Anda di halaman 1dari 30

FORMA DE ESTADO FEDERAO UNITARIO CONFEDERAO FORMA DE GOVERNO MONARQUIA REPUBLICA SISTEMAS DE GOVERNO PRESIDENCIALISMO PARLAMENTARISMO REGIME DE GOVERNO

OU POLITICO AUTORITRIO DEMOCRATICO DEMOCRACIA DIRETA, INDIRETA, SEMIDIRETA

Art. 1o. Da CF/88

No Brasil so entidades componentes da Federao a Unio, os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municpios. (art. 1, caput, CF). A forma federativa de Estado uma das quatro clusulas ptreas previstas na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. (art. 60, 4, CF)

Art. 2o. Da CF/88

Organizao do Estado Brasileiro - Sntese Como dito, o Brasil um Estado Federal composto pela unio indissolvel da Unio, EstadosMembros, Distrito Federal e Municpios, todos entes autnomos detentores de competncias prprias e compartilhadas (comuns e concorrentes) dispostas no texto constitucional. Consagrando a tradicional diviso de poderes baseada nos estudos de Montesquieu, temos uma diviso em trs poderes constitudos (Executivo, Legislativo e Judicirio), os quais relacionam-se de forma independente e harmnica, segundo ditames constitucionais (art. 2, CF).

Todo o poder emana do povo, que o exerce por

meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. art. 1o.da CF/88

A atual Constituio brasileira inovou ao elevar o Brasil condio de Estado Democrtico de Direito, que significa a eleio, pelo constituinte, dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil como sendo: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico (art. 1, I a V, CF), alm da previso expressa da inafastabilidade da participao popular na tomada das decises polticas, contida no Pargrafo nico do art. 1 da Constituio.

Possui o Estado de Direito as seguintes caractersticas: Supremacia da Constituio; Superioridade das leis; Separao dos Poderes (separao de funes estatais); d) Existncia de direitos e garantias fundamentais;

CONSTITUCIONALISMO

A Constituio deve ser entendida como a prpria estrutura de uma comunidade poltica organizada, a ordem necessria que deriva da designao de um poder soberano e dos rgos que o exercem. A esse movimento decorrente da vontade do homem de comandar seu destino poltico e de participar na vida do Estado, estabelecendo um conjunto mnimo de direitos e garantias a serem respeitados no s pelos governantes, mas pelos concidados, chama-se constitucionalismo. Manoel Gonalves Ferreira Filho, conceitua o constitucionalismo como um movimento poltico e jurdico ... visa estabelecer em toda parte regimes constitucionais, quer dizer governos moderados, limitados em seus poderes, submetidos a constituies escritas

constitucionalismo antigo e o constitucionalismo moderno


Canotilho traa um paralelo entre os dois constitucionalismos: ... fala-se em constitucionalismo moderno para designar o movimento poltico, social, cultural que, sobretudo a partir de meados do sculo XVII, questiona nos planos poltico, filosfico e jurdico os esquemas tradicionais de domnio poltico, sugerindo, ao mesmo tempo, a inveno de uma forma de ordenao e fundamentao do poder poltico. Este constitucionalismo, como o prprio nome indica, pretende opor-se ao chamado constitucionalismo antigo, isto , o conjunto de princpios escritos ou consuetudinrios aliceradores da existncia de direitos estamentais perante o monarca e simultaneamente limitadores do seu poder. Estes princpios ter-se-iam sedimentado num tempo longo, desde os fins da Idade Mdia at o sculo XVII

Constituio moderna

Para Canotilho a Constituio moderna uma ... ordenao sistemtica e racional da comunidade poltica atravs de um documento escrito no qual se declaram as liberdades e os direitos e se fixam os limites do poder poltico. Portanto, ... a constituio deixa de ser concebida como simples manifesto poltico para ser compreendida como uma norma jurdica fundamental e suprema, elaborada para exercer dupla funo: garantia do existente e programa ou linha de direo para o futuro.

Constituio escrita e contrato social

So palavras de Sieys no seu Promio Constituio: Os representantes da Nao francesa, reunidos em Assemblia nacional, se reconhecem em posse, por razo de seus mandatos, da encomenda especial de regenerar a Constituio do Estado. Em conseqncia e a tal ttulo exercero o Poder Constituinte. A constituio escrita seria o instrumento dessa regenerao, renovando o pacto social.

Constituio o conjunto de normas e princpios que organizam os elementos constitutivos do Estado (territrio, povo e governo).

Assim, por conter normas que do estrutura ao Estado, normas que estabelecem a forma de elaborao de outras normas e que fixam os direitos e as responsabilidades fundamentais dos indivduos, que a Constituio passa a ser reconhecida como Lei Fundamental,
Por ser a base de todo o direito positivo da comunidade que a adote, em especial, naqueles pases que possuem um sistema jurdico baseado na lei escrita, sobrepondo-se aos demais atos normativos por estar situada no vrtice da pirmide jurdica, que representa idealmente o conjunto de normas jurdicas vigentes em determinado mbito espacial;

Normas e princpios

As normas jurdicas de mais alto grau encontram-se na Constituio Federal, so as Normas Constitucionais. Tais normas, ao contrrio do que pode parecer, no possuem todas a mesma relevncia (ao menos do ponto de vista hermenutico), j que algumas veiculam simples regras, ao passo que outras, verdadeiros princpios;

princpio jurdico

Pode-se definir princpio jurdico como um enunciado lgico, implcito ou explcito, que, por sua grande generalidade, ocupa posio de preeminncia no ordenamento jurdico e, por isso mesmo, vincula de modo inexorvel o entendimento e a aplicao das normas jurdicas; Princpio Jurdico-Constitucional uma norma jurdica qualificada, ou seja, aquela que, tendo um mbito de validade maior, orienta a atuao de outras normas, mesmo as de nvel constitucional.

Direito Constitucional: Conceito e Objeto

O instrumento formal de organizao do Estado modernamente denominado de Constituio, sendo o ramo do direito pblico responsvel pelo seu estudo, chamado de direito constitucional. O direito constitucional destacado por ser fundamental organizao e funcionamento do Estado e tem por objeto de estudo a constituio poltica desse ser que se convencionou chamar de Estado. Direito Constitucional , pois, (...) o ramo do direito pblico que estuda os princpios e normas estruturadoras do Estado e garantidoras dos direitos e liberdades individuais (cf. Paulino Jacques), estando tais normas em geral expressas no texto de uma ou de vrias leis fundamentais, que recebem a denominao de Constituio.

Poder constituinte
ORIGEM HISTRICA

Constituio escrita e poder constituinte so idias que emergiram na cultura ocidental no sculo XVIII, associadas entre si, no bojo da ideologia revolucionria ( Revs. Francesa e americana) depois denominada liberalismo, que insurgiu contra o absolutismo real para defender a liberdade individual.

originrio

Poder constituinte

derivado

Reformador Decorrente

Originrio o que faz a Constituio, dando incio a nova ordem jurdico-constitucional. As normas da ordem anterior, no que no conflitarem com a nova Constituio, so por esta recebidas. Do poder constituinte originrio provm: poder constituinte derivado, que tambm dito institudo, pois ao mesmo tempo constituinte e constitudo poder constituinte derivado reformador, que tambm dito poder de emenda ou poder de reviso.

Poder constituinte

Ainda como derivado do originrio, surge nas federaes s nas federaes um poder que forma ou reforma a constituio de um estado-membro dentro do estado federal.
Esse poder constituinte derivado pode ser chamado decorrente ou, mais completamente, decorrente estadual. Ele forma ou reforma a constituio estadual, agindo em conformidade com os princpios e as regras fixados pelo poder constituinte originrio, o qual nas federaes faz a constituio federal.

CARACTERSTICAS DO PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO


O poder constituinte originrio marcado por sua inicialidade, ilimitao e incondicionamento.

Inicialidade do Poder Constituinte originrio significa que a Constituio um ato inicial, porque ela funda a ordem jurdica positiva e no fundada por ou em nenhuma outra ordem jurdica positiva. O poder constituinte inicial porque ele funda os demais poderes e no se funda em outro poder.

CARACTERSTICAS DO PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO

O segundo trao a ilimitao. Todas as correntes concordam em que ele ilimitado ante a ordem jurdico-positiva anterior: no se limita pela constituio e leis vigentes at sua manifestao. Por esse carter, os positivistas o designam soberano, dentro da concepo de que, no sendo limitado pelo direito positivo, o poder constituinte no sofre qualquer limitao. Os adeptos do jusnaturalismo o chamam autnomo, para frisar que no propriamente soberano, porque est sujeito ao direito natural.

CARACTERSTICAS DO PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO

Enfim, como terceira caracterstica, ele incondicionado, no sentido de que no sofre limitao formal pela prefixao de frmulas para sua manifestao e seu procedimento. Da, por que a primeira providncia de uma Assemblia Constituinte fixar a forma de sua manifestao: o seu regimento interno. Assim, o poder constituinte originrio a expresso maior da soberania do Estado. Mas dizer que ele ilimitado e incondicionado no dizer que ele pode tudo.

Limitaes do poder constituinte originrio

clusulas constitucionais que, por isso, no ganham eficcia. Ex. art. 192 3o. CF/88 limitao dos juros reais contraria a natureza das coisas, realidade econmica. consenso do povo, um exemplo: norma constitucional que restaurasse a incapacidade jurdica da mulher relativamente ao homem no teria condies de ganhar eficcia e provocaria uma revolta social Tambm vale registrar, desde logo, que para os jusnaturalistas o poder constituinte est sempre condicionado ao direito natural.

Limites ao poder constituinte originrio

As assemblias constituintes podem ainda sofrer algum condicionamento formal consistente em princpios e regras (geralmente, regras de deliberao) que lhe so impostos pelo ato revolucionrio que determinou a elaborao da nova constituio.
Podem, ainda, sofrer limitao material. Por exemplo, a assemblia constituinte que fez a Constituio de 1891 no poderia renegar dois princpios a repblica e a federao que haviam sido proclamados pelo ato revolucionrio de 15 de novembro de 1889.
Tais limitaes no so raras no constitucionalismo brasileiro. Outro exemplo, as restries impostas Constituinte de 1934 pelo Decreto n 19.398, de 1930, baixado pelo Governo Provisrio chefiado por Getlio Vargas: A nova Constituio Federal manter a forma republicana federativa e no poder restringir os direitos dos municpios e dos cidados brasileiros e as garantias individuais constantes da Constituio de 24 de fevereiro de 1891.

CARACTERSTICAS DO PODER CONSTITUINTE DERIVADO

Diferentemente do originrio, o poder constituinte derivado no inicial, mas secundrio, subordinado e seqencial ao poder constituinte originrio de que provm;
no ilimitado, porque sofre diversas limitaes (circunstanciais, temporais, formais, materiais) que lhe so impostas pelo poder constituinte originrio;
no incondicionado, porque age condicionado por princpios e regras de procedimento, que lhe so fixados pelo poder constituinte originrio.

Em suma, as caractersticas de todo poder constituinte derivado, seja ele reformador da constituio originariamente feita, seja ele decorrente do originrio para fazer as constituies dos membros de uma federao, so a secundariedade (ou derivao), a limitabilidade (ou subordinao) e a condicionabilidade (ou condicionamento).

LIMITAES DO PODER CONSTITUINTE DERIVADO

O poder constituinte derivado sofre limitaes, exatamente por ser de direito, ser institudo pelo direito positivo, ser contido na constituio posta. So restries que lhe so impostas no texto legislado pelo constituinte originrio. Limitaes essas, de diferentes tipos: circunstanciais, temporais, formais, materiais. Limitaes circunstanciais consistem na proibio de modificar a constituio enquanto persistirem certas circunstncias, tais como as previstas no 1o do art. 60 da Constituio brasileira de 1988: interveno federal, estado de defesa e estado de stio.

LIMITAES AO P. CONSTITUINTE DERIVADO

Limitaes temporais consistem na proibio, ou autorizao, ou obrigao de reformar a constituio dentro de um certo prazo. Se probe modificar, a limitao temporal negativa. positiva, se autoriza ou impe a modificao. (ADCT), o artigo 3o previu condio temporal positiva: A reviso constitucional ser realizada aps cinco anos, contados da promulgao da Constituio, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sesso unicameral.

LIMITAES AO P. CONSTITUINTE DERIVADO

Limitaes formais so as relativas forma pela qual se procede reforma. Esse procedimento legislativo melhor se chama procedimento constituinte. As restries que o afetam dizem respeito forma como tramita, discutida, votada e pode ser aprovada a proposta de emenda constituio (PEC). Por exemplo, o 2o do art. 60 da Constituio de 1988 impe: A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

LIMITAES AO P. CONSTITUINTE DERIVADO

limitaes materiais emergem de dispositivos legislados pelo constituinte originrio com o intuito de impedir que as matrias neles definidas sejam bulidas ou abolidas. Esses dispositivos recentemente apelidados "clusulas ptreas" definem uma substncia constitucional revestida de uma rigidez inquebrantvel, que no pode ser quebrada a no ser por uma revoluo, o que traduz a pretenso de inserir um ncleo intocvel, perenizado como cerne da constituio escrita.

CLAUSULAS PTREAS

"clusulas ptreas" se definem como dispositivos de rigidez mxima. Na Constituio de 1988, so os quatro incisos do 4o sob o caput do artigo 60. Nesses dispositivos est escrito que no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I a forma federativa de Estado; II o voto direto, secreto, universal e peridico; III a separao dos Poderes; IV os direitos e garantias individuais.

TITULAR DO PODER CONSTITUINTE

Prevalece nos pases ocidentais um axioma: o princpio do governo e da administrao que o secunda que todo o poder, a partir do prprio poder constituinte, emana do povo, que seu titular primrio, de cujo consenso depende sua legitimidade. O ato constituinte ganha efetividade ou eficcia quando a constituio dele resultante globalmente aceita e cumprida pelo povo, titular do poder, que assim nela consente. Sem isso, ela remanesce como um ato que meramente porta a pretenso de ser uma constituio.

Constituio anterior e nova ordem constitucional

Kelsen. explica que no exato momento em que a nova Constituio entra em vigor, a ordem jurdica perde e ganha fundamento num s instante, pois, ao mesmo tempo, deixa de fundar-se na constituio anterior para fundar-se na nova, exceto no conflitante.

Constituio anterior e nova ordem constitucional

Na prtica se passa como se a nova Constituio estivesse recebendo a velha ordem infraconstitucional, no s a revigorando onde compatvel, mas tambm revogando os dispositivos conflitantes. Contudo, mesmo se expressa, essa revogao no causa a repristinao, vale dizer, as normas antes revogadas pelas normas agora revogadas no se revigoram automaticamente. No h repristinao automtica.

Anda mungkin juga menyukai