Anda di halaman 1dari 33

EMPREENDEDORISMO

Andr Canturia Cel: (021) 8261-4099

Plano de Negcios
Tambm chamado de Plano Empresarial (Business Plan), um documento que especifica, em linguagem escrita, um negcio que se quer iniciar ou que j est iniciado.

Plano de Negcios
Geralmente escrito por empreendedores, quando h inteno de se iniciar um negcio, mas tambm pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gesto. Pode ser uma representao do modelo de negcios a ser seguido. Rene informaes tabulares e escritas de como o negcio e ou dever ser.

Plano de Negcios
O Plano de Negcios um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja til na consecuo dos objetivos dos empreendedores e de seus scios.

Plano de Negcios
O plano de negcios utilizado para comunicar o contedo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

Plano de Negcios
A existncia de um plano estratgico aumenta a possibilidade de uma empresa aproveitar potencialidades e oportunidades atuais e futuras, ao mesmo tempo que permite reduzir a probabilidade de restries e ameaas, podendo a partir delas, prever boa parte dos riscos e situaes operacionais adversas.

Plano de Negcios
Um Plano de Negcios deve possuir todo um conjunto de caractersticas especficas de forma a ser suficientemente flexvel para se ajustar a evoluo do meio envolvente, pois se no puder ser implementado pelos prprios executantes, a sua utilidade para a empresa reduzida.

Plano de Negcios
Uma outra definio de Plano de Negcios seria: O Plano de Negcios um documento resultante de uma metodologia de planejamento que define o ponto de partida e os objetivos da empresa e traa o percurso que ela deve seguir.

Plano de Negcios
Planejar essencial para qualquer tarefa. Planejar significa formular metas, objetivos e estabelecer orientaes para o futuro de uma empresa ou oportunidade de negcio. Deste modo, h um determinado nmero de fatores crticos que devero ser levados em considerao para um processo de planejamento com sucesso:

Plano de Negcios
Metas Estabelecer metas realistas a atingir. Estas devero ser especficas, mensurveis e estabelecidas com limites temporais. Compromisso A tarefa a empreender dever ser assumida por todos os envolvidos.

Plano de Negcios
Prazos Devero ser estabelecidas datas-chave, subdividindo a meta final e permitindo a monitorizao contnua e uma medio da evoluo do tempo. Contingncias Eventuais obstculos devero ser antecipados e estratgias alternativas devero ser formuladas.

Plano de Negcios
Pode-se resumir os objetivos de um Plano de Negcios nos seguintes itens: Testar a viabilidade de um conceito de negcio Orientar o desenvolvimento das operaes e estratgias Atrair recursos futuros Transmitir credibilidade Desenvolver a equipe de gesto.

Plano de Negcios

Alguns benefcios: Orientar o empreendedor a iniciar sua atividade econmica ou expandir seu negcio Permite estruturar as principais vises e alternativas para uma anlise correta de viabilidade do negcio pretendido e minimiza os riscos j identificados Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivncia da empresa; Etc...

Plano de Negcios
Cuidados ao escrever PN: necessrio utilizar um guia para criar o PN ideal para a empresa que o empreendedor quer lanar; A construo do PN no deve se restringir a um modelo previamente elaborado. Um dos erros mais comuns reside na pouca originalidade que muitos tm.

Plano de Negcios
Cuidados antes de elaborar as diferentes sees de um PN: Uma boa maneira de garantir a consistncia entre as sees, de reduzir a duplicao e de referir toda a informao relevante consiste em delinear todos os pontos-chave para cada parte do PN antes de iniciar sua escrita Para muitos a seo financeira a seo mais relevante do PN, pois a partir dela possvel identificar as necessidades financeiras para o empreendedor e possvel analisar o potencial de lucro do negcio, para alm de garantir a credibilidade junto ao leitor. Quando realizar projees no convm ser excessivamente otimista.

Plano de Negcios
Convenes mais utilizadas As sees que compe um PN podem ser padronizadas para facilitar o entendimento. Cada uma das sees dos plano tem um propsito especfico, com um significado j bem conhecido dos potenciais leitores.

Plano de Negcios
Quanto ao volume podem variar bastante. Um PN para uma pequena empresa de terceirizao pode ser menor do que de uma grande organizao. Muitas sees podem ser mais curtas do que outras e ser at menor do que uma lauda. O importante que seu grau de detalhamento esteja adequado ao seu pblico alvo. Nesse sentido pode ser divido em 3 tipos:

Plano de Negcios
Mini (mini-plans) quando apenas uma seo, similar a um sumrio executivo, apresentada. Pode ser um resumo isolado, a terminologia e tipo de linguagem (formal ou informal) deve aderir com preciso a um pblico-alvo previamente especificado.

Plano de Negcios
Parcial (Working Plans) planos de tamanho intermedirio, em geral fazendo uso de linguagem mais informal, que permite maior compactao

Plano de Negcios
Completo (presentation plans) planos para uma apresentao mais completa, bem detalhados, em geral fazendo uso de linguagem formal e com maior cuidado na formao.

Plano de Negcios
O PN composto por vrias sees que se relacionam e permitem um entendimento global do negcio. Elas so organizadas de forma a manter uma seqncia lgica que permitia a qualquer leitor do PN entender como funciona o empreendimento e o que se planeja.

Plano de Negcios
O Plano completo usualmente visto como uma coleo de sub-planos, inclundo Plano Financeiro, Plano de Marketing, Plano de Produo e Plano de Recursos Humanos. Desse modo o leitor tambm espera compreender seus produtos e servios, seu mercado, sua situao financeira, sua estratgia de marketing e demais recursos.

Plano de Negcios
Capa e Sumrio A Capa do PN fornece a primeira impresso e pode determinar o grau de ateno que o leitor proporcionar inicialmente para o documento. Toda via PNs so requeridos, com freqncia em meio digital, para serem formatados em contexto anlogo ao de uma revista, onde cada plano equivaleria a um artigo. O sumrio deve conter o ttulo de cada seo do PN.

Plano de Negcios
O Sumrio Executivo a principal seo do PN. Atravs do sumrio executivo que o leitor decidir se continua ou no a ler o PN. No obstante a sua importncia, este no dever conter mais de 500 palavras, sensivelmente 1 a 2 pginas, pelo que dever ser uma radiografia do negcio.

Plano de Negcios
O sumrio executivo dever focar os seguintes aspectos: Breve descrio da empresa referir o nome, o que vende e a quem Como surgiu a idia de criar a empresa Apresentao do conceito de negcio Definir a proposta de valor

Plano de Negcios
Planejamento estratgico onde so definidos os rumos do empreendimento, sua situao atual, suas metas e objetivos do negcio, uma anlise de SWOT, bem como a descrio de viso e misso do empreendimento. a base para o desenvolvimento e implantao das demais aes do empreendimento.

Plano de Negcios
Descrio da empresa/empreendimento Deve-se descrever o empreendimento, seu histrico, estrutura organizacional, localizao, contatos, parcerias, servios terceirizados, etc. Descrever tambm seu crescimento e faturamento nos ltimos anos, sua razo social e impostos.

Plano de Negcios
Produtos e Servios Descreve quais so os produtos e servios, como so produzidos, ciclo de vida, fatores tecnolgicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, se detm marca e/ou patente de algum produto etc.

Plano de Negcios
Anlise de Mercado Deve-se mostrar que se conhece muito bem o mercado consumidor do produto e servio (atravs de pesquisas de mercado): como est segmentado, as caractersticas do consumidor, anlise da concorrncia, a participao do mercado do empreendimento e dos principais concorrentes, os riscos do negcio etc.

Plano de Negcios
Plano de Marketing Apresenta como voc pretende vender seu produto/servio e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar os mtodos de comercializao, diferenciais do produto/servio para o cliente, polticas de preo, projeo de vendas, canais de distribuio e estratgias de promoo/comunicao e publicidade.

Plano de Negcios
Plano Financeiro A seo de finanas deve apresentar em, nmeros todas as aes planejadas de seu empreendimento e comprovaes, atravs de projees futuras (quanto precisa de capital, quando e com que propsito), de sucesso do negcio. Deve conter itens como Fluxo de Caixa com horizonte de 3 anos, balano, ponto de equilbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre o investimento etc.

Plano de Negcios
Erros que podem evitar graas a um PN Desde que o empreendedor comece a anotar o turbilho de idias que surgem na sua mente, torna-se mais fcil explicar e ilustrar os conceitos que vo desde os pilares at aos pormenores do negcio. Ao mesmo tempo que mais fcil encontrar erros de raciocnio e previso, fica mais acessvel a correo dos seguintes problemas: Sistemas de Gesto mal concebidos; Pouca viso da envolvente; M anlise da concorrente; Plano Financeiro inadequado e No existncia de um Plano estratgico.

Anda mungkin juga menyukai