Anda di halaman 1dari 18

COMO DESENVOLVER O POTENCIAL CRIADOR

Psicloga Clnica, Psicopedagoga, Especialista em Psicologia do Trnsito e em Metodologia e Didtica do Ensino Superior

Prof. Leni de Souza Barros

A Importncia da Criatividade

No basta ensinar o que conhecido ou um fato ocorrido, necessrio preparar o aluno para questionar, refletir, mudar e criar. Os professores devem estar atentos a cada criana para favorecer o desenvolvimento de sua personalidade, de seu potencial, de seus talentos e, especialmente, de cultivar a imaginao e a atividade criativa.

O ser humano tem um potencial imenso e utiliza-o de forma muito limitada, permanecendo muitas capacidades inibidas e bloqueadas por falta de estmulo, de encorajamento e de um ambiente favorvel a seu desenvolvimento.

Mitos relativos criatividade


A criatividade um dom presente em alguns poucos indivduos? A criatividade consiste em um lampejo de inspirao, que ocorre sem uma razo explicvel? A criatividade depende apenas de caractersticas do prprio indivduo? A criatividade uma questo de tudo ou nada? Alguns indivduos so criativos e outros no? A criatividade manifesta-se apenas nos trabalhos e produes dos grandes talentos artsticos e nas novas propostas de inventores e cientistas?

Trs aspectos fundamentais para a produo criadora

Preparao do indivduo (bagagem de conhecimento): dedicao, esforo, envolvimento, trabalho prolongado, persistncia, etc; Caractersticas do ambiente social; grau de reconhecimento que se d ao criador e criao; extenso em que a mudana, o novo, o divergente so aceitos e valorizados; Se aqueles que circundam o indivduo no valorizam a criatividade, no oferecem o ambiente de apoio necessrio, ento possvel que os esforos criativos do indivduo encontrem obstculos srios, seno intransponveis.

Algumas caractersticas do pensamento criativo


Abundncia ou quantidade de idias diferentes sobre um mesmo assunto.
Capacidade de alterar o pensamento ou conceber diferentes categorias de respostas.

FLUNCIA

FLEXIBILIDADE

ORIGINALIDADE

Respostas infrequentes ou incomuns.

ELABORAO

Quantidade de detalhes presentes em uma idia.

AVALIAO

Processo de deciso, julgamento e seleo de uma ou mais idias dentre um grupo maior de idias apresentadas anteriormente.

Personalidade e criatividade

Algumas caractersticas a serem cultivadas para um melhor aproveitamento do potencial criador de cada indivduo: Autonomia (independncia); Flexibilidade pessoal e abertura experincia; Autoconfiana, iniciativa e persistncia; Sensibilidade emocional; Bagagem de conhecimento; Explorador (observador); Artista de idias (transformao da informao disponvel em novas idias); Juiz de idias (avaliar e julgar as mltiplas idias j produzidas); Guerreiro (persistncia).

Recomendaes para uma produo criativa


(segundo Von Oech, 1986)

Quando voc estiver buscando por novas informaes, seja um EXPLORADOR. Quando voc estiver transformando os seus recursos em novas idias, seja um ARTISTA. Quando voc estiver avaliando os mritos de uma idia, seja um JUIZ. Quando voc estiver colocando a sua idia em prtica, seja um GUERREIRO.

A represso ao potencial criador


Comentrios que a sociedade faz para matar uma idia: No d certo; Nunca fizemos isto antes; No seja ridculo; A sua idia muito radical; No estamos preparados para isso; Algum j tentou isto antes?; Temos ido muito bem sem isso; Vamos pensar um pouco mais a respeito.

Barreiras emocionais

Apatia; Insegurana; O medo de parecer ridculo; O medo do fracasso; Os sentimentos de inferioridade; O autoconceito negativo.

Frases comuns do indivduo com barreira emocional:

no adianta tentar, porque eu sei que no vai dar certo. no vale a pena o esforo, porque eu sei que no vai funcionar. eu no tenho o menor jeito para... eu no tenho as habilidades necessrias.

O autoconceito

a maneira como o indivduo se percebe. a imagem subjetiva que cada um de ns tem de si mesmo. formado durante os primeiros anos de vida, sofrendo uma profunda influncia de seus primeiros agentes socializadores pais e professores. Afeta todas as reas da personalidade do indivduo e pode tanto restringir como favorecer o desenvolvimento do prprio potencial.

Como voc se v? De uma forma mais positiva ou negativa?

Exemplos de frases para melhorar o autoconceito:


Eu quero, eu posso, eu consigo. Eu sou capaz. Eu vou continuar tentando, at ser bem-sucedido no que fao. Eu tenho responsabilidade no que fao. Eu aprecio cordialidade. Eu sou feliz. Eu sou uma pessoa boa. Eu sou uma pessoa alegre. Eu sou inteligente. Eu sou um sucesso.

Bibliografia

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. COMO DESENVOLVER O POTENCIAL CRIADOR: um guia para a liberao da criatividade em sala de aula. Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 1990.

Anda mungkin juga menyukai