Anda di halaman 1dari 16

Documentos usados em Agncias de Viagens

Aula 04

Principais documentos
Voucher OP

(ordem de passagem) Fatura

Voucher

Documento emitido pela agncia de viagem, operadora ou seu representante legal, para comprovar compra de servio. O viajante deve apresentar o voucher para usufruir do servio. um documento que pode ser usado para prestao de diversos servios, tais como: hotel, restaurante, shows, passeios, etc. Para aceitao deste documento necessrio um contrato anterior entre as duas partes (agncia X prestadores).

Voucher

Todo voucher deve ser numerado e geralmente so em 3 vias (1 via do cliente, 2 via do prestador do servio e 3 via da agncia). importante constar no voucher todos os servios detalhadamente, pois vale o que est escrito. Forma de garantir a comisso. Voucher nico de Bonito.

Tipos de Voucher

Voucher de pagamento: o voucher tradicional, quando emitido por uma agncia qualquer e a mesma responsabilizase pelo pagamento dos servios prestados podendo ser total ou parcial.

Tipos de Voucher

Voucher de reserva: Utilizado quando a agncia emissora do voucher responsabiliza somente pela reserva. O pagamento dos servios feito diretamente entre o cliente e o prestador de servios.

Tipos de Voucher

Voucher de apresentao: A agncia utiliza o voucher para apresentar o cliente empresa prestadora dos servios. No responsvel pelo pagamento e nem pela disponibilidade dos servios. muito utilizado entre as agncias de viagens e as locadoras de automveis.

Ordem de Passagem - OP

Documento utilizado nas agncias de viagens para autorizarem a emisso de passagens areas, e-tickets, remarcao e reemisso, atravs das consolidadoras e cias areas. A OP em 02 vias iguais, preenchida geralmente punho, enviada via fax.

OP

utilizada quando a passagem ser emitida fora da agncia, mas na responsabilidade da agncia emissora da OP. A OP o documento que a agncia emite para depois acertar com a consolidadora ou a cia. Efetuando posteriormente o pagamento em caso faturado, ou recebendo a devida comisso quando a venda em carto de crdito.

OP

Os dados da OP so retirados das fichas de reservas ou do sistema de reservas e transcritos na ntegra. Quando a venda for em carto de crdito, devese colocar o n e dados do carto na OP. A OP pode ser em talo, papel timbrado e preenchido digitalmente/manualmente ou OP on line (e-mail).

Campos da OP

Data; Destinatrio; Itinerrio; Classe; Nome do passageiro; Data da viagem;

N do vo; Cia; Localizador; Observaes; Formas de pagamento; Valor; e Assinatura do agente emissor.

Faturamento

Forma de pagamento utilizado nas agncias de viagens entre as negociaes efetuadas com empresas (clientes) e fornecedores (Hotis, locadoras, cias areas, consolidadores, etc).

Fatura

um documento existente nas agncias de viagens para trmites de pagamentos entre agncia X fornecedores ou agncia X clientes (empresas). emitido em duas vias, geralmente entre pessoas jurdicas, dificilmente para pessoa fsica.

Fatura

A fatura emitida na agncia de viagens quando h um acordo entre esta e empresas que a agncia detm a conta corrente. A principal razo para a emisso de faturas conceder prazos para o pagamento e descontos pr-estabelecidos entre as partes.

Trmites normais
Via agncia / Via empresa Seqncia de ordem Poltica de descontos Encaminhamento

Campos da fatura

Logotipo da agncia com dados de identificao e cadastrais Nmero de ordem Valor total da fatura Data da emisso Vencimento Dados cadastrais da empresa

Data do aceite Assinatura do Sacado Histrico (discriminao dos servios) Valor detalhado Dados bancrios para pagamento (ou boleto) Total

Anda mungkin juga menyukai