Anda di halaman 1dari 51

BC-0504 Natureza da Informao

Semana 1

Professor: Fancisco Javier Ropero Pelez Santo Andr, Janeiro 2013

Eixo da Informao
Os avanos da cincia e da tecnologia esto multiplicando as nossas capacidades de coletar, tratar, gerar e utilizar informaes, levando-as a sucessivos patamares nunca antes alcanados, trazendo assim novas oportunidades, novas questes sociais e mais avanos na cincia e tecnologia, em um ciclo que se quer virtuoso. O Eixo da Informao tem como objetivo apresentar os fundamentos desses processos, enfocando-os sob diversas perspectivas que se revelam teis para compreend-los e discuti-los.

Eixo da Informao
Fundamentos e processos:
Natureza da Informao: o que Informao, como representada e armazenada (registrada) Transformao da Informao: manipulao e tratamento da Informao, tanto sob aspecto humano como por computadores (processamento) Comunicao da Informao: transmisso e distribuio da Informao e o seu impacto

Vises e Perspectivas Abstrata Fundamentos e Processos Natureza da Informao (conceitual) Terica


O Bit Entropia Analog.X Digital Capac. Shannon T. Informao

Concreta (suporte) Tecnologia


Smbolos e Sinais Rudo
Proc. Estocsticos Ordem e Desordem

Social (utilizao) Humana


Sentidos/percepo Cognio e Ao Inteligncia Conscincia Memria

Caos

T. Computao Transformao da Informao


Org. Computadores Compresso Dados

Proc. Sinais
Transformadas

Criptografia Complexidade
T. Comunicaes Capacidade canal Canal gaussiano Codificao

Programao Minerao Dados Traduo


Sist. Comunicaes Redes e Trfego Eletrnica/Fotnica Novas Tecnologias Amb. comunicao

Aprendizado Crebro Conhecimento Razo/Emoo Redes Sociais


Linguagem Humana

Comunicao da Informao

Informao gentica

Internet Soc. Informao Econ. Informao Regulao/tica

Ementa atualizada (I):


Dado, informao e codificao. Teoria da informao. Entropia. Sistemas de numerao. Redundncia e cdigos de deteco de erros. lgebra booleana. Representao analgica e digital. Converso A/D e D/A..

Ementa atualizada (II):


Compresso, redundncia e dispositivos de armazenamento da informao. Informao no DNA. Codificao e armazenamento da informao no crebro. Noes de semitica.

O que a disciplina de Natureza da Informao


A disciplina Natureza da Informao mostra como a Informao est presente em nossas vidas. No somente a nvel tecnolgico (comunicaes, computadores e internet) Mas tambm a nveis biolgicos (DNA, crebro) E humanos (linguagem, semitica)

Tambm apresenta ferramentas conceituais para: Transmitir Preservar Medir Comprimir Processar e armazenar a informao

Avaliao:

Composio do Conceito Final

1a Prova: 30% , 2a. Prova : 50%, Prova Substitutiva: de toda a matria para quem faltou a alguma provas.

Materiais aulas: Encontram-se entrando no gmail com o nome materiais.naturezadainformacao@gmail.com com a senha

natureza

Atividade semanal: 20%. Deve ser entregue antes de uma semana pela internet em: trabalhos.naturezadainformacao@gmail.com Assistncia a todas as aulas premiada com um ponto a mais na nota final (primeira aula no conta).

Clculo conceito:
A : 8,510 B: 7-8,5 C: 5,5-7 D: 4-5,5 F: 0-4

Bibliografia:
o

Decoding the Universe. Charles Seife (2006) Penguin Books. (Este livro, embora de carter divulgativo, o que captura melhor o foco
multidisciplinar da disciplina. Apresenta um roteiro que pode ser preenchido abordando cada tpico com uma profundidade maior . Existe somente um exemplar na biblioteca. Existe verso em pdf)

An Introduction to Information theory. Symbols, signals and Noise. John R. Pierce. Dover. (Embora um pouco ultrapassado,
apresenta os desafios encontrados pelos pioneiros da transmisso de informao como o desafio da atenuao do sinal. Mostra as solues encontradas para estes desafios)

Sistemas Digitais. Floyd. Ed. Artmed

(Essencial para explicar os sistemas de numerao, cdigo de Hamming, a converso A/D e D/A e o teorema de amostragem de Nyquist-Shannon. A lgebra booleana e a tecnologia de memrias tambm esto bem explicadas. Existem vrios exemplares na biblioteca)

Semitica, informao e comunicao. J. Teixeira Coelho Netto. Editora Perspectiva. (Definio trplice de signos, elementos de
um canal de comunicaes, repertrio e relao com teoria da informao)

Informao: Aquilo que se deseja transmitir com uma mensagem (o contedo da mensagem)

O valor quantitativo e subjetivo da informao

O valor quantitativo da informao: O Bit e a incerteza


Informao serve para reduzir o desconhecimento ou incerteza sobre algum assunto. Foi estabelecido que o desconhecimento ou incerteza, S, associada a acontecer um evento que possui duas opes igualmente provveis de acontecer um bit. Assim, quando lanamos uma moeda no ar desconhecemos o resultado do evento, existindo dois resultados possveis: cara ou coroa. Foi estabelecido que o valor da incerteza ou desconhecimento nesse caso um bit S=1bit. Depois, quando a moeda cai no cho temos somente um evento que j aconteceu, por exemplo, coroa. J no temos mais nenhum desconhecimento ou incerteza sobre o evento. O nosso desconhecimento zero bits S=0 bits Algo parecido acontece quando estudamos uma matria, por exemplo NI. Quando a informao sobre a matria aumenta o nosso desconhecimento diminui.

O valor quantitativo da informao: O Bit e a incerteza


Uma matria, por exemplo NI. Quando a informao sobre a matria aumenta o nosso desconhecimento diminui. No casso da moeda a Informao que recebemos quando sabemos o resultado Informao= desconhecimento inicial desconhecimento final= Si Sf= 1 - 0= 1 bit de informao A incerteza S=f(n) onde n=nmero de eventos equiprovveis Quando temos 2 eventos equiprovveis S= f(2)=1 Quando somente temos 1 evento S= f(1) = 0

O valor quantitativo da informao: O Bit e a incerteza


A incerteza S=f(n) onde n=nmero de eventos equiprovveis Quando temos 2 eventos equiprovveis S= f(2)=1 Quando somente temos 1 evento S= f(1) = 0 Qual funo permite esses resultados? A funo S= log2 ( n) (a chamada frmula de Boltzman Sinicial f(2)= log2(2) =1 Sfinal = f(1) log2(1)=0 Por tanto I = Sinicial Sfinal = log2(2)-log2(1)= 1-0 =1 bit Clculo da incerteza segundo frmula de Boltzmann:

O valor subjetivo da informao:


Um nico bit de informao pode ter um valor subjetivo muito grande. Exemplos:
A greve acabou?

Centros de dados subterrneos


(underground data centres)
http://www.strataspace.com/ http://www.usshc.com/ http://www.greenmountain.no/

Swiss Fort Knox Data Bunker

Mensagens esto formados por signos

O signos segundo a semitica.


Segundo a Semitica (cincia que estuda os signos) , um signo uma entidade trplice que aglutina trs conceitos : o significante, o significado e o objeto.

Significado, pensamento, interpretante ou referncia

Signo, significante, ou representamem

Objeto ou referente

Ma

codificao decodificao

Segundo a semitica o signo intil se no est relacionado com outros dois conceitos: a) o objeto que esta sendo representado e b) o significado do objeto na mente da pessoa.

O signo segundo a relao objeto-signo:


Signo chamado de smbolo quando a relao objeto-signo completamente arbitrria. Exemplo: a palavra ma Signo chamado de ndice se a relao no completamente arbitrria, existindo alguma qualidade comum o objeto e o signo, dito. Exemplo: a fumaa signo indicial de fogo. Signo chamado de cone se o signo tenta de algum modo representar o objeto.

ma

Significado, pensamento, interpretante ou referncia

Signo, significante, ou representamem

Objeto ou referente

Ma

codificao decodificao

O ato de transformar um objeto num signo chama-se codificao. A transformao inversa, chamada de decodificao.

A importncia do contexto no triangulo semitico

Exemplo 1:

Exemplo 2: Silueta de mos em cavernas.

Caverna Cosquer

Com exceo dos ltimos 10000 anos, condies climticas extremas ao longo dos ltimos 200000 anos (ver grfico) impediram que qualquer produto da inteligncia humana persistisse. O ser humano foi praticamente exterminado em vrios momentos da histria.

Exemplo3: Placa da sonda espacial Pioneer X

Significado elementos placa Pioneer X


O desenho 1 representa a inverso do spin do eltron do hidrognio que produz uma radiao de 21 cm de comprimento de onda. Desenho2: Cada linha representa a distancia da terra a cada um dos pulsares mais prximos dela. A frequncia dos pulsares est codificada em binrio acima de cada linha. Desenho 3. A silueta da prpria sonda espacial. Desenho 4. O ser humano em atitude de acolhida. Desenho 5. O sistema solar com a rota da sonda Pioneer X

Exerccio semanal
encaminhar para: trabalhos.naturezadainformacao@gmail.com

Discuta o potencial desta placa para transmitir informaes, de maneira semelhante discusso que foi realizada com relao s pinturas das mos nas cavernas. Quais seriam os trs elementos do triangulo semitico neste caso? Os elementos da placa seriam cones, ndices ou um smbolos? Qual tipo de signo seria a seta que indica a direo da sonda Pioneer X. Voc acha que um ser inteligente de outro planeta (no caso de existir) poderia decodificar a placa?

Elementos de um sistema de transmisso de informao


Emissor ou fonte
Canal

Receptor

Uma tabela relacionando o signo e o objeto chamada de repertrio

Elementos de um sistema de transmisso de informao


Emissor ou fonte
Canal

Receptor

Repertrio Emissor

Repertrio Receptor

Exemplo:

Ouros: Paula Paus: Maria Copas: Renata Espadas: Shirley

1: Aguilar 2: Antunes 3:Camargo 4:Dos santos 5: Fernndes 6: Oliveira 7: Ferreira 8:Souza 9: Rodrigues 10: Taniguchi

Os repertrios segredos (Criptografia na II Guerra)

II Guerra na Europa U-boats

Enigma
O alemo Arthur Scherbius inventou a mquina para cifrar mensagens Enigma 3x10^114 configuraes diferentes. Cada tomo do universo tentando um trilho de combinaes por segundo desde o inicio do universo

Turing e seus colegas de Blethley quebraram o cdigo do Enigma


Descobriram que a mquina Enigma nunca deixava nenhuma letra sem trocar. Era provvel que uma informao freqentemente transmitida tivesse a ver com climatologia: O tempo est bom hoje A quebra do cdigo permitiu a destruio dos submarinos alemes U-boats e o fim da guerra.

Turing desenvolveu tambm o primeiro computador terico:

A Mquina de Turing

Consistia numa mquina que se mexia por uma fita sem fim. A mquina lia, escrevia, e apagava uns e zeros na fita. A mquina de Turing possua computabilidade universal ou seja poderia simular a a lgica de qualquer algoritmo computacional.

A Criptografia aliada fez terminar a II Guerra e comeou a era da informao


Turing contribuiu para a II Guerra Mundial acabar Mas suicidou-se por causa da discriminao aos homosexuais.

Anda mungkin juga menyukai