisava correr, saltar, escalar e at mesmo lutar. Para BARSA (1997, p. 88), Luta todo tipo de combate corpo a corpo, sem armas e sem luva, em que dois contendores procuraram pr um ao outro no cho.

LUTA
De acordo com os PCN, as lutas so disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com tcnicas e estratgias de equilbrio, contuso, imobilizao ou excluso de um determinado espao na combinao de aes de ataque e defesa.

LUTA
Caracterizam-se por uma regulamentao especfica a fim de punir atitudes de violncia e deslealdade. pode,m ser citados como exemplos de lutas desde as brincadeiras de cabo de guerra e brao-de-ferro, at prticas mais complexas da Capoeira, do Jud e Carat.

OS PARMETROS CURRICULARES
Na diversidade, valoriza-se a dimenso das mltiplas leituras da realidade e a conseqente ampliao das possibilidades de comunicao e de relacionamento entre as pessoas.

OS PARMETROS CURRICULARES
Mas, apesar dos Parmetros Curriculares Nacionais orientam sobre a diversidade, como os professores desta disciplina esto utilizando o bloco de contedos proposto nos PCNs, no que se refere prtica das lutas no contexto atual da Educao Fsica escolar?

OS PARMETROS CURRICULARES
Como meio de se atingir os objetivos gerais da Educao Fsica, utiliza-se a prtica das lutas, sem, contudo, deixar de incentivar os esportes com bola, as ginsticas, o atletismo, a dana, os jogos e as brincadeiras.
Entende-se como lutas, no somente as modalidades de contato fsico direto, como o boxe ou a luta greco-romana, mas, tambm, a prtica das artes marciais.

OS PARMETROS CURRICULARES
Ao se lecionar a disciplina de Educao Fsica, da educao infantil at o Ensino Mdio, comprova-se que as lutas fazem sucesso em todas as faixas etrias.

Na Educao Infantil, as lutas de animais (luta do sapo, luta do jacar ou a luta do saci) tm ajudado muito na liberao de agressividade das crianas, alm de serem trabalhados, nestas atividades, todos os fatores psicomotores.

OS PARMETROS CURRICULARES
No ensino fundamental, lutas que requerem um maior esforo trazem excelentes respostas, como a luta do empurra e puxa ou o uga-uga (tirar o colega de dentro do crculo central).
No ensino mdio, as modalidades comeam a ser exploradas de uma maneira mais profunda, levando ao conhecimento do tema, fazendo um resgate histrico das modalidades e as relacionando com a tica e os valores.

OS PARMETROS CURRICULARES
Segundo os PCNs (Brasil, 1988), os objetivos da prtica das lutas na escola, so:
A compreenso por parte do educando do ato de lutar (por que lutar, com quem lutar, contra quem ou contra o que lutar; a compreenso e vivncia de lutas no contexto escolar (lutas X violncia; vivncia de momentos para a apreciao e reflexo sobre as lutas e a mdia;

OS PARMETROS CURRICULARES
Segundo os PCNs (Brasil, 1988), os objetivos da prtica das lutas na escola, so:
[...] anlise dos dados da realidade positiva das relaes positivas e negativas com relao a prtica das lutas e a violncia na adolescncia (luta como defesa pessoal e no para arrumar briga).

AS LUTAS NA EF ESCOLAR
A prtica da luta nas aulas de educao fsica deve ser considerada, estando inclusa no bloco de contedos da disciplina, exposto nos PCNs:

Os contedos esto organizados em trs blocos, que devero ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental.

AS LUTAS NA EF ESCOLAR
A distribuio e o desenvolvimento dos contedos esto relacionados com o projeto pedaggico de cada escola e a especificidade de cada grupo...

AS LUTAS NA EF ESCOLAR
Assim, no se trata de uma estrutura esttica ou inflexvel, mas sim de uma forma de organizar o conjunto de conhecimentos abordados, segundo enfoques que podem ser dados: esportes, jogos lutas e ginstica; atividades rtmicas e corporais e conhecimentos sobre o corpo (Brasil, 1988).

AS LUTAS NA EF ESCOLAR
A revista do Conselho Federal Educao Fsica (CONFEF, 2002): de

A prtica da luta, em sua iniciao esportiva, apresenta valores que contribuem para o desenvolvimento pleno do cidado. Identificado por mdicos, psiclogos e outros profissionais, por sua natureza histrica apresentam um grande acervo cultural.

AS LUTAS NA EF ESCOLAR
A revista do Conselho Federal Educao Fsica (CONFEF, 2002): de

Alm disso, analisada pela perspectiva da expresso corporal, seus movimentos resgatam princpios inerentes ao prprio sentido e papel da educao fsica na sociedade atual, ou seja, a promoo da sade.

A PESQUISA NAS ARTES MARCIAIS


A histria das formas de luta, de combate ou de arte marcial difcil de ser definida, pois poucos fatos so verdadeiramente conhecidos.

Os antigos mestres no repassavam seus conhecimentos facilmente e, alm disso, quase no existem registros documentados, j que as tradies eram passadas de forma oral, de mestre para discpulo.

A PESQUISA NAS ARTES MARCIAIS


Histrias sobre lutadores so transmitidas de geraes a geraes. Textos bblicos j comentam pelejas entre oponentes. Segundo Reid e Croucher (2003):

A PESQUISA NAS ARTES MARCIAIS


Desde as pocas antigas registro de lutas a dois. temos

A histria de Davi, que matou Golias com uma pedra atirada por uma funda, uma das descries mais detalhadas (...) com sua arma simples, Davi foi capaz de obter uma preciso comparada de um samurai quando d um golpe com sua espada (...).

A PESQUISA NAS ARTES MARCIAIS


De acordo com Alves Jr (2001):

Na histria da humanidade quando levamos em considerao o estgio j urbano, ao se fazer uma breve gnese das lutas, observamos que no foram poucos os registros encontrados nas mais diversas civilizaes. Remontando entre os anos 3000 e 1500 a.C., [...]

A PESQUISA NAS ARTES MARCIAIS


De acordo com Alves Jr (2001):

[...] os sumerianos deixaram imagens de trs duplas de lutadores representando diversas fases de uma luta, com caractersticas que D. Palmer e M. Howell (in Blanchard, Chelska, op. cit) consideraram como sendo, uma das provas mais antigas do que hoje entenderamos como atividade de luta.

A PESQUISA NAS ARTES MARCIAIS


De acordo com Alves Jr (2001):

Outras evidncias de prticas de lutas tambm foram encontradas em outras culturas, atravs dos desenhos encontrados dentro da tumba egpcia de Beni Hassan (Henares, 2000) e tambm em Creta, por volta de 2000 a.C. (Blanchard e Chelska, op. cit).

VERSES PESSOAIS
Apesar de hoje podermos encontrar vrias referncias cientficas em artes marciais e lutas, comprovando, por exemplo, a existncia de algumas modalidades marciais, ainda muito comum encontrarmos textos, principalmente da Internet, nos quais alguns aficionados nos orientam sobre a origem de sua arte marcial ou luta.

VERSES PESSOAIS
Um exemplo bem simples que podemos citar o fato da origem do Jiu-Jitsu, em pouco tempo, ter sido difundida em trs verses diferentes, pelo mesmo grupo de praticantes no Brasil. Em determinado momento, sua histria comeara no Tibet, depois passou a ser contada como iniciada na ndia e, mais recentemente, na China.

VERSES PESSOAIS
Interessante frisar que esta ltima referncia chegou a ser publicada no site da Confederao Brasileira de JiuJitsu!

NESTE CONTEXTO, QUE MOTIVO LEVA ALGUM A DEFENDER A PROPAGAO DA IGNORNCIA?

Anda mungkin juga menyukai