Anda di halaman 1dari 14

Professor: talo Barros

A educao fsica comeou quando o homem tinha a necessidade de realizar movimentos bsicos para garantir sua sobrevivncia. Com o tempo, ele adaptou os movimentos corporais as suas necessidades.

A linguagem corporal uma forma de comunicao que varia conforme o contexto e a cultura, sofrendo interferncia do meio em que o indivduo esteja presente. A linguagem corporal, ou comunicao no verbal, assume o papel relevante, influenciando nas relaes interpessoais e colaborando para melhorar a percepo e formao do indivduo.

A linguagem corporal manifesta-se por meio de gestos. A capacidade de gesticular, movimentar partes do corpo com a inteno de expressar sentimento, necessidade ou ao, foi criada e mantida como cdigo de linguagem que, muitas vezes, define uma cultura, um comando ou uma sensao. A linguagem corporal se refere a todas as nossas expresses atravs dos movimentos, posturas ou gestos que se faam com as diferentes partes do corpo.

Os gregos acreditavam, h cerca de 2.500 anos a.C., que a esttica e o fsico eram to importantes quanto o intelecto na busca pela perfeio pensamento traduzido na frase mens sana in corpore sano (mente saudvel em corpo so).

Atualmente se cultua o corpo com expectativa de melhorar a performance ou reduzir a gordura corporal. Trata-se do corpo em forma mostrado na mdia, produzido em academias de ginsticas, clubes esportivos, com uso de medicamentos e produtos de beleza, manuais de dietas, intervenes teraputicas e cirrgicas, que se expandem continuamente com o intuito de alcanar tal modelo.

Produtos de beleza cada vez mais sofisticados, revistas que do dicas para manter a boa forma, clnicas de esttica e de cirurgia plstica, sales de beleza e academias. Hoje o mundo est cercado por servios disposio de quem deseja cuidar da aparncia ou mold-la.

A mdia trocou o esteretipo de magreza anorxica que at pouco tempo era requisito fundamental aos que quisessem estar de acordo com o perfil de beleza estabelecido pelo estilo malhado e de aparncia saudvel. Olhar para a televiso, para as revistas e ver os corpos de artistas e modelos praticamente perfeitos e a disponibilidade cada vez maior de recursos em prol desses resultados (cirurgias plsticas, implantes de prteses, lentes de contato coloridas) levam as pessoas a buscar os meios mais fceis e rpidos de atingir seus objetivos estticos, entretanto, podem no ser os mais adequados sua sade e capacidade fsica, como por exemplo, o uso de substncias para ganho de massa muscular ou treino em academias sem estrutura adequada e orientao de um profissional.

S que o exagero dessa busca pode extrapolar os limites do corpo e tornar-se uma doena conhecida como Vigorexia. Na Vigorexia, a pessoa nunca est satisfeita com sua imagem. um transtorno psiquitrico do culto ao corpo. Mesmo que o homem esteja musculoso, se v mido e fraco. O culto ao corpo afeta as mulheres provocando nelas a Anorexia e, nos homens, a Vigorexia. Em ambos os casos, trata-se de transtornos dismrficos corporais que promovem a distoro da imagem que as pessoas tm de si prprias.

A educao fsica conscientiza as pessoas da importncia da linguagem corporal no robotizada, para o corpo no ser usado como repetidor de movimentos e, sim, valorizado mediante movimentao harmnica, de lazer e construo de conhecimento cientfico especfico na rea. Ela contribui para a adaptao do homem na sociedade e a formao de um ser integral, que perceba significados, valores, sentimento e emoes.

Anda mungkin juga menyukai