Anda di halaman 1dari 68

Queimaduras Choque eltrico Parada Crdio-Respiratria

Jorge Vincius Cestari Felix Professor Assistente DE Departamento de Enfermagem

Queimadura
4 causa de morte Corpo trabalha com uma variao de 3oC acima ou abaixo de 37 C. Assim, se a temperatura central se altera alm desses limites, pode haver graves leses ou at a morte. O calor (energia) transferido de uma rea de maior concentrao para uma de menor concentrao mediante: radiao, conduo, conveco e evaporao

Sistema Tegumentar Pele e Anexos

Funes - Proteger o corpo e regular a temperatura, - Barreira contra infeces. - Produo de vitamina D, - Possui terminaes nervosas para o tato, temperatura e presso

Causas de Queimaduras
Trmicas- causadas pelo calor: so as queimaduras mais comuns. Podem ser provocadas por gases, lquidos e slidos quentes; frio Qumicas - causadas por lcalis ou cidos; Eltricas- leses causadas pelo trajeto da corrente atravs do organismo; Radiao- raios UV, ou por radiaes ionizantes

Queimadura
- Pode ser dividida em graus de acordo com a profundidade: - Primeiro Grau: atinge somente a epiderme. Caracteriza-se por dor local e vermelhido da rea atingida.

Tempo de recuperao: 2 a 5 dias Prognstico: ausncia de cicatrizes; descolorao temporria

Queimadura
- Segundo Grau: Atinge a epiderme e a derme. Caracteriza-se por dor local e formao de bolhas dgua.

Tempo de recuperao: 5 a 21 dias

Prognstico: pode deixar cicatrizes

Queimadura
- Terceiro Grau: Atinge todo o tecido de revestimento, alcanando o tecido gorduroso, ou muscular, podendo chegar at o osso.
Caracteriza-se por pouca dor, pele escurecida ou esbranquiada, cercada por vezes de rea de eritema.

- Terceiro Grau:

Queimadura

Tempo de recuperao: Semanas a anos


Prognstico: Normalmente cirurgia ou enxerto de pele. requer

Extenso da Queimadura
- Terceiro Grau: Regra dos Nove

Gravidade
Profundidade Extenso Envolvimento de reas crticas Idade da vtima

Presena de leso pulmonar por inalao


Presena de leses associadas Doenas pr-existentes.

Prioridades no cuidado s vtimas de queimaduras:


Interrupo do processo de queimadura (OLIVEIRA,PAROLIN; TEIXEIRA JR.,2007)
Controlar situao, apagando o fogo do paciente com gua, cobertor ou rolando a vtima no cho. Remover a vtima do ambiente hostil (exploso e gases) Retirar roupas que no estejam aderidas, anis, braceletes, tornozeleiras e congneres. Providenciar resfriamento das leses e de fragmentos de roupas ou de substncias como asfalto que estejam sobre o corpo da vtima

Avaliao primria e secundria


A, B,C,D,E

Vias areas ( calor seco- VAS; calor mido-VAI)- obstruo se manifesta a medida que aumenta o edema- vtima pode necessitar de suporte ventilatrio artificial. Como suspeitar???
Queimaduras faciais, das sobrancelhas e vibrissas nasais, depsito de fuligem na orofaringe, faringe avermelhada e edemaciada, escarro com resduos carbonceos; histria de confinamento em ambiente incendirio ou de exploso

Queimadura -VAS

Cuidados com a rea queimada


Funo dos curativos: diminuir contaminao e evitar perda de calor a dor,

Pequena extenso - midos SF frio no devem cobrir mais de 10% da SC (as queimaduras de 3 grau no devem ser cobertas com curativos midos; nas queimaduras extensas curativos midos podem levar a hipotermia)
Os curativos devem ser espessos e firmes mas no apertados

Cuidados com a rea queimada


Nas queimaduras qumicas - irrigar copiosamente a rea queimada com gua corrente ou SF.

Retirar roupas e sapato da vtima.


As substncias qumicas em p devem ser retiradas por escovao Encaminhar para centro de atendimento em queimados Transporte Rpido.

CHOQUE ELTRICO
So acidentes causados pela eletricidade, tanto a natural (raios), como a artificial (fios, tomadas, etc) quando atingem o corpo humano. Podem produzir queimadura externa e interna e at provocar parada cardaca e respiratria, mutilaes, etc dependendo da DDP e da corrente eltrica envolvidas.

CHOQUE ELTRICO
A ao lesiva depende do meio em que a corrente ocorre e do tipo de corrente eltrica. Quanto melhor condutor for o material, menor resistncia passagem de corrente eltrica , e portanto maior ser a descarga pelo organismo. Ex: gua, ps descalos, mos desprotegidas, roupa molhada, ferramenta de metal, etc

Sinais sugestivos de Eletrocusso


Confuso mental, convulses ou perda da conscincia Queimaduras na pele no local de entrada e de sada da corrente eltrica no corpo Presena de fraturas em vrios locais em virtude da contrao muscular violenta provocada pela corrente eltrica Pulso fraco e irregular at parada crdiorespiratria.

Medidas de Primeiros Socorros


No tocar na vtima at que esteja separada da corrente eltrica.
Desligar a corrente eltrica, se possvel.

Usar material no condutor para afastar o fio da vtima.

Medidas de Primeiros Socorros


Certificar-se de que seus ps esto sobre material no condutor. OBS: vtimas atingidas por raio, no retm eletricidade e podem ser tocadas. Avaliar a vtima Iniciar RCP, se necessrio chamar ajuda Transportar a vtima para o hospital.

Parada Crdio-Respiratria

RELEMBRANDO

O corao est situado no mediastino, esquerda da linha mdia, logo acima do diafragma, alinhado entre as margens medial e inferior dos pulmes.

RELEMBRANDO
Pulmo esquerdo

Pulmo direito

Sistema de conduo cardaco


Nodo SA trio Nodo AV Fibras de Purkinje

Ventrculo

Consumo Sanguneo do Miocrdio e Fluxo Sanguneo Coronariano


O corao um dos tecidos mais precariamente perfundidos do corpo. O fluxo sanguneo pode aumentar at 10x durante o exerccio intenso.

Patologia e evoluo da DAC: um problema de oferta e de consumo: Angina, IAM.

Doena Coronariana
Aterosclerose das coronrias

Doena Coronariana
Aterosclerose das coronrias - Infarto

Infarto Agudo do Miocrdio

Fatores de Risco da Doena Cardaca


Fatores de risco no modificveis: O mais importante: a idade - Taxa de mortalidade com a idade, contudo 1 a cada 4 mortes ocorre em pessoas com menos de 65 anos - Incidncia de AVC em pessoas de 55 anos ou mais, mais que dobra a cada dcada.

Fatores de risco no modificveis:


Hereditariedade: - Antecedentes de DAC prematura em pais sugerem uma suscetibilidade que pode ser gentica. - Sexo: - Homens apresentam maior incidncia de aterosclerose coronariana do que as mulheres - Depois da menopausa aumenta o risco em mulheres.

Fatores de risco no modificveis:


Raa: risco de incapacitao e morte por AVC em indivduos negros mais que o dobro. (maior nmero de fatores de risco???)

Fatores de Risco Modificveis:


Tabagismo: - Fumantes apresentam taxa de mortalidade por DAC 70% maior do que os no fumantes. - 1 em cada 5 mortes por doenas cardiovasculares - Mais de 50% das dos ataques cardacos em mulheres de meia idade. - Risco de IAM 10 vezes mais alto em mulheres que fumam e tomam anticoncepcionais.

Fatores de Risco Modificveis:


Hipertenso Arterial: principal fator de risco. Tendncia familiar Carga de trabalho do corao Maior risco de AVC Leso de rgos-alvo (corao, rins e crebro)

Fatores de Risco Modificveis:


Hipercolesterolemia:
Colesterol Colesterol total LDL Nvel desejado (mg/dl)
< 200 < 130 Considerar tratamento se for 100-129 em paciente com DAC

aterosclerose
Nvel limite de risco alto (mg/dl)
200-239 130-159

Nvel de risco alto (mg/dl)


240 160

HDL Nvel de triglicrides

Normal: 40-50 homens 50-60 mulheres Normal: < 200 200-400

< 35 400-1000 > 1000 de risco muito alto

Fatores de Risco Modificveis:


Sedentarismo: Falta de exerccio est relacionada a maior incidncia de ataques cardacos

Fatores de Risco Modificveis:


Obesidade: - Risco de ataque cardaco fatal o triplo para homens de meia idade com excesso de peso. Diabetes: - Risco de DAC em homens diabticos 2 vezes maior. - Em mulheres diabticas o triplo do das pessoas no diabticas. - Estresse excessivo

Reduo de Fatores de Risco Modificveis


Controle dos nveis pressricos Controle da glicemia Controle dos nveis sricos de colesterol e triglicerdeos Controle do peso corporal Deixar de Fumar Dieta saudvel Exerccios fsicos regulares (aerbios de baixa intensidade)

Exerccios Fsicos Aerbicos

Suporte Bsico de Vida (SBV)


SBV
Transporte Reconhecimento e ativao do SME Desobstruo das VAS

SAVC
SBV mais: Monitorizao cardaca Acesso intravenoso Tratamento farmacolgico Tratamento avanado das VAS Desfibrilao manual e marcapasso Monitorizao invasiva

RCP (C)
Desfibrilao externa automtica

RCP do Adulto
Maioria dos adultos com parada cardaca sbita apresenta Fibrilao Ventricular no ECG inicial. Para essas vtimas o tempo desde a perda de conscincia at o incio da RCP e desfibrilao o maior determinante individual de sobrevivncia

Eventos para garantir a sobrevivncia da vtima


Acesso rpido e precoce ao suporte bsico de vida (SBV) Desfibrilao precoce Suporte avanado de vida

Necessidade de Rapidez no Atendimento

Necessidade de Rapidez no Atendimento

PARADA CARDACA
Diagnstico: - Ausncia de pulso (radial, femoral e carotdeo) - Pele fria, ciantica ou plida - Parada respiratria - Incoscincia - Midrase (frequente, mas no obrigaria) - Na dvida, proceda como se estivesse em parada cardaca

Sequncias no Atendimento
- Avaliao (estimular a vtima) - Telefonar Rpido (Ativar o SME): SAMU - Posicionar vtima sobre superfcie dura - Verificar permeabilidade das V.A.S. - Verificar respirao A, B, C, D - Iniciar massagem cardaca (30:2) - Checar pulso a cada 2 minutos - Fazer o procedimento at a chegada da equipe mdica.

AVALIAO
Estimule a vtima Telefone rpido

Ok?

VIAS AREAS

VERIFICAR PERMEABILIDADE

Ver, ouvir e sentir

AVALIAO
Checar o Pulso:

Radial, Femoral e *Carotdeo

O que fazer??

Abertura das Vias areas


Elevao do queixo Chin lift

Sequncia no Atendimento
Iniciar respirao de Resgate: Boca-a-boca/ Boca-nariz/ Boca estoma

Recomendaes para respirao de resgate


Realizar 2 respiraes lentas de 2 segundos cada uma Permita a expirao completa para diminuir a possibilidade de distenso gstrica, regurgitao e aspirao Caso oferea apenas respirao de resgate, administre 10 12/ min (1 a cada 4-5 segundos)

O que fazer?? Sequncia no Atendimento


Localize a borda das costelas Siga o rebordo at a base do esterno (apndice xifide)

O que fazer?? Sequncia no Atendimento

Coloque a mo acima dos dedos (na metade inferior do esterno)

Coloque a mo por cima da outra. Os dedos podem entrelaados ou estendidos

Tcnica de Compresso Correta


Braos estendidos As compresses devem deprimir o esterno de 4 5 cm

REALIZAR 30 COMPRESSES E 2 RESPIRAES (30:2)

Permitir que o trax se descomprima totalmente antes da prxima compresso TENTAR MANTER FREQ. DE 100/MIN

Eficincia daTcnica de Compresso Correta


Compresses Torcicas - Geram picos de PAS de 60 a 80 mmHg com baixa PAD. - Dbito Cardaco cerca de 1/4 a 1/3 do normal.

RCP com 2 socorristas


Trocar quando o outro estiver cansado
REALIZAR 15 COMPRESSES E 2 RESPIRAES (15:2)

Reavaliao
Aps cinco ciclos de compresso e ventilao (30:2), a vtima deve ser reavaliada. 1. 2. 3. 4. Verificar o pulso carotdeo ou femoral; Pulso ausente reiniciar RCP; Pulso presente verificar respirao; Vtima respirando monitorizar sinais vitais;

Reavaliao
5. Respirao ausente manter ventilao artificial (10 a 12 ventilaes por minuto) e monitorizar o pulso; 6. Durante a RCP, o procedimento de reavaliao deve ser realizado a cada poucos minutos (2) e no interrompido mais do que trs a cinco segundos.

Posio de Recuperao
Pessoa inconsciente (exceto trauma) Recuperao ps parada A cada 30 min posicionar do lado oposto

Medidas de desfibrilao usando DAE

Todos os DAEs operam utilizando quatro medidas bsicas 1. Ligue o aparelho. 2. Conexo: conecte-o ao paciente- abra os adesivos do desfibrilador. Conecte os cabos do desfibrilador aos adesivos. Exponha a superfcie adesiva. Conecte os adesivos (borda esternal superior direita e apex cardaco).

3. Anlise: coloque no modo de anlise Anuncie aos membros da equipe, analisando o ritmo fiquem afastado. (certifique-se que no h movimento do paciente e que ningum est em contato com o paciente) Pressione o boto anlise. 4. Choque- o aparelho choca Se FV/TV estiver presente, o aparelho ir carregar para 200 a 300J e assinalar que um choque est indicado.

Anuncie, choque est indicado fiquem afastados. Verifique se ningum est tocando o paciente. Pressione o boto choque quando sinalizado.
5. Repita estes passos at que FV/TV no esteja mais presente. O aparelho ir assinalar nenhum choque indicado. Em geral, choque em seqncia de trs sem RCP ou checagem de pulso interposta. Aps uma srie de trs choques, execute 1 minuto de RCP e ventilaes.

EDITORA CORPUS WWW.CORPUS EDITORA.COM.BR

O destino do traumatizado est nas mos de quem faz o primeiro curativo


- Nicholas Senn, MD (1844-1908)
Cirurgio americano (Chicago, Illinois) Fundador da Association of Military Surgeons of the United States

Anda mungkin juga menyukai