Anda di halaman 1dari 30

UNIDADE I FUNDAMENTOS DO PROCESSO PENAL

Estado e poder Poder e processo penal Conceito de processo penal Tipos de processo penal Histrico do processo penal Fontes do processo penal Relao do direito processual penal com outros ramos do direito Sistemas processuais penais Limites para a aplicao da Lei processual

DIREITO PROCESSUAL PENAL I O litgio


O homem no pode viver seno em sociedade. As sociedades so organizaes de pessoas para a obteno de fins comuns, em benefcio de cada qual. Mas, se no houvesse um poder, nessas sociedades, restringindo as condutas humanas, elas jamais subsistiriam. Da o surgimento do Estado, com os seus indefectveis elementos: povo, territrio e governo.

Visando continuidade da vida em sociedade, defesa das liberdades individuais, em suma, ao bemestar geral, os homens organizaram-se em Estado. Desde ento ele se submeteram s ordens dos governantes, no mais fazendo o que bem queriam e entendiam, mas o que lhes era permitido ou no proibido. Evidentemente,nos primeiros anos, todos os poderes se enfeixavam nas mos de uma s pessoa, como no regime tribal, ou na famlia de tipo patriarcal. Depois, com o crescimento do agrupamento humano, por certo houve a necessidade de distribuio de funes.

O Processo penal um campo do direito e da cincia jurdica to permeado de valores e por questes polticas que acaba se constituindo uma seara especialmente polmica. Pudera, tratar-se do ramo do direito que disciplina os mecanismos por meio dos quais o Estado pode constranger as liberdades individuais e impor penas aos indivduos. No h dvida de que funciona, naturalmente, como um sistema de controle social. Mas um sistema contraditrio. AO MESMO TEMPO QUE SERVE AO CONTROLE E REPRESSO, O PORCESSO PENAL SERVE TAMBM COMO GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS.

Se, por um lado um instrumento que pode levar supresso da liberdade do indivduo, por outro, pode tambm garantir a liberdade deste ltimo, assegurandolhe a efetivao dos direitos individuais bsicos. A bem dizer, mais do que um simples mecanismo de persecuo penal, o processo penal verdadeiro instrumento de garantia: a garantia poltica de que a pena criminal somente ser aplicada por meio de um procedimento formalmente estabelecido, j que toda punio dever ser precedida de um processo e de um julgamento formal. Nos termos do nulla poena sine judicio, assegurados sempre o contraditrio e o direito de ampla defesa do acusado.

O confronto entre o jus puniendi do Estado e o jus libertatis do indivduo que faz do processo penal esse campo tenso e polmico, pois a convivncia dos mecanismos de represso com os institutos que asseguram o direito de liberdade nas democracias uma convivncia naturalmente problemtica. E nem poderia ser diferente, considerando-se que o processo configura ameaa concreta liberdade do indivduo. Essa ameaa um fato que dificilmente se harmoniza com os propsitos dos Estados liberais democrticos em que justamente a liberdade individual, sobretudo a liberdade de ir e vir, surge como princpio estruturante, ou seja, princpio bsico e fundamental do liberalismo.

O Processo Penal

Praticado um fato que, aparentemente ao menos, constitui um ilcito penal, surge o conflito de interesses entre o direito de punir do Estado e o direito de liberdade da pessoa acusada de pratic-lo. Esse conflito no pode ser dirimido pela auto-defesa nem tampouco pode se empregar a auto-composio. Assim, no Estado moderno a soluo do conflito de interesses, especialmente no campo penal, se exerce atravs da funo jurisdicional do Estado no que se denomina processo e, em se tratando de uma lide penal, processo penal.

Conceito
o conjunto de atos cronologicamente concatenados (procedimentos), submetido a princpios e regras jurdicas destinadas a compor as lides de carter penal. Sua finalidade , assim, a aplicao do direito penal objetivo, com a apurao do delito e a atuao do direito estatal de punir em relao ao ru, bem como a aplicao das medidas de segurana adequadas s pessoas socialmente perigosas e a deciso sobre as aes conexas penal.

Autonomia do Direito Processual Penal

O Direito Processual constitui, como bem diz Frederico Marques, cincia autnoma no campo da dogmtica jurdica, uma vez que tem objeto e princpios que lhe so prprios. O Direito Processual Penal obedece a exigncias prprias e a princpios especiais, particulares.

Objeto/Finalidade
Podemos dizer que existe uma finalidade mediata, que se confunde com a prpria finalidade do Direito Penal paz social e uma finalidade imediata e que outra no seno a de conseguir a realizabilidade da pretenso punitiva derivada de um delito, atravs da utilizao da garantia jurisdicional. Sua finalidade, em suma, a de tornar realidade o Direito Penal.

Fontes do Direito Processual Penal


J se disse que origem e fonte do Direito so a mesma coisa. Para o nosso estudo, entretanto, reservamos expresso fontes do Direito o sentido de formas de exteriorizao do Direito. Fontes do Direito, portanto, nada mais so do que as formas pelas quais as regras jurdicas se exteriorizam, se apresentam. So, enfim, modos de expresso do Direito.

Classificao:
Fontes formais: 1 Diretas a) fontes processuais penais principais (CF e CPP); b) fontes processuais penais extravagantes, que podem ser complementares (Lei de Imprensa) ou modificativas (Lei n 1.408/51 sobre contagem de prazos); c) fontes orgnicas principais (leis de organizao judiciria); e d) fontes orgnicas complementares (Regimentos Internos dos Tribunais).

2 Supletivas
a) Indiretas (costumes, jurisprudncia, princpios gerais do Direito) e b) Secundrias (o Direito histrico, o Direito estrangeiro, as construes doutrinrias nacionais ou aliengenas).

Fontes substanciais: constituem a matria em que


se busca o contedo do preceito jurdico. Assim, certos princpios universais como o neminem laedere ningum pode prejudicar outrem (negativo) so fontes substanciais.

Relao do direito Processual Penal com outros ramos do Direito e cincias auxiliares
Direito Constitucional. ntimas relaes existem entre o Direito Processual Penal e o Direito Constitucional, porquanto este que estabelece e enuncia os princpios que servem de base jurisdio penal. Direito Penal. O Direito Processual Penal dita as normas segundo as quais deve o Direito Penal atuar. To ntimas so as suas relaes, que por muito tempo estavam as duas disciplinas num s todo.

Direito Civil. O Direito Processual Penal tambm se liga ao Direito Civil, principalmente naqueles atos cuja prova limitada pela lei civil (CPP, art. 155); na reparao do dano ex delicto; no que respeita ao instituto da capacidade; nas questes prejudiciais civis etc. Direito Administrativo. O CPP, como se infere da leitura do pargrafo nico do art. 4, no exclui a competncia de certas autoridades administrativas para a apurao de certas infraes penais e sua autoria. Afina-se com o Direito Administrativo, no que respeita organizao judiciria, s atividades administrativas dos rgos jurisdicionais e no que tange Polcia Judiciria.

Direito Processual Civil. Dignas de nota as influncias recprocas das aes e sentenas penais e civis. O art. 63 do CPP proclama a influncia que exerce no juzo cvel a sentena penal condenatria com trnsito em julgado.
Direito Comercial. O Direito Processual Penal entronca-se com o Direito Comercial no campo falencial. Direito internacional. Com relao aos tratados, s convenes, s regras de Direito Internacional, ao instituto das rogatrias, matria concernente extradio, quelas pertinentes s imunidades diplomticas, extraterritorialidade.

Ateno aos alunos:


As presentes apresentaes em sala de aula, servem apenas para indicar os contedos a serem estudados, cabe ao aluno uma leitura complementar sobre os assuntos ministrados,que podem ser encontrados nos livros de Processo Penal, como exemplo. MANUAL DE PROCESSO PENAL, autor, Fernando da Costa Tourinho Filho; Cdigo de Processo Penal Interpretado, autor, Julio Fabbrini Mirabete Curso de Processo Penal, autor, Fernando Capez Curso de Processo Penal, autor, Edilson Mougenot Bonfim. Cdigo de Processo Penal Comentado Guilerme de Souza Nucci.

DO PROCESSO EM GERAL TTULO I LIVRO I DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 1o O processo penal reger-se-, em todo o territrio brasileiro, por este Cdigo, ressalvados: I os tratados, as convenes e regras de direito internacional; II as prerrogativas constitucionais do Presidente da Repblica, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da Repblica, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (Constituio, arts. 86, 89, 2o, e 100); III os processos da competncia da Justia Militar; IV os processos da competncia do tribunal especial (Constituio, art. 122, no 17); V os processos por crimes de imprensa. Pargrafo nico. Aplicar-se-, entretanto, este Cdigo aos processos referidos nos nos. IV e V, quando as leis especiais que os regulam no dispuserem de modo diverso.

Princpio da territorialidade: Significa que se aplica a lei processual penal brasileira a todo delito ocorrido em territrio nacional, da mesma forma que o mesmo princpio utilizado em Direito Penal. regra que assegura a soberania nacional, tendo em vista que no teria sentido aplicar normas procedimentais estrangeiras para apurar e punir um delito ocorrido dentro do territrio brasileiro. Convm ressaltar no entanto que o art 5, 4, da Constituio Federal (Emenda 45/2004) prev que o Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso

Significa, pois, que, apesar de um delito ser cometido no territrio nacional, havendo interesse do Tribunal Penal Internacional,podemos entregar o agente jurisdio estrangeria (exceto quando se tratar de brasileiro nato, pois o prprio art 5, LI a veda, constituindo norma especfica em relao ao 4.

Art. 2o A lei processual penal aplicar-se- desde logo, sem prejuzo da validade dos atos realizados sob a vigncia da lei anterior. Art. 3o A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito.

Aplicao da lei processual penal A regra que seja ela aplicada to logo entre em vigor e, usualmente, quando editada. Passa, assim, a valer imediatamente (tempus regit actum), colhendo processos em pleno desenvolvimento, embora no afete atos j realizados sob a vigncia de lei anterior,

Normas processuais penais materiais: so aquelas que apesar de estarem no contexto do processo penal, regendo atos praticados pelas partes durante a investigao policial ou durante o tramite processual, tm forte contedo de Direito Penal. Tal como ocorre na perempo, o perdo, a renncia, a decadncia, entre outros. Uma vez que as regras sejam modificadas, quanto a um deles,podem existir reflexos incontestes no campo do Direito Penal.Ex Nova regra que cria causa de perempo. Deve ela ser retroativa para o fim de extinguir a punibilidade do acusado.

INTERPRETAO DA LEI PROCESSUAL PENAL -Interpretao a atividade que consiste em extrair da norma seu exato alcance e real significado.Deve buscar a vontade da lei, no importando a vontade de quem a fez:

Espcies Autntica ou Legislativa Doutrinaria ou cientifica Judicial

Quanto aos meios empregados: -Gramatical, literal ou sinttico; -Lgica ou teleolgica

Quanto ao resultado: -Declarativa -Restritiva -Extensiva A lei processual admite interpretao extensiva. Por no conter dispositivos versando sobre o direito de punir...

Interpretao extensiva, interpretao analgica e analogia. Interpretao o processo lgico para estabelecer o sentido e a vontade da lei. A interpretao extensiva e a aplicao do contedo da lei, efetivada pelo aplicador do direito, quando a norma disse menos do que devia. Tem por fim dar-lhe sentido razovel. Ex incluir o jurado, que no deixa de ser magistrado, embora leigo, tambm a palavra ru, para obter liberdade provisria, entenda-se Tambm indiciado.

A interpretao analgica um processo de interpretao,usando a semelhana indicada pela prpria lei. Conforme art 254 CPP cuidando das razes de suspeio do juiz ao usar na lei a expresso se estiver respondendo a processo por fato analogo.

Analogia por sua vez, um processo de integrao do direito utilizado para suprir lacunas. Aplica-se uma norma existente para uma determinada situao a um caso concreto semelhante, para o qual no h qualquer previso legal. Conforme Maximiliano, analogia no sentido primitivo, tradicional oriundo da matemtica, pe uma semelhana entre as relaes.

DO PROCESSO EM GERAL TTULO I LIVRO I DISPOSIES PRELIMINARES

Anda mungkin juga menyukai