Anda di halaman 1dari 35

QUMICA INDUSTRIAL INORGNICA PROFESSOR: LEORI TARTARI COMPONENTES: CARMEN, JORGE E RAQUEL

cido Sulfrico e seus Compostos

Enxofre
Matria-prima bsica mais importante nas indstrias qumicas; Encontrado na natureza de forma livre e combinado em minrios;

Ex.: pirita (FeS2), gs natural-forma de H2S.


Aplicao mais importante; Fabricao de cido Sulfrico.

Histria
Muito antiga como a de qualquer outra substncia. Evoluiu do amarelo-mstico dos alquimistas at uma das mais teis substncias da civilizao moderna. Era queimado em ritos pagos antigos para espantar maus espritos. Enxofre foi descoberto em 1869 no Golfo do Mxico, aproveitamento difcil, depsitos estavam abaixo de camadas das areias movedias. Em 1973 dados estatsticos revelam que a produo do mundo ocidental foi de 33,75 milhes T de enxofre sob quaisquer formas: - 27,6% produzido pelo processo Frasch; - 41% so de recuperaes

- 30,3% provm de fontes elementares (FeS2 ...)

Uso e Economia
( Dados USA- 1973)
Produo:
-10 milhes de Toneladas (76% processo Frasch e 24% gases naturais ou gases de refinaria)

Consumo:
-10,4 milhes de Toneladas: * Convertido a cido sulfrico ( maior parte) * Fertilizantes * Consumido como cido industrial

Uso industrial do Enxofre


- Fabricao de substncias orgnicas e inorgnicas
- Pigmentos - Explosivos - Raiom - Decapagem de ao - Aditivo de asfalto - Cimentos e concretos de enxofre - Tratamento de vegetais e solos

- Baterias,....

Processo de Obteno do Enxofre


Processo Frasch: obtido a partir de calcrio poroso portador de enxofre das rochas encaixantes dos domos salinos(Texas, Louisiana e Mxico). Consiste em fundir o enxofre no subsolo, ou em jazidas submarinas e bombear o lquido at a superfcie.

Enxofre de Gases Combustveis


Sulfeto de Hidrognio (H2S) obtido na purificao do gs natural cido ou refinado de petrleo, queimado em fornos especiais para fornecer o doxido de enxofre para o cido sulfrico. Mas tambm pode-se obter uma quantidade convertida em enxofre recuperado. Reao: H2S(g) + 3/2 O2(g) SO2(g) + H2O(g)
Fe O 2 3

SO2(g) + 2 H 2S(g)

3S (l)

+ 2H 2O(l)

Enxofre de Sulfetos Minerais


* 5,01 milhes de Toneladas piritas ferrosas * 4,93 milhes de Toneladas gases metalurgia e sulfetos no ferrosos.

cido Sulfrico
- Mais importante produto tcnico. Consumo per capita do cido sulfrico indica o desenvolvimento tcnico de um pas. HISTRIA - Origem de fabricao desconhecida, mas se menciona desde sculo X

- Sua preparao foi descrita pela 1 vez por Valentinus sculo XV


- No incio sculo XIX, os processos contnuos substituem as operaes descontnuas

- Em 1827 inveno da torre de Gay-Lussac(para recuperao de xidos de nitrognio - Em 1859 inveno torre de Glover mtodo de desnitrificao sem diluio(serviu de complemento para torre de Gay-Lussac) - Em 1831 inveno processo de contato pelo ingls Phillips (consiste na passagem de uma mistura de dixido de enxofre sobre um catalisador, seguida pela absoro do SO3 em cido sulfrico)

Propriedades do cido Sulfrico


- Lquido claro, transparente incolor, inodoro, higroscpico e no inflamvel;

- Valor de pH em 49 g/l H2O 25C: 0,3


- cido forte, dicido, agente oxidante e desidratante, pode ser usado para remover gua de muitas substncias.

Ex.: :nitrao,esterificao e sulfonao;


- Reage com a gua em qualquer proporo, liberando calor; - Pode ser usado para preparar outros cidos:
H 2SO4 + NaCl H2SO4 + CaF2 H2SO4 + 2 NaI HCl + NaHSO4 2 HF + CaSO4 2 HI + Na2SO4

Processos de fabricao
Existem 2 processos principais de fabricao do H2SO4. Atualmente o processo mais utilizado o de contato, responsvel por 96 % do H2SO4 produzido. 1- Processo das cmaras de Chumbo. 2- Processo de contato.

Ambos so catalticos.
Ambos utilizam o ar como fonte de O2 para produzir SO3. O processo por cmaras de chumbo produz cido diludo diretamente, entre 50 e 60 Be. O processo de contato produz cidos de 98 a 100 %.

Seqncia Operacional
- Processo de contato - Transporte de Enxofre para a usina.
- Fuso do Enxofre e filtrao para remover traos de cinza. - Bombeamento e atomizao do Enxofre lquido. - Secagem do ar de combusto. - Queima do Enxofre. - Recuperao do calor do SO2 gasoso quente e resfriamento do gs. - Purificao do SO2 gasoso quente e resfriamento do gs. - Oxidao do SO2 a SO3 em conversores.

- Controle de temperatura com transferncia de calor para assegurar elevados rendimentos de SO3.

- Absoro do SO3 em cido concentrado, a 98,5-99 %.


- Resfriamento do cido dos absorvedores. - Bombeamento do cido para o topo das torres de absoro.

Vantagens do Processo de Contato


-- Produo de cidos de elevada concentrao. -- Rendimento elevado por utilizar a dupla absoro ( dupla catlise ). -- Reduo nas emisses de SO2 no convertido para a atmosfera. -- Baixo custo operacional. -- Processo automtico contnuo e menos complexo.

Catalisador
Constituio: Inicialmente utilizou-se Platina, porm a partir de 1920 passou-se a utilizar terra de diatomceas impregnada com mais de 7% de V2O5. Funo: Aumentar a velocidade da reao. Tempo de vida: > 20 anos. Eficincia: At 99,8 % nas usinas de dupla absoro. Vantagens: Resistncia superior intoxicao (impurezas), mais abundante e mais barato que a platina.

Conversor de SO2 SO3 em quatro etapas com catalisador de Vandio

H2SO4 Economia e Emprego

H2SO4

Sulfatos + Sulfonao

cido inorgnico forte e suficientemente barato

Usos do cido Sulfrico

Fabricao de fertilizantes pigmentos inorgnicos refinao de petrleo banho de eletro deposio fabricao de rayon e filmes

Reagente de laboratrio metalurgia de no ferrosos fabricao de explosivos/industrias, sendo componente da mistura sulfo-ntrico

Tipos de cidos Sulfrico


- cido de 53 a 56 B: Fabricao de super fosfatos normais. -cido a 60 B: Obteno de sulfatos de amnio, de cobre, de alumnio, de magnsio, de zinco de ferro, etc..., de cidos minerais de cidos orgnicos, decapagem do ferro e do ao, refinao e obteno de metais pesados, eltrodeposio e recobrimento , preparao de acar e de amidos de xaropes. - cido de 66 e a 66,2 B: Purificao de produtos de petrleo, de dixido de titnio, alquilao de isobutano, fabricao de compostos nitrogenados, sntese do fenol, recuperao dos cidos graxos na manufatura do sabo fabricao de cido fosfrico e super fosfato triplos. - leum (soluo de SO3 em H2SO4): Industrializao do petrleo, nitrocelulose, nitroglicerina, TNT e fabricao de corantes.

Periculosidade
- Em contato com a pele, resulta em rpida destruio dos tecidos, causando severas queimaduras. - A inalao de vapores concentrados provoca perda de conscincia e srios prejuzos aos tecidos pulmonares. Tolerncia, 1 mg por m3. - Deve-se ter grande cuidado ao misturar cido Sulfrico e gua, devido ao calor desenvolvido e formao de salpicos explosivos. Deve-se adicionar o cido sobre a gua, nunca o inverso.

Embalagens Utilizadas para Envase/Transporte


- Garrafas; - Carboys; - Tambores; - Caminhes-tanques; - Embarcaes-tanques;

Na maioria das vezes, os equipamentos devem ser revestidos com chumbo.

Produo mundial de cido Sulfrico em 1999


1) Estados Unidos - 37.200,0 2) China - 22.500,0 3) Marrocos - 8.500,0 4) Rssia - 7.100,0 5) Japo - 6.900,0 6) Indonsia - 210,0 7) Zimbabue - 192,02 8) Itlia - 132,5 9) Grcia - 130,5 10) Malav - 127,15 Produo mundial total: 6.341,43

Recuperao do cido Sulfrico Utilizado


- Reutilizao de rejeitos inorgnicos e orgnicos para evitar poluio do meio ambiente (poluio das correntes fluviais)

- Quanto mais limpo e concentrado for o cido , mais fcil ser a recuperao sua antiga concentrao

Utilizao dos Rejeitos/Resduos


Reutiliza-se 2 milhes de toneladas/ano. a) cido catalisador da alquilao - Aparncia negra mas relativamente concentrado ( 90% de cido sulfrico 5% gua e 5% HC).

b) cido nitrao - Diludo e pouco contaminado.


c) Lamas cidas resultante refino do petrleo - So sujas tem acidez baixa e esto pesadamente contaminadas ( 75% de cido sulfrico, at 20% HC e o restante gua).

Bibliografia
- Shreve, R Norris - Indstria de Processos Quimicos, 4 edio, 1997 - www.elekeiroz.com.br

- www.turnkey.taiw.com

Anda mungkin juga menyukai