Anda di halaman 1dari 161

RENASCIMENTO, MANEIRISMO, BARROCO, ROCOC, NEOCLACICISMO.

O Renascimento se desenvolveu entre 1300 e 1650. Alm de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse perodo muitos progressos e incontveis realizaes no campo das artes, da literatura e das cincias, que superaram a herana clssica. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreio consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspirao e modelo de civilizao. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorizao do homem (Humanismo) e da natureza.

RENASCIMENTO
Tema: Histrias da Bblia. Mitologia grega e romana. Cotidiano burgus. Personalidades eclesiais, polticas, econmicas. Burgueses e seus familiares. Tcnica: Uso de leo sobre madeira e tela, embora muitos artista ainda utilizassem a tmpera.. Uso do afresco. Chiaroscuro sfumato (gradao contnua). Perspectiva linear. Composies piramidais. Geometrizao. Estilo: Representao naturalista. Idealizao da beleza. Inspirao clssica. Formas simtricas peso dirigido para o centro. Ordem. Traos marcantes. Composio esttica, equilibrada.

Hans Memling. Trptico representando o Nascimento de Cristo, esquerda, A Adorao dos Magos no centro e A Purificao, direita. (1474-1477). leo sobre madeira. Museu do Prado. Madri.

Hans Memling. A Adorao do Magos. Museu do Prado. Madri.

Hieronymus Bosch. Coroao de Espinhos.(14901500). leo sobre madeira. National Gallery. Londres.

Rafael Sanzio. A Viso de um Cavaleiro .(1504). Tmpera sobre madeira. National Gallery. Londres.

Rafael Sanzio. Papa Jlio II. (1511-1512). leo sobre tela. National Gallery. Londres.

Hans Holbein, o jovem. Os Embaixadore s. (1533). leo sobre madeira. National Gallery. Londres. Jean de Dinteville, embaixador francs na Inglaterra, e Georges de Selve, bispo, embaixador francs em Veneza e na Santa S.

Leonardo da Vinci. A ltima Ceia. 1495. Santa Maria delle Grazie. Milo.

Jan Van Eyck. O Casal Arnolfini. 1534. National Gallery. Londres.

Leonardo da Vinci. Gioconda. 1503-6. Museu do Louvre. Paris.

Michelangelo. Criao de Ado, abbada da Capela Sistina. 1508-12 Roma.

Sandro Botticelli. Nascimento de Vnus. 1482. Uffizi. Florena

Michelngelo (1475-1564)
Era muito emocional, rude e excntrico. S se sentia feliz quando estava trabalhando ou escolhendo um bloco de mrmore na pedreira. Arquiteto, escultor, pintor, poeta e engenheiro, sua genialidade no conhecia limitaes. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande nmero de cenas do Antigo Testamento.

Capela Sistina. Roma

Michelangelo. Abbada da Capela Sistina. 1508-12 Roma.

Michelangelo. Juzo Final.

1536-41.
Capela Sistina. Roma.

Michelangelo. Davi. 1501-4. Galeria da Academia. Florena.

Michelangelo. Moiss, da tumba de Jlio II. 1513-15. San Pietro in Vincoli. Roma M i

Piet Vaticana, Baslica de So Pedro, Roma. Piet Palestrina, Museu da Academia, Florena. Piet Bandini, Museu Duomo, Florena. Piet Rondanini, Castelo Sforza, Milo.

Uma mulher frgil em sua humanidade, que busca todas as suas foras para sustentar em seus braos o corpo inerte do filho. Nas piets, a tragdia humana ganha uma dimenso assustadora. O inelutvel peso da condio humana. O pesado fardo de si mesmo.

A altura de um homem igual ao alcance de seus braos estendidos e que essas duas medidas formam um quadrado que encerra o corpo inteiro, enquanto que as mos e os ps tocam o crculo que tem seu centro no umbigo (quadratura do crculo). Marcus Vitruvius Pollio, engenheiro e arquiteto, viveu no sc. I aC. Idia desenhada por Leonardo da Vinci, 1492 Homem Vitruviano.

a preocupao dos construtores era a de criar espaos compreensveis de todos os ngulos visuais, que fossem resultantes de uma justa proporo entre todas as partes do edifcio. Portanto, a principal caracterstica da arquitetura do Renascimento... foi a busca de uma ordem e disciplina que superasse o ideal de infinitude do espao das catedrais gticas. Na arquitetura renascentista... a ocupao do espao pelo edifcio baseia-se em relaes matemticas, de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.

Os arquitetos renascentistas, inspirados nos clssicos, mediam sistematicamente as runas romanas para copiar o estilo e a proporo. Retomaram elementos como o arco pleno, a construo em concreto, o domo redondo, o prtico, a abboda cilndrica e as colunas.

Panteon romano (118-125 dC e Villa Rotonda (incio 1550)

Dado que os arquitetos renascentistas se consideravam mais estudiosos do que construtores, baseavam seus trabalhos nas teorias apresentadas em diversos Tratados que definiam regras estticas para as construes fundamentadas nos modelos clssicos.

As teorias que preconizavam os procedimentos para as edificaes enfatizavam a base racional contida na matemtica, na geometria e na engenharia. A mentalidade mstica da Idade Mdia era substituda pela razo pura. Os arquitetos dependiam da aritmtica para produzir a beleza e a harmonia. As plantas dos prdios se baseavam em formas geomtricas, principalmente no crculo e no quadrado.

Um sistema de propores ideais assentava as partes de um edifcio em relaes numricas, como a razo de 2/1 para uma nave com altura igual ao dobro da largura da Igreja.

Leon Battista Alberti (1404-1472)

Reinterpretao da arquitetura Romana com exatido e fineza.

Uso intenso da Perspectiva: Filipo Brunelleschi (1377-1446) utiliza, pela 1 vez, da aplicao de princpios de geometria e matemtica no estabelecimento de leis de percepo visual / projeo cnica

Bramante (1444-1514) construiu o Tempietto (Pequeno Templo) em Roma, no local onde So Pedro foi crucificado. Embora pequeno, o prottipo perfeito da igreja com plano central encimada por domo, expressando os ideais renascentistas de ordem, simplicidade e propores harmoniosas.

- Cpula de Michelangelo,1546, terminada por Giacomo Della Porta e Domenico Fontana, 1588-91. Monumento a ambio e riqueza dos papas renascentistas.

Paralelo ao Renascimento desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 at por volta de 1610, um movimento artstico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clssica: o maneirismo (maniera, em italiano, significa maneira). Uma evidente tendncia para a estilizao e capricho exagerado nos detalhes comea a ser sua marca, extrapolando as rgidas linhas dos cnones clssicos.

Uma de suas fontes principais de inspirao o esprito religioso reinante na Europa nesse momento. No s a Igreja, mas toda a Europa estava dividida em decorrncia da Reforma de Lutero.
Carlos V, do Sacro Imprio, depois de derrotar as tropas do Sumo pontfice, saqueia e destri Roma. Reinam a desolao e a incerteza. Os grandes imprios comeam a se formar, e o homem j no a principal e nica medida do universo.

MANEIRISMO

Tema: Temas profanos e religiosos. Pouca importncia representao exata do mundo visvel viso do xtase celestial carregada de emoo. Figuras com aspecto sinistro olhar selvagem. Tcnica: Perspectiva em diagonal. Luz utilizada para obter efeito emocional (do negro fechado at as tonalidades incandescentes, fantasmagricas). Cores instveis (rosa forte, verde-cido, azuis e amarelos luminosos, marrom arroxeado...). Estilo: Obra realizada conforme o estilo do artista, e no ditada pela representao da natureza. Os corpos so distorcidos (alongados ou musculosos). Cores sombrias aumentam a impresso de tenso, movimento e iluminao irreal. Dissonncia. Emoo. Imaginao Instabilidade, desequilbrio. Composio oblqua vazio no centro. Figuras junto moldura freqentemente cortadas.

Paolo Veronese. Moiss salvo das guas. (1580). leo sobre tela. Museu do Prado. Madri.

Federico Barocci. A Natividade. (1597). leo sobre tela. Museu do Prado. Madri.

Guido Reni. Hipmenes e Atalanta. (1618-1619). leo sobre tela. Museu do Prado. Madri.

El Greco. Cristo Expulsando os Mercadores do Templo. (1600). leo sobre tela. Museu do Prado, Madri.

Parmigianino. Auto-retrato no espelho convexo. 1524. P Kunst-historisches Museum. Viena. ustria.

Parmigianino. Madona do Pescoo Longo. 1535-40. Galeria Ufizzi. Florena.

Tintoretto. Ultima Ceia. 1594. San Giorgio Maggiore. Veneza.

Tintoretto. O Lava-ps. 1547. Museu do Prado. Madri.

El Greco. O Enterro do Conde de Orgaz. 1588. Igreja de So Tom. Toledo. Espanha.

ARQUITETURA
A arquitetura maneirista d prioridade construo de igrejas de plano longitudinal, com espaos mais longos do que largos, com a cpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, tpicas do Renascimento Clssico.
No entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanas que este novo estilo introduz refletem-se no somente na construo em si, mas tambm na distribuio da luz e na decorao.

Principais caractersticas:
Nas igrejas: naves escuras, iluminadas apenas de ngulos diferentes, coros com escadas em espiral, que na maior parte das vezes no levam a lugar nenhum, produzem uma atmosfera de rara singularidade. Decorao: guirlandas de frutas e flores, balaustradas povoadas de figuras caprichosas, caracis, conchas e volutas cobrem muros e altares, lembrando uma exuberante selva de pedra que confunde a vista.

Principais caractersticas:
Apresenta um grupo de figuras dispostas umas sobre as outras, num equilbrio aparentemente frgil. As figuras so unidas por contores extremadas e exagerado alongamento dos msculos. O modo de enlaar as figuras, atribuindo-lhes uma infinidade de posturas impossveis, permite que elas compartilhem a reduzida base que tm como cenrio, respeitando a composio geral da pea e a graciosidade de todo o conjunto.

Bernini. Enas abandonado Troya. Museu do Vaticano. Roma.

Gianbologna. O rapto Das Sabinas. Piazza della Signoria. Florena.

Gianbologna. Mercrio. 1565. Museu Nacional Del Bargello. Florena.

Benvenuto Cellini. Perseu. 1545-54. Prtico dei Lanzi. Florena.

A arte barroca originou-se na Itlia (sc. XVII), especialmente em Roma, para manifestar, no contexto da ContraReforma, o triunfo da f catlica. No tardou a irradiar-se por outros pases da Europa e chegar, tambm, ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhis.

Barroco: termo de origem espanhola Barrueco, aplicado tanto para designar prolas de forma irregular quanto mau gosto. o perodo da arte que vai de 1600 a 1780. Caracterizado pela monumentalidade das dimenses, opulncia das formas e excesso de ornamentao. o estilo da grandiloqncia e do exagero. Essas caractersticas todas podem ser explicadas pelo fato de o Barroco ter sido um tipo de expresso de cunho propagandista.

BARROCO
Tema: Pases catlicos: obras com temtica religiosa e cultura popular. Pases protestantes: naturezas-mortas, retratos, paisagens e cenas do cotidiano. Tcnica: Domnio absoluto da luz para obter o mximo impacto emocional. Riqueza de cores, embora Caravaggio tenha utilizado aproximadamente quatro cores bsicas. Chiaroscuro. Superfcies cncavas e convexas. Estrutura sempre unificada e coesa (arquitetura). Luz nas figuras centrais. Exatido Figuras volumosas arredondadas. Perspectiva visa trazer o espectador para a cena, especialmente com o uso da tcnica do escoro. Pouca profundidade. Estilo: Unio da tcnica e do grande porte renascentista com a emoo, intensidade e dramaticidade do maneirismo super-elaborao e ostentao. Representao teatral com exuberncia dramtica. Emoo e movimento. Idealizao e uso de alegorias.

Bartolom Esteban Murillo. A Sagrada Famlia com um Passarinho. (cerca de 1650). leo sobre tela. Museu do Prado, Madri.

Luis Melndez. Natureza-Morta. (1770). leo sobre tela. Museu do Prado, Madri.

Giovanni Battista Tiepolo. Imaculada Conceio. leo sobre tela. (cerca de 1762). Museu do Prado, Madri.

Juan Valz Leal. Cristo no Calvrio. (1657-1660) leo sobre tela. Museu do Prado, Madri.

Artemsia Gentileschi. Judite e Helofernes. Galeria Uffizi. Florena.

Andrea Pozzo. Glria de Santo Incio. 1691-94. Igreja de Santo Incio. Roma

Velzquez. As Meninas. 1656. Museu do Prado. Madri.

Rubens. O Levantamento da Cruz. 1609-10. Catedral de Anturpia. Holanda.

Rubens. A Descida da Cruz. 1608-12. Palazzo Pitti. Florena.

Rubens. O Jardim do Amor. 1633. Museu do Prado. Madri.

Rembrandt. A Lio de Anatomia do Dr. Tulp. 1632. Mauritshuis. Haia. Holanda.

V e rVermeer. Moa dom brinco de prolas. 1665-66. Mauritshuis. Haia. Holanda

Gainsborough. O Menino de Azul. 1770. Huntington Gallery. San Marino. California.

Caractersticas da Escultura Barroca


Predomnio das linhas curvas, das formas retorcidas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoes violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Bernini. Daci. 1623. Galeria Borghese. Roma.

Bernini. O xtase de Santa Tereza. 1645-52. Capela Santa Maria della Vitoria. Roma.

O absolutismo monrquico e a Igreja da Contra-Reforma utilizaram a arquitetura barroca como meio de manifestao de grandeza e poder. Nascida a partir das formas do cinquecento renascentista, logo se diversificou em vrios estilos paralelos, medida que cada pas europeu a adotava e a adaptava sua prpria idiossincrasia. Naes protestantes como a Inglaterra, por exemplo, criaram uma verso mais moderada do estilo, com edifcios de fachadas bem menos carregadas que as italianas.

Na arquitetura barroca, os conceitos de volume e simetria, vigentes no Renascimento, so substitudos pelo dinamismo e teatralidade. O produto desse novo modo de desenhar os espaos uma edificao de propores ciclpicas, em que, mais do que a exatido da geometria, prevalece a superposio de planos e volumes; um recurso que tende a produzir diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.

Quanto arquitetura sacra, as propores das colunas renascentistas foram duplicadas para poder percorrer sem interrupes as novas fachadas de pavimento duplo, segundo o modelo da construo de Il Ges, em Roma, primeira igreja da Contra-Reforma.

A partir de 1630, comeam a proliferar as plantas elpticas e ovaladas de dimenses menores. Isso logo se transformaria numa das caractersticas arquitetnicas tpicas do Barroco. As formas arredondadas substituram as angulosas e as paredes parecem se curvar de dentro para fora e vice-versa, numa sucesso cncava e convexa, dotando o conjunto de um forte dinamismo.

Quanto arquitetura palaciana, o palcio barroco era construdo em trs pavimentos. Em vez de se concentrarem num s bloco cbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em vrias alas, numa repetio interminvel de colunas e janelas. A edificao mais representativa dessa poca o Palcio de Versalhes, manifestao messinica das ambies absolutistas de Lus XIV, que pretendia, com essa obra, reunir ao seu redor - para desse modo debilit-los - todos os nobres poderosos das cortes de seus pas. Seguindo o exemplo do Palcio de Versalhes, so construdos, nas diversas cortes europias, palcios faustosos, cercados de jardins imensos, aproximando-se do que logo viria a ser o neoclassicismo.

O termo deriva do francs rocaille, tcnica de incrustao de conchas, pedras irregulares e fragmentos de vidro utilizadas na decorao de grutas artificiais. Na Frana, o Rococ tambm chamado estilo Lus XV.

Rococ o estilo artstico que surgiu na Frana como desdobramento do Barroco, mais leve e intimista que aquele, e usado inicialmente em decorao de interiores. Os temas utilizados, especialmente na pintura, eram cenas erticas ou galantes da vida cortes (as ftes galantes) e da mitologia, pastorais, aluses ao teatro italiano da poca (Comdia dellart), motivos religiosos e farta estilizao naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.

ROCOC

Tema: Pintura: Jovens elegantemente trajados em brincadeiras ao ar livre futilidade e superficialidade. Nus em poses sedutoras. Mitologia greco-romana e referncias alegricas aos elementos da natureza. Arquitetura: decorao de interiores igrejas e palcios. Moblia Tcnica: Marchetaria elaborada, paredes decoradas, enormes espelhos na parede. Cores: branco, prata, ouro, tons suaves de rosa, azul, verde. Curvas sinuosas em forma de S e C, arabescos, floreados semelhantes a fitas. Retratos: uso de pastis (lpis de giz). Estilo: Decorao de interiores. Leveza, vivacidade, superficialidade, energia, graciosidade, delicadeza, sensualidade, erotismo.

Jean-Honor Fragonard. Aurora. (1755). Museu do Louvre, Paris.

Adlaide Labille-Guiard. Auto-retrato com duas pupilas. (1785). Museu do Louvre, Paris.

Rosalba Carriera (1675-1757), nascida em Veneza. Pintora de retratos.

Thomas Gainsborough. As Crianas Marsham. (1787). Staatliche Museen, Berlim.

Boucher. Odalisca. 1753. Museu do Louvre. Paris.

Fragonard. A Leitora. 1770-72.

National Gallery of
Art. Washington. EUA.

Fragonard. O Beijo Roubado. 1765-70. Hermitage. So Petersburgo. Rssia.

Fragonard. O Balano. 1767. Wallace Collection. Londres.

Na escultura e na pintura da Europa oriental e central, ao contrrio do que ocorreu na arquitetura, no possvel traar uma clara linha divisria entre o barroco e o rococ, quer cronolgica, quer estilisticamente. Mais do que nas peas esculpidas, em sua disposio dentro da arquitetura que se manifesta o esprito rococ. Os grandes grupos coordenados do lugar a figuras isoladas, cada uma com existncia prpria e individual, que dessa maneira contribuem para o equilbrio geral da decorao interior das igrejas.

A escultura rococ com temtica profana caracteriza-se pelas peas em miniatura, elaboradas para serem vistas de perto. O erotismo atrevido uma outra forma de Barroco em miniatura, um eco alegre dos xtases de Bernini.

Como os terrenos na cidade eram acanhados e irregulares, no ofereciam,na construes, oportunidade para exteriores grandiosos, de maneira que a decorao de interiores se tornou a preocupao principal dos arquitetos. Os htels exigiam um estilo de decorao ntimo e flexvel, que desse maior oportunidade fantasia individual. Surgido na Frana com a obra do decorador Pierre Lepautre, o Rococ, na arquitetura, era a princpio apenas um novo estilo decorativo.

Caractersticas da Arquitetura Rococ:


As cores fortes/dramticas do Barroco foram substitudas por tons pastis. A luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas. O relevo abrupto das superfcies deu lugar a texturas suaves. A estrutura das construes ganhou leveza e o espao interno foi unificado, com maior graa e intimidade. Uso abundante de formas curvas e a profuso de elementos decorativos, tais como conchas, laos e flores. Possui leveza, carter intimista, elegncia, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.

Nas duas ltimas dcadas do sculo XVIII e nas trs primeiras do sculo XIX, uma nova tendncia esttica predominou nas criaes dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores prprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direo da Sociedade europia aps a Revoluo Francesa e principalmente com o Imprio de Napoleo.

Caractersticas:
Retorno ao passado, pela imitao dos modelos antigos greco-latinos; Academicismo nos temas e nas tcnicas, isto , sujeio aos modelos e s regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes; Arte entendida como imitao da natureza, num verdadeiro culto teoria de Aristteles.

Os lderes das escolas de arte e das academias reais francesa e britnica davam todo o seu apoio ao movimento neoclssico e pregavam que a razo, no a emoo, devia ditar a arte. Enfatizavam o desenho e a linha, que tinham apelo para o intelecto, em vez da cor, que excitava os sentidos. (Carol Strickland)

NEOCLACISSISMO

Tema: Histria grega e romana. Mitologia Princpios artsticos que refletem o racionalismo cartesiano e o cientificismo da poca. Arquitetura e escultura modelo greco-romano. Tcnica: Pinceladas suaves, superfcie de pintura parecia polida, composies simples. Simetria e linhas retas como apologia ao uso da razo. Figuras em primeiro plano, sem iluso de profundidade. nfase no desenho com linhas - apelo ao intelecto. Pouca ateno para a cor, pois excita os sentidos. Estilo: Figuras severas, desenhadas com exatido, naturalistas e slidas. Fundo inclui referncias gregas e romanas com arcos e colunas. Exaltao a ordem e a solenidade levantar o moral, inspirar sentimentos cvicos, patriticos.

Jacques-Louis Davi. Leonidas no Desfiladeiro das Termpilas.

Jean-Auguste Dominique Ingres. Estudo para O Triunfo de Homero. 1827. Museu de artes, Lion (Frana).

Charles Willson Peale. A Famlia Peale. (1770- 1773). New York Historical Society, New York.

Gilbert Stuart. George Washington. (1796). Museun of Fine Arts, Boston (EUA).

David. O Juramento dos Horcios. 1784. Museu do Louvre. Paris.

David. A Morte de Marat. 1793. Museu Real das Artes. Bruxelas. Belgica.

David. A Morte de Scrates. 1787. Metropolitan Museu de Arte. Nova Iorque.

David. A Coroao de Napoleo I e a Imperatriz Josephine. 1806-07. Louvre. Paris.

David. Napoleo Atravessando os Alpes. 1800. Malmaison. Paris.

Ingres. Napoleo no trono Imperial. 1806. Museu lArmee. Paris.

Ingres. Princesa de Broglie. 1853. Metropolitan Museun of Art. Nova Iorque.

Ingres. A Grande Odalisca. 1814. Museu do Louvre. Paris.

Clones dos templos gregos se multiplicaram da Rssia Amrica. O prtico do Panteon de Paris, com colunas e cpulas corntias, copiava exatamente o estilo romano. Em Berlim, o Porto de Bradenburg era uma rplica da entrada da Acrpole de Atenas, com uma carruagem romana no alto. E Thomas Jeferson, quando servia na Frana como embaixador, admirou o templo romano de Nimes. (Carol Stricland).Em decorrncia, os prdios pblicos do ento nascente Estado americano (EUA) adquiriram os traos arquitetnicos grecoromanos.

Forte influncia na arquitetura neoclssica foi a descoberta arqueolgica das cidades italianas de Pompia e Herculano que no ano de 79 a.C. foram cobertas pelas lavas do vulco Vesvio. Diante daquelas construes, num erro de interpretao, os historiadores de arte acreditavam que os edifcios gregos eram recobertos com mrmore branco, ocasionando a construo de tantos edifcios brancos. Exemplo: Casa Branca dos Estados Unidos.

RENASCIMENTO, MANEIRISMO, BARROCO, ROCOC OU NEOCLACISSISMO?

RENASCIMENTO
Tema: Histrias da Bblia. Mitologia grega e romana. Cotidiano burgus. Personalidades eclesiais, polticas, econmicas. Burgueses e seus familiares. Tcnica: Uso de leo sobre madeira e tela, embora muitos artista ainda utilizassem a tmpera.. Uso do afresco. Chiaroscuro sfumato (gradao contnua). Perspectiva linear. Composies piramidais. Geometrizao. Estilo: Representao naturalista. Idealizao da beleza. Inspirao clssica. Formas simtricas peso dirigido para o centro. Ordem. Traos marcantes. Composio esttica, equilibrada.

MANEIRISMO

Tema: Temas profanos e religiosos. Pouca importncia representao exata do mundo visvel viso do xtase celestial carregada de emoo. Figuras com aspecto sinistro olhar selvagem. Tcnica: Perspectiva em diagonal. Luz utilizada para obter efeito emocional (do negro fechado at as tonalidades incandescentes, fantasmagricas). Cores instveis (rosa forte, verde-cido, azuis e amarelos luminosos, marrom arroxeado...). Estilo: Obra realizada conforme o estilo do artista, e no ditada pela representao da natureza. Os corpos so distorcidos (alongados ou musculosos). Cores sombrias aumentam a impresso de tenso, movimento e iluminao irreal. Dissonncia. Emoo. Imaginao Instabilidade, desequilbrio. Composio oblqua vazio no centro. Figuras junto moldura freqentemente cortadas.

BARROCO
Tema: Pases catlicos: obras com temtica religiosa e cultura popular. Pases protestantes: naturezas-mortas, retratos, paisagens e cenas do cotidiano. Tcnica: Domnio absoluto da luz para obter o mximo impacto emocional. Riqueza de cores, embora Caravaggio tenha utilizado aproximadamente quatro cores bsicas. Chiaroscuro. Superfcies cncavas e convexas. Estrutura sempre unificada e coesa (arquitetura). Luz nas figuras centrais. Exatido Figuras volumosas arredondadas. Perspectiva visa trazer o espectador para a cena, especialmente com o uso da tcnica do escoro. Pouca profundidade. Estilo: Unio da tcnica e do grande porte renascentista com a emoo, intensidade e dramaticidade do maneirismo super-elaborao e ostentao. Representao teatral com exuberncia dramtica. Emoo e movimento. Idealizao e uso de alegorias.

ROCOC

Tema: Pintura: Jovens elegantemente trajados em brincadeiras ao ar livre futilidade e superficialidade. Nus em poses sedutoras. Mitologia greco-romana e referncias alegricas aos elementos da natureza. Arquitetura: decorao de interiores igrejas e palcios. Moblia Tcnica: Marchetaria elaborada, paredes decoradas, enormes espelhos na parede. Cores: branco, prata, ouro, tons suaves de rosa, azul, verde. Curvas sinuosas em forma de S e C, arabescos, floreados semelhantes a fitas. Retratos: uso de pastis (lpis de giz). Estilo: Decorao de interiores. Leveza, vivacidade, superficialidade, energia, graciosidade, delicadeza, sensualidade, erotismo.

NEOCLACISSISMO

Tema: Histria grega e romana. Mitologia Princpios artsticos que refletem o racionalismo cartesiano e o cientificismo da poca. Arquitetura e escultura modelo greco-romano. Tcnica: Pinceladas suaves, superfcie de pintura parecia polida, composies simples. Simetria e linhas retas como apologia ao uso da razo. Figuras em primeiro plano, sem iluso de profundidade. nfase no desenho com linhas - apelo ao intelecto. Pouca ateno para a cor, pois excita os sentidos. Estilo: Figuras severas, desenhadas com exatido, naturalistas e slidas. Fundo inclui referncias gregas e romanas com arcos e colunas. Exaltao a ordem e a solenidade levantar o moral, inspirar sentimentos cvicos, patriticos.

Anda mungkin juga menyukai