Anda di halaman 1dari 41

2 Jornada de Educao de Guara-SP 8 e 9 de Fevereiro de 2010

A rotina pedaggica com alunos surdos, mudos e com deficincia visual.

Priscila Pereira Boy

Deficincia no Brasil
24 milhes - 14,5%

Estado de So Paulo:
4 milhes e 200 mil - 11,35%
Censo 2000/IBGE

DISTRIBUIO
DEFICINCIA VISUAL 48.0% DEFICINCIA MOTORA 22,9% DEFICINCIA AUDITIVA 16.7% DEFICINCIA INTELECTUAL 8.3% DEFICINCIA FSICA 4,1%
CENSO 2000 - IBGE

Desafios e barreiras a serem vencidas:

Atitudinais/ ideolgicas Acessibilidade/Mobilidade Comunicao

Ajudas tcnicas e/ou tecnologia assistida Acadmicas

Cegueira e Deficincia visual

O que ?
Cegueira Ausncia total de viso at a perda da percepo luminosa.
Deficincia Visual Perda total ou parcial de viso, congnita ou adquirida, variando com o nvel ou acuidade visual da seguinte forma:

Viso Subnormal ou Baixa Viso Comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo aps tratamento ou correo. Possui resduos visuais que permitem a leitura de textos impressos ampliados ou com o uso de recursos pticos.
Surdocegueira Deficincia nica que apresenta a deficincia auditiva e visual concomitantemente em diferentes graus, necessitando desenvolver formas diferenciadas de comunicao para aprender e interagir com a sociedade.

filme: Quando a criana fica cega

Importncia da parceria escola/famlia no processo de incluso da criana.

O brincar tambm tem um papel fundamental no desevolvimento das crianas ( brinquedos adaptados)

Como identificar?
importante estar atento a alguns sinais que a criana pode apresentar e procurar um especialista Quando possvel detectar se uma criana tem perda visual?

Irritao constante nos olhos; Aproximao do papel junto ao rosto, quando escreve e l; Dificuldade para copiar bem da lousa distncia; Olhos franzidos para ler o que est escrito na lousa; Cabea inclinada para ler ou escrever, como se procurasse um ngulo melhor para enxergar; Tropeos freqentes por no enxergar pequenos obstculos no cho; Nistagmo (olho trmulo); Estrabismo (vesguice); Dificuldade de enxergar em ambientes muito claros

Maiores desafios

Locomoo independente (mobilidade); Autonomia Leitura e escrita pelo mtodo braille.

(alguns outros: alimentao, vestimenta, carteira, etc)

Vencer desafios depende da nossa atitude de acreditar no possvel desenvolvimento e aprendizagem dos nossos alunos e filhos.
(2 parte do filme)

Instrumentos de trabalho
O Sorob um aparelho de clculo usado j h muitos anos no Japo pelas escolas, casas comerciais e engenheiros, como mquina de calcular e grande rapidez

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/def_visual_3.pdf

O braille um sistema de escrita utilizado pelos cegos. Ele recebe o nome de seu inventor( Louis Braille), que tambm era cego, e com 15 anos inventou o sistema. O braille composto por 6 pontos em relevo, que formam 63 combinaes. Com ele possvel fazer letras, nmeros, smbolos qumicos e matemticos.

A escrita do braille pode se realizar por vrias maneiras: A mais antiga e a mais utilizada a reglete e o puno.

A pessoa prende o papel na reglete, e com o puno


vai fazendo todos os pontos que formam as letras

A segunda maneira so

as mquinas de datilografia

Existem muitos modelos de mquinas de datilografia. Com elas o trabalho se torna muito mais rpido que na reglete, pois a pessoa no precisa fazer ponto a ponto com o puno.

Com o avano da informtica, ja possvel produzir um braille com tima qualidade em impressoras especiais. Tambm ja possivel imprimir grficos.

Os livros so impressos em grandes grficas

Aes em sala de aula


Mobilidade Oferea o seu brao para conduzir o aluno; Evite deixar barreiras fsicas em reas de circulao; Assegure as adaptaes de material ( linhas reforadas, lupas, jogos, etc) e uma boa iluminao; Evite modificar o posicionamento de mobilirios e objetos

Comunicao Sempre que abordar a pessoa, identifique-se; Utilize naturalmente termos como "ver" e "olhar" ; Seja especfico ao indicar objetos e direes; Antes de se retirar avise a pessoa; No necessrio falar mais alto. Ajudas tcnicas No distraia, alimente ou acaricie um co-guia. Use tecnologias assistidas

Removendo as barreiras...
"(...) a criana com defeito no indispensavelmente uma criana deficiente" (VIGOTSKI, 1997, p.84).
SUPERCOMPENSAO

Surdez e deficincia Auditiva

Igor Collodeti 10 anos, deficincia auditiva severa para profunda

Relato

da me do IGOR

Deficincia Auditiva ou surdez

Definio: Perda total ou parcial, congnita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermdio do ouvido.
(Secretaria de Educao Especial do Ministrio da Educao no Brasil)

Segundo Russo e Santos (1993), as perdas auditivas podem ser classificadas, levando em considerao os seguintes fatores:

momento em que ocorrem; origem do problema; tipos de perdas auditivas; classificao quanto ao grau de perda auditiva.

Classificao das perdas auditivas quanto ao grau


Perda auditiva em decibis: de 0 a 25 dB normal ; de 26 a 40 dB leve ; de 41 a 70 dB moderada ; de 71 a 90 dB severa ; 91 dB em diante profunda .

H duas grandes linhas de pensamento:

Linha oralistaouvinte;

aprendizado da lngua oral visando integrar o surdo ao modelo do

Lngua de sinais- aprendizado das libras,


como lngua oficial dos surdos
Atualmente h tambm quem defenda o bilingismo ou bimodalismo ( que a juno das duas linhas)

Alfabetizao dos surdos


Para a escolha do melhor mtodo a ser utilizado, divide-se as crianas e dois grupos distintos:

As oralizadas Por meio de mtodos analticos ( letra por letra, slabas etc. Das partes para o todo), por apresentarem repertrio oral suficiente para aprender por meio de estruturas de linguagem mais globais.
As no oralizadas Por meio de mtodos analticossintticos ( Palavrao, global, etc. Do todo para as partes) pois,precisam de maior apoio na percepo visual em relao auditiva, para depois chegarem compreenso do texto.

A comunicao dos surdos


LIBRAS Trata-se de uma lngua viso espacial e no de uma linguagem ( no h como dar entonaes); Trata-se de uma lngua viva e, portanto, a quantidade de sinais est em aberto, podendo ser acrescentados novos sinais; A expresso corporal e facial muito importante
Fonte: Fernando Capovilla

( a LIBRAS foi reconhecida legalmente, em 24/04/2002, por meio da lei n.10.436, como segunda lngua oficial brasileira)

Linguagem x surdez
Segundo Vygostsky, a representao mental dos sujeitos fruto da construo da linguagem oral, que se d por volta dos 2 anos de idade, o que ele denomina de pensamento verbal. A ausncia de linguagem provocar transformaes e distores na imagem mental dos sujeitos, na sua compreenso do mundo e na sua comunicao e interao com as pessoas.
(eles no tem o mesmo mundo simblico que ns).

Na escola regular, em relao s pessoas surdas, deve-se priorizar:


O diagnstico; O uso de aparelhos; A aprendizagem de libras e da lngua portuguesa; A interao com os ouvintes.

Aes na sala de aula:

Priorizar bom lugar ao aluno na hora de histrias ou estmulos visuais; Estimular sua comunicao com os colegas; Usar avisos visuais e luminosos; Ser flexvel em relao as escritas e erros do aluno.

A lngua portuguesa escrita e a lngua de sinais


Organizao de escrita prpria, diferente do portugus falado. Produes curtas, com omisses de artigos, preposies e conjunes; verbos no infinitivo, omisso de plural, tempo,modo ou pessoa. EX: Festa eu ir. Matar no pode animais. Eu voc quero conversar brincar. Pipa tem gosta.

(Ex : copo, colo, gua)

Comunicao
Acene ou toque levemente em seu brao para iniciar uma conversa; No necessrio falar mais alto; Fale de frente para pessoa, possibilitando a leitura labial; Se tiver dificuldade para entend-lo, no tenha vergonha de pedir que repita; Se necessrio comunique-se por meio da escrita; Havendo conhecimento da lngua de sinais, utilize-a.

Atividades em sala de aula:


Atividades diversificadas: So aquelas que contemplam os diferentes nveis dos educandos Atividades em dupla ou em grupo: Possibilitam trocas cognitivas e ajuda mtua

Novas formas de avaliao


Portiflios: No so meramente uma coleo de trabalhos do aluno. Mostram o seu percurso, o seu processo de construo.

Trabalho com os pais e professores


fundamental fazer um trabalho com os pais das crianas com necessidades especiais, bem como com os pais das crianas chamadas normais.

Debate sobre o filme Procurando Nemo

A tica e a esttica, baseadas no filme SHREK;

Bibliografia:

SACKS, Oliver, Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio Janeiro:Imago, 1989. SKLIAR, Carlos (Org.) A surdez: uma olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao, 1998. FENEIS (Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos).Kit LIBRAS Legal ! 2002 www.laramara.org.br www.ibc.gov.br HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOS, Newton; SAMPAIO, W. Auxlios para Baixa Viso. Vol.I. Coleo Baixa Viso. Laramara. S. Paulo.
LIMA, Pricila Augusta:Educao Inclusiva e igualdade social. So Paulo. Avercamp,2006 BOY, Priscila Pereira: Inquietaes e desafios da escola. Rio de Janeiro. WAK editora,2010 BOY, Priscila Pereira: Incluso: Plante esta idia no seu corao!Editora Cedic. Belo Horizonte,2007

Anda mungkin juga menyukai