Anda di halaman 1dari 9

O comportamento humano:

Metodologia

Evoluo dos estudos


E aplicaes
Prof. Leni de Souza Barros

O estudo da psicologia se deve a trs causas principais:


1 a lgica do comportamento humano;
2 o aspecto impalpvel do psiquismo; 3 a complexidade prpria do comportamento humano.

Tericos da Psicologia:
Em 1860, Fechner publicou Elementos de psicofsica (relao das aes mentais com os fsicos); Em 1879, Wundt incio da psicologia experimental com a criao do 1laboratrio formal para pesquisas; Entre os anos de 1883 e 1893 foram criados aproximadamente 24 novos laboratrios (Estados Unidos e Canad);

William James (1842 1910), prope que a psicologia deve investigar as funes e no as estruturas psquicas; Watson (1878 1958) fundou a corrente behaviorista, onde o pressuposto bsico o de que a psicologia cientfica deveria estudar os comportamentos observveis , onde o comportamento passa a ser entendido como sendo uma resposta (R) e a estmulos (S) vindos do ambiente (Weiten,2002); Freud (1856 1939) utilizando do mtodo catrtico, por meio do qual procurava fazer com que seus pacientes contassem, eles prprios, a sua histria pessoal, acabou-se descobrindo que o comportamento atual era fruto de vivncias anteriores, no geral desconfortantes, que foram aos poucos sendo armazenadas no psiquismo, especificamente no inconsciente.

O mtodo criado por Freud conhecido como estudo de caso. Nele se procura reconstruir a histria de vida anterior ao sintoma atual, que aparece sob forma de um comportamento especial, e da descobrir que fatos explicam esse sintoma.

Aspecto impalpvel do psiquismo humano


Para melhor compreender aquilo que se passa internamente a cada um, a principal via de acesso a observao do comportamento aparente.

O mtodo de observao nas organizaes


Esse tem sido o mtodo mais frequentemente utilizado nas circunstncias organizacionais. Importantes pesquisas a respeito da motivao no trabalho, das caractersticas de lderes eficazes, da moral e do clima organizacional so feitas por meio da observao.

A complexidade do comportamento humano


H um grande nmero de variveis que afetam o comportamento. Elas podem ser: INDIVIDUAIS se refere a toda bagagem inata, especialmente programada atravs do DNA, mais as experincias adquiridas ao longo das vrias fases evolutivas, tais como a infncia, a adolescncia e a fase adulta de cada um. E, AMBIENTAIS incluem todos os possveis eventos extrnsecos ao indivduo, tais como grupo social, cultura, fatores do ambiente fsico e muitos outros.

Bibliografia utilizada:
BERGAMINI, Ceclia Whitaker. Psicologia aplicada administrao de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4 Ed. So Paulo: Atlas, 2009.

Anda mungkin juga menyukai